sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

DIA DA SAUDADE!


Sou mulher nostálgica; não daquelas que vivem sob um mar de lamentos e suspiros em busca do tempo que não volta - mas gosto de relembrar os momentos, as pessoas, ocasiões. As lembranças me fazem feliz, mas é claro, trazem a SAUDADE! Palavra curta, porém forte. No dicionário "substantivo feminino: lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia". 

Pra mim existem vários tipos; a saudade que dói, a que traz lágrimas, a que nos rouba sorrisos, a que faz o peito apertar, a que faz a gente deitar na cama em pleno domingo às 14h. Embora enseje discussões sobre ser substantivo  usado no singular ou plural, cada um tem a sua (ou têm as suas), e com ela (ou elas) se vive -  isso é o que importa.

Costumo dizer que a vida é um patchwork de lembranças, e com a saudade que habita meu passado, sigo em frente, driblando cada saudade conforme  possível!


p.s essa máquina de escrever era do meu pai. Com ela brincava de escritório com minhas irmãs, fiz meus primeiros trabalhos da faculdade (até que ganhei uma elétrica!!!), e hoje ela habita as prateleiras do estúdio lugastal. Quando a olho, a saudade do tempo que não volta chega em modo ON.


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

LOVE KOMBI



Quem leu o post PÉ NA ESTRADA em junho do ano passado já sabe dessa história; quem ler a revista Make Rita Paiva desse mês também vai saber. Adoro contar - quando conheci meu marido ele tinha uma Kombi branca, e com ela cruzamos nossos caminhos! A ideia de criar uma linha LOVE KOMBIS LUGASTAL chegou depois de assistir ao vídeo de despedida do lendário veículo da Volkswagen (pura emoção, assista AQUI). 

A primeira produção de kombis lugastal já pegou a estrada no início de 2014- estavam na inauguração do nosso novo estúdio, integraram a campanha lugastal no site Westwing - Home and Living e viajaram com turistas durante a Copa do Mundo. Em seguida chegou o convite para produzir peças que comporiam a matéria LOVE PICNIC , que está na capa da revista craft mais bacana do país, a MAKE Rita Paiva. E nesse clima de verão, pic nic e alto astral, a revista MAKE está nas bancas de todo país, e a nova coleção LOVE KOMBIS, com design original e patchwork lugastal está disponível no estúdio lugastal, e loja virtual. Têm almofadas lindas e projetos pra você fazer suas peças em casa - confere AQUI






segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

conexões na medida exata

(foto Danibat para  estúdio lugastal)

Não poucas vezes me vejo refletindo a respeito do assunto tão presente e tão controverso: as conexões! Há muitos anos seu usuária assídua das redes sociais, e posso afirmar que foram (e são) uma super ferramenta no meu  craft business. São as redes que reduzem a saudade que sinto da filha mais velha;  é pelas redes que acompanho minha caçula, quando não está comigo, que me conecto à quem gosto e me faz bem; que me comunico com parceiros de trabalho. Ah... impossível não admitir - elas (as redes sociais) já me reaproximaram à pessoas que fizeram parte de momentos do passado, e talvez sem elas não teríamos tais oportunidades (eu adoro reencontrar amigos que perdemos pela estrada).

As mesmas redes nos afastam de quem realmente não faz diferença, muitas vezes, nos roubam a atenção em mais tempo do que necessariamente deveriam. Enfim, a pergunta que não cala: qual o limite das conexões? Quanto tempo de vida diária seria suficientes para os relacionamentos virtuais? Mas e os reais relacionamentos, aonde ficam nesse contexto?

No meu caso, por mais reflexões feitas, não há a resposta exata. Há dias em que, SIM, eu exagero; há dias em que me conecto o tempo suficiente, mas como equilibrar? A linha entre o normal e o exagero é tênue, e muitas vezes me passa despercebida. Me assusto quando me vejo no sofá, teclando com minha filha que está no quarto - mas sempre é tempo correr pra dar um abraço beeeem apertado e um cheirinho no pescoço com beijinho de boa noite. Por falar em filhos, conexões e limites, dia desses assisti a um vídeo e várias vezes fiz questão de ver novamente - o link está AQUI.  Penso no vídeo quando, em minhas divagações solitárias, cai a ficha no sentido de que o velho e bom piquenique tem um valor imensurável; de que o abraço apertado, sorriso sincero e olho no olho renovam a energia do mais duro dia, enfim... gosto de pensar a respeito de. 

