quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Hoje é dia de boneca, bebê!

Pra  alegrar o coração de quem adora as bonecas Tildas e está louca pra produzir a sua... um presente Singer e lugastal - Hoje é dia de colocar a mão na massa, ou melhor, na máquina de costura! 


Os "ingredientes" estão aqui - tecido cor de pele, outro estampado, alfinetes, agulha, linha, tesoura, lã, Tudo está explicadinho no blog MINHA SINGER - passa lá e confere. Têm moldes, dicas bacanas e todas as explicações detalhadas e fotografadas para facilitar sua produção. 




sábado, 23 de fevereiro de 2013

Eu mereço!

No Estúdio lugastal ganhei um espaço todinho meu! Inversamente proporcional ao meu tamanho, ele é bem compacto, porém extremamente gostoso e aconchegante, e atende minha vontade de concentrar num só espaço aqueles mimos que a gente não abre mão: minhas revistas, livros, tecidos, presentes queridos, lembranças de viagem. Feliz, feliz!!!!!






quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Estúdio lugastal - a porta está aberta!


O estúdio ficou lindo, aconchegante, colorido, do jeitinho lugastal que vocês já conhecem - pra quem ainda não pôde visitar, aqui vai uma espiadinha!!!!

Tudo foi planejado/executado para receber nossas amigas e clientes com ainda mais carinho; tudo foi cuidado para que eu possa atender com ainda mais atenção todo o público lugastal espalhado pelo Brasil inteiro. 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Diário de uma aventura empreendedora - o Estúdio lugastal


Como uma colcha de retalhos, a concepção do Estúdio lugastal foi extraída de muitos "pedacinhos" -  sentimentos, necessidades do dia-a-dia, números – que apontam ao fato de que os negócios lugastal tomaram proporções muito além do espaço físico da rua Eudoro Berlink e precisam ser cuidados com o mesmo carinho e dedicação! 
  
Está lá no amigo-de-todas-as-horas - o bom e tradicional dicionário:  estúdio (ou ateliê) é o lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar e onde se pode experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte. O termo francês para estúdio, atelier, além de designar um estúdio artístico, é utilizado para caracterizar o estúdio de um designer ou mesmo artesão. 

Quero estar cada vez mais perto de vocês; presente nos eventos, levando meu Patch Encontro para diversas cidades brasileiras, chegando em suas casas pelo programa Tudo Artesanal, partilhando o que sei e, com vocês,  aprendendo, sempre! 

Nessa concepção, o Estúdio lugastal abre suas portas com novo formato; tão lindo, perfumado, gostoso e aconchegante quanto a loja já era, porém remodelado e adequado às necessidades do negócio. 


Não é apenas um espaço comercial com aulas de patchwork – há excelentes ateliês em todo país oferecendo o que há de melhor na arte de costurar milimétricos e perfeitos pedaços de tecidos; não é apenas uma loja com presentes artesanais e diferenciados; é um espaço onde se promove inspiração, emoção e arte através de técnicas artesanais e criativas em tecidos, onde se une, sobretudo, um patchwork de sorrisos, experiências, sentimentos - essa é a mais simples tradução do Estúdio lugastal!

Um ambiente totalmente renovado e super alto astral foi idealizado para as tradicionais e criativas Oficinas Craft (aulas de costura); um novo showroom com produtos lugastal e os melhores tecidos do mercado; um espaço com a mesma qualidade e cuidado em cada detalhe.

As portas estarão abertas de diariamente das 13 às 18h, e sábados das 10 às 13h - os horários poderão sofrer alterações no decorrer das semanas, e sempre serão informados no lado direito  do blog.  Lojistas e clientes que estiverem em visita na capital gaúcha e precisarem de atendimento em horário diferenciado, não hesitem em avisar - em horários especiais previamente agendados o café estará quentinho para recebê-las!


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Diário de uma aventura empreendedora - O CONCEITO

No feriado de carnaval, o Diário de uma aventura empreendedora deu espaço aos posts dos PATCH ENCONTROS em Pelotas, São Paulo e Brasília, que acontecerão em março - eu prometera à vocês que divulgaria todas as informações dos três eventos no carnaval, e a resposta tem sido incrível, muitas inscrições já chegaram para os cursos das três cidades (só posso agradecer pela confiança, é incrível colher frutos tão imediatos!!!!). 

