segunda-feira, 10 de junho de 2013

lugastal 3 anos - carinho é o melhor presente!



Se comemorar aniversário é sempre bom, festejar datas especiais decorrentes de trabalho e amor é melhor ainda! O domingo amanheceu frio e ensolarado em Erechim, cidade do noroeste gaúcho, onde participava da Mostra de Patchwork (obrigada a todas as pessoas que tão bem nos receberam lá!), e, apesar da distância de casa, trabalhei feliz, e, sobretudo, orgulhosa pela data!

Segundo pesquisa do Sebrae, 50% das empresas fecham suas portas antes de completarem 2 anos. Informação que assusta, preocupa, mas não surpreende - empreender no Brasil, com a alta carga tributária imposta já é o grande e primeiro obstáculo. Quando abri a lugastal, em meados de 2010, havia inúmeras dúvidas misturadas à expectativa de dar certo, juntamente com a certeza de que nenhum caminho é fácil, tampouco tranquilo. Não foram poucos dias em que parei pra refletir sobre as escolhas, sobre possíveis possibilidades, caso eu tivesse trilhado outro caminho - aliás, a reflexão é constante na minha vida, penso que seja um ato de crescimento, ou, no mínimo, de tentativas. Mas no meu dicionário não consta a palavra DESISTIR -  sou persistente, e o trabalho não me assusta! Também não conjugo o verbo ACOMODAR-SE, e, por ter personalidade altamente inquieta, meus dias são sempre intensos - uns melhores, outros piores, é claro (que disser que a vida é repleta de apenas bons momentos vive num mundo diferente do meu!).

Assim já se passaram mais de 1000 dias entre cores, entre buscas, entre escolhas, entre erros, acertos, encontros, amigos, entre conquistas e decepções. Sou muito criticada (aliás, eu realmente não entendo por quê existem pessoas que, mesmo não gostando - ou não tolerando meu trabalho, insistem em, diariamente, ler-bisbilhotar-acompanhar os passos do meu negócio!!!), e penso que as críticas são inerentes à quem se expõem, a quem ousa, a quem tenta e vai atrás dos seus desafios! Nessa trajetória já foram publicadas mais de 500 postagens, que acumulam quase 2 milhões de acessos no blog lugastal - e não há números que possam mensurar o carinho que recebo nos lugares por onde vou (e não são poucos... rsrsrsrs... quem me conhece e acompanha bem sabe), inclusive onde ainda não tive o prazer de estar fisicamente, mas onde posso estar com o coração.

Ao lançar a promoção CONTE SUA HISTÓRIA, realmente não pude precisar quantos relatos bacanas e emocionantes chegariam na caixa postal, e diariamente chegaram histórias reais, repletas de sentimentos, inspiradas na trajetória lugastal, tampouco pude imaginar que participo indiretamente de tantos momentos importantes de pessoas que, às vezes, nem conheço pessoalmente (sim, esse carinho é um privilégio!). Durante esses dias chegaram histórias de vida, de superação, de conquistas de quem busca, de quem tenta, de quem cai, seca as lágrimas e levanta pra seguir o caminho... histórias de quem se mostra, e não se acomoda atrás de um computador vendo a vida (alheia) passar. Emoção pura!!! Fazer parte da história de quem tenta, que empreende, que sonha e acreidta é verdadeiramente um privilégio, e quem me acompanha sabe que a transparência é um dos fatores mais importantes do negócio lugastal. No mundo empreendedor, por menor que seja o seu, ou o meu negócio, independente do segmento ou tamanho,  não existe receita para o sucesso (qualquer tentativa não passa de blá blá blá ou tentativa infrutífera de auto-promoção), mas trabalho sério aliado à ética são sempre indicadores importantes. Aliás, fica a dica a quem quiser empreender e buscar bons resultados - comece lendo Peter Drucker, o guru da gestão. 

A seguir, alguns (só alguns) trechos de histórias recebidas... é árdua a tarefa de escolher apenas duas, do total de 53 relatos tão bacanas - mas tenham a certeza de que o meu presente de aniversário foi receber o carinho de cada uma de vocês - e essa arte feita especialmente para comemorar nosso aniversário traduz um pouquinho desse carinho que a mim chegou com as histórias de vcs! MUITO OBRIGADA!!!!!


... Já conhecia o Trabalho Lu Gastal, visitava o blog, até que em umas férias de julho visitei Porto alegre e na listinha da viagem não podia faltar: loja lu gastal. Ver de perto o trabalho admirado de longe. Viagem em família, carreguei todos para esse tópico inquestionável da visita à terra gaúcha. Passamos um bom tempo ali, dentro daquele cantinho tão Lu Gastal.

