domingo, 29 de junho de 2014

festa de bonecas

Um post de poucas e rápidas palavras. Quem segue o trabalho lugastal sabe: as cores me encantam, e os desafios me motivam! A web nos proporciona encontrar profissionais dos mais diversos segmentos, e a vida nos encarrega de unir conhecimentos e criar bons momentos!!! Foi assim que surgiu essa história - há muito tempo alinhavada a distância com a Ju Françoso (produtora de festas lindas). A festa de bonecas estilo Tilda foi produzida pela equipe da Ju, e ao estúdio lugastal coube a tarefa de.... criar as bonecas! 

Tarefa dada - tarefa cumprida, e muitas bonecas lindas seguiram viagem pra festa da Ju.  Pra compor com a paleta de cores apresentada, trabalhamos com detalhes românticos em looks recheados de detalhes. Pra acompanhar mais detalhes dessa festa que ficou verdadeiramente LINDA, siga #lugastal e #jufrancoso no instagram.

Algumas peças estão disponíveis na loja virtual lugastal - clique AQUI!





 (fotos Danibat)


domingo, 22 de junho de 2014

Cores no inverno lugastal - ano III


Pois é... em janeiro desse ano, quando a temperatura  ultrapassava os 42 graus e a sensação térmica ia nas alturas, prometi a mim mesma que não reclamaria nenhuma vez do frio. Não sou daquelas pessoas que ficam resmungando as quatro estações - gosto de desfrutar o calor, o frio, e curto demais dias de primavera e outono. Mas é claro que há momentos em que algumas ações são mais "sofridas", em determinada estação, como, por exemplo, aconteceu nos dias de mudança do estúdio lugastal, quando sair de perto do ar condicionado pra encaixotar mercadorias no depósito com telhado de zinco foi simplesmente um suplício. Agora, mais precisamente nessa semana, sair de casa as 7h diariamente, com termômetros marcando 5 graus, também não tem sido das atividades mais gostosas de ser fazer, mas vamos lá... tenho duas adolescentes que me esperam pra chegar no colégio, tenho um filho cão que me espera pra passear, e tenho vocês que esperam as novidades do dia nas redes sociais lugastal - portanto, vamos nos aquecer, e curtir esse friozão do jeito que dá.  Use mão de um bom chimarrão, chocolate quente, lareira, estufa, ar condicionado, touca, cachecol, luvas e, por que não dizer, uma latinha vazia de achocolatado com álcool pra aquecer o banheiro (hehehehehe.... atire a primeira pedra o gaúcho que nunca fez isso nos velhos tempos)! Se mesmo assim estiver com frio, quem sabe é hora de ditar moda - e trabalhar de pantufas. Mas ainda acho que um par de meias de lã resolvem o assunto.

Bem, chega de blablablá - as cores do inverno lugastal são esperadas por muita gente que me acompanha por aqui - os posts são, sem dúvida, um dos mais acessados do ano. Há dois anos, encontrei uma referência ao projeto Tricô Urbano, e sobre isso falei AQUI. Depois conheci o trabalho da gaúcha Leti Mattos, que colore as árvores de todo Brasil com seu projeto 13 pompons; e o mundo afora tem abusado de ideias criativas e similares, da árvore à bicicleta tricotadas ou crochetadas com lãs coloridas.

No primeiro inverno lugastal a árvore do sobrado (antigo) foi revestida com muitas (eu disse MUITAS) voltas de lã (fotos AQUI); no ano seguinte, a árvore ganhou um longo tricô, e também ficou linda (fotos AQUI). Eis que 2014 chegou, o estúdio lugastal mudou de endereço, e aqui temos duas novas árvores, que também mereceram esse cuidado. Então, pra apresentar as CORES NO INVERNO LUGASTAL - ano III a decór foi feita novamente em tricô, e pra arrematar galhos mais finos, fios de crochê e pompons, tipo assim, pra dar um ar de jabuticabeira (palavras de uma pedestre que parou para apreciar).

E, pra celebrar a chegada do inverno lugastal 2014, tem vídeo novo no CANAL LUGASTAL DO YOUTUBE - clique AQUI!