Eu sei que nos feriados a gente descansa, curte a família, dorme uma dose extra, se diverte, encontra os amigos, e eu fiz exatamente isso, além de trabalhar muito! Essa pausa, aliás, estava no cronograma da minha reforma, e foi muitíssimo bem aproveitada. No sobrado mais colorido da Eudoro Berlink, as atividades se limitaram ao trabalho dos "meninos"- pintor e marceneiro; à mim coube dar seguimento aos passos do planejamento, a execução de novos produtos, os detalhes da nova decoração.

Ao pensar em dividir aqui no blog cada detalhe dessa aventura, não me referi apenas em falar sobre uma reforma física - a ideia foi partilhar cada pedacinho desse planejamento, no qual tenho trabalhado com afinco desde novembro do ano passado. E hoje, no décimo primeiro dia do Diário, o momento é especial - apresentar a nova concepção do negócio lugastal!



Em meados de 2010, quando se formalizou a marca lugastal, não ocorreu apenas a criação de um CNPJ, mas a idealização de um pequeno negócio criativo. Há quase três anos rascunhava esse plano de negócios; observava muito do que existia no mercado artesanal, no intuito de formatar um negócio totalmente novo. Queria algo meu, diferente, aconchegante, com trabalhos diferenciados e as cores que eu tanto adoro, e que proporcionasse brilho no olhar.

Um velho e pouco cuidado sobrado de bairro deu início à tradução do que eu sonhava – um espaço que unisse ateliê, onde eu pudesse vender produtos artesanais de qualidade, um local charmoso e rico em detalhes, uma mistura de vintage com contemporâneo, de sonho com concretização, que, sobretudo, tivesse a minha identidade; como bem esclarece o slogan “um espaço de design, criatividade e patchwork”.

Nesses quase 3 anos, entre tentativas, acertos, erros e conquistas, chegou a hora de redesenhar o formato do meu não mais tão pequeno negócio criativo. O público lugastal se distribuiu pelo país, e por que não dizer (e o google analythcs comprova), ultrapassou fronteiras. Vinte e sete lojas no Brasil e uma em Montevidéo, no Uruguai, têm produtos lugastal em suas prateleiras; dezenas de pessoas participam do Patch Encontro; há associadas Clube do Pano por todo país -  isso é resultado de um trabalho planejado e executado com seriedade e profissionalismo. Para tanto, há ações diversas que acontecem concomitantemente; a frequência de viagens aumentou, e já é preciso uma organização extra para atender projetos paralelos em lugares distintos. Meu negócio é altamente personalizado;  a identidade é algo que não abro mão, e o tempo é um só – por isso preciso administrá-lo com todas as minhas forças e, é claro, com o super auxílio da minha equipe.

Chegou a hora de reformatar o meu negócio – quase como acontece com minhas filhas, das quais cuido diariamente com todo o meu amor, e me mostram no dia-a-dia amadurecimentos,  diferentes fases,  descobertas e exigem minha constante readequação - e este é o momento - 2013 trouxe o azul mais límpido e intenso que meus olhos podem desejar! O gostoso e cheio de vida sobrado abrirá, no próximo dia 19, o Estúdio lugastal – um espaço de design, criatividade & patchwork!

Amanhã eu conto mais! beijos beijos!


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Patch Encontro em Brasília!

Há exatos 10 anos atrás eu chegava de mala, cuia e família pra morar em Brasília. Triste em deixar os pampas, assustada com as longas e largas avenidas, atrapalhada com o trânsito; muitas lágrimas me escaparam nas primeiras semanas. Depois de reiteradamente chegar em endereços na asa sul, quando precisava mesmo era chegar na asa norte, depois de estudar um mapa e entender a lógica da cidade, depois de entender que para a resposta "não", eu ouviria sempre "tem não"...tudo ficou mais fácil; aos poucos as dificuldades se transformaram em conquistas e aí a adaptação foi mais rápida! Logo me acostumei com sua diversidade cultural, culinária, logo aprendi a apreciar o pastel da Viçosa com caldo de cana na Rodoviária. Hoje sinto saudade do céu sempre brilhante, dos dias secos, das tão esperadas semanas de chuva, de levar as crianças pra brincar na Nicolândia (hoje as crianças nem são mais crianças!!!!)! Sinto saudade dos amigos, dos lugares, mas sempre que posso, é pra lá que volto e renovo as energias! E é com imensa alegria que voltarei, em março!




sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Diário de uma aventura empreendedora - quarto dia



No final do ano, comentei no facebook/lugastal que 2013 seria um ano azul. Ao decidir as futuras reformulações que aconteceriam no negócio lugastal, escolhi o azul justamente por ser uma cor que me traz paz, luz, energia, bons sentimentos. Não há como não linkar com a antiga expressão "tudo azul";  lembro de quando eu era adolescente e estudávamos alemão, o professor ao entrar na sala sempre perguntava "alles blau?". Tudo azul era um sinônimo de "tudo bem, tudo legal?".

Desde 2010 a parede do escritório é azul, popularmente chamado azul tiffany - e posso afirmar: é uma cor que traz bons fluidos!!! Por isso a escolhi para me acompanhar futuramente; essa é a cor que receberá com as melhores energias as clientes lugastal, essa é a cor que traduzirá a nova etapa dos negócios lugastal!

Enquanto o pintor segue trabalhando intensamente por aqui, dediquei o dia para finalização dos princípios essenciais da empresa. Durante várias semanas, nas reuniões semanais, a equipe discutiu e formatou a MISSÃO, VISÃO e VALORES lugastal. Parece fácil? Não é!!! Buscar e entender qual a verdadeira essência do negócio, vislumbrar o futuro que se deseja, apontar os princípios que regem as atividades é uma análise de extrema importância; enseja seriedade, atenção, e, sobretudo, dedicação e concentração. É preciso deixá-la "azul"- redondinha, real, verdadeira! Nesse momento de reformulação, tal atividade é imprescindível à gestão do negócio.


Por falar em azul, novidades e bons fluidos, logo cedo recebi a notícia gostosa de que, mesmo à distância, tomei café da manhã com as amigas pelotenses - uma página inteira com notícias dos projetos lugastal foi publicada no jornal Diário Popular!


Fala sobre o Prêmio Mulher Sebrae de Negócios, um dos fatores que incentivaram os processos de gestão da lugastal. Fala sobre o PATCH ENCONTRO, que em março chegará em Pelotas, São Paulo e Brasília. Pode até não parecer, mas para que cada encontro aconteça com a mínima possibilidade de erro, para que encante cada uma das alunas/participantes, existe um trabalho minuncioso e detalhado - e cada item desse checklist faz parte da Missão, Visão e Valores do negócio lugastal. O assunto ainda vai render conversas interessantes por aqui!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Diário de uma aventura empreendedora - primeiro dia



Depois de quase 90 dias, chegou a hora! A segunda-feira me recebeu com temperatura gostosa; caprichei no conforto do modelito (eu sabia que subiria e desceria as escadas muiiitas vezes) e na bolsa levei um sanduíche pra hora da fome.

Como diariamente, abri a porta; ao desligar o alarme mentalizei "hoje será um ótimo dia" - com a certeza de que sim, este seria um dia bacana, esperado, especial! Primeiro me vi fazendo o exercício que mais tenho feito nos últimos tempos - observar cada cantinho, imaginar as mudanças, visualizar mentalmente cada espaço. Depois, meio sem vontade, comecei a guardar tudo - tecidos, produtos, livros, decoração. Nem as placas forradas com tecido que cobrem a escada não escaparam... inclusive, ao puxar uma delas completamente colada à escada, a mão escapou e bateu com tudo no ferro lateral -  resultado: vi estrelinhas e a mão está inchada e muito dolorida pediu compressa de gelo (1 X 0 para a placa)!

Não demorou muito pro sentimento de guardar tudo sem vontade ceder à um ânimo daqueles... aos poucos olhava para algum canto em especial e já não enxergava nenhuma cor, nada de produtos, apenas as paredes brancas, a verde, os móveis vazios. Sem cores, mas jamais sem vida - em breve, muito breve,  cada espaço daqueles será novamente habitado com o que fazemos de melhor - produtos criativos e coloridos!

