sexta-feira, 25 de maio de 2012

Eu sou COSTUREIRA, com com muito orgulho, com muito amor!

(foto Carlos Sillero)


Semana passada, em viagem com a amiga Glau Macedo, visitei minha tia avó, em Candelária - interior do Rio Grande do Sul. Na lucidez dos seus 92 anos, entre um chimarrão e outro, falávamos que hoje em dia as mulheres têm resgatado artes manuais que eram básicas antigamente - culinária, bordado, costura, confecção de roupas, jardinagem. Tia Nelda contava que, à sua época de jovem, ter máquina de costura (e, obviamente, pilotá-la com destreza) era condição sine qua non para o casamento - logo, as moças pouco habilidosas tinham menos chances de serem encontradas pelos príncipes encantados.

Parece que, numa determinada época entre nossas gerações, tais atividades se tornaram "demodê"e a mulherada preferiu encomendar e comprar pronto a produzir. Mas as coisas são assim mesmo, o tempo leva e traz tendências e, felizmente, a arte da costura voltou aos costumes atuais a todo vapor.

Há algum tempo atrás, quando decidi mudar minhas atividades profissionais, observava a reação daquelas pessoas que adoram perguntar "o que você faz?". Ao responder "eu costuro", com um sorriso largo no rosto, a surpresa alheia era nítida e indisfarçável. 

O trabalho será sempre digno independente da atividade; se você atende pacientes, faz audiências, tem empresa e cuida de muitos funcionários, corta cabelo ou embeleza unhas, limpa e cuida da casa, costura, cozinha,  fotografa, pinta ou borda, não importa - tenha sempre a dignidade em suas atividades, e carregue seu ofício com amor e orgulho!


Uma homenagem à todas as costureiras - 25 de maio é o nosso dia!


(para comemorarmos essa data especial, costureiras de plantão antenadas nas tendências terão descontos nos tecidos, nesta sexta e sábado - 25 e 26 de maio)


domingo, 20 de maio de 2012

PIB de ideias

A matéria é muito bacana, e foi publicada na coluna  Economia da Zero Hora.


CAPITAL É A SEGUNDA EM CRIATIVIDADE
Pesquisas mostram boa posição de Porto Alegre entre as cidades que mais geram riqueza a partir do uso da imaginação

"Em um ambiente que alia indicadores econômicos e sociais positivos, Porto Alegre é considerada a segunda cidade mais criativa entre as 50 maiores do país. Fruto do desenvolvimento intelectual, a indústria criativa movimenta empregos e gera riqueza nem sempre contemplada em estatísticas.
Atrás apenas de São Paulo, a capital gaúcha se destaca em pesquisa que leva em conta desde o número de empregados nos setores considerados criativos, participação do PIB em serviços até o percentual de pessoas com planos de saúde.
- Quanto maior a participação das profissões criativas na economia e melhores as condições de segurança e saúde, maior será o PIB desse segmento - aponta Adolfo Melito, presidente do conselho de criatividade e inovação da Fecomércio-SP, entidade que elaborou o Índice de Criatividade das Cidades."

O professor escocês Charles Watson, especialista em processo criativo, afirmou na matéria que "a capacidade de pensar de forma criativa envolve muitos fatores. Toda estratégia depende da disponibilidade de depositar energia, motivação. Poder trabalhar com algo que tenha significado para a pessoa faz com que ela tenha mais energia e, com isso, desenvolva mais curiosidade." Relacionando criatividade e talento, afirmou - "o que importa é a sensação de urgência do que você faz, associado à paixão que se tem pela atividade. A capacidade muito grande de trabalhar, acima dos demais, é muito importante. Isso não quer dizer que trabalho intenso vai tornar uma pessoa criativa, mas sem trabalho intenso não se vai a lugar nenhum."



Tia Linha curtiu demais, e trouxe o texto para reflexão no início dessa semana!


domingo, 13 de maio de 2012

pura nostalgia

As datas me são bastante nostálgicas, dá saudade de alguns momentos que não voltarão mais... pensei hoje nas minhas avós; não estão mais aqui, mas as lembranças são sempre queridas!

Lembrei do dia em que levei minha filha Laurinha pras elas conhecerem. Viajei mais de 400 km com a filha recém nascida, chovia muito e fazia frio; e a alegria delas em conhecer a primeira bisneta transcendia qualquer preocupação em relação ao tempo de "invernoso" dos pampas.

Aprendi com elas a costurar (ou a pensar que costurava) roupinhas de boneca; dicas de beleza -  creme nívea amacia as mãos e pomada minâncora seca as espinhas; a fazer torta de bolachas e outras coisas daquelas listinhas que ficam pra vida inteira.

