sexta-feira, 25 de maio de 2012

Eu sou COSTUREIRA, com com muito orgulho, com muito amor!

(foto Carlos Sillero)


Semana passada, em viagem com a amiga Glau Macedo, visitei minha tia avó, em Candelária - interior do Rio Grande do Sul. Na lucidez dos seus 92 anos, entre um chimarrão e outro, falávamos que hoje em dia as mulheres têm resgatado artes manuais que eram básicas antigamente - culinária, bordado, costura, confecção de roupas, jardinagem. Tia Nelda contava que, à sua época de jovem, ter máquina de costura (e, obviamente, pilotá-la com destreza) era condição sine qua non para o casamento - logo, as moças pouco habilidosas tinham menos chances de serem encontradas pelos príncipes encantados.

Parece que, numa determinada época entre nossas gerações, tais atividades se tornaram "demodê"e a mulherada preferiu encomendar e comprar pronto a produzir. Mas as coisas são assim mesmo, o tempo leva e traz tendências e, felizmente, a arte da costura voltou aos costumes atuais a todo vapor.

Há algum tempo atrás, quando decidi mudar minhas atividades profissionais, observava a reação daquelas pessoas que adoram perguntar "o que você faz?". Ao responder "eu costuro", com um sorriso largo no rosto, a surpresa alheia era nítida e indisfarçável. 

O trabalho será sempre digno independente da atividade; se você atende pacientes, faz audiências, tem empresa e cuida de muitos funcionários, corta cabelo ou embeleza unhas, limpa e cuida da casa, costura, cozinha,  fotografa, pinta ou borda, não importa - tenha sempre a dignidade em suas atividades, e carregue seu ofício com amor e orgulho!


Uma homenagem à todas as costureiras - 25 de maio é o nosso dia!


(para comemorarmos essa data especial, costureiras de plantão antenadas nas tendências terão descontos nos tecidos, nesta sexta e sábado - 25 e 26 de maio)


25 comentários:

Nossa Casa disse...

Amo costurar, e cada vez que abro seu blog me inspira mais ainda em sentar e pedalar...Obrigada por dividir conosco todo esse talento, carisma, e profissionalismo!
Beijos

Simone Dias disse...

Que lindo Lu, adorei seu post e me deu mais animo ainda pra trabalhar.bjs

Fats Arteira disse...

Olá querida,
Faço das suas palavras, as minhas!
Costurar é uma arte!
Feliz dia para todas nós que amamos o universo da costura....com muito orgulho!
Bjs
Fatima
fats-arteira.blogspot.com.br

Tami Fonseca disse...

Lindo post...me emocionei com suas palavras e concordo com o que você diz...meu sonho é aprender á costurar,ainda não conseguí mais tenho fé que realizo esse sonho.
Bjinhus

Coisas da Kaia disse...

Parabéns COSTUREIRAS!Que fazem arte com amor e dedicação e que em cada pontinho à maquina ou feito a mão os anjos nos de sabedoria para assim sermos muito felizes.Um gde abraço
Kaia
Coisas da Kaia

Gabrielle de Almeida Ramos disse...

É verdade Lu. Como diz a minha avó, mulher prendada na época que ela era moça, era a perfeita para subir ao altar.

Parabéns à todas nós!

Beijos.

Marta Basteiro disse...

Parabéns Lu!Lindo post!
Eu ainda tenho muito para aprender para chegar ao posto de costureira,mas devagar e sempre...
Feliz dia!
:)

Tecendo Sonhos disse...

Lu! Post perfeito! Bemm isso mesmo, as tendencias vão se renovando e somos as tiazinhas dos paninhos! É assim que minha família me chama...kkkkk Mas somos sim costureiras com muito orgulho e amor! Beijoo no core

PAULINHA SALES disse...

Obrigada querida, para você também... E que neste dia tenhamos muita criatividade para confeccionar lindos trabalhos...

Beijinhos mais que carinhosos...

Paulinha Sales
www.flordechitadeamargosa.blogspot.com

Delma disse...

Tenho 36 anos, aprendi de tudo um pouco sendo curiosa. Desde muito pequena me interessei por artesanato, eu bordo, costuro, faço tricô e crochê, e estou sempre em busca de alguma novidade.
Noto nas pessoas uma certa surpresa quando digo que sei fazer artes manuais, as mulheres da minha geração abriram mão dessas manualidades pois achavam que isso era coisa de "mulherzinha", buscavam ascender profissionalmente e competir com os homens, como se tantas habilidades não pudessem caber em uma só pessoa... Eu me orgulho de saber lidar com panos, linhas e agulhas e faço questão de ensinar minha filha. Felicidades e muito sucesso a todas as costureiras!!!!

Delma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Artes da Mel disse...

Parabéns Lú!!! Vc é muito especial!!! sucesso sempre! Beijinhos

ANA REGINA disse...