(fotos Danibat)


Ahhhh... um detalhe importante a ser partilhado; defronte o estúdio tem uma parada de ônibus com enorme fluxo diário; logo, as opiniões ficam inerentes ao projeto; nesse ano, dentre tantos sorrisos, elogios e sugestões (inclusive a de colocar pompons "tipo jabuticabas coloridas"), um pedestre reclamou que eu tricoto roupas para as árvores ao invés de dar roupa aos mendigos. É claro que ele não falou pra mim, mandou recado, e recado recebido, respondo aqui, caso ele leia o blog lugastal: tricotei com muita alegria cada ponto dessa decoração, faço com amor, com um gosto que talvez ele não entenda. Participo de campanhas do agasalho na escola das meninas, na supermercado e por onde mais tenha caixa de coletas, ajudo o próximo da minha forma -mas nada, nem ninguém, poderá me tirar o prazer de olhar pela janela e ver a expressão de alegria no rosto de quem passa por aqui. É incrível, e isso me deixa muito feliz!

Inverno, seu lindo, pode chegar!

sábado, 21 de junho de 2014

Pé na estrada!


Minha história de amor começou numa kombi! hehehehehe.... sugestivo, né?!?!?! Era novembro de 2003, um feriado de finados, e um grupo de amigos viajou para o interior - era despedida de um amigo querido que faria um ano de estudos na Itália. O ponto de encontro foi na casa dele, lá perto do porto de Pelotas, e de lá seguiríamos para o destino rural. Cada um com sua mochila; o anfitrião se encarregou de acomodar todos os convidados em cada carro. Alguns carros foram saindo, e pra mim coube a carona na kombi do Gastal. Já tinha visto "o tal do Gastal" numa outra ocasião - ele era muito amigo desse meu também  muito amigo - mas eu não o conhecia. Então "lets go", eu e mais uma galera fomos de carona na kombi branca. Coisas do destino e do coração, e o Gastal é meu parceiro de vida desde então!!!

Em março desse ano, mais precisamente na semana do meu aniversário, assisti o vídeo OS ÚLTIMOS DESEJOS DA KOMBI - 4 minutos de pura emoção (assista AQUI!). Assisti uma, duas, muitas vezes... Assim como milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, eu também cruzei quilômetros a bordo de uma kombi branca; e como detesto despedidas, tinha de arrumar uma forma de perpetuá-la, do meu jeito. Assim nasceu a kombi lugastal, como o veículo lendário da Volkswagen - com design original, patchwork lugastal  e zero quilômetro,. A primeira produção de kombis lugastal já pegou a estrada - estavam na inauguração do nosso novo estúdio, e integraram a campanha lugastal no site Westwing - Home and Living

E como estamos celebrando a festa das nações em todo Brasil, a segunda edição de kombis lugastal não poderia deixar de entrar no clima da Copa do Mundo. Esses e outros modelos estão disponíveis no estúdio, em Porto Alegre,e na loja virtual (ESCOLHA AQUI), prontinhas pra pegarem a estrada e viajar com vcs!

terça-feira, 17 de junho de 2014

Todos juntos, num só coração!

Pois é.. oito anos se passaram desde o anúncio de que a Copa do Mundo chegaria ao Brasil! Chegou a hora!!!!! Manifestações e opiniões à parte (são inerentes a um evento dessa dimensão), não há como negar: a Copa do Mundo é uma festa das nações, uma confraternização universal, e embora eu seja aquela torcedora que se limita às regras "principais" do jogo (o campo do jogo é retangular, a bola é esférica, tem gol, escanteio, pênalti), gosto mesmo é de torcer enquanto rola a bola; tomar chimarrão, comer pipoca e fazer tricô - gosto de confraternizar! Ah, há seis copas penduro a bandeira brasileira na janela - ela veio no enxoval do marido, e com ela comemoramos as vitórias em 1994 e 2002.

