segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sábado intenso de costuras, sorrisos e bonecas!

A cidade de Macaé nos recebeu com muito carinho no último sábado. O Patch Encontro lugastal - especial no atelier Entre Panos e Recortes, foi um sucesso - moradoras da cidade e vindas da região garantiram momentos de muita descontração e, é claro, costuras criativas! Reencontrar alunas participantes de outras edições do Patch Encontro também foi um presente pra gente!

Inspiradas nas Tildas da norueguesa Tone Finnanger, duas bonecas com visual reformulado foram produzidas pelas alunas, que lotaram a sala de aula em ambos os turnos e criaram bonecas artesanais em estilo "tricô" e "cupcake" -e todas seguindo o mesmo projeto, porém cada uma produzindo a peça conforme sua personalidade. Esse é o intuito do Patch Encontro lugastal - ensinar em máximos detalhes a execução dos projetos, oferecendo às alunas várias possibilidades futuras de criação, e proporcionar inesquecíveis momentos de costuras, sorrisos e patchwork.


 (kits lugastal especialmente preparado para as alunas, com presentes dos apoiadores: Fernando Maluhy tecidos, Make, Círculo, linhas Guttermann, Tuty Arte&Mimos, Singer)


 (momento "minha mãe mandou eu escolher essa daqui". O olhar da pequena Alice diz tudo!!!!)

 (primeiro momento "missão cumprida": mamães costureiras e suas bonecas lindas!)

 (cada aluna do Patch Encontro lugastal leva pra casa sua boneca linda e o meu amor em forma de abraço)

  (linha de estampas Círculo - especial para as bonecas cupcakes)

 (segundo momento "missão cumprida": mamães costureiras e suas bonecas lindas!)

 Obrigada, adoramos estar aí!

sábado, 21 de setembro de 2013

Pode chegar, primavera!


Chegou hoje a estação do ano que se segue ao inverno e precede o verão; aqui nos pampas, trazendo um clima intermediário entre o inverno gelado e o verão escaldante. Tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna, mais precisamente anunciada com o canto dos sabiás, antes mesmos dos primeiros raios de sol - eu adoro escutá-los ainda de madrugada, principalmente com a certeza de que ainda me restam algumas horinhas de sono pela frente!

Pros gaúchos a primavera chega entre dias de temperaturas ainda baixas, mas traz na bagagem tardes mais longas. Época de caminhar olhando pra cima, curtir as árvores floridas, sentir o perfume discreto das flores. As cidades ficam mais coloridas, e eu gosto (MUITO) disso!  Po
de chegar, primavera... a gente te espera de braços abertos!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Anuário MAKE - sempre lindo!



Assim começa o editorial do anuário Make, uma edição com 260 páginas recheadas de ideias, projetos coloridos, e muita criatividade. Há matérias antigas, garimpadas nas edições anteriores da Make, há matérias novas muito bacanas - o  tradicional e lindo patchwork representado pela argentina Cecília Koppmann e pela brasileira Rute Sato; obras expostas no Houston Quilt Festival, têm opções super variadas de bonecas, as estampas geométricas de David Butler, marido da também designer Amy Butler, o design de Amauri Marques (que eu sou fã de carteirinha e cujas estampas fazem parte do portfolio de tecidos no estúdio lugastal); as cúpulas lindas de Marília Calareso, as cores e estampas de Ana Morelli (que assina a capa da edição); matérias dos ateliês de tia Lilli Zerbinati, Panacéia, Ida & Kika, têm  editoriais de moda, e, têm fotos LINDAS de peças lugastal para colorir o dia-a-dia com bordados, patchwork, e, é claro, muita criatividade, e muitas outras matérias bacanas! Não posso contar todas as novidades, porque  vale a pena curtir cada página, uma  a uma - o anuário é uma publicação de excelente qualidade! Parabéns à toda equipe MAKE que nos apresenta as tendências artesanais com fotos e editoriais de encantar os olhos e o coração!

 ( obra de Rute Sato - representa o sonho de consumo de todas as artesãs brasileiras!!!!)

 (contra capa com almofadas lugastal)

(bordado e costurado com amor -  lugastal)
  

domingo, 15 de setembro de 2013

Dias intensos na terra do chocolate!

Se eu disser que os dias em Gramado foram de festa, não serei mentirosa! Já dizia o filósofo Confúcio "escolha um trabalho que você ame e você nunca terá de trabalhar um dia em sua vida", e foi exatamente isso que senti!

A "vida itinerante", o emendar fins de semana com a rotina do dia-a-dia, têm seu preço: o corpo pede descanso, a família pede presença, a mente pede momentos de silêncio. O despertador não quer saber se desembarquei no aeroporto por volta da meia-noite; com seu rigor e pontualidade, sequer me permite pensar em dar uma esticadinha. E lá começa mais um dia, e outro, e outro, e logo outra viagem chega, e tudo se repete - deixar tudo organizado em casa, no trabalho, desmontar um evento, organizar e montar o próximo, trabalhar os produtos novos que chegarão, etc, etc, etc. Há muito tempo não sou mais menina - eu canso, e muito, mas não reclamo - credito todo o meu amor naquilo que me faz bem!

Mas voltando à terra do chocolate; Gramado recebeu visitantes de todo país em mais uma edição do Festival Nacional de Quilt e Patchwork. Ao contrário de 2012, quando a temperatura caiu a quase zero graus, nesse ano os termômetros subiram enlouquecidamente, provocando sensações de calor extremo. Problema? Jamais... desconheço acordos prévios com a natureza, portanto, cabe à nós nos adaptarmos às situações adversas à nossa vontade! 

Tivemos a alegria de participar da programação oficial do festival com o PATCH ENCONTRO LUGASTAL, e foi ao lado das salas de exposições que recebemos as alunas e clientes lugastal, num espaço amplo, gostoso e climatizado, onde o sol nos presenteava com cenas incríveis nos fins de tarde. A tradicional mesa do nosso evento de "costuras, sorrisos & patchwork" foi planejada com exclusividade de detalhes. Sob o pano de fundo laranja com poás verdes na decoração predominaram as cores azul, amarelo e vermelho. Bastidores e mini quadros tiveram espaço especial; carretéis de linha serviram de vasos para os mini bouquets de fresias e mosquitinho, que além de decorar, perfumaram o espaço nessa chegada da primavera.

As alunas vieram dos quatro cantos do país, da Bahia a sul do Rio Grande, do Mato Grosso à Minas Gerais, do leste e do oeste, da serra ao litoral gaúchos; numa verdadeira troca de culturas e sotaques, passamos horas de muito trabalho regadas à muitos sorrisos, costuras e pura diversão. As fotos traduzirão algum detalhe que eu, porventura, tiver esquecido de mencionar. 









 (na mesa de decoração, cada detalhe foi cuidadosamente preparado pra receber nossas alunas)

 (adoro esses momentos "missão cumprida", um sorriso é sempre uma excelente resposta!)

(obrigada à todas as alunas que dividem conosco essas horas de costura e diversão!)



O PATCH ENCONTRO lugastal tem o apoio de Círculo, Cotemac, Fernando Maluhy, Gutermann, revista Make, Singer, Tuty Arte&Mimos.