domingo, 27 de outubro de 2013

Em clima de natal, alunas queridas e suas bonecas maravilhosas!

Em pleno mês de outubro as luzinhas pisca-pisca já brilharam por aqui. É cedo, sim, e nossa intenção é capacitar nossas alunas na produção de suas peças natalinas, logo, a antecedência é necessária. Como nos demais Patch Encontros, cada detalhe foi preparado cuidadosamente para que a tarde fosse especial - e foi, muito... especial, gostosa e divertida!

A turma lotada traduz nosso cuidado em encantar cada uma das alunas; decoração feita em tons verde/vermelho, kits cuidadosamente montados em sacolas com estampas natalinas, presentes das empresas que apoiam o evento, sorteio de mimos entre as participantes, brigadeiros gourmet e outros detalhes com papelaria personalizada exclusiva para o Patch Encontro. Tudo isso, aliado à energia gostosa trazida por cada uma das alunas, resultou numa tarde maravilhosa! 

Nossa próxima parada será no final da semana, na Oficina Finesterre Urupês, em São Paulo. Restam poucas vagas e todas as informações estão AQUI. Após, mais edições do Patch Encontro em Brasília, São Paulo novamente, e Macaé (RJ) - logo serão lançadas aqui no blog.

Com vocês, registros de alguns "momentos delícia" do último sábado, no 
Patch Encontro - edição Porto Alegre. 




(tecidos natalinos - disponíveis também AQUI)







Vcs arrasaram, alunas queridas e prendadas!

O Patch Encontro lugastal tem apoio das empresas Fernando Maluhy, Make Rita Paiva, Singer, Cotemac, Círculo S/A, linhas Gutermann, Tuty Arte e Mimos, e na edição Porto Alegre foi adoçado com brigadeiros gourmet Saint Chocolat!


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

15 da Laurinha

O vento que trouxe a chuva na madrugada avisava que a sexta-feira seria gelada e escura, mas não importava, aquele seria dia especial e, em dias de festa, cabe a nós o brilho de cada instante! O despertador tocou cedo; deveria ser um dia normal, mas decretamos feriado; as meninas faltaram a escola, e ao redor da mesa na sala de jantar logo cedo nos reunimos na preparação dos detalhes, exatamente aonde, há anos, entramos noites enrolando docinhos e preparando as festinhas das crianças, sempre no mais simples, gostoso e tradicional jeitinho "feito em casa".  Dessa vez a data pediu mais detalhes - tecidos cobriram latas de achocolatado (alguns laços de fita pra arrematar); cálices saíram da cristaleira (no propósito de serem castiçais por uma noite) e  juntamente com outros vasos e objetos do dia-a-dia foram acondicionados com plástico bolha numa grande caixa de papelão. Pelas mãos da madrinha, e sob o olhar curioso (e assustado) da aniversariante, os bem casados também foram "vestidos" com tecidos e delicadamente arrematados com fitas de cetim. Os olhos grandes e pretos traduziam a inquietação: em poucas horas chegaria o tão esperado momento, e a decoração era montada em tempo real. Daria certo? Que cor será a festa

O vestido já estava pendurado no cabide que há muitos anos atrás acomodava os ternos costurados pelo bisavô da aniversariante. Inicialmente era curto, mas numa visita ao estúdio lugastal, ganhou longas e esvoaçantes saias de tule, aquele tule bem barato comprado no centro da cidade, capaz de transformar meninas em cinderelas. Pra arrematar, um cinto bordado pela mamãe entre as noites de tv e as horas em sala de espera nos aeroportos - muitas pérolas em diferentes tamanhos preencheriam cada centímetro daquela cinturinha adolescente.

Morangos ganharam banho de chocolate, e enquanto o chimarrão rodava pela mesa, o aroma de cupcakes saída da cozinha - a noite seriam comemorados aniversários de outros leoninos e virginianos queridos! Ah... também foi hora de pensar nos guardanapos, arrematados com laços de cetim e  algumas mini pérolas fugitivas do vestido

Fotos clicadas numa tarde ensolarada de Brasília trouxeram a lembrança dos anos que vivemos lá, e sob o olhar carinhosos da amiga fotógrafa, foram distribuídas em molduras coloridas. As cores eram intensas e diversas, capazes de confundir todas as expectativas da aniversariante! E o dia transcorreu entre chuva (muita chuva), frio, amigos, família e preparativos gostosos! 