Como naqueles momentos de "o último que sair apaga a luz", chegou a hora de tirar da parede as letras LUGASTAL, fotografadas inúmeras vezes por tantas visitantes que por aqui já estiveram, um dos cartões postais desse gostoso espaço. Tirei uma a uma, e as coloquei em cima da comprida mesa de madeira, que, vazia, já anuncia seu descontentamento com aquela situação. Mal sabe ela (a mesa) que logo, logo, muitas coisas lindas estarão novamente ali, oriundas de energias das alunas e clientes da casa. Mal pode imaginar que deixará de mostrar produtos, expor as novidades da hora... mal sabe ela (a mesa)... que quando a mim chegou já trazia uma história que desconheço, e que terá pela frente muitas histórias de vida... 

As horas voaram; pra quebrar o silêncio uma seleção musical daquelas especiais (têm dias que a Ipanema capricha...); enfim, tudo desmontado, acondicionado. O próximo passo: pesquisar preços da lista de tintas deixada pelo pintor, escolher a cor (que já faz parte da casa, mas se estenderá por outras paredes), e dormir. Ah... um banho gostoso também caiu muito bem!\

Amanhã tem mais!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Diário de uma aventura empreendedora

(esboços de tia Linha, personagem da coluna Alinhavos&Gestão - criação  Hyali Barros - desenhos Renata Barillari)

Em novembro do ano passado, ao ter meu case escolhido entre os finalistas gaúchos no Prêmio Mulher Sebrae de Negócios senti um misto de inquietação com ansiedade. Durante a seleção, mais de 400 empresárias de todo Rio Grande abriram suas rotinas, números e resultados, a fim de aprimorar processos de gestão em seus negócios (médios, pequenos e individuais). Foi minha segunda participação, mas receber a homenagem tão bacana do Sebrae/RS não me deixaria acomodada, pelo contrário - ao estudar e analisar minunciosamente meu pequeno negócio criativo, era hora de decisões, traduzindo... mudanças à vista!

Eu sabia que toda mudança exige planejamentos, análises detalhadas de rotinas, e uma dose extra de energia. Quando a luz amarela acendeu, sinalizando que chegara o momento de reformular para melhorar, meu coração disparou e  a mente (inquieta) passou a fazer horas extras. As próximas manhãs de domingo, enquanto as "crianças" dormiam,  foram dedicadas a estudos e projeções futuras, afinal, não dá pra se aventurar e mudar algo amparada em incertezas e "achismos". Era hora de escolher, era hora de decidir (ai que medo!!!!!).

Lembrei da frase do "guru da gestão" Peter Drucker - "O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas a implicações futuras de decisões presente"; respirei fundo, controlei a taquicardia e arregacei as mangas. Quase 3 meses depois, chegou a hora (finalmente!!!!!) de pôr em prática cada pedacinho desse plano - para isso preparei um cronograma, pois me conheço e sei que preciso traçar minhas próprias metas com datas possíveis. Assim, no dia primeiro de fevereiro, fechamos as portas da loja lugastal para reformas, para mudanças, para novidades

Assim como há 3 anos atrás, quando a marca lugastal nasceu formalmente na rua Eudoro Berlink, em Porto Alegre;  dividi aqui no blog várias etapas, e, por que não dizer, várias angústias. Assim como nasceu a coluna Alinhavos & Gestão, assim como nasceu Tia Linha e a certeza de que o tema gestão em pequenos negócios tem uma grande variável de assuntos a se discutir. Por diversas vezes foi com o apoio de minhas leitoras e clientes que pude melhorar produtos, melhorar atendimentos, melhorar procedimentos;  e é a vocês que direciono cada uma das atividades lugastal.

O "Diário de uma aventura empreendedora" começa hoje -  em vários capítulos dessa história onde a participação de vocês será  importante. Não se trata de uma atividade radical, pelo contrário - aventura, do latim "ad venture", significa o que vem pela frente; participar de uma aventura pressupõem preparo para o que vier. Cada detalhe dessa aventura foi planejado, discutido com parceiros profissionais, com minha família, com minha equipe, mas, é claro, vários detalhes só acontecem no decorrer do processo. 

A partir de hoje, aqui no blog lugastal!


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Patch Encontro - 1 ano - imagens que valem por palavras!

Gramado nos recebeu de braços abertos! Durante o último fim-de-semana, muitas horas de costuras, sorrisos e patchwork, em mais uma edição do PATCH ENCONTRO lugastal






Chimarrão na terra das hortênsias;

Chegou a hora de assoprar a velinha - momento "happy birthday"!