domingo, 29 de janeiro de 2012

o dia da saudade!

Acabo de chegar do planalto central, e trouxe na mala, além da saudade, este texto escrito por Sibele Negromonte - jornalista do Correio Braziliense, publicado sexta-feira. Vale a reflexão neste início de semana!!!

Desde muito cedo, aprendemos nas aulas de português que a palavra saudade, em seu pleno significado, só existe em nossa língua. Até há nomenclaturas e expressões em outros idiomas com teor parecido - como I miss you (sinto sua falta, em inglês) -, mas nada que sintetize com tanta precisão o sentimento. O que nem todos sabem é que existe uma data especialmente dedicada à ela: 30 de janeiro. Segunda-feira, portanto, é dia de celebrar a saudade. Alguns até podem pensar: mas saudade não foi feita para se comemorar, saudade é melancólica, dói, como já cantaram e declamaram vários comporitores e poetas.

Como substantivo abstrato que é, no entanto, a saudade pode ter várias significações, a depender do ponto de vista. Certa vez, por exemplo, entrevistei um linguista português que me fez repensar o conceito que até então tinha da palavra. Ele foi categórico: só se sente saudade daquilo que foi bom. Logo, trata-se de um sentimenti positivo. Das coisas ou pessoas desagradáveis, ruins, não temos saudade.

E tem coisa melhor do que relembrar, com aquele gostinho nostálgico, algum bom momento vivido, uma antiga amizade, um amor do passado, um cheiro que nos remete a uma situação prazerosa ou até mesmo a pessoa que já fomos um dia?

E para todos começarmos a semana sentindo muita saudade, compartilho um trecho do poema "Sinto saudades", de Clarice Lispector: "E é por isso que eu tenho mais saudades... Porque encontrei uma palavra para usar todas as vezes em que sinto este aperto no peito, meio nostálgico, meio gostoso, mas que funciona melhor do que um sinal vital quando se quer falar de vida e de sentimentos. Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis! De que amamos muito o que tivemos e lamentamos as coisas boas que perdemos ao longe de nossa existência..."



p.s: este post é para as pessoas queridas que fazem parte da minha vida - amigos são importantes como o ar que se respira!



domingo, 22 de janeiro de 2012

a arte de conseguir um peixe!


Requisitos indispensáveis para uma pescaria:  caniço, iscas (vale uns lambaris?!?), boa parceria, fim de tarde, repelente, um açude (obviamente) e muita , muita paciência...




Se por acaso você não conseguir pescar nada, absolutamente nada (como foi o meu caso), e ainda tiver as iscas "fisgadas" sorrateiramente, vale garantir o jantar -  peixe frito -  com a  destreza dos caniços alheios... e, em sinal de honestidade, lavar a louça no final!

Mesmo munida de todos os requisitos sugeridos pela cartilha da simples e boa pescaria,  eu até me esforcei, mas voltei pra casa de sacola vazia, porém, faceira -  o programa foi nota 10! Chego à humilde conclusão que sou, sim,  capaz de pescar o maior peixão, com a ajuda de uma máquina de costura e uns paninhos coloridos. Serve, não serve? Não mata a fome, mas alimenta o coração! No açude, eu só pesco lambari! 






quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

verão lugastal


"Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará. 
A vida vem em ondas como um mar, num indo e vindo infinito..."

Inspiradas na leve e gostosa música de Lulu Santos, que nos traduz a realidade do dia-a-dia, lançamos nessa tarde quente a refrescante decoração do verão lugastal! A equipe não mediu esforços;  desde meados de dezembro dividimos as tarefas. Seguindo o post  recriar - a palavra do ano, a manta de solteiro - pano de fundo dessa vitrine - foi composta por quadrados e retângulos em diversas tonalidades azuis. Almofadas de peixe foram idealizadas com diversão, e, antes mesmo de finalizadas, já garantiram alto astral no ateliê. Muitos retalhinhos azuis emolduram frases bordadas a mão, formando almofadas de patchwork cheias de charme, além de  cavalos marinhos, conchas, caramujos e estrela do mar.

O Verão lugastal tem mais novidades - lançamento de tecidos, kits Clube do Pano, produtos em promoção e muitas oficinas bacanas!!!















                                   

                                         


                                        Verão lugastal: design, criatividade & patchwork


(e aí, deu pra ouvir o barulhinho do mar???)


(o projeto do PATCHPEIXE está disponível na lojinha virtual!!!)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Recriar - a palavra do ano!


Recriação: sf (recriar+ção) - Ato de criar de novo ou recriar.


Essa será a principal palavra dos projetos  lugastal 2012! Todo nosso planejamento de produtos e ações para o ano que chegou tem se direcionado para a recriação, com base em ideias e materiais já utilizados anteriormente no ateliê. Produtos lugastal já apresentam, há alguns anos, características de reaproveitamento, como as flores em tecidos e outras criações com pequenas sobras de matéria prima.

Há registros de trabalhos em patchwork em tempos milenares, quando sequer se discutia o eco desenvolvimento, o que prova que os retalhos são uma excelente opção para reaproveitamento de materiais e garantem nossa postura frente à sustentabilidade. Muitos podem se questionar "afinal, o que são ações sustentáveis, e o que elas têm a ver com minha atividade diária?". Sustentável é toda a ação ou atividade do homem que visa suprir as necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações, e pode sim, ser encaixada em nosso dia-a-dia. Depende de posturas absolutamente pessoais, e já é provado que, seguindo o velho e bom conceito de cada um fazer a sua parte tem-se obtido excelentes resultados. 

A coleção lugastal para cozinha já foi desenvolvida com esse foco, e todas as aplicações e faixas em tecido foram confeccionadas com mínimos retalhos que restaram de criações anteriores, porém não foram descartados, possibilitando um resgate de cores e estampas com estilo próprio!  Disponíveis na loja lugastal em Porto Alegre e lojinha virtual, foram criados para decorar sua casa na cidade, praia ou serra, com muito charme!







domingo, 1 de janeiro de 2012

no primeiro dia de 2012...




-  relacionamentos - reflexões - histórias - fotos - momentos - sorrisos - abraços - beijos - 

Faça sua receita do seu jeito, e feliz ano novo!

lugastal