sábado, 20 de dezembro de 2014

Presentes para fugir do óbvio

Adorei a matéria publicada na Zero Hora de ontem, com dicas pra quem aposta na originalidade e inovação na hora de presentear. Esta é tendência entre consumidores, e o mercado oferece opções criativas aos produtos mais corriqueiros das listas. Tudo muito bem traduzido pelas palavras do jornalista Itamar Melo.


"No começo, eram apenas ouro, mirra e incenso. Hoje, as possibilidades são quase infinitas, indo do prosaico par de meias ao smartphone de última geração. Apesar da variedade, achar o presente matador - capaz de escapar do lugar comum, de provocar uma impressão duradoura e de expressar uma mensagem certeira - transformou-se em um drama capaz de estragar o Natal de muita gente. Batendo perna nos corredores lotados dos shoppings, em uma corrida contra o relógio, todos sonham em encontrar algo único, diferente e especial... Ninguém quer dar presentes que todo mundo dá. O mercado procura coisas impactantes, personalizadas, que fujam ao óbvio e que se ajustem a quem vai receber."

E nessa busca do "fugir do comum", o jornalista dá 7 dicas para surpreender:
1. DÊ ARTE:  Se a ideia é oferecer um presente que seja único e original, em lugar de artigos produzidos em larga escala, obras de arte são insuperáveis;
2. OFEREÇA UM APRENDIZADO: Se a pessoa que você gosta presentear gosta de fotos ou aprecia degustação de cervejas, que tal oferecer um curso de fotografias ou de fabricação artesanal da bebida?
3. PRESENTEIE COM UMA EXPERIÊNCIA: poucas coisas podem ser tão inesquecíveis quanto um presente imaterial. As opções são infindáveis - pode ser um passeio de balão, um salto de paraquedas, um jantar em um restaurante bacana, uma visita a vinícola, uma estadia num spa.
4. APOSTE NO SUSTENTÁVEL: época de consumo e gastança, o Natal não é de todo inofensivo ao ambiente. Mas é possível mudar essa situação fazendo uma escolha por presentes sustentáveis.
5. REGALOS PELA INTERNET: cada vez mais gente tem acesso à internet no smartphone, em tablets ou até mesmo na TV. Isto abre uma nova fronteira de possíveis presentes;
6. PROPORCIONE UM ESPETÁCULO: ingressos para espetáculos musicais, apresentações de teatro ou competições esportivas são uma opção certeira.
7. FAÇA VOCÊ MESMO: presentes feitos em casa custam pouco e valem muito, porque são artigos únicos. para quem domina a técnica, pode ser um bolo, uma bijuteria ou uma roupa. Também dá pra consultar sites que ensinam a fazer todo tipo de coisa.

Então tá, ainda dá tempo de aproveitar e buscar aquele presente único e com identidade exclusiva!

Nenhum comentário: