sexta-feira, 20 de julho de 2012

amigo você é o mais certo das horas incertas!


Sabe aquela história de encontrar uma amiga querida em algum lugar, e vocês estarem com uma roupa muiiito parecida - ou igual, e da mesma cor? Ou descobrir que a amiga tem a mesma pulseirinha ao lado do relógio - e que nenhuma das duas comprou, e sim ganhou com aquela frase "esse presente é a sua cara"? Coincidências??? Não, afinidades.

Tenho uma amiga em Pelotas que é o exato oposto físico de mim - ela 1,60, eu 1,80;  na época meu cabelo era mais escuro e liso, o dela claro e cacheado. A semelhança era, unicamente, a cor dos olhos, além de ouvirmos os mesmos discos (LP, você já ouviu falar!) e a tal afinidade. Pois um dia chego na lancheria e o atendente lascou: "tua irmã acabou de sair daqui!". Minhas irmãs estavam viajando, e logo imaginei que a mim ele tivesse atribuído mais uma familiar, no caso, era a amiga Mariana. Descobrir que ele se referia a ela foi fácil - difícil foi entender como é que chegou nessa conclusão.

Bom, o negócio é o seguinte: tem gente que não tem  marido, mulher, filhos, pais - mas todo mundo tem um amigo, "unzinho"apenas -  todo mundo tem! Eu sempre digo que os verdadeiros, os "do peito",  a gente conta nas mãos, e talvez eu até seja uma pessoa privilegiada por poder ampliar um pouquinho os números no meu cronômetro, mas isso realmente não importa, o que me interessa é saber que, na alegria ou na tristeza, tenho com quem contar - e o que oferecer quando de mim precisarem - até porque na deprê ou na euforia, nada melhor do que um ombro amigo (mais precisamente, um ouvido). 

Há uma infinidade de tipos de amigos - os amigos gatos, os amigos cachorros, os do chopp, os da academia, os do colégio, da faculdade, do futebol, da costura, da noitada. Atualmente há uma espécie super "em alta"  - os do facebook, e por aí segue a lista - cada um do seu jeito, cada qual com sua importância. Há amigos para todos os gostos e estilos, e é a gente quem escolhe os nossos, assim como a intensidade das amizades. Têm os amigos do peito - aqueles que, mesmo sem laços de sangue, nos fazem sentir como se tivéssemos todo o direito de palpitar em suas vidas a qualquer tempo, sem sequer perguntarmos a célere frase "posso te dizer minha opinião?". Alguns amigos xingam a gente quando é necessário abrir nossos olhos, outros passam a mão na cabeça e aquele silêncio carinhoso fala mais do que mil palavras. Têm amigos que ligam "só pra dizer um oi" exatamente 5 minutos depois de pensarmos neles - olha a afinidade mais uma vez aí, gente! 

Tenho amigas de verdade que conheci na internet, tenho amigas muito muito especiais por onde morei -  as de Cachoeira, as "quase irmãs" de Pelotas e de Brasília - e mesmo à distância estamos perto - pra isso basta a gente querer e "fazer força para". Aliás, tudo na vida é assim, pura recíproca. Tenho três amigas Claudias com-ple-ta-men-te-di-fe-ren-tes, e todas moram no meu coração, enfim... cada amigo tem seu jeito, seus gostos, seus diferentes estilos, e a afinidade pode mesmo ser decorrência de pura química.

Aos meus queridos amigos, o meu amor especial no dia de hoje! Eu bem que tento ser presente ou, pelo menos, ligar no dia do aniversário (risos...às vezes me atrapalho). Quem gosta de mim sabe que sou fiel, e isso pra mim vale mais do que qualquer outro atributo. O que realmente importa é a tal AFINIDADE, que aliada à FIDELIDADE, fortalece qualquer relacionamento! Ah... um grande-abraço-apertado para meus dois amigos homens que eu verdadeiramente adoro - um deles de aniversário hoje... 




Fotos "não tão meramente ilustrativas"  de dois queridos momentos -
representam todas minhas amigas queridas que me lêem agora e sabem que habitam o meu coração!!!!






13 comentários:

Ana Christina S. e Tetê disse...

Feliz dia do amigo, Lu!!
Beijooossss

Gabi Mazza disse...

