domingo, 27 de maio de 2012

Alinhavos & Gestão - o que considerar na contratação de seus colaboradores?

Em 2010, quando comecei a escrever coluna Alinhavos & Gestão, pedi às leitoras lugastal que enviassem sugestões de pautas a serem discorridas futuramente. Na época choveram emails com dicas e opiniões muito interessantes. Na última semana recebi um email de uma cliente e leitora do blog, que já nos visitou em Porto Alegre e agora trabalha intensamente o projeto dos sonhos - a abertura do seu negócio. Envolvida nos trâmites burocráticos - documentos da pessoa jurídica, pedido de cnpj, inscrição estadual, contrato de locação do espaço comercial, a Daise está preocupada com a contratação de funcionárias para seu patch negócio. Sua dúvida maior é como contratar suas vendedoras, e se precisará contratar pessoas  com conhecimento e experiência em técnicas artesanais, ou curso de vendas.

Sinceramente, adoraria ter a resposta, mas não a tenho. O que posso dizer, Daise, é que a confiança só é visível com o tempo e as dificuldades do dia a dia. É mais ou menos como aquela célere frase dos casamentos "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença". Em qualquer negócio, independente de seu escopo, um colaborador para ter êxito em suas funções precisará ter, sobretudo, motivação em suas atividades diárias. O conhecimento pode ser ensinado com o decorrer do tempo; já fidelidade e compromisso são inerentes ao caráter, e têm um valor imensurável.

Hoje na lugastal temos uma equipe onde cada colaborador sabe exatamente quais as tarefas são de sua responsabilidade.  Atribuir atividades específicas a cada um  evita aquela velha história de esperar que o colega faça uma atividade que seria responsabilidade de ambos, ou, pior, aquela preocupação constante em não fazer determinada atividade com receio de trabalhar mais que o colega. A delimitação das atividades individuais foi pra mim um dos maiores aprendizados dos processos de gestão, que trabalhamos desde setembro do ano passado, mas como sempre enfatizo aqui na coluna, várias foram (e são) minhas dificuldades desde a abertura da loja.

Quem é empreendedor ou pretende gerir um negócio próprio mas não está disposto a treinar/ensinar seus colaboradores , melhor revisar os conceitos e trabalhar no estilo home office - você  e seu computador.  A interação diária entre empregador-colaboradores é fundamental para o crescimento de ambos, e aí entra aquela preciosa palavrinha - CONFIANÇA.

Na lugastal, as clientes hoje são atendidas com muito carinho pela Andréia. É dela a tarefa de encantar cada uma de vocês, e ela sabe que, para que o negócio vá bem, é importante cativar os clientes, e que clientes satisfeitos aumentarão os resultados. Licenciada em Artes Visuais,  é a pessoa mais indicada para auxiliar as clientes na escolha dos tecidos - conhece a escala de cores como poucos, e logo aprendeu a entender a mistura de cores fortes características da casa.

A Andréia recebe as clientes lugastal com um sorriso tímido, mas tem um coração de ouro e faz um café como poucas!





Valeu Daise, pelo email - tua dúvida me fez refletir muito sobre o assunto!
Enviem seus pitacos e sugestões para luciana.gastal@terra.com.br  - canal direto com Tia Linha!


9 comentários:

Carol Craft disse...

Olá floR.Estou te seguindo e coloquei vc na minha lista de blogs prediletos.Me coloque na sua lista de blogs prediletos tb.Ficarei mt feliz viu.Assim não nos perderemos de vista!

link:http://carol-carolcraft.blogspot.com/

Genisa Couto disse...

Oi, Lu! Lendo o post me dei conta que nunca falei o quanto eu gosto do atendimento da Andréia, ela é atenciosa sem ser invasiva, nos permitindo ficar muito a vontade na loja. O sorriso pode ser tímido, mas é muito gracioso e o café, realmente é uma delícia!!!
Bjs pra vocês

Marcinha disse...

Como sempre adoro os textos e as reflexões proporcionadas pela coluna.
Beijos bom trabalho equipe Lu Gastal

Bárbara Rezende disse...

Lu temos que dispor também a questão jurídica do negócio, sempre que contratar um funcionário procure um contador ou um advogado para fazer tudo direitinho para não haver dor de cabeça futura!!! Independente de como se chame, vendedor ou colaborador, tendo assiduidade laboral torna-se um empregado e possui seus direitos..

Infelizmente há muitos empregados que mesmo tendo todos os seus direitos preservados ainda sim entram na justiça contra seus empregadores!!!

Adorei as dicas!!!

bjks

lugastal disse...

Bárbara, sua lembrança foi perfeita; as questões legais são inerentes ao negócio, mas não é necessário contratar advogado, os escritórios de contabilidade tomam todas as providências legais cabíveis às contratações.

SIA Arte Oficio disse...

Olá Lu e seguidoras,
Essa questão é tão fundamental para qualquer negócio, que tem tido cada vez mais a atenção dos empreendedores( ou futuros...).
E como vc bem disse, ter ao seu lado pessoas com a mesma paixão e dedicação à proposta e objetivos da empresa, torna o dia a dia mais produtivo.No escritório e Eng. e Arq. que dou consultoria ( parceria de 20 anos ), até hoje fazemos reuniões sobre como melhorar nosso trabalho...ouvir opiniões,buscar soluções e delegar com confiança!
Um negócio depende MUITO da acertividade nas contratações, o perfil do contratado deve atender as necessidades da proposta do negócio...e só melhora e se adéqua quando o empregador possibilita e viabiliza treinamentos, cursos etc., que vão aprimorar as ações dos contratados.E claro acredito que comprometimento e dedicação são qualidades fundamentais.Vivemos esse desafio ( eu,meu marido e sócio, temos uma madeireira ),abraçamos com muita garra uma empresa as moscas...quatro funcionários sem qualificação e motivação, e hoje somos a segunda Placacentro de São Paulo e referência no mercado.E isso só foi possível porque todos nós estamos comprometidos e dedicados na melhoria "sempre" do nosso atendimento.
Aiiiii falo D+++ é que gosto do assunto...
Obrigada e parabéns pelas questões sempre pertinentes!
Beijos! Simone - SIA arte oficio

Raquel Daroda disse...

A Andreia é uma querida mesmo!!

Lulu Costa disse...

A tia Linha é o máximo!! E a Andréia também, é um amor de pessoa e super atenciosa, inclusive, cuidou direitinho do Lipe quando visitamos a loja da Lu.
Um beijo grande, querida!

Ye Lira disse...

Bom dia Lu!

Sempre venho no seu blog, acho td lindo e inspirador! parabéns por td!

Acabei de abrir meu negócio criativo...rsrs...(achei o máximo esse termo q vi aqui)...e suas dicas sempre ajudam muito!

Por enquanto trabalho sozinha no ateliê (no atendimento e produção das peças), e tenho a colaboração das professoras q dão aula!

Infelizmente não tenho uma vitrine pra arrumar td como gostaria, pois estou instalada num apartamento, mas adoooooro ver suas peças organizadas, essa última q vc postou tá uma delília de ver!

Por enquanto é isso Lu, obrigada por compartilhar suas experiências com a gente!

Super beijo!