sexta-feira, 30 de março de 2012

estilo, encantamento & piquenique

Nos  últimos dias,  o post "qual é o seu estilo" foi super acessado aqui no blog; o que traduz um público em busca de carinho, atenção e, sobretudo, sinceridade e transparência, e isso é abundante por aqui. Pois na mesma semana recebo um presente super especial da cliente-fotógrafa Daniela, que registrou cantinhos especiais da loja, traduzindo exatamente  o que eu havia escrito anteriormente - a busca pelo aconchego e o "sentir-se bem"! O post "Lu Gastal - Olha você tem todas as coisas" realmente me encantou!



 
E por falar em encantamento, quero agradecer pelos queridos telefonemas, abraços sinceros e apertados, mensagens pelo facebook (que nos proporciona estar perto de quem está longe) e emails que chegaram no meu aniversário. Carinho e amor são sentimentos imensuráveis, não há o que falar, apenas sentir, intensamente! Muito muito muito obrigada a todos vocês!!!
E amanhã, sábado, a loja fechará mais cedo,àas 13h, porque depois tem encontro no parcão - piquenique pra comemorar os aniversário de Porto Alegre e Lu Gastal - essa que vos escreve!!!! Espero vocês por lá, perto do laguinho, a partir das 15h. Tá feito o CONVITE, pega tua cestinha e vamos tomar uns mates por lá!

p.s: quem estiver a fim de brincar um pouco, leve de 4 a 6 retalhos de tecido (variados), medindo 20X20cm, linha, agulha e uma tesourinha. O resultado será surpresa, mas posso adiantar que faremos o bem!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Qual é o seu estilo???


O título desse post parece um comercial das lojas Renner, cuja campanha  sugeria: "você tem o seu estilo, a Renner tem todos", mas não será esse o tema de hoje, muito embora eu seja super fã desse case de sucesso nos quesitos planejamento e gestão.

Seguidamente recebo emails de futuras empreendedoras ou "aspirantes a" relatando a vontade de ter uma loja igual à lugastal, e de uma delas veio a sugestáo de que tia Linha pautasse algumas dicas.

É comum linkarem essa vontade ao fato de que a lugastal é um espaço gostoso, que abraça quem chega. No decorrer da última novela das seis, filmada e ambientada no Rio Grande do Sul, muitas pessoas que entravam na loja diziam que o ambiente parecia com a "casa da Manuela", personagem da atriz fofa Marjorie Estiano. Passei a observar com atenção os detalhes do cenário daquele fictício lar, e o que encontrava em comum com a loja lugastal não eram móveis ou produtos, era o aconchego - uma simples palavra me traduziu às constantes referências.
A partir disso, passei a ter mais facilidade em indicar às leitoras do blog e futuras empreendedoras minha principal dica, que partilho hoje com todos vcs: ao imaginar seu espaço, seja ele para comércio (loja), produção (ateliê) ou simplesmente um cantinho especial do seu dia-a-dia, busque o que há de mais importante: o SEU estilo!

O projeto visual da loja lugastal foi elaborado através de memórias da minha história, como um quebra cabeça onde cada peça trazia uma sensação, uma recordação, um cheiro - as vezes até o mofo nos remete à especiais lembranças... Além dos móveis e detalhes preparados com heranças familiares - o que, na época,  reduziu imensamente meu custo, houve outro fator simples e absolutamente importante na tradução dessa atmosfera -  era  momento de trabalhar o estilo do espaço ao estilo do produto, de forma a personalizar a proposta lugastal.

