terça-feira, 13 de novembro de 2012

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012


Esse post é pra quem empreende, tenta, cai, sacode a poeira, levanta e segue em frente! Pra quem sonha, acredita, e não tem vergonha de se expor. Com muito orgulho divido a história da lugastal, selecionada entre 406 relatos de mulheres gaúchas empreendedoras - no Brasil foram inscritas em 2012 mais de 5400 empreendedoras de pequenas e micro empresas.

Ficar entre  3 finalistas do Prêmio Mulher Sebrae - Pequenos Negócios não é um presente, mas uma conquista, da qual muito me orgulho! Valeu equipe lugastal, sozinha eu não estaria aqui! uhu!



Acreditar – essa foi a palavra-chave na aliança entre motivação e coragem para empreender;  essencial para quebrar paradigmas e ousar no antigo sonho; por vários anos dividi atividades jurídicas com artesanato informal  (o coração batia mais forte pela segunda opção). Em 2012 cheguei de mala, cuia e família em Porto Alegre, cidade que pouco conhecia. Entre várias dificuldades, filhas adaptadas na escola e casa arrumada, era hora de cuidar do trabalho – eis a dúvida - voltar à advocacia ou pôr em prática os ensaios empreendedores. O medo e a ansiedade eram proporcionais à expectativa (teria eu condições de empreender?). Acreditar que SIM e persistir foram fatores decisivos!
Foi momento de planejar, buscar inspirações, criar o meu negócio inovador – aspirava algo diferente, que fugisse do comum. Hora de estudar o mercado, analisar concorrentes, traçar planos, trabalhar com afinco. Assim nasceu a loja lugastal, num pequeno sobrado de bairro, no intuito de encantar com simplicidade e criatividade! Não é apenas uma loja de tecidos, tampouco um ateliê de costura, mas um espaço que reúne design, criações artesanais, matéria prima, presentes, cursos de capacitação, deslumbramento, brilho no olhar.
É claro que as dificuldades são inerentes a qualquer escolha - o controle do tempo foi meu maior apuro como “mulher/empreendedora” e sua jornada dupla; para o negócio prosperar, são necessárias muitas horas extras de dedicação. Família e outras atividades que requerem atenção diária são, inegavelmente, obstáculos tão importantes quanto aqueles inerentes ao dia-a-dia do negócio. Mas desde o início, “não dar certo” foge  da minha cartilha, e me motiva cada vez mais – o sorriso no rosto é proporcional às dificuldades!
Após completar o árduo primeiro ano, a necessidade de organizar os processos fez-se urgente – vivia a sensação de que as horas/dia eram insuficientes. Foi preciso alinhavar rotinas, para depois costurá-las ao dia-a-dia. Momento de estudar e entender a palavrinha tão comentada – gestão; quase uma “terapia profissional” – o que demanda tempo e energia para discussão da relação do negócio em mínimos detalhes. Porém, a contrapartida é super animadora, benefícios são visíveis com o passar das semanas.
O primeiro alinhavo foi formular nossa missão: despertar emoções através da arte criativa e ideias inovadoras. Logo foi hora de “alfinetar” os valores do negócio: inovação, criatividade, encantamento, atender com carinho, trabalhar com amor, ética, respeito. “Costurá-los” à rotina e ações do negócio foi o próximo passo. Ao analisar problemas e fatos há um amadurecimento visível; dificuldades são constantemente discutidas e essa maturidade é fundamental ao crescimento - através de erros básicos conseguimos pensar situações distintas. Estudar e avaliar resultados gera inquietação e afasta sentimentos de comodidade, auxiliando no planejamento de próximas ações. O estabelecimento de metas facilita a realização das atividades e auxilia a trabalhar com determinação, mas essa ação só chegou na lugastal em 2012. Pensar a visão é desafiante ao crescimento – expandir a marca lugastal tornando-a referência no mercado criativo artesanal.
As lacunas na gestão ainda são grandes; embora o planejamento das atividades seja detalhado, assim como o controle e posteriores execuções, há pouco iniciamos a rotina de analisar custos/estudo de números – como numa caixa de costuras, é imprescindível o uso da fita métrica em cada resultado!
A marca lugastal extrapola limites físicos da loja gaúcha; com a internet atinge-se lugares distantes – temos 18500 contatos diretos, entre clientes e seguidores em redes sociais (blog, facebook), o que estreita relacionamentos e proporciona divulgação com baixo custo. Para a colheita desses frutos, importante o cuidado e dedicação intensos (frequência de postagens, fotos de qualidade, etc), e os mais de 60.000 acessos/mês ao blog  decorrem da preocupação em encantar e incentivar a criação de novos negócios no  mundo artesanal. Na coluna “Alinhavos & Gestão” do blog lugastal, partilho com artesãs e futuras empreendedoras dificuldades e aprendizados do negócio; em textos de fácil linguagem, problemas são relatados de naturalmente e sugestões/feedbacks de leitores geram uma interatividade bacana e próspera. Hoje assino mensalmente colunas sobre gestão de pequenos negócios em dois sites de artesanato/empreendedorismo (Elo7 e Vila Mulher-Portal Terra), e integro a equipe de apresentadores do programa “Tudo Artesanal”, veiculado em rede nacional, onde ensino técnicas e dicas de costura e empreendedorismo. A aproximação do público é uma ação que agrega excelentes ideias e expande negócios.
Para apresentação de produtos a outros mercados (varejo e atacado) há participação intensa em feiras estrategicamente escolhidas (47 lojas de artesanato/decoração trabalham com produtos lugastal, atentos à nossa preocupação com produtos criativos e sustentáveis - todas as sobras de produção são reutilizadas). Para solidificar a marca em âmbito nacional, neste ano foram lançados no mercado têxtil 29 estampas lugastal, produzidos pela empresa líder do segmento e distribuídos em lojas de patchwork do país. Outros produtos têm sido produzidos em parceria com grandes empresas, como linha de bijuterias alusivas à costura, que respondem por 25% da  receita total de vendas.
Atenta ao público de cidades distantes, em 2012 nasceu o produto “Patch Encontro lugastal”, aulas de costura realizadas em capitais brasileiras. Em 5 edições capacitamos 260 alunas, e através do questionário de satisfação é possível identificar e realizar melhorias  constantes. Atualmente dois patrocinadores/parceiros proporcionam a redução de altos custos de deslocamento/produção, e o Patch Encontro e grupos de artesãs se mobilizam para que o evento “visite” sua cidade.
Analisar o mercado em ascensão é um exercício constante, produzir e apresentar novidades criativas um delicioso desafio. Hoje divido com as colaboradoras importantes atividades do negócio, motivando-as e aumentando o comprometimento. Engajadas na missão de encantar e despertar emoções, suas opiniões são fundamentais. Essencialmente feminina, a equipe possui 5 colaboradoras diretas e 19 indiretas. 
Apesar de jovem (apenas 2,5 anos) a lugastal trabalha com responsabilidade de “gente grande”; os resultados aumentam nitidamente - em agosto do terceiro ano (2012) já foi alcançado 96% do faturamento de 2011. Alinhavando experiências e bordando realizações, empreender é, sim, uma delicada costura, mas como “brasileiro não desiste nunca”, o caminho é infinito!  