Aqui no estúdio lugastal estamos em festa - além da Copa do Mundo, junho é o mês do nosso aniversário, e preparamos a casa pra te receber da forma com que o povo brasileiro é mundialmente conhecido: com carinho e hospitalidade! No simples e bom estilo "cada um faz a sua parte", a gente deixou a rua Eudoro Berlink mais colorida, e temos a certeza de que os moradores e turistas que por aqui passarem sentirão essa energia! A gente pendurou bandeirinhas, sim! A gente preparou itens pra decorar a casa, sim! A gente tem musa da copa, sim; e com muito orgulho vamos confraternizar nessa festa! Todos juntos, num só coração!








sábado, 14 de junho de 2014

Como é grande o meu amor por vocês!

(foto Eduardo Bichinho)

Há exatamente 1 mês, a campanha COSTURE O BEM foi lançada aqui no blog lugastal (leia AQUI). Ensaiava a ideia há dois anos, e na ocasião desse lançamento, tive a expectativa de que a ação fosse abraçada com carinho, mas confesso, não poderia precisar a quantidade de pessoas envolvidas! Realmente essa é uma CORRENTE DE AMOR E COSTURA!

Nesses 30 dias chegaram ao estúdio lugastal blocos de muitos lugares diferentes - desde moradoras de Porto Alegre que ainda não conhecíamos pessoalmente, ao envelope vindo de longe pelos Correios. Até o carteiro que nos traz tantos envelopes e caixinhas não resistiu e quis saber o que está acontecendo!!! É difícil traduzir, mas algumas palavras não podem deixar de constar: CARINHO, SOLIDARIEDADE; UNIÃO; OLHAR AO PRÓXIMO. 

No grupo criado no facebook (COSTURE O BEM) tenho acompanhado a mobilização de todas vocês, a produção das peças, e todo o amor que orbita essa ação. Muitos, muitos, muitos blocos já chegaram aqui, e se ainda não conseguistes enviar o teu e queres participar, não te preocupa: mande quando puder, porque a campanha seguirá em frente!Aliás, o grupo do facebook está aberto a quem quiser participar!

Novidades chegarão através dessa ação, e logo partilharei essa ideia aqui no blog com vcs. Quem está participando, independente de onde mora, será convidada a seguir nessa estrada. Mas por enquanto não me resta nada além de dizer: COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊS!

MUITO  MUITO MUITO OBRIGADA! VOCÊS SÃO INCRÍVEIS!

terça-feira, 10 de junho de 2014

Você faz parte da nossa história!



Estamos em festa! Há exatos 1460 dias abrimos diariamente as portas da nossa casa, faça chuva ou faça sol, em dias de calor intenso, noutros em que o vento minuano traz temperaturas mínimas.  Mudam as estações, as coleções de tecidos, as tendências artesanais, mas a energia que circula é sempre muito gostosa!

Por aqui passam diariamente clientes, alunas,  visitantes de outras cidades, Estados brasileiros e do exterior; em busca de tecidos, em busca de presentes criativos,  em busca de aperfeiçoamento para suas produções artesanais, em busca de inspiração na marca lugastal (usando-a como modelo de negócio em suas ações empresariais/artesanais). O que todas as pessoas que já visitaram nossa casa têm em comum? A busca pelas cores e pela atmosfera criativa lugastal. .  

Já tivemos momentos difíceis, de aprendizado; já tivemos momentos leves, divertidos, também de aprendizado. Nesses primeiros quatro anos várias mudanças ocorreram (os ajustes são necessários e fazem parte desse crescimento); nesse quarto ano de vida e estrada (sim, porque os projetos lugastal já rodaram muitos quilômetros de estrada), aumentamos a família e a casa - hoje dispomos de um espaço mais confortável e gostoso, sem perder o charme e identidade que fazem parte da nossa história. E, tenham certeza, eu e minha equipe trabalharemos sempre em busca de melhorias, para atendê-las cada vez melhor, e para que vocês sintam-se felizes, participando do nosso dia-a-dia - de perto,  à distância, costurando nas Oficinas Craft (aulas de costura do estúdio lugastal), adquirindo nossos presentes criativos, recebendo em sua casa tecidos e produtos via loja virtual, apoiando e participando de nossas ações.

Essa história é feita a várias mãos, e em cada detalhe lugastal há o carinho de toda a equipe. Lisiane, Marta, Anaí, Aline, Jane, Fabiana, Diva, Marcelo, Ana Cláudia - muito obrigada! Sou feliz em tê-los ao meu lado! 