A quem me pergunta dicas de como ter uma loja como a lugastal, eu poderia simplesmente oferecer sugestões fáceis para ter um espaço aconchegante e gostoso, conforme foi preparada a minha receita de criação e concretização da loja: coloque na entrada um balcão de madeira e nele pendure produtos como se fosse um varal;  use e abuse de caixas de frutas como estante, pinte um cabide daqueles das lojas de 1,99 com uma cor forte, tenha na frente da loja uma lousa escrita com giz de cera, distribua harmoniosamente mini molduras com espelhos, e mantenha sempre que puder um vaso com flores naturais.   Simples assim, e sua loja será parecida com a loja lugastal, certo? Errado, muito errado! Deixe a comodidade de lado, e crie um ambiente do seu jeito! Olhe, curta  e abuse de sua criatividade garimpando ideias e sugestões de revistas, livros e  blogs;  recicle, observe o material que tiver disponível;  pinte e dê nova vida ao que não mais lhe agrada, do seu jeito, conferindo a cada objeto características que mais combinarem com o seu produto. Agregue ao seu espaço suas lembranças, traduza ao seu cotidiano suas necessidades e vontades, formule pouco a pouco o seu estilo próprio!

É importante lembrar que o visual de seu negócio será, sempre, uma estratégia de varejo, portanto, precisa ter o seu estilo! Ambiente seus espaços visando a funcionalidade, comunique-se com seu consumidor, identificando sua marca ao local escolhido, apresente o seu produto de maneira harmoniosa, e prepare-se para colher frutos - seu cliente sentirá o quanto é bem vindo àquele lugar!



terça-feira, 20 de março de 2012

que tal um piquenique?

O comercial de tv  mais querido dos gaúchos está de volta ... com imagens lindas da cidade, a rede Zaffari nos lembra que Porto Alegre está de aniversário, e tenho o maior orgulho de dividir com a capital dos pampas esta data querida!

Quem estiver a fim de comemorar conosco, fica o convite:  


Seguindo a ideia da querida Claudia (Superziper) no início do ano, é a vez de um craft encontro ao ar livre em Porto Alegre - e como anfitriã aniversariante, levarei bolo de chocolate! O convite é geral, vale levar a cestinha com o que quiser pra passar a tarde!!!

Nada de presentes, ok? Se quiserem brincar um pouco, levem de  4 a 6 retalhos de tecido (variados), medindo 20X20cm, linha, agulha e uma tesourinha. O resultado será surpresa, mas posso adiantar que faremos o bem!

Topam? Tá feito o convite, espero vocês!


ps 1: Se por acaso São Pedro mandar chuva, a gente programa outra data, ok?

ps 2: nesta dia, excepcionalmente, a loja lugastal fechará as 13h.


domingo, 18 de março de 2012

aos artesãos!

Trabalhar com artesanato não é tarefa fácil. Como qualquer outra profissão, requer disciplina, planejamento, horário, dedicação, criatividade, disposição, ética. Como qualquer outra atividade, implica em escolhas, cansaços, incentivos,  impulsos, preferências, amor, estilo de vida.

Artesão, execute suas atividades como se fosse a primeira vez; pinte suas emoções, alinhave os melhores sentimentos e costure nos mais fiéis relacionamentos; permita-se desvendar toda a paleta de cores entre as pessoas que fazem parte de seu círculo de relacionamentos, recorte e cole os mais fiéis e importantes no seu coração e tricote a eles toda confiança necessária; tenha fé, sempre, muita fé, e como pontinhos de crochê delicadamente executados, faça silenciosas orações nos mais diversos momentos. Borrife aromas de boa energia à todas as suas apostas, carregue no peito todo seu amor e tenha alegria no seu dia-a-dia!



Uma carinhosa homenagem Lu Gastal a todos os artesãos neste 19 de março!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Para encantar na época mais doce do ano!

Tá bom, a gente sabe que a Páscoa é uma época super gostosa; principalmente pq rola aquele consumo de calorias sem culpa - pelo menos no meu caso!!! Mas não é só o chocolate que me atrai, curto uma decoração, sem exageros, e todos os anos, em março e meados de abril  o Coelhinho ganha um destaque especial em alguns cantinhos lá de casa (tem um post de 2011). Adoro pintar ovos de galinha e recheá-los com amendoim; adoro o brilho no olhar de cada pessoa a quem abraço pra desejar Feliz Páscoa. 

