quarta-feira, 28 de março de 2012

Qual é o seu estilo???


O título desse post parece um comercial das lojas Renner, cuja campanha  sugeria: "você tem o seu estilo, a Renner tem todos", mas não será esse o tema de hoje, muito embora eu seja super fã desse case de sucesso nos quesitos planejamento e gestão.

Seguidamente recebo emails de futuras empreendedoras ou "aspirantes a" relatando a vontade de ter uma loja igual à lugastal, e de uma delas veio a sugestáo de que tia Linha pautasse algumas dicas.

É comum linkarem essa vontade ao fato de que a lugastal é um espaço gostoso, que abraça quem chega. No decorrer da última novela das seis, filmada e ambientada no Rio Grande do Sul, muitas pessoas que entravam na loja diziam que o ambiente parecia com a "casa da Manuela", personagem da atriz fofa Marjorie Estiano. Passei a observar com atenção os detalhes do cenário daquele fictício lar, e o que encontrava em comum com a loja lugastal não eram móveis ou produtos, era o aconchego - uma simples palavra me traduziu às constantes referências.
A partir disso, passei a ter mais facilidade em indicar às leitoras do blog e futuras empreendedoras minha principal dica, que partilho hoje com todos vcs: ao imaginar seu espaço, seja ele para comércio (loja), produção (ateliê) ou simplesmente um cantinho especial do seu dia-a-dia, busque o que há de mais importante: o SEU estilo!

O projeto visual da loja lugastal foi elaborado através de memórias da minha história, como um quebra cabeça onde cada peça trazia uma sensação, uma recordação, um cheiro - as vezes até o mofo nos remete à especiais lembranças... Além dos móveis e detalhes preparados com heranças familiares - o que, na época,  reduziu imensamente meu custo, houve outro fator simples e absolutamente importante na tradução dessa atmosfera -  era  momento de trabalhar o estilo do espaço ao estilo do produto, de forma a personalizar a proposta lugastal.

A quem me pergunta dicas de como ter uma loja como a lugastal, eu poderia simplesmente oferecer sugestões fáceis para ter um espaço aconchegante e gostoso, conforme foi preparada a minha receita de criação e concretização da loja: coloque na entrada um balcão de madeira e nele pendure produtos como se fosse um varal;  use e abuse de caixas de frutas como estante, pinte um cabide daqueles das lojas de 1,99 com uma cor forte, tenha na frente da loja uma lousa escrita com giz de cera, distribua harmoniosamente mini molduras com espelhos, e mantenha sempre que puder um vaso com flores naturais.   Simples assim, e sua loja será parecida com a loja lugastal, certo? Errado, muito errado! Deixe a comodidade de lado, e crie um ambiente do seu jeito! Olhe, curta  e abuse de sua criatividade garimpando ideias e sugestões de revistas, livros e  blogs;  recicle, observe o material que tiver disponível;  pinte e dê nova vida ao que não mais lhe agrada, do seu jeito, conferindo a cada objeto características que mais combinarem com o seu produto. Agregue ao seu espaço suas lembranças, traduza ao seu cotidiano suas necessidades e vontades, formule pouco a pouco o seu estilo próprio!

É importante lembrar que o visual de seu negócio será, sempre, uma estratégia de varejo, portanto, precisa ter o seu estilo! Ambiente seus espaços visando a funcionalidade, comunique-se com seu consumidor, identificando sua marca ao local escolhido, apresente o seu produto de maneira harmoniosa, e prepare-se para colher frutos - seu cliente sentirá o quanto é bem vindo àquele lugar!



17 comentários:

Andréa Pecine disse...

Oieee bom dia!
Como sempre você nos ajudando e compartilhando de preciosas sugestões e reflexões.
Estou em um momento de definição na minha vida e Deus sempre coloca pessoas em nosso caminho para nos ajudar. Você é uma
Deus te abençoe muito
Sua seguidora fiel.
Andréa Pecine

Alê Arts & Biscuit - Biscuit di Panu disse...

Lu, bom dia, sempre estou te seguindo, lendo cada post, cada matéria, cada imagem, sempre adorando e agregando tudo à minha realidade e possibilidade, sou apaixonada por sua loja, mesmo sem nunca ter colocado os pézinhos nela (claro, que um dia ainda vou conhecer ao vivo) e tento colocar uma dica, uma idéia à minha lojinha, ela é recente, bem menina ainda, mas sempre etsou procurando melhorar e deixar com cara de cantinho gostoso, por aqui as minhas amigas e clientes a chama de casinha de bonecas e isto me deixa muito feliz e hoje em especial, adorei seu post, o que me fez pensar que estou no caminho certo, cada dia melhorando e alterando o que achar necessário. Obrigado por dicas tão valiosas e que Deus sempre continue te abençoando.
PS: Desculpe o coment longo, rsrsr. Beijos carinhosos.

Sílvia Rosa disse...

Obrigada pelas dicas. Concordo com você! Gostamos de estar na SUA loja, dos SEUS trabalhos e tudo mais que VOCÊ fez, com seu estilo. Seu eu tentar fazer igual, não terei o mesmo resultado, porque falta VOCÊ lá...
Beijinhos e suce$$o sempre e cada vez mais.

Janaina disse...

Post maravilhoso Lu!
Usei essas dicas para decorar e tornar mais aconchegante o meu quarto.

Bjo te admiro muito!

Delma disse...