Oi Lu,
Costurar pra mim é me manter viva, respirando, com a criatividade a mil.
Idealizar e colocar em prática com ajuda da máquina de costura é tudo de bom!
Parabéns para todas nós que não temos medo de nos dizer costureiras!!!
Bjks no coração

.LEIDITA. disse...

Ei Lu!
Parabéns! Que Deus continue te abençoando e inspirando!!!

Beijinhos Carinhosos,
Leidiana.

enilde disse...

Parabéns para vc tb, que nos proporciona momentos maravilhosos com seu kits mágicos. Enilde

vida disse...

TENTO COSTURAR E A CADA DIA MAIS ,MAS TENHO UMA MÃE QUE ME CRIOU E MUITO BEM CRIADA SEM NADA ME FALTAR E ATÉ PARA MEUS 3 FILHOS ANOS DEPOIS E TUDO COM SUA COSTURA ,QUANTAS VEZES HÁ VI DORMINDO NA MESA DE UMA MÁQUINA CAÍDA PELA EXAUSTÃO,HOJE JÁ NÃO MAIS PRECISA MAS MESMO COM SEUS 72 ANOS FAZ SEUS CONCERTOS E É PROCURADA TODOS OS DIAS COMO ELA DIZ PINGA DINHEIRINHO TODO DIA,ASSIM PARABENIZO A TODAS AS COSTUREIRAS QUE COSTURAM COM AMOR COISA QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS NA MINHA CIDADE MESMO NÃO ENCONTRO,BJSSSSSS A TODAS

Artes da Sandra disse...

Muuuuito bom o post! E com certeza, mudar de profissão deu certo e muito. Com sua criatividade, seu entusiasmo e bom gosto não tinha como não dar!
Parabéns e muito mais sucesso pra ti.
Feliz dia da Costureira!!!!!

Tatiana disse...

Parabéns atrasado pelo dia!! E parabéns a todas nós que amamos uma costurice!!! Lembro da avó do meu marido falando... Ela teve quatro filhas e a máquina de costura foi presente para todas elas.... Minha avó materna costurava maravilhosamente bem, meu pai aprendeu a costurar com ela! Hoje tenho comigo a máquina que minha avó comprou quando meu pai tinha 5 anos de idade - e lá se vão 58 anos... E o melhor de tudo é que a máquina funciona perfeitamente e sinto um orgulho enorme de tê-la comigo...
Adorei o post, até me empolguei.... Só faltou um chimarrão aqui pro papo ficar melhor ainda...kkkkk
Beijos

Bethania A. Mota Galvão disse...

Oi Lu. Quero te parabenizar (atrasado) pelo Dia da Costureira! Que Deus te abençoe muito e continue abençoando seu lindo e talentoso trabalho! Você é inspiração pra muitas mulheres, inclusive eu. Beijocas.

Bruna Pereira disse...

Ola Lu, encontrei seu blog recentemente e adorei. Sempre olhei muitos blogs de fora que são voltados pra comunidade handmade, mas aqui no Brasil, infelizmente, acho poucos que realmente tenham conteúdo e falem de negócios para mulheres criativas. Felizmente o numero de mulheres voltadas para as artes manuais esta crescendo e o numero de consumidoras que querem algo mais do simplesmente ir numa loja que vai comprar coisas que todo mundo tem também. A internet esta aqui a nosso favor. Sua loja eh linda de morrer, espero um dia conquistar meu espaço e poder viver de criar que eh o que eu amo. =DDD

rose japan disse...

Olá Lu!! Acabei de conhecer seu blog e esse post me fez lembrar de uma frase de Martin L King

Se alguém varre as ruas para viver, deve varrê-las como Michelângelo pintava, como Beethoven compunha, como Shakespeare escrevia.

lindas as suas palavras de ser um costureira e da sua tia

bjinhos rose jp

Primas e Artes disse...

Boa noite, Lu!
Eu também me chamo Lu e comecei meu novo negócio faz pouco tempo.
Uma amiga me indicou teu blog e simplesmente me encantei!
Já sou sua seguidora e apaixonada pelos seus ensinamentos!
Te convido a conhecer meu blog também! Um grande abraço!
Luciana
www.primaseartes.com

VERA MORAES disse...

Lindo post. estou adorando conhecer seu blog. Bjaum! Só não estou gostando dessas letrinhas de verificação..Fica a dica!

VERA MORAES disse...

Lu Gastal, na boa, se os comentários são moderados pra que essas letrinhas de verificação? Fica a dica novamente...Não me ache chata. Tem muita blogueira que acaba desistindo de comentar. Bjus!

Silvia kretschmer disse...

Oi Lu! Amo tudo no teu blog, que já acompanho há uns 4 anos. Moro em Porto Alegre e ainda não fui conhecer tua loja, mas vou aparecer para fazer umas aulas. Grande beijo e mais sucesso para você!!