O tempo passa e as gerações vão se renovando; minhas avós foram embora, minhas filhas vão crescendo, e a história se repetindo. Fica a saudade daquele tempo que não volta mais, e a expectativa do que  a vida nos oferece. Pura nostalgia, coisas boas da vida!

(foto de 2009, na casa da vó materna, com os velhos e bons cremes que deixam as mulheres belas!)


Feliz dia das mães para todas nós!


sábado, 12 de maio de 2012

Dois dias de Tildas, sorrisos e patchwork

A capital paulista recebeu com muito carinho a equipe lugastal, na segunda edição do Patch Encontro. Foram 19 horas de Tildas, muitos  sorrisos e patchwork;  as 82 participantes saíram faceiras com suas Tildas e bolsas clutch. A carioca Keiko Faria recebeu em casa uma Singer lindona pra chamar de sua, e outras meninas sortudas levaram camisetas lugastal, kits de tecido Fernando Maluhy, livro institucional Singer e assinaturas Make (no domingo, sorteadas pela queridíssima Rita Paiva, que nos alegrou com sua visita).

Outras visitantes queridas passaram por lá; Ju Padinha, Cissa (Assim Sim) e Cris Botallo. Mais uma vez a equipe lugastal foi incansável, além da equipe Singer (Mariza e Milena) e a todas elas deixo o muito obrigada - sem esquecer dos parceiros Fernando Maluhy e Revista Make.

Agradecimentos muito especiais à todas as pessoas que participaram nos dois dias do evento, algumas viajaram várias horas, outras saíram de casa para dividir o dia conosco. (em tempo: super valeu à todas que responderam  o questionário de avaliação - é com a opinião de vcs que poderemos sempre trabalhar com qualidade em busca de melhorar nossos produtos e serviços!).



Ao som de Coldplay - Viva a vida!, assistam o vídeo com os melhores e mais coloridos momentos!




 E de antemão fica o convite, dia 17 de junho, III Patch Encontro lugastal em São Paulo
lançamento aqui no blog dia 17 de maio.

 (em breve, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília). 



terça-feira, 8 de maio de 2012

renovando vibrações





É tempo de renovação por aqui... em pleno outono, os gaúchos vivem nessa semana o tão conhecido “veranico de maio” – um calor fora de época. Pra quem curte  verão, uma delícia, pra quem espera pelo frio, paciência..

O verão escaldante torrou os beijinhos que alegravam o canteiro da loja; em seguida plantamos coloridas bocas de leão, que, em poucas horas, foram cruelmente devoradas por uma família de formigas cortadeiras. O grande vaso que acompanhava a gaiola dos pássaros (que são motivo de alegria a quem passa diariamente pela Eudoro Berlink), foi surrupiado  numa madrugada de vento e chuva – o outro vaso, ainda maior, foi mais forte do que os gatunos, e ficou jogado no chão. Mas eu sou brasileira e não desisto nunca – hoje é dia de reorganizar as plantas na lugastal – as cores retornaram ao canteiro, outro vaso foi colocado no lugar do furtado... e vida continua.

Da mesma forma, é hora de reorganizar a loja, e nada como iniciar a semana para fazê-lo. Bons fluidos são sempre gostosos, e trocar móveis e objetos de lugar renova a vibração do ambiente  Perdi as contas de quantas vezes subi e desci a pequena escada de madeira; as corujas cederam o lugar às matrioskas; lousas bacanérrimas foram penduradas no grande espelho; pesos de porta cheios de charme e chaveiros em feltro industrial chegaram como a pedida para um presente especial à mães moderninhas. Novas estampas de tecidos ganharam destaque na mesa de madeira, enquanto a cozinha perdeu temporariamente seu aliado no apoio do cafezinho – o fogão a lenha (pra onde ele foi??? -surpresa, amanhã mesmo eu conto e mostro fotos, mas posso adiantar um detalhezinho só: a vitrine está de dar água na boca!).

Enquanto isso...  alunas lugastal têm frequentado as aulas de costura com intensidade e animação. É muito bacana ver o crescimento de cada uma, fruto da dedicação que colocam nos seus trabalhos, e do cuidado e inovação dispensados pelas professoras em cada aula. Nossas alunas não aprendem apenas a costurar – são incentivadas a concretizar os projetos sugeridos de acordo com seu estilo e gosto, o que as habilita ao desenvolvimento de futuras costuras com segurança e, sobretudo, criatividade, de forma a fugirem do convencional.

