sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

DIA DA SAUDADE!


Sou mulher nostálgica; não daquelas que vivem sob um mar de lamentos e suspiros em busca do tempo que não volta - mas gosto de relembrar os momentos, as pessoas, ocasiões. As lembranças me fazem feliz, mas é claro, trazem a SAUDADE! Palavra curta, porém forte. No dicionário "substantivo feminino: lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia". 

Pra mim existem vários tipos; a saudade que dói, a que traz lágrimas, a que nos rouba sorrisos, a que faz o peito apertar, a que faz a gente deitar na cama em pleno domingo às 14h. Embora enseje discussões sobre ser substantivo  usado no singular ou plural, cada um tem a sua (ou têm as suas), e com ela (ou elas) se vive -  isso é o que importa.

Costumo dizer que a vida é um patchwork de lembranças, e com a saudade que habita meu passado, sigo em frente, driblando cada saudade conforme  possível!


p.s essa máquina de escrever era do meu pai. Com ela brincava de escritório com minhas irmãs, fiz meus primeiros trabalhos da faculdade (até que ganhei uma elétrica!!!), e hoje ela habita as prateleiras do estúdio lugastal. Quando a olho, a saudade do tempo que não volta chega em modo ON.


3 comentários:

Dona Linha disse...

Saudade é aquilo que fica daquilo que não ficou, Lu. Às vezes é doída, mas o melhor remédio e abraçar com força aqueles que amamos.

Beijoca!
Nath

Marcia Nogueira disse...

Lu, adorei seu texto. Me inspirou a fazer um projeto do dia tbém. Obrigada. bj

Juni disse...

A saudade é um sentimento que o ser humano precisa aprender a conviver, a fazer reflexões positivas com relação ao que se foi e não voltará mais!
A propósito, saudade, no sentido em que há na Língua Portuguesa Brasileira não tem tradução em nenhuma outra língua...
Também tenho uma máquina de escrever que me traz muitas recordações, o meu peito se enche de saudade!!!! Mas é bom ter saudade, produtivo eu diria, assim vivemos intensamente cada momento de nossas vidas.
Beijos Lu, fica com Deus.