Adoro usar as redes sociais, adoro me conectar e saber, em tempo real, o que acontece no mundo, mas também adoro (e muito) tomar um chimarrão e olhar o por do sol; 



p.s: eu vivi 25 anos sem telefone celular - me comunicava com pai e mãe, deixava recados, encontrava (às vezes desencontrava) os amigos e a vida transcorria em índices da mais absoluta normalidade. Hoje não me vejo vivendo sem a conexão em tempo real dentro da bolsa. Tempos modernos!?!?!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Hoje é dia de festa! PATCH ENCONTRO LUGASTAL - ANO III

E viva o tempo... aquele nosso velho conhecido que faz os dias passarem sem que a gente perceba! Novamente ele me surpreendeu, e aqui estamos em dia de comemorações dos 3 anos do PATCH ENCONTRO LUGASTAL! É dia de preparativos intensos para que a festa seja colorida e, sobretudo, divertida; receberemos alunas que já participaram de edições anteriores e outras que virão pela primeira vez. A casa está perfumada e colorida, com muitos lançamentos em tecidos para patchwork e outras surpresas.

(foto Danibat)

Curto muito receber  os feedbacks de quem virá participar desse momento conosco!
Meninas, sejam todas muito bem-vindas! Logo mais às 19h a gente se encontra!!! E no dia 7 de fevereiro, nossa festa de aniversário chegará em São Paulo!

"A costura tem o poder de aliviar minha alma e me reconectar com os meus antepassados. Através dela eu me acalmo e me “alinho”, encho os meus olhos e minha vida de colorido (mesmo que nem sempre ela esteja assim!). Mas, o mais importante é que através da costura posso recomeçar sempre e tentar buscar a perfeição (aquela sabe, que nós mulheres sempre tentamos encontrar!). 
Quando estou nos Patch Encontros convivo com mulheres de histórias e culturas distintas. E isso parece tão banal, mas tem uma importância enorme, porque através delas enxergo algumas dúvidas, algumas tristezas e infinitas alegrias que também sinto nessa loucura que é a nossa vida moderna: o desejo de fazer o melhor pela família e também pela profissão (às vezes esquecendo um pouco de nós mesmas). 
Esses Patch Encontros têm o poder de me impulsionar e me transformar, pois vejo o quanto necessito daquelas horas de risadas e de alinhavos, de botões e de tecidinhos, de trocas de experiências... O Patch Encontro é o meu momento, porque afinal sou uma mulher como todas as outras que estão ali, cheia de sonhos, alegrias, tristezas (somos sim mulheres com M maiúsculo, mas não super heroínas!). Eu Encontro um pouco de mim em diferentes mulheres!"Daniele Peducia

 Oiii Lú, estou muito feliz em participar do Patch Encontro de 3 anos. Há muito eu queria, mas por uma razão ou outra, nunca dava. Desta vez foi diferente: convoquei o maridão para ficar com o filhote, me programei e fiz a inscrição. Agora estou ansiosa para correr para o seu abraço. Chega quinta-feira, chega quinta-feira, chega quinta-feira... Bjos, Rose Scherer


"O que me motiva a participar do Patch Encontro é a atmosfera de alegria, o clima criativo e as ideias que surgem a cada encontro"    Camila Costa 