Logo mais, à noite, Laurinha entrou no salão. O sorriso tímido logo se transformou, com ares de surpresa e expressão feliz. Aquela noite era dela, e confraternizar os seus 15 foi um motivo perfeito pra reunir quem gostamos e não temos oportunidade de estar sempre perto! 
















Cinderela que se preze não perde a pose, nem o sapatinho salto 10 - um bom e confortável tênis resolve qualquer futuro problema antes da balada começar...  Com algumas "tesouradas"o vestido foi rapidamente adaptado, permitindo que a aniversariante bailasse a noite sem preocupações; e engana-se quem achou que valsa de debutantes é coisa do passado,  as velhas e boas músicas que fazem lembrar os bailes do Clube Rio Branco, em Cachoeira, ao som do João Roberto, ainda fazem sucesso!!!

A noite fluiu, sem protocolos ou  formalidades, e a gente dançou. Muito!!!







A todas as pessoas queridas que participaram dos 15 da Laurinha, com suas manualidades, pensamentos, presença ou, principalmente, carinho... meu super obrigada! Dividir esse momento com vocês  foi a melhor fatia do bolo!


fotos making off  - Glau Macedo - Quitandoca
fotos festa - Gabi Verfe
vestido  Dani Bello - com detalhes feitos a 4 mãos no estúdio lugastal
doces - Mauren Behrensdorf 
realização Giovanna eventos
vídeo Laminanova - histórias em recorte poético - making off acesse AQUI
aniversariante e cores: lugastal
salão: Sogipa
tema: filha da lu gastal

Essa festa aconteceu aos 45 minutos do segundo tempo, depois de muitos e insistentes pedidos da aniversariante. A mãe - essa que vos escreve, tentou de todas as maneiras persuadí-la a buscar outras soluções pra comemorar os 15...  em vão - a menina é do signo de leão! 




quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Patch Encontro - o que te motiva?

Quando lançamos as edições do Patch Encontro, há sempre uma lista integrando o planejamento para que o evento saia "redondinho". Desde a escolha da peça, a confecção do piloto, que carinhosamente chamamos de "musa", à montagem dos kits e todos os detalhes especialmente preparados para encantar nossas alunas. A cada dia, a cada inscrição recebida, leio atentamente e costumo me questionar "o que essa pessoa espera do nosso encontro?" ou "o que posso fazer pra fazer sua tarde ser inesquecível?" e outras indagações que são minhas e não cabe aqui relatar. O que ocorre é que mentalmente exercito um momento futuro, sabendo que há detalhes que só serão concretizados no dia, como a decoração, por exemplo. Costumo preparar vários elementos e escolher uma temática, cor e outros fatores para a decoração, mas a montagem... ah isso é pura intuição!

Ao lançar o PATCH ENCONTRO Porto Alegre na última semana, imediatamente recebemos a inscrição da Daniela Peducia, e  na confirmação perguntei o que a motiva em participar do evento. A resposta chegou nessa noite, e me encheu de  emoção!  Essa é o verdadeiro intuito do nosso Patch Encontro - muito mais do que momento de costura, a gente gosta de trocar histórias e alegrar os corações!!!

A edição natalina do Patch Encontro em Porto Alegre acontecerá no sábado - 26 de outubro; as vagas são limitadas e para se inscrever é só acessar a AQUI ou passar no estúdio lugastal!

 (foto Patch Encontro POA - maio 2013)

 "Costurar é um verbo muito importante na minha família: minha avó, quando mocinha, bordava lindos enxovais para as noivas de uma cidadezinha do interior gaúcho e depois, passados muitos anos, costurava para mim. A costura era um dos nossos elos de ligação, a máquina Singer preta já era minha (palavras de minha vó), mas eu tinha medo de desvendar aquele mundo! Um belo dia de maio de 2009 juntei toda coragem e pedi para a vó me ensinar a pedalar e, assim colocamos juntas a velha Singer para funcionar! Durante um mês costuramos sem saber que seria nossa despedida.


Ela era a minha mãe e durante aquele período de dor, o único que me acalmava era continuar pedalando, pedalando, pedalando a máquina que havia ganho de minha querida "abuela". Mas, mais do que superar uma grande perda descobri o quanto o verbo costurar fazia parte da minha essência, me redescobri entre tecidos coloridos e botões...renasci entre costuras que acertei e outras que errei. Paciência: desmancha e refaz! E a vida não é isso?!