Obrigada também a quem participa da nossa rotina, seja  no estúdio lugastal em Porto Alegre, seja pelas redes sociais e loja virtual, seja pelos eventos que realizamos e participamos em todo Brasíl - VOCÊ FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA!




quinta-feira, 5 de junho de 2014

Transformação & cores

Faz quase 3 meses que inauguramos a nova casa do estúdio lugastal, e não poderia deixar de partilhar a transformação da reforma. Por uma simples e sincera questão de tempo (ou falta dele), demorei um pouquinho, mas aqui está!

Quem acompanha meu trabalho e leu o post "Estamos mudando de ninho" sabe: eu gosto de cores, da energia que elas propiciam, e na escolha do nosso novo lar, prezei pela manutenção do que há de mais bacana em cada imóvel: a identidade. Assim, o piso de tacos, as janelas e outros detalhes foram restaurados para, justamente, manter um pouco da história de quem ali já viveu. Eis que chegou o grande momento: a escolha das cores.Como seria a identidade visual da casa nova? Pensei, pensei, pensei; namorei sem pressa a escala de cores, e meu coração assoprava baixinho: "use a mesma cor do sobrado anterior". Eu juro que tentei ajustar diferentes combinações, mas olhava para a casa nova e nela via as cores da casa antiga. Há 4 anos atrás talvez eu não tivesse coragem de ousar em intensidade maior, portanto, escolhi o rosa para as paredes, e em duas faixas discretas usei o azul turquesa e o amarelo. Coisa discreta, porém, visível aos meus olhos!

Dessa vez, discrição não faria parte das  minhas escolhas; confesso que senti friozinho na barriga; eu precisava das CORES para essa transformação!  Hora perfeita para recorrer às palavras de Eva Heller, na obra "A psicologia das cores". Primeiramente, o rosa criativo: "quem quer empregar as cores de forma criativa, na maioria das vezes combina as propriedades de uma cor com coisas que tem as mesmas propriedades". Bem, eu queria combinar o rosa com azul;  (risos...) isso mesmo, mas nenhuma página do livro fez alusão direta à essa escolha. Não importava; imaginei o resultado e acreditei nele com todas as minhas forças! O rosa já estava decidido, saí então em busca de informações sobre o azul. Logo no sumário, já li algo que gostei: AZUL. A cor predileta. Cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria e distante. A cor feminina (...). 

Eu juro que não sabia: o azul é a cor predileta de 46% dos homens e 44% das mulheres, e poucas pessoas, ou quase  ninguém, cita o azul entre as cores que não gostam. Azul veste bem, e vai bem em todas as ocasiões e estações. E, para decidir o que já estava decidido, a autora arrematou comentários finais sobre a cor:  "O significado mais importante do azul está no simbolismo das cores, nos sentimentos que vinculamos ao azul. O azul é a cor de todas as características boas que se afirmam no decorrer do tempo, de todos os sentimentos bons que não estão sob o domínio da paixão pura e simples. Não existe sentimento negativo em que o azul predomine. Portanto, não é de se estranhar que o azul seja uma cor tão querida". 

O amarelinho-cor-de-nada que me perdoe, mas ousadia também é fundamental! Escolhi para a nova casa lugastal as cores rosa&azul; exatamente isso, rosa&azul, e à essa transformação dediquei vários dias. Outros detalhes ganharam cores, mas sobre isso falarei noutro post. 

(adeus, amarelo clarinho... lugastal está chegando!)
 
(para iluminar esta peça da casa, escolhi o amarelo ensolarado pra parede, e cereja para a abertura)

(detalhes em marron pra destacar o telhado)

(ops, acho que ignorei o aviso "tinta fresca!!!! ass: Fred, o dono da casa)

(sim, eu já estava completamente apaixonada!!!)

(pra deixar os dias sempre brilhantes, amarelo ensolaradado)


Obrigada Tintas Coral, por apoiarem essa transformação!
É claro que a chegada das novas cores foi traduzida lá no canal lugastal do youbute! 
Clica AQUI pra assistir!