14 comentários:

Bel disse...

Parabéns Lu. O carinho empreendido é visível em suas obras, fotos e posts. Que todo este esforço possa ser recompesado assim ... com esse sorriso enorme que vem de você. Beijocas. Bel.

Ciane disse...

Parabéns Lu! Nada melhor que ver o resultado dos nossos esforços!
Para quem batalha, acredita, compartilha, faz com amor, segue esse exemplo, pois assim é a Lugastal!
Beijos carinhosos

Dona Linha disse...

Parabéns, Lu! Sucesso hoje e sempre =)

Lia disse...

Lu, que diliça!! Adorei a notícia e achei a decisão absolutamente correta - e divina para as artes que a gente apronta, afinal, é prova de que dá sim para ser artista/arteira neste Brasilsão...
Parabéns, flor, que sua trajetória continue bem sucedida e feliz!!!
Beijocas mil...

Genisa Couto disse...

Parabéns, equipe lugastal! Vocês merecem ainda mais sucesso! Beijo grande.

Sueli Moraes disse...

Parabéns Lu, vc merece. Sua dedicação e amor pelo que faz diz tudo. Sucesso!!!


beijinhos

Sueli

Dani Tavares disse...

Lu que delícia saber de mais uma conquista. Apesar de jovem a Lugastal já faz bonito que nem gente grande! Dedicação, determinação, respeito e amor é o segredo do seu sucesso! Parabéns, curta muito este momento. Vc merece!!!!! Bjs

Márcia Lima disse...

Parabéns, Lu! Você merece! Uma mulher guerreira, um exemplo para todas nós!

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Parabéns flor!
Não costuro, embora sinta vontade, e sei que em breve colocarei em prática! Sigo seu blog a um tempinho pois me encantei pelas coisas lindas que vc põe aqui. Não fazia idéia da sua trajetória e, fico feliz de saber que as coisas estão crescendo, ainda mais agora sabendo do seu empenho.
Parabéns, que vc continue sendo sempre muito abençoada! Vc é muito talentosa!
Beijinhos.

Flores e Luz.

Solange Honorato disse...

Parabéns Lú, você merece!
Tenho aprendido muito com você. Obrigada!!!

Silvana disse...

Lu , parabéns por esse prêmio conquistado com seu esforço , capricho nas artes e dedicação !!
Você merece , tem talento e amor pelo que faz !!
Sigo seu blog e gosto muito de passear por aqui , ver seu vídeos .

Beijoss e agradeço por se dedicar a ensinar esse ofício e nos inspirar tanto ...!!!

Silvana

Silvia disse...

Parabéns Lú!
Você é inspiração! Aprendo muito com você. Bjs

Adriana Ribas disse...

Parabéns Lu Gastal, voce é realmente um referência e inspiração.Hoje eu estou tentando investir no meu Atelier para vicer dele e não de outras coisas e tê-lo como hobbie, o que é bastante difícil no começo como vc mesmo disse. Adorei vc partilhar as dificuldades de ser multitarefas e bem sucedida, esse é nosso grande desafio. Ainda estou na fase de fazer caber as responsabilidades dentro do dia, e a palavra gestão é crucial!Valeu a inspiração!!Sucesso sempre!!bjs Adriana Ribas Lyra-Atelier Alecrim Design - SP

Lucia disse...

Voce merece tudo de bom, por ser essa pessoa maravilhosa, não nos conhecemos mas com certeza não estou enganada em minha opinião, bjs.