"É clichê??? Sim..é...mas é desde criança q tenho o meu mundo de pano.
As roupas das bonecas ninguém tinha igual...costuradinhas todas a mão. As pulseirinhas na escola com as sobras de lã... Os bordados com ponto de cruz pra dar de presente pra mãe. Estudei em um colégio que me proporcionou aprender mais sobre as artes manuais.
Algumas mulheres da minha família são arteiras.. Tricô.. Crochê... Bordado e costura ... A costura preenche nossos corações. Hoje o que me motiva...é o amor..hoje me dedico as minhas "MOnecas", (uma brincadeira que faço com meu nome).. Cada boneca tem seu estilo..personalidade..e até diferentes profissões..pq não??
Oq também me motiva são as pessoas que estão nesse mundo de pano, a mais tempo q eu..nos ensinando e nos inspirando. Obrigada Lu Gastal, tu é uma delas.
Não tenho ídolos na música e nem na tv...tenho ídolos atrás das máquinas de costura e do lado de agulheiros e montes de tecidos.
Um beijo".
 Mônica Mendes

"Tive o privilégio de participar do 1º Patch Encontro, e neste ano, na edição de aniversário não podia perder a oportunidade de recarregar minhas energias para 2015 ao lado de pessoas maravilhosas que curtem esse universo das Tildas!!! Ansiosa pelo dia 22!"  Sissi Terra

"O Patch Encontro Lu Gastal é um evento tudo de bom! Um projeto sempre maravilhoso, um ambiente sempre lindo e companhias sempre super agradáveis! É um momento de pura magia e muita diversão! Não poderia ter motivação maior para participar, certo!?" Eliane Rampon


Para participar da edição comemorativa do Patch Encontro lugastal em São Paulo, acesse AQUI e informe-se. As vagas são limitadas, não deixe pra se inscrever na última hora!


O Patch Encontro lugastal edição de aniversário tem o apoio das empresas:
ateliê Mônica Dantas, DonaDani, Círculo S/A, Singer/Cotemac, Fernando Maluhy, Make Rita Paiva, Cookieria by Margaret
  

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

é hora de reorganizar!



Primeira semana do ano, recomeço de tudo. Depois de uns dias sem despertador e muitos banhos de mar, volto pra casa sob o sol escandante da capital gaúcha. Semana de termômetros nas alturas; haja fôlego e disposição. Mas vamos lá... o tempo não pára e preguiça não faz parte do meu vocabulário! Pra mim, o  pior do início do ano é sempre desmontar a decoração de Natal! Da mesma forma como adoro montar  a árvore, e cuidar de cada detalhe da loja e de casa, o processo inverso não é recíproco, acho verdadeiramente um saco (nem só de prazeres são compostos os dias!). Mas, à medida em que as bolas já se acomodam, os galhos do pinheiro se ajeitam nas caixas, e, por fim, tudo é guardado pelos próximos 11 meses, tenho uma sensação incrível de RECOMEÇO! Pra mim, excelente momento de reorganizar, renovar, reordenar - leia-se gavetas, prateleiras, sentimentos, atitudes, enfim... hora de dar aquela "geral"!  E quando se mexe e remexe gavetas, encontra-se pedaços de história, como essa cartela de bingo que fez parte da minha infância. Muitas noites ao redor da mesa de jantar rolou sessões de bingo com os primos e os avós, não lembro detalhes, mas lembro que marcávamos as cartelas azuis com feijões! E em 2015, muitos anos depois dos feijões, as cartelas de papelão azuis receberão botões e muito amor!

A semana foi dedicada à redecoração do estúdio lugastal; caixas com decor de natal devidamente guardadas, pó tirado e vassoura olhando atentamente para cada cantinho. É verão, e o verão lugastal sempre traz novidades (aguardem!), juntamente com o LU LIQUIDA, período em que praticamos super descontos em todas as mercadorias, tanto na loja em Porto Alegre, quando na loja virtual.
Ah... nessa semana de recomeços e reorganizações, tive o privilégio de receber visitantes de várias cidades e Estados vizinhos nesses dias, e isso já me dá a certeza de que teremos mais um ano de encontros e energias gostosas!  Peço desculpas à quem veio e me encontrou no meio de uma certa bagunça, mas isso faz parte dos meus processos e, tenho certeza, vocês vão curtir as mudanças!

super beijo; que bom que recomeçamos juntos mais um ano!

Lu Gastal