segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Patch Encontro na estrada

Conheci Marlei e Monique no início do ano passado, e na ocasião já trabalhavam no plano de negócios do ateliê LánaMá, inaugurado em Indaiatuba há mais de um ano. Mãe e filha empreendendo juntas, unidas entre tecidos e o projeto afim. Depois de muitos emails e findos os acertos, no último sábado foi momento de levar o PATCH ENCONTRO pro ateliê LánaMá, uma casa super aconchegante, onde as pessoas são acolhidas com simplicidade e, sobretudo, um imenso carinho. 

Já na manhã de sábado começaram as surpresas gostosas - alunas de outras edições do Patch Encontro viajaram pra nos encontrar - ali começava mais um dia de costuras, sorrisos e  muito alto astral. A turma da manhã costurou uma bolsa clutch cheia de estilo, acompanhada de uma necessaire porta documentos. A turma da tarde optou pelas bonecas mais amadas do momento, as Tildas, criação de Tone Finnanger, e produziram mais uma "turma"de bonecas lindas com excelência nos acabamentos e detalhes. 

Dia quente (muito quente) e de muita energia - obrigada alunas de Indaiatuba e região - vocês arrasaram nas produções! Obrigada ateliê LánaMá, pelo carinho e confiança!





O PATCH ENCONTRO lugastal tem apoio de revista MAKE, Fernando Maluhy tecidos,
 Singer, Tuty Arte&Mimos, Circulo, Cotemac.

domingo, 11 de agosto de 2013

Na estrada...

Descobertas, novidades, garimpos... essas são algumas surpresas que uma viagem nos proporciona. Viajar é sempre bom; desvendar o novo, o desconhecido; observar culturas, diferenças, prestigiar artes distintas, curtir a simplicidade de cada local.  As colunas Na Estrada viajam por lugares distantes distantes (ou nem tanto), com novidades do mundo craft em cenas que fogem do nosso cotidiano. E vai dizer que sair da rotina não é tudo de bom?? Portanto, apertem os cintos e carimbem o passaporte -  nossa primeira parada será em Mastricht, na Holanda. Localizada ao sul do país, pertinho da Bélgica e da Alemanha, a cidade recebe diariamente a população e turistas que prestigiam os mercados a céu aberto. Cada dia da semana é reservado à um segmento e reservam surpresas bacanas aos visitantes;  às sextas-feiras é o dia da feira de tecidos e aviamentos. Miscelânea total de cultura e estilos, a praça Markt se prepara desde antes do amanhecer para um dia intenso de “feira livre”, e perto das 17h, antes do sol se por... não há mais vestígios de barracas móveis ou da intensidade cultural que passou por ali no decorrer do dia. 







Caminhar pelos corredores entre as barracas é verdadeiramente uma delícia; há tecidos para todos os gostos, estilos e bolsos (com preços de variam de 7 a 39 euros/metro). Há algodão, linho, organza, paetês; há variedade têxtil para cortinas, há malhas para o comércio têxtil; há aviamentos numa variedade incrível, do botãozinho ao botão macro, guisos, zipers, pedrarias, linhas para costurar, bordar, crochetar. Há... há também bancas que oferecem produtos usados, uma espécie de “mercado de pulgas craft”, onde a gente encontra linhas e botões em perfeitas condições por preços bem razoáveis (os aviamentos na Europa têm preços bastante salgados). Pra quem estiver a fim de garimpar, há bancas com chapéus, roupas “de baixo”(underwear) super básicas, numa extensa variedade de camisetas e calças pra usar debaixo do jeans, em cores preto ou branco; há bancas com bolos maravilhosos (e verdadeiramente deliciosos), peixes, flores. Tudo ali, dividindo o mesmo espaço e público, em total democracia de estilos. 





Ah... barganhar é sempre válido nas feiras, e uma negociação com simpatia e paciência sempre rende um bom desconto! 


(Coluna lugastal - jornal Craft & Cia desse mês)






segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dia dos Pais lugastal

Lembra do post "filhos descolados dão presentes originais", com sugestões de presentes criados no "desmanche" de uma camisa masculina?? A dica lugastal no dia dos pais 2013 não tem costuras, mas vem cheia de criatividade, e dessa vez com GRAVATAS! Vamos fazer uma guirlanda muito bacana com as gravatas que seu pai já usou, e não usa mais - perfeita pra decorar a casa no próximo domingo!

(quem não tiver gravatas em casa, pode passar nas lojas 1,99 que também têm opções bem legais -não vai pegar aquela gravata de seda liiiiinda que teu presente pode virar um problema! risos!!). 


Então, mãos à obra – segue o passo-a-passo com dicas super 
fáceis e rápidas pra surpreender no próximo domingo!



Material: gravatas variadas, guirlanda em cipó,tesoura,cola quente


Corte todas as gravatas que serão usadas na decoração da guirlanda, deixando aproximadamente 20 cm para cada uma.

Disponha lado a lado, intercalando as cores e deixando uma distância entre cada gravata (aproximadamente 5cm). Assim, disponha a gravata, deixe um espaço em “branco”, disponha a próxima gravata, e assim sucessivamente. Alfinete cada uma, pra ver se o resultado final fechará com harmonia. Caso contrário, reordene cada uma das gravatas, de forma a deixar os espaços bem bacanas. 


Após ordenadas por cores e espaços, cole (com cola quente) cada gravata, e finalize a guirlanda com um laço feito da extremidade mais fina de uma das peças.



  Bacana, simples e super econômico! 
No blog MINHA SINGER tem também o passo-a-passo de uma almofada LINDA! Passa lá pra conferir, e vem costurar conosco nas Oficinas Craft do estúdio lugastal (ligue 3333 22 93)!


Um super abraço a todos os pais, afinal, a semana é deles!!!!!