quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Diário de uma aventura empreendedora - O CONCEITO

No feriado de carnaval, o Diário de uma aventura empreendedora deu espaço aos posts dos PATCH ENCONTROS em Pelotas, São Paulo e Brasília, que acontecerão em março - eu prometera à vocês que divulgaria todas as informações dos três eventos no carnaval, e a resposta tem sido incrível, muitas inscrições já chegaram para os cursos das três cidades (só posso agradecer pela confiança, é incrível colher frutos tão imediatos!!!!). 

Eu sei que nos feriados a gente descansa, curte a família, dorme uma dose extra, se diverte, encontra os amigos, e eu fiz exatamente isso, além de trabalhar muito! Essa pausa, aliás, estava no cronograma da minha reforma, e foi muitíssimo bem aproveitada. No sobrado mais colorido da Eudoro Berlink, as atividades se limitaram ao trabalho dos "meninos"- pintor e marceneiro; à mim coube dar seguimento aos passos do planejamento, a execução de novos produtos, os detalhes da nova decoração.

Ao pensar em dividir aqui no blog cada detalhe dessa aventura, não me referi apenas em falar sobre uma reforma física - a ideia foi partilhar cada pedacinho desse planejamento, no qual tenho trabalhado com afinco desde novembro do ano passado. E hoje, no décimo primeiro dia do Diário, o momento é especial - apresentar a nova concepção do negócio lugastal!



Em meados de 2010, quando se formalizou a marca lugastal, não ocorreu apenas a criação de um CNPJ, mas a idealização de um pequeno negócio criativo. Há quase três anos rascunhava esse plano de negócios; observava muito do que existia no mercado artesanal, no intuito de formatar um negócio totalmente novo. Queria algo meu, diferente, aconchegante, com trabalhos diferenciados e as cores que eu tanto adoro, e que proporcionasse brilho no olhar.

Um velho e pouco cuidado sobrado de bairro deu início à tradução do que eu sonhava – um espaço que unisse ateliê, onde eu pudesse vender produtos artesanais de qualidade, um local charmoso e rico em detalhes, uma mistura de vintage com contemporâneo, de sonho com concretização, que, sobretudo, tivesse a minha identidade; como bem esclarece o slogan “um espaço de design, criatividade e patchwork”.

Nesses quase 3 anos, entre tentativas, acertos, erros e conquistas, chegou a hora de redesenhar o formato do meu não mais tão pequeno negócio criativo. O público lugastal se distribuiu pelo país, e por que não dizer (e o google analythcs comprova), ultrapassou fronteiras. Vinte e sete lojas no Brasil e uma em Montevidéo, no Uruguai, têm produtos lugastal em suas prateleiras; dezenas de pessoas participam do Patch Encontro; há associadas Clube do Pano por todo país -  isso é resultado de um trabalho planejado e executado com seriedade e profissionalismo. Para tanto, há ações diversas que acontecem concomitantemente; a frequência de viagens aumentou, e já é preciso uma organização extra para atender projetos paralelos em lugares distintos. Meu negócio é altamente personalizado;  a identidade é algo que não abro mão, e o tempo é um só – por isso preciso administrá-lo com todas as minhas forças e, é claro, com o super auxílio da minha equipe.

Chegou a hora de reformatar o meu negócio – quase como acontece com minhas filhas, das quais cuido diariamente com todo o meu amor, e me mostram no dia-a-dia amadurecimentos,  diferentes fases,  descobertas e exigem minha constante readequação - e este é o momento - 2013 trouxe o azul mais límpido e intenso que meus olhos podem desejar! O gostoso e cheio de vida sobrado abrirá, no próximo dia 19, o Estúdio lugastal – um espaço de design, criatividade & patchwork!

Amanhã eu conto mais! beijos beijos!


10 comentários:

Amanda Pinheiro disse...

Parabéns Lu!
Que essa repaginada traga, ainda mais, energias positivas, ideias criativas e que seu talento se espalhe cada vez mais mundo a fora.
Te desejo muitas felicidades e que essa realização te traga muitos frutos.
Grande beijo no coração!!!

Nathalia disse...

Tive a alegria em conhecer o sobrado em janeiro, em visita à capital gaúcha.
Na próxima...irei à loja "tudo azul",como a vida deve ser!
Criatividade,muitas cores e sucesso
Nathalia

Patch & Poá disse...

Infelizmente ainda nao tive a felicidade de conhecer seu espaço pessoalmente, mas acompanho sempre tudo aqui pelos posts e fotos do face e tenho certeza que será ainda mais encantador.
Admiro sua força e determinação e isso me inspira muito. Sucesso Lu, vc. merece.bjs

Simone Dias

Thais Pelosi Neves disse...

Lu,
Desejo a você, todo o sucesso do mundo, pois você se faz merecedora. Meu sonho, conhecer seu canto pessoalmente. Enquanto não se faz possível te acompanho por aqui...
Me inspiro muito em você.
Obrigada por compartilhar seus sonhos.
Beijos
Thais

Denise Padoan disse...

Parabéns, Lu!
Muito, muito, muito sucesso sempre!!! Vc merece!
Beijos!

Andreia Candy disse...

BOM DIA, LU! EU CONHECI SEU TRABALHO UM TEMPO ATRÁS LENDO A REVISTA MAKE (QUE AMO!) E FIQUEI DESLUMBRADA COM SEU TRABALHO!!! EU TAMBEM SOU ARTESÃ E TRABALHO COM BISCUIT E SCRAPBOOK. ADORARIA SUA VISITA NO MEU BLOG www.andreiacandy.blogspot.com. GRANDE BEIJO, VOCÊ É UMA GRANDE FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA TODAS NÓS ARTESÃS. BEIJO, ANDRÉIA

Pri Araujo disse...

Oi Lu, não achei informações sobre o patch encontro de São Paulo, eu quero muito participar, só vi o de Pelotas e de Brasília, Quando e que lugar de Sampa? Bjocassss

lugastal disse...

Oi Pri, todas as informações estão no blog - http://www.lugastal.com.br/2013/02/patch-encontro-em-sao-paulo.html

abraços !!!!

Solange Honorato disse...

Tanto trabalho e dedicação só pode ter o sucesso como resultado!Parabéns!!!Bjs!

M de Maria Ateliê disse...

Cada vez mais curiosa para conhecer o espaço ao vivo e a cores.
Já avisei ao marido que na próxima viagem ao Sul, inclui a Lugastal - melhor, Estúdio Lugastal - no meu roteiro!
bjs, Lu
Sucesso bem colorido!