... Mas eu queria aprender mais, então pesquisei na internet sites que falavam de costuras, inspirações, ideias, materiais e o resultado foi LUGASTAL, NOSSAAAnão poderia ser melhor

... O que equilibra minha alma é costurar, como num sonho tudo toma forma e o colorido faz sentido.

... Ao contrário do que pode parecer, a Lu Gastal não entrou na minha vida por conta da criatividade, do patchwork moderninho e nem por ser referência em produtos feitos a mão. Meu primeiro contato com esse mundo lindo aconteceu em maio de 2010, nos posts sobre a reforma da charmosa casinha da EudoroBerlink: a limpeza da banheira feita por Luisa, a forração das famosas letras que formavam o nome Lu Gastal na parede turquesa atrás do balcão, os tecidos, o cantinho de costura... E pensar que cheguei lá porque me apaixonei pela decoração desse espaço craft de Porto Alegre. Pela de-co-ra-ção, meu Deus! Eu estava reformando minha casinha nessa mesma época (e várias fotinhos foram salvas, para servirem de inspiração)

... e a culpada de tudo isso é a Lu Gastal, que me ensinou, mesmo sem saber, a chegar ao resultado perfeito da sua equação: inspiração + emoção + criatividade + sorrisos + experiências + sentimentos = alegria em fazer o que a gente mais gosta, com carinho e dedicação.

... Mas nem sempre foi um mar de rosas, épocas que quase não havia encomendas, dúvidas se aquela cliente gostou do que comprou, se ia voltar, se realmente todo o trabalho ia continuar, se ia chegar uma hora que as pessoas preferissem as peças industriais...foram muitos SE mas NÃO desisti!  Muitas vezes eu recorri ao seu blog e ao “Alinhavos e gestão” com muitas dicas da Tia Linha. Acompanhei quando você montou sua loja e já li seu blog várias vezes  e ficava imaginando se um dia conseguiria montar a minha....Sentia que cada conquista sua era um incentivo pra mim!! Era como “Vai!! Continua!! Vai dar certo!!    E eu continuei!! 

... Só há duas coisas impossíveis para o ser humano, aquilo que ele não sabe ou o que não quer aprender.

... Passei a admirá-la e respeitá-la, afinal toda jornada tem acertos e erros e expô-los assim é uma questão de coragem. Pensar que ela começou com frutas e legumes feitos em tecidos e hoje está pelo Brasil levando sua equipe para ensinar e trocar experiências é muito estimulante! Seu blog influenciou e ainda influencia meu modo de ver este mundo craft como também o meu trabalho, me apresentou alguns caminhos (talvez ela nem saiba o quanto)...

...Quem faz artesanato,procura sempre inspirações,tendencias e novidades.O blog da Lu Gastal,foi um dos que mais me identifiquei.O que me encantou em suas publicações,foi a sua espontaneidade.Sim,sempre foi nítido,o prazer em que compartilhava o seu dia a dia,suas alegrias,tristezas,prazeres,angustias e sucesso.Mostrando o que realmente acontece com um empreendedor,da maneira mais simples e informativa...

...Em 2013, decidi e sozinha montei meu Blog, que eu mesma organizo, nada profissional, mas o começo e desta maneira posso acompanhar outros trabalhos, e mostrar um pouco de mim, com segurança, ainda não tenho lucro, mas já consigo vender alguns trabalhos, o que me orgulha muito e venho aprendendo a cada dia com o que você divide com todos. E o mais grandioso é sentir que mesmo tão distante você através do seu trabalho e de suas palavras, pode estar tão próxima, e conseguir transmitir que mesmo tendo o trabalho árduo, os fins de semana trabalhados, as renúncias e pouco recurso, dá resultados e eu venho aprendendo a acreditar, sonhar e trabalhar!




P.S.
As duas participantes que ganharão os presentes de aniversário lugastal terão suas histórias divulgadas aqui no blog, amanhã, dia 11 de junho.








5 comentários:

Carol disse...

Parabéns pelos 3 anos de Lu Gastal.
Beijos

Ana Christina S. e Tetê disse...

Parabéns p vcs.. Lu, Martinha, Lisi e equipe!
Muito sucesso sempre! beijos!!!

Luciana Dias disse...

Obrigada por nos permitir fazer parte da sua história, que Deus a fortaleça na caminhada, parabéns!

Para todo esforço há um fruto, nós temos um pouquinho de Lu Gastal em nossos corações.

Aline quines disse...

Estou na torcida :)

Nathalia disse...

Oi Lu! Adorei ver um pedacinho do meu textinho aqui... Fico muito feliz que tenha gostado!

Beijo!