segunda-feira, 8 de maio de 2017

A arte de sentir!


"Muitas pessoas me perguntam de onde vem minha inspiração. É uma pergunta difícil, porque a inspiração vem de muitas fontes!" Com essas e mais algumas pontuais afirmações, o americano Nathan Sawaya recebe os visitantes da exposição The Art of the Brick. No vídeo de boas vindas, o ex advogado fala sobre seu processo de criação com mini blocos de lego. Com quantas peças se faz uma obra de arte?!?! 


Pinghing Hand - 1601 peças

Em 2016, quando a exposição chegou ao Brasil, não tive oportunidade de visitá-la; num único dia de trabalho em São Paulo a extensa e demorada fila não me permitiu. Fiquei com vontade, mas não tinha o tempo disponível. Eis que hoje, numa manhã de folga em Brasília, pude realizar esse desejo, e confesso que dentro das escuras salas com iluminação focada nas coloridas peças, viajei, me encantei, refleti, senti vida e emoção! E com a frase mais clichê do mundo "tudo tem seu tempo", pois as salas eram só minhas; talvez fosse a única visitante da exposição logo no início da semana. 

Impossível descrever o sentimento; diversas, variadas e coloridas obras estão espalhadas, aguardando suspiros e olhares brilhantes! Emoção pura, inspiração total! 

Red Guy - 21.682 peças

Apples - criadas para trabalhar a proporção de escala
1292 peças

Celebrando as diferenças:
"Se todos tivéssemos a mesma cabeça, este mundo seria um tanto sem graça, você não acha?"
Circle Torso: 10305 peças
Triangle Torso: 9147 peças
Square Torso: 9957 pecas

The Scream 
3991 peças

Blue
"Nade contra a corrente! Siga seu próprio caminho! Descubra sua coragem interior"

Self 
14060 peças
"Não é fácil dar um salto no escuro. Antes, eu era advogado. Não há nada de errado em ser advogado, mas sempre soube que havia outro "eu", um  "Eu-artista", a espreita dentro de mim. Até que um dia decidi liberar o "Eu Artista", e desde então não olhei mais para trás".
(não resisti. fiz uma selfie da obra self)

No ateliê: "toda forma de arte tem suas próprias ferramentas e matérias-primas. Por trás de cada escultura, há um processo de construção sofisticado. O artista costuma fazer esboços de seus trabalhos. Para criar peças permanente, Nathan desenvolveu uma cola especial, e cada pequeno bloco é revestido com uma substância adesiva.


Computer -
5690 pecas

Tiger-Giraffe
 criada em homenagem ao "cruzamento" de um brinquedo com artes plásticas
 1650 peças


Pencil Yes - 9800 peças


A exposição ficará em Brasília até 4 de junho, no Shopping Iguatemi. Super recomendo!

Um comentário:

maria helena disse...

Adorei teu depoimento, Lu! Bem tu, sempre sincera, criativa e espontânea!Abraço!