Quem procura um presentinho  super-hiper-fofo-e-diferente para sua mãe; quem busca técnicas de costura e patchwork em aulas avulsas com tema livre, ou quem apenas quiser passear, entrar e dar um oi na loja lugastal nessa semana: pode chegar - a gente tá te esperando!
  

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A importância do ENTUSIASMO em nossos projetos




Seguidamente falo aqui no blog sobre a importância de trabalhar projetos e planejar ações com entusiamo, amor e  paixão. Têm dias em que o cansaço é extremo, porém acreditar no resultado é tão importante quanto executar cada detalhe, mesmo que o retorno não seja imediato. 

Na última semana, quando abri a revista Make (está nas bancas repleta de matérias lindas) e olhei o anúncio CLUBE DO PANO lugastal, senti meus olhos brilharem! Em meados de abril essa publicidade foi trabalhada e desenvolvida com afinco em cada detalhe, desde a fotografia das estampas (tecidos à venda na loja), até o estudo de cores, num contexto que uniu simplicidade e inovação - característicos na marca lugastal Trabalhamos em equipe e juntas discutimos as opções, fizemos ajustes até chegar nesse resultado. Na correria das semanas e com o tempo que voa, entre outras atividades que nos absorvem no dia-a-dia, acabei esquecendo desse anúncio. Assim, ao vê-lo, senti um entusiamo incrível, e penso que seja essa energia, essa vontade de encantá-las  e o  desejo de alegrar o coração de vocês, o que verdadeiramente move o trabalho da equipe lugastal. 

E por falar em CLUBE DO PANO, pra quem ainda não conhece, eu explico: é uma espécie de confraria a distância, que reúne artesãs das mais diversas cidades brasileiras. Mensalmente são disponibilizados no BLOG 4 opções de kits, já montados em composês cheios de charme e estilo, com propostas coloridas, entre estampas importadas e lançamentos de tecidos nacionais. Para comprar o kit é fácil, basta clicar na LOJINHA VIRTUAL CLUBE DO PANO e escolher o seu! A associada tem total liberdade em adquirir o kit todos os meses, esse é um detalhe importante de ser esclarecido. E assim, seguem diariamente caixinhas com tecidos para cidades de norte a sul do Brasil!



Mensalmente são realizadas ações onde as associadas interagem, trocam ideias, informações do mundo artesanal. Se quiser mais informações, escreva para clubedopano@lugastal.com.br.



Um ótimo finalzinho de semana, quem estiver em Porto Alegre não deixe de nos visitar e conferir as novidades fofas pra deixar sua mãe com aquele sorrisão sincero - neste sábado, loja aberta até as 17h!


quarta-feira, 2 de maio de 2012

todo mundo curtindo o facebook?!?


É fato - o mundo está conectado; as redes sociais reduziram imensamente as distâncias e hoje em dia ninguém mais tem desculpas pra não acompanhar notícias, textos e fotos dos assuntos que mais lhe interessam. Basta dedicar alguns minutinhos do dia, clicar (e clicar) algumas vezes e pronto... o céu é o limite! - os minutinhos se transformam em horas, as conversas aproximam e as imagens são um verdadeiro convite à nossos olhos!

Assim começou a marca lugastal, lá em meados de 2007, quando o termo "redes sociais" ainda era assunto desconhecido, e o photo blog flickr chegava de mansinho entre as artesãs brasileiras. Depois foi a vez  dos blogs, twitter, e hoje tá todo mundo linkado pelo facebook. (aqui deixo uma dica para futuras empreendedoras - fiquem atentas e trabalhem com atenção suas redes sociais - os resultados são colhidos a longo prazo, mas nada nessa vida chega sem esforço, não é?!?)

Hoje vcs podem curtir o trabalho e criações lugastal no FLICKR,  BLOG LUGASTAL, BLOG CLUBE DO PANO, e FACEBOOK. São muitas fotos, textos, desabafos, experiências e ideias partilhados com vocês no decorrer desses 6 anos, e tenham a certeza de que em todos há muita energia e dedicação empregados. 

A página Lu Gastal no facebook está com o perfil lotado - pelas regras existentes, é possível ter 5000 contatos, e esse limite já expirou. Pensando nisso, e de forma a levar as novidades lugastal a todas as pessoas que têm enviado solicitações de amizades, foi criada recentemente  a fanpage LUGASTAL, e para acompanhá-la é muito fácil -  não precisa enviar pedido de amizade ou qualquer outra ação demorada, é só clicar no botãozinho CURTIR e tu receberás todas as atualizações em tempo real. 



Te espero na fan page lugastal. CURTE lá!