terça-feira, 13 de março de 2012

três gurias e um projeto - revista Boas Ideias - nas bancas!


Tenho alegria em partilhar a publicação Patchwork com Pintura, da coleção Boas Ideias - editora Minuano. A revista, feita a várias mãos e sob muitos olhares, mostra que é possível, sim, unirmos diferentes técnicas em nossas criações artesanais! O editorial da jornalista Rosa Buccino relata a ideia desse projeto especial, seguido por textos que descrevem os bastidores (escritos por mim e pela artista plástica Cris Botallo). Trabalho aliado à diversão é muito gostoso, não? 



Era uma vez três gurias:
uma vive o mundo das tintas e pincéis,
outra vive o mundo dos tecidos,
e outra vive  mundo das panelas e da fotografia...

Em meados de agosto recebo um telefonema super animado; era a Cris Bottallo. Eu estava ocupada, e prometi retornar a ligação em seguida, mas só o fiz umas 7 horas depois (achando que àquela altura Cris desistiria do convite). Mas a moça é paciente, e estava animadíssima com a ideia de uma revista - edição especial, de pintura em tecido com patchwork. Eu, que adoro um desafio, topei na hora, sem conseguir imaginar exatamente o que nasceria dessa idéia. Em setembro a Cris desembarcou na capital gaúcha, trazendo na mala alguns metros de tecido pintados a mão. Isso mesmo, os paninhos artesanais fariam parte de um projeto que rascunhamos à distância, e aos poucos foi se concretizando.

1ª etapa - a primeira guria: No ateliê em São Paulo, cris pintou os tecidos. No ateliê em Porto Alegre, era hora dela montar as colagens!
2ª etapa - a segunda guria! Hora de dedicação exclusiva à criação das peças, pois juntas já havíamos decidido - cada uma trabalharia livremente! Depois de olhar cada cor e estampa com muita paciência, era hora de cortar e costurar! No início, tive um pouco de dificuldade, pois o tecido não deslizava com facilidade na máquina, mas uma fina entretela resolveu o assunto.
3ª estapa - a terceira guria: Quinta-feira era dia de seguirmos os trabalhos, dessa vez em São Paulo. O primeiro dia foi de   registro das peças já finalizadas - e era hora de entrar a terceira guria escalada para o projeto -  Glaucia Macedo.
4ª etapa - Na sexta-feira foi dia de produção do passo a passo das peças, dessa vez, sob o olhar e cuidados da equipe de Lilly, Paulinho, Rosa e Carol - responsáveis pela produção da revista. Fotos produzidas no ateliê da Cris e no charmoso Café Ambrósio, onde almoçamos.

 A revista está chegando às bancas de todo país - clientes lugastal poderão adquirí-la na loja em Porto Alegre!

Criação Cris Botallo e Lu Gastal  - fotos Quitandoca Fotografia - produção equipe Ed. Minuano

7 comentários:

✿ chica disse...

Que legal,Parabéns!Vou ver!!!beijos,chica

Anônimo disse...

Parabéns, queridona!!! Estou louca pra ver a revista... meninas competentes... coisas lindas deve estar pra nossa apreciação!!!
Bjos garota!!!

Tami Fonseca disse...

Parabéns meninas,boa sorte e muito sucesso.

♥ Tami ♥

Josiana Leite disse...

Parabéns chegando aqui e feliz pela revista e torcendo pelo sucesso, grande abraço.

Patricia Souza disse...

Amei, adoro o trabalho de vocês dua, não vejo a hora de ver!!!
Um abraço e boa semana!

www.pattyarts-artesanato.blogspot.com

harumi disse...

uau! que novidade boa!!!! ansiosa para ver a revista! \*Ü*/

Ana Marina disse...

Já comprei, e duas uma delas é para minha AS do clube do pano. Está demais, já comprei tintinhas, tecido branco e no sábado vou me divertir. Parabéns Lu! Belíssimo trabalho!