Adorei esse post!!!
Sempre fui apaixonada por artesanato, desde muito pequena minha curiosidade e encantamento me fizeram aprender varias coisinhas... bordados diversos, crochê, tricô, costura, enfim, de tudo um pouco.
De uns tempos pra cá surgiu uma vontade de abrir um espaço pra que alem de produzir eu possa também vender meus trabalhos!E tenho feito o que vc sugere, busco referências da minha infância!!! Quero um cantinho aconchegante e com a minha cara, onde as pessoas se sintam a vontade e sintam a energia do lugar. Não tenho pressa, quero poder realizar meu sonho por completo!!! Obrigado pelas palavras de incentivo! Bjos.

Delma disse...

Adorei esse post!!!
Sempre fui apaixonada por artesanato, desde muito pequena minha curiosidade e encantamento me fizeram aprender varias coisinhas... bordados diversos, crochê, tricô, costura, enfim, de tudo um pouco.
De uns tempos pra cá surgiu uma vontade de abrir um espaço pra que alem de produzir eu possa também vender meus trabalhos!E tenho feito o que vc sugere, busco referências da minha infância!!! Quero um cantinho aconchegante e com a minha cara, onde as pessoas se sintam a vontade e sintam a energia do lugar. Não tenho pressa, quero poder realizar meu sonho por completo!!! Obrigado pelas palavras de incentivo! Bjos.

Anônimo disse...

Lu, que postagem linda!!! Dicas sempre maravilhosas e incentivadoras. Coração e alma deixam tudo encantador!!!
Bjos garota e que tua estrela brilhe sempre!!!

Marília disse...

Adorei as dicas Lu, brigadão ;)

Marília disse...

Adorei as dicas Lu, brigadão ;)

Sinara Maria disse...

Oi Lu... o que mais admiro na Luciana Gastal é a sua capacidade em compartilhar tantas idéias e energias positivas, exatamente do seu jeito. Tens muitas idéias legais, projetos e sonhos e as compartilha com amor conosco, suas leitoras, conhecidas, amigas... é muito legal a gente ver as pessoas felizes sendo exatamente do jeito que são. E é mais legal ainda poder dizer: vai lá e te descobre também - do teu jeito. Muitas pessoas vivem uma vida nada original, o que é uma pena. O melhor caminho é sempre esse: descobrir, a cada dia as inspirações ilimitadas que cada um possui. Obrigada pela sua generosidade de sempre em dividir o que tens de melhor conosco. bjs.

ingrid machado disse...

Lu, era tudo o que eu precisava ler hoje. Obrigadíssima!!! bjks

Cecilia e Helena disse...

Que ótimo, Lu! Esse lance de trazer memórias da infância é um exercício fantástico, que eu pratico muito frequentemente. O cheiro de 'mofo', a que vc se refere, por exemplo... para mim é aconchegante, pois lembra minhas férias na casa dos meus avós, no Rio de Janeiro, no charmoso bairro de Santa Tereza. Pelo fato de a casa ser muito próxima à floresta, absolutamente tudo cheirava a mofo! Até hoje, muito muito tempo depois, essa é uma memória olfativa que me aconchega muito. Adorei o seu post!
Beijo,
Helena

Maria José (Mana) disse...

Oi,
Este post (assim como os outros) é ótimo, eu como tantas outras também tenho o sonho de ter minha lojinha na net, mas principalmente ficar conhecida por meus trabalhos, por enquanto me contento com uma na Elo 7, mas tenho muito que aprender e suas dicas são maravilhosas.

Estou ansiosa pelo picnic de amanhã !!

Beijos
Mana

Anônimo disse...

Oi Lu... bom dia!!!!
Obrigada pelas dicas.
Também acho que cada um tem que ter seu estilo,as vezes demora para cada um descobrir o seu.
A sua loja é um sonho de todas, acho que é pelo aconchego.
A cada dia me torno mais sua fã.
Amo a loja LU GASTAL.
bJS.

Luciana Figueiredo disse...

Oi Lu! Eu tb sou Lu(ciana), também amo costurar coisas fofas e pasmem! também sou advogada querendo virar crafteira arteira, como vc, quer dizer, para isso, ainda tenho que aprender muuuuitooooo!
Parabéns pelo seu trabalho e pela
coragem de seguir seu sonho, que,
sabemos, na prática pode não ser
tão doce quanto parece - li seu
relato pelo prêmio Sebrae,
inspirador! Eu já tinha te visto em uma revista de artesanato, e já conhecia da net o clube do pano, mas nunca tinha ligado as coisas. Foi hoje, clicando do Sebrae para o Elo7 que cheguei aqui, e puxa, vc não tem ideia da inspiração que me garantiu hj!
Gostaria de fazer uma oficina com
vc e lhe conhecer pessoalmente.
Estou em SP/SP. Qdo estará por
aqui?
Bjs
Lu Figueiredo
lucianafigueiredo.adv@gmail.com

Oficina do Corten disse...

Olá Lu,
Como sempre parabéns!
Pelo post e por tudo de belo que vc. faz.
Passamos pela mesma situação de ser solicitado a dar dicas do negocio... mas nem sempre funcionam...como vc. disse "TEM DE SER DO SEU ESTILO", nada como a autenticidade e a sinceridade.
Abraços!
Celio e Solange

Ogmar Costa disse...

Olá Lu, que post maravilhoso amiga, obrigada pelo incentivo, penso da mesma forma que você, unidos somos mais fortes, cada um com seu estilo haverá espaço para todos!!! Um grande beijo e que Deus te abençoe abundantemente!!!