Então, conheci aquela casinha linda na Eudoro Berlink, o Estúdio Lu Gastal, mas quem disse que eu tinha coragem de ir lá?! Ano passado, juntei toda a minha vergonha e fui! Precisava de mais conhecimentos...de professoras! E encontrei um mundo de arte, de alegria e de amor...encontrei a felicidade da Lu, os ensinamentos da Marta e claro a criatividade de ambas! Não vou tanto quanto eu gostaria, infelizmente meu trabalho exige muito de mim, mas quando penso na sensação de estar no estúdio, sentada, costurando e olhando o mundo através daquela porta de vidro...quase posso tocar na felicidade e na paz que invade a minha alma!

Minha meta antes de terminar esse ano era passar por lá para aprender um pouco mais e "tocar" na felicidade e na paz de que comentei, então, descobri que teria o Patch encontro Lu Gastal aqui em Porto Alegre. E mais do que isso, com projeto da Tilda em clima natalino! Essa festa sempre foi a mais comemorada pela vó e ela fazia questão de enfeitar toda a casa, mas com a ausência dela não consegui fazer mais isso. Esse ano, por aquelas coisas da vida, pensei que era o momento de colocar em prática o que aprendi desde pequena: decorar a casa para as festas! Por isso, fiquei tão feliz e, confesso, emocionada com a proposta do encontro, pois vou costurar minha própria Tilda natalina...para enfeitar a minha casa!
O que eu espero desse encontro do dia 26 de outubro?
Ah, Lu, espero aprender mais sobre costura, espero rir muito e espero recomeçar! Porque viver é muito bom, não é mesmo?!

Um grande beijo e nos encontramos em breve!"                                   Dani Peducia

terça-feira, 15 de outubro de 2013

À profe, com carinho!


Nas edições dos Patch Encontros lugastal por onde passamos, sempre afirmo logo no início da aula: "ela tem esse jeito de boazinha mas é uma fera! Chega perto das alunas que conversam em excesso e dá uma puxadinha na orelha - esse é o primeiro sinal". É claro que ninguém acredita, afinal, ela é doce, calma, e seu sorriso tranquilo afasta toda e qualquer possibilidade de professora rígida (mas nenhuma aluna ousa finalizar a aula sem acabar a peça!!!! rsrsrsrsr...)

Exemplo de colega e de profissional, a Marta chegou à equipe lugastal numa época turbulenta do meu então pequeno negócio - à época, entre desilusões e decepções,  a única certeza que eu tinha era de que queria perto de mim pessoas que, sobretudo e acima de tudo, merecessem minha confiança. Ela chegou de mansinho, ocupou o espaço que lhe foi oferecido, e pacientemente soube plantar  suas sementes -  hoje é visível que a cada dia colhe os resultados. E viva o ditado "quem faz o bem, colhe o bem"!!!!!!

Sobrinha-neta do poeta Mário Quintana, a Marta faz jus ao sobrenome que carrega com discrição - é artista, sem precisar avisar!  E é a ela que vai hoje o meu carinho no dia dos professores, porque, muito mais do que apenas ensinar a arte da costura, seu trabalho é permeado nos melhores valores humanos!


domingo, 6 de outubro de 2013

Te espero no youtube!

"Nada acontece por acaso. Não existe a sorte. Há um significado por detrás de cada pequeno ato". Com as palavras do escritor Richard Bach, e com muita alegria, apresento hoje a vocês o CANAL LUGASTAL no youtube, resultado de um projeto feito a várias mãos, com muito amor, dedicação e, sobretudo, profissionalismo.


O CANAL LUGASTAL chega ao youtube para  inspirar, para despertar ideias, e, sobretudo, para estar perto de vocês, numa proposta inovadora e interativa. A proposta reunirá criatividade e sugestões artesanais, com as cores e estilo dos projetos lugastal, como propostas para composição de cores, escolhas de tecidos, projetos "faça você mesma" e outras surpresas. Inscreva-se no canal para receba todas as atualizações!

Pra quem quiser explicações detalhadas com medidas exatas, os projetos estão disponíveis na lojinha virtual - clique AQUI pra encomendar o seu.

Com vocês, e para vocês, o CANAL LUGASTAL está no ar!
produção e vídeo: laminanova e Nattan Carvalho