Têm também os biscoitos de mel lugastal que todo mundo já sabe, são tudo de bom... mas sobre eles a gente vai falar noutro dia! Mas não nos limitemos aos chocolates e decoração; a Páscoa tem um significado tão bacana, de recomeço, renovação, e curto muito essa reflexão! Que tal pensar sobre???

Hoje é hora de dividir com vocês um pedacinho da decoração que preparamos...  e fica o convite: 

Lançamento da Páscoa lugastal 2012
 quinta, sexta-feira e sábado, aguardaremos vocês com doces e novidades!
(Presentes criativos e Oficinas Craft)







Todos vocês serão bem vindos!

terça-feira, 13 de março de 2012

três gurias e um projeto - revista Boas Ideias - nas bancas!


Tenho alegria em partilhar a publicação Patchwork com Pintura, da coleção Boas Ideias - editora Minuano. A revista, feita a várias mãos e sob muitos olhares, mostra que é possível, sim, unirmos diferentes técnicas em nossas criações artesanais! O editorial da jornalista Rosa Buccino relata a ideia desse projeto especial, seguido por textos que descrevem os bastidores (escritos por mim e pela artista plástica Cris Botallo). Trabalho aliado à diversão é muito gostoso, não? 



Era uma vez três gurias:
uma vive o mundo das tintas e pincéis,
outra vive o mundo dos tecidos,
e outra vive  mundo das panelas e da fotografia...

Em meados de agosto recebo um telefonema super animado; era a Cris Bottallo. Eu estava ocupada, e prometi retornar a ligação em seguida, mas só o fiz umas 7 horas depois (achando que àquela altura Cris desistiria do convite). Mas a moça é paciente, e estava animadíssima com a ideia de uma revista - edição especial, de pintura em tecido com patchwork. Eu, que adoro um desafio, topei na hora, sem conseguir imaginar exatamente o que nasceria dessa idéia. Em setembro a Cris desembarcou na capital gaúcha, trazendo na mala alguns metros de tecido pintados a mão. Isso mesmo, os paninhos artesanais fariam parte de um projeto que rascunhamos à distância, e aos poucos foi se concretizando.

1ª etapa - a primeira guria: No ateliê em São Paulo, cris pintou os tecidos. No ateliê em Porto Alegre, era hora dela montar as colagens!
2ª etapa - a segunda guria! Hora de dedicação exclusiva à criação das peças, pois juntas já havíamos decidido - cada uma trabalharia livremente! Depois de olhar cada cor e estampa com muita paciência, era hora de cortar e costurar! No início, tive um pouco de dificuldade, pois o tecido não deslizava com facilidade na máquina, mas uma fina entretela resolveu o assunto.
3ª estapa - a terceira guria: Quinta-feira era dia de seguirmos os trabalhos, dessa vez em São Paulo. O primeiro dia foi de   registro das peças já finalizadas - e era hora de entrar a terceira guria escalada para o projeto -  Glaucia Macedo.
4ª etapa - Na sexta-feira foi dia de produção do passo a passo das peças, dessa vez, sob o olhar e cuidados da equipe de Lilly, Paulinho, Rosa e Carol - responsáveis pela produção da revista. Fotos produzidas no ateliê da Cris e no charmoso Café Ambrósio, onde almoçamos.

 A revista está chegando às bancas de todo país - clientes lugastal poderão adquirí-la na loja em Porto Alegre!

Criação Cris Botallo e Lu Gastal  - fotos Quitandoca Fotografia - produção equipe Ed. Minuano

quarta-feira, 7 de março de 2012

a gente é dengosa, sim!

