segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Diário de uma aventura empreendedora

(esboços de tia Linha, personagem da coluna Alinhavos&Gestão - criação  Hyali Barros - desenhos Renata Barillari)

Em novembro do ano passado, ao ter meu case escolhido entre os finalistas gaúchos no Prêmio Mulher Sebrae de Negócios senti um misto de inquietação com ansiedade. Durante a seleção, mais de 400 empresárias de todo Rio Grande abriram suas rotinas, números e resultados, a fim de aprimorar processos de gestão em seus negócios (médios, pequenos e individuais). Foi minha segunda participação, mas receber a homenagem tão bacana do Sebrae/RS não me deixaria acomodada, pelo contrário - ao estudar e analisar minunciosamente meu pequeno negócio criativo, era hora de decisões, traduzindo... mudanças à vista!

Eu sabia que toda mudança exige planejamentos, análises detalhadas de rotinas, e uma dose extra de energia. Quando a luz amarela acendeu, sinalizando que chegara o momento de reformular para melhorar, meu coração disparou e  a mente (inquieta) passou a fazer horas extras. As próximas manhãs de domingo, enquanto as "crianças" dormiam,  foram dedicadas a estudos e projeções futuras, afinal, não dá pra se aventurar e mudar algo amparada em incertezas e "achismos". Era hora de escolher, era hora de decidir (ai que medo!!!!!).

Lembrei da frase do "guru da gestão" Peter Drucker - "O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas a implicações futuras de decisões presente"; respirei fundo, controlei a taquicardia e arregacei as mangas. Quase 3 meses depois, chegou a hora (finalmente!!!!!) de pôr em prática cada pedacinho desse plano - para isso preparei um cronograma, pois me conheço e sei que preciso traçar minhas próprias metas com datas possíveis. Assim, no dia primeiro de fevereiro, fechamos as portas da loja lugastal para reformas, para mudanças, para novidades

Assim como há 3 anos atrás, quando a marca lugastal nasceu formalmente na rua Eudoro Berlink, em Porto Alegre;  dividi aqui no blog várias etapas, e, por que não dizer, várias angústias. Assim como nasceu a coluna Alinhavos & Gestão, assim como nasceu Tia Linha e a certeza de que o tema gestão em pequenos negócios tem uma grande variável de assuntos a se discutir. Por diversas vezes foi com o apoio de minhas leitoras e clientes que pude melhorar produtos, melhorar atendimentos, melhorar procedimentos;  e é a vocês que direciono cada uma das atividades lugastal.

O "Diário de uma aventura empreendedora" começa hoje -  em vários capítulos dessa história onde a participação de vocês será  importante. Não se trata de uma atividade radical, pelo contrário - aventura, do latim "ad venture", significa o que vem pela frente; participar de uma aventura pressupõem preparo para o que vier. Cada detalhe dessa aventura foi planejado, discutido com parceiros profissionais, com minha família, com minha equipe, mas, é claro, vários detalhes só acontecem no decorrer do processo. 

A partir de hoje, aqui no blog lugastal!


9 comentários:

Solange Honorato disse...

Oi Lu, espero ansiosa pelas suas próximas postagens... Sei que para mim será um grande aprendizado! :))
Beijos!

Juliane disse...

Adorei, Lu! Vou estar aqui acompanhando.
Beijão,
Ju

M de Maria Ateliê disse...

Oi Lu!
Tudo bem?
Já estou ansiosa para acompanhar.
Aprendizado e troca por aqui é sempre muito gratificante.
Sou fã, e você é um exemplo !
bjs
ótima semana, colorida e criativa!

Ana disse...

Lu, aprendo muito com você. E essa reforma vai fazer bem para mim também, afinal, estou na pequena contrução do meu grande sonho, e, com certeza, vou tirar proveito de tudo que vou ler aqui. Um beijo e boa sorte!

Empório Artesanal disse...

Eu acabei de "mudar o caminho", fechando uma loja de artesanato criativo no centro de São Bento - SP e direcionando tudo para o espaço onde funciona meu ateliê, que também resido. Foi uma decisão muito difícil, pois já tinha a loja a 2 anos, já saí na revista MAKE mostrando-a e tudo mais... Mas como você disse, aventura significa encarar o que vem pela frente e da melhor forma. Estou adorando a nova experiência, os clientes vem atrás de mim e novos até dão mais valor por se tratar de um ateliê, onde conseguem ver meu trabalho ao vivo e a cores. Existem horas na vida que exigem foco, e minha marca de patchwork, a MIMO, precisava de atenção extra.
Também desejo muitas boas energias nesse novo projeto! E assim começamos 2013!
Vou continuar acompanhando...
um abraço!
Mariana Ribeiro

Edna disse...

Sucesso já está no seu caminho, mas planejar os próximos é de grande importância.
Parabéns pela renovação e que este seu diário possa ajudar as amigas que tb desejam um dia ter seu próprio negócio.
Tenho uma empresa com meu esposo e cada dia é uma luta, portanto precisamos estar sempre atentos a inovações.
Bjks e estarei por aqui sempre.

Flor de Fuxico Ateliê disse...

Oi Lu, espero que dê tudo certo e torcendo pelo seu sucesso sempre porque pra gente é um exemplo!!!

Thiara Ney - Tuty disse...

Oi Lu! Parabéns pela coragem e iniciativa. Estou certa de que as mudanças farão a marca lugastal ainda mais forte e reconhecida.
Bjo grande!

Pri disse...

Adorei a iniciativa.
Temos muito a aprender e você nos inspira muito.
Estamos aguardando.