quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tudo Artesanal de casa nova!

Casa nova, cenários novos, cores novas... tudo lindo e colorido como antes - está no ar a terceira temporada do programa TUDO ARTESANAL!

O estúdio está muito gostoso, até nosso camarim ganhou detalhes novos! O espaço para costura ficou um sonho... têm produtos lugastal levados especialmente pra compor esse astral do patchwork misturado à muita criatividade. E garanto a vocês, temos gravado muitos projetos bacanas !


 (a família aumentou... agora somos nove, e vcs terão mais e mais técnicas e novidades!)



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tarde de festa!

Rosa, azul e vermelho - essas foras as cores escolhidas para o PATCH ENCONTRO lugastal que aconteceu nesse sábado, na capital gaúcha. O evento, que fez parte das comemorações de 3 anos lugastal, recebeu amigas e alunas do Estúdio lugastal - muitas vindas de várias cidades do Rio Grande do Sul.

Depois de uma semana nublada, o sol chegou com intensidade e trouxe cores incríveis para a sala envidraçada do Swan Business Molinos. Era dia de festa, e cada detalhe foi cuidadosamente preparado pela equipe lugastal. As alunas foram recebidas com kits especiais e presentes, participaram de sorteios e, sem dúvida, fizeram da tarde um encontro muito especial!




A mesa do evento foi composta por lírios perfumadíssimos e produtos Tilda e corações em diversos formatos, traduzindo o amor que sinto em recebê-las a cada edição; na mesa do café, os melhores biscoitos do mundo tinham formatos de carretéis, tesouras e máquinas de costura;  além de outras surpresas preparadas para adoçar os patch momentos.


As alunas foram responsáveis pela animação da tarde - a alegria era visível em cada olhar! Algumas fizeram bolsas lindas, outras tantas fizeram suas Tildas com capricho e precisão de detalhes - todas no mesmo modelo, porém cada uma com detalhes que conferiam o estilo de suas "mães"!

Esse momento me emociona... parabéns à todas, vocês foram incríveis!!!! 



Nosso evento é composto de antes-durante-depois (planejamento, execução e lembranças); dá um trabalho danado organizar cada detalhe...e tenho sempre a certeza de que  o sorriso de cada uma de vocês faz parte dos meus melhores momentos! As horas são limitadas, mas as lembranças não têm fim! 

O PATCH ENCONTRO tem produção e realização de toda equipe lugastal, e  o apoio das empresas Cotemac, Singer, Círculo S/A, Make Rita Paiva, Tuty Arte e Mimos. 


quinta-feira, 16 de maio de 2013

lugastal - 3 anos

Nenhuma história se escreve em apenas um dia; une-se experiências, encontros, trocas, adaptações, reformulações e o tempo... ah, o tempo é necessário para solidificar nossos projetos!!! É preciso acreditar, apostar, batalhar dia-a-dia, superar as dificuldades,  agradecer, sorrir a cada conquista, reerguer a cabeça a cada tropeço; é preciso planejar, confiar, e, sobretudo, trabalhar. Mas também é importante comemorar, abraçar, sorrir e, confraternizar com quem faz parte da nossa história!


lugastal - 3 anos - vêm aí as comemorações - 
uma agenda cheia de surpresas e novidades espera por ti!



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Com chá, afeto e carinho!

Hora do chá, tee time, teezeit, 下午茶时间, l'heure du thé, la hora del té - para curtir bons momentos com simplicidade e muito carinho não importa o idioma, e  a receita é a seguinte: reserve um tempo precioso, aquela louça que fica guardada e tu nunca lembra de usar (não precisa combinar, use aquelas peças que trazem boas e queridas lembranças), e algumas comidinhas gostosas; misture tudo e sente num cantinho bem aconchegante pra degustar cada momento, e depois aproveite sem limites. O chá quentinho e uma florzinha colhida no jardim entram no programa com perfeição - pequenos rituais em forma de amor. (quem  não tiver jardim, pode ser um pequeno ramalhete do supermercado, sem exageros nem altos custos).