Tá bom...tá bom... podem falar que mulher gosta de uma dose de frescura... A gente gosta mesmo...ou alguém não curte um momento princesa na manicure numa brecha de horário do trabalho? Sair com as unhas pintadas, nem que seja com um bom e velho misturinha-cor-de-nada, não faz o ego da gente subir às alturas? E se tiver que lavar uma pia cheia de louça no dia seguinte e a beleza descascar, também não tem problema, a gente não se incomoda com tão pouco!

Podem falar que somos o sexo frágil, embora a gente discorde, e muito! Acredito fielmente que nenhuma representante do sexo feminino curte carregar uma caixa com 20 kg, embora façamos serviços dessa natureza por pura e simples necessidade - nem sempre há um cavalheiro à nossa inteira disposição 24h/dia.

Ah... podem dizer que a gente é dengosa, porque somos, sim! A gente acorda cedo, rala dia após dia, e mesmo em dia de tpm, com vontade de apertar o pescoço da primeira pessoa que vê pela frente, dá um sorriso meio amarelo e tasca um "bom dia" meio torto; disfarça, sempre com graça! A gente adora carinho, ganhar flores sem data certa, um cafuné na hora da novela, um pretinho básico novinho em folha naquele dia em que nada cai bem, e neste dia 8  vale tudo!

O 8 de março é dia de festa e nós somos as estrelas. Tudo de bom, não???  Os homens podem achar, pensar, falar o que quiserem; é nossa esta data; o planeta inteiro confraterniza o dia da mulher, um dia todinho feminino - embora a gente bem que mereceria vários dias nossos entre os 365, vocês não acham? Os homens que me perdoem, mas existe na folhinha um dia especial pra eles????


Qualquer que seja sua atividade (não é necessário listar profissões, a gente é multitarefas!); que tal comemorarmos em grande estilo? Amanhã, ao levantar, dê uma olhadinha no espelho, passe um batom mais forte, diferente daquele básico cor de boca de todos os dias; ajeite o cabelo, exagere no perfume, faça biquinho,  dobre a saia pra ficar mais curta (ahhh... esse golpe é tão antigo!!!). Se trabalhar em ambiente masculino, peça para os meninos um minuto de silêncio em sua homenagem; se sua turma é feminina, comam juntas um bolo de chocolate sem culpa. Amanhã, pelo menos amanhã, permita-se o que quiser! E nada de lavar a louça logo mais, à noite, hein... pelo menos amanhã!

p.s: se quiser repetir a dose e comemorar um dia feminino várias vezes por ano, fique totalmente à vontade!!!

foto: carol heinen - abril 2011




8 de março - dia internacional de todas nós!
Uma homenagem às leitoras do blog lugastal



terça-feira, 6 de março de 2012

chá das cinco


Adoro matrioshkas, e há várias histórias sobre sua existência. Pra mim, significam aconchego, carinho, cuidado, visto que estão sempre acompanhadas, nunca sós.

Outro dia li essa historinha fofa: "Conta a lenda que um senhor que esculpia e vendia bonecas, uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou-a para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu a ela o nome de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava à Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então, o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê junto dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor a fazer uma nova boneca que colocou dentro da Trioshka, e desta vez o bebê se chamava Oshka. Assim, seguindo o caminho das outras, na noite seguinte Oshka pediu um bebê, e seu pedido foi atendido. Só que dessa vez, pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele, e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não pediria bebê novamente."

Pra quem curte louças fofas, a coleção Matrioshkas chegou na lugastal. Todas as peças nas cores vermelho, verde e amarelo! Perfeitas pra hora sagrada do chá! Além dessas, têm almofadas lindas da coleção matrioshkas lugastal por aqui também!

Gostou? Escreva pra gente, lugastal@lugastal.com.br

segunda-feira, 5 de março de 2012

2º PATCH ENCONTRO LUGASTAL




2º Patch Encontro
Realização lugastal - design, criatividade & patchwork
Apoio: Fernando Maluhy tecidos, Make Rita Paiva e Singer do Brasil