Como pode uma calça encalhada em uma cabide de loja dos anos 90 ser o ponto inicial de uma amizade tão especial? foi exatamente assim que o universo nos colocou na mesma estrada. Temos um relicário de momentos e afetos dessa "nossa hostória", tão especial quanto o amor que temos nessa amizade. e o mais incrível nessa trajetória é que realmente o tempo foi nos moldando "parecidas". Cada vez mais! Nossa filosofia de vida, relação com o trabalho, amor incondicional pelas filhas, maridos e um mundo de dúvidas e desejos que nos aproximam mais ainda.

Amiga querida, ser a "Siamesa" significa muito mais que uma simples brincadeira de momento. Tenho o maior orgulho dessa nossa amizade, construída e aperfeiçoada com os erros e acertos da vida. Autêntica, como devem ser as relações e verdadeira, como exige o amor.

um mega abraço nesse dia, e eu todos os outros que virão, de celebração à vida!

Gabi

bela silveira disse...

Amiga querida, um cheirinho muito gostoso e especial!!! Realmente, em uma palavra AFINIDADE...explicar pra que... ela existe, intensamente!!! Bjinho garota!!!

ANA REGINA disse...

Que o seu dia seja muuuuito feliz amiga!
Hoje é um dia para celebrarmos todos os que escolhemos com o coração!
Feliz Dia do Amigo!
Bjks no coração

Sílvia Rosa disse...

Muito bacana... Lu.
Eu não acho que me enquadro, por enquanto, na lista das seguidoras do blog, do face, das tuas fãs... sempre digo que tenho orgulho de você, que representa a mulher gaúcha, talentosa, bonita, inteligente... Te desejo um feliz dia do amigo e, quem sabe um dia, eu me enquadre em outra classe, masi pertinho do seu coração...
Beijinhos e lindo final de semana prá você!

lugastal disse...

Aninha, feliz dia pra ti também!
Gabi, e o tempo passa e as histórias seguem - mesmo que a calça branca nem exista mais!!!!
Belinha, saudade de ti!
Ana Regina, feliz dia do amigo!
Sílvia, obrigada pelo carinho, vcs não imaginam o quanto me faz bem a presença de todas vcs por aqui!
beijos a todas!

lili disse...

Tenho a sorte de ter uma amiga-irmã há 25 anos.É um amor inexplicável!

Ruby Fernandes disse...

Amiga linda, vc sabe o quanto é importante para mim né? Gosto muito, tenho a maior admiração e respeito por essa gaúcha nota 10 que vc é!
Bjo e saudades =)

Wendyel disse...

Feliz Dia do Amigo! :)


Concorra à sete earmuffs:
http://tecido-doce.blogspot.com.br/2012/05/como-usar-earmuffs-sorteio_21.html

Gisleine disse...

Lu, mais uma vez venho neste cantinho maravilhoso, cheio de energias boas e contagiante.Hoje em especial por ser considerado o "Dia do Amigo".Passo para lhe desejar este dia, e muitos outros q virão, mas que na minha opinião o dia do amigo é todos os dias, estar presente direto ou inderetamente como no que postou.A sinceridade do querer o bem do próximo refletem em seus olhos e seu carisma nos contagia, nos faz rir msm não estando presente fisicamente, nos faz envolver qdo transmite o programa q é algo inexplicavél, vem a palavra "AFINIDADE" diz td.Obrigada amiga por existir e fzr nossos dias melhores, em podermos acreditar q os sonhos existem, basta com amor, dedicação epaciência agreditar.Não é a distância q nos separa, acredito q nos aproxima cd vez mais.Dedico este poema, com um carinho enorme e admiração q tenho por ti, bjkas Gi* MG.

"Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Cora Coralina"

Maria disse...

Oi Lu...Que vc fique sempre rodeada de pessoas queridas,verdadeiros Amigos! Pelo tiquinho (tiquinho mesmo)que pude te conhecer, deu para perceber porque as pessoas te consideram tão especial. Eu com esse tiquinho, já tenho a certeza... ;-) imagina quem tá pertinho! bjs

Edpaula Alves disse...

Quem tem amigos tem tudo na vida.
Bjs

valegatte disse...

Excelente foto da quitandoca!
Beijo
Valéria