Este post foi produzido, fotografado e escrito a seis mãos, no lar da família Deppe, que carinhosamente me recebeu na Alemanha, e no blog Handamade by Savanna há uma síntese muito bacana sobre o que significa esse momento, extraída do livro "Descobrindo o prazer além da comida"- Geneen Roth: "o ato de sentar à mesa para se alimentar tem origem em eras remotas e sua função sempre foi, além da necessidade nutricional, atender a outras necessidades da convivência humana. À mesa nos reunimos com as pessoas amadas, celebramos acontecimentos felizes, recuperamos nossas energias, experimentamos sabores, criações, partilhamos descobertas e emoções, num ato mais conhecido como nutrição emocional". 

Pra quem curte momentos "eu mereço" como esse, fica a dica: domingo é dia das mães; no mundo inteiro o comércio trabalha a data com intensidade, e todas as mamães, é claro, curtem presentes e lembrancinhas. Mas o que elas curtem mesmo, são as boas e simples receitinhas diárias de amor! (pra quem quiser presentear sua mãe com criatividade e economia, vai rolar Bazar lugastal no próximo sábado, com chá quentinho e biscoitos de mel, é claro!)










segunda-feira, 6 de maio de 2013

Patchwork sem tradução - a exposição

Hoje é dia de mostrar a exposição de patchwork do festival de Karlsruhe (Alemanha),  mais precisamente o que a mistura de cores e a criatividade sem limites proporcionam.

Trabalhos tradicionais, alguns milimetricamente e outros despretenciosamente costurados dividiram os corredores da exposição com propostas absolutamente contemporâneas, desenvolvidas com tecidos naturalmente tingidos, carimbados, rebordados. Outras peças foram produzidas em cetim, e pra minha surpresa ficaram lindas – o brilho do cetim foi cuidadosamente trabalhado de forma a não mascarar à beleza do patchwork.

Meu momento “suspiros” foi para os panôs em tecido liso com quilt livre colorido – uma verdadeira viagem rica em detalhes,  muitos deles com linhas em cores harmoniosamente diversas.

Um detalhe bacana dessa mostra é que, no salão principal, onde a mesma aconteceu, havia iluminação natural, vinda de grandes janelas laterais  que rodeavam todo o espaço, e essa luz ofereceu nuances verdadeiras e lindas às peças apresentadas. 


(amei, gamei, surtei!)









 




(momento tiete, afinal, viajei muito pra chegar lá!)


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Patchwork sem tradução

Nos últimos dias de abril o Kongresszentrum de Karlsruhe (Alemanha) se transformou num paraíso para amantes de patchwork e needlecrafts (trabalhos manuais com agulha). Mais de 130 expositores de oito países apresentaram suas cores com vasta exposição de tecidos, fios e linhas, máquinas de costura, lã, projetos e acessórios. 

Havia muitas opções para criações de patchwork com cores intensas, do jeitinho que eu adoro, mas confesso que meu coração disparou diante das propostas de decoração onde o vermelho reinou absoluto - dos bordados redwork às inúmeras sugestões de peças em feltro, feltragem e ponto cruz. Aliás, pra quem aprecia bordado, a riqueza de detalhes e bom gosto era incrível. 

Me surpreendi com a variedade em galões - aquelas fitas bordadas a máquinas que dão acabamentos em peças diversas - havia para todos os estilos, gostos e bolsos. O mesmo a dizer sobre os tecidos, a variedade era fantástica, também para todos os estilos, gostos e bolsos - os  tingidos artesanalmente ganharam espaços nobres pela feira. Em relação aos preços, digamos que para nós, brasileiros, comprar tecidos e aviamentos em euro não seja fácil - os preços são realmente salgados. Um carretel de linha, que no Brasil custa em torno de 2 reais, era vendido por 6 euros.   

O que me chamou a atenção e identifiquei como a maior tendência do mercado têxtil-patchwork europeu foi o chamado leinenoptikstoffe  - um tecido mesclado com a ótica do algodão e linho. De beleza explícita, e preços igualmente salgados (os meus mais verdadeiros suspiros para as opções em estampas de kombi  - eu verdadeiramente adorei!).





  








O contexto cultural é um dos aspectos mais bacanas de participar de uma feira internacional. A diversidade é, sem dúvida, uma troca constante de informações!