domingo, 12 de fevereiro de 2012

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios


Contar uma trajetória profissional em até 100 linhas, não ultrapassando 500 palavras; um briefing de criação, desenvolvimento e resultado do negócio, não é moleza. Em 2011, recebi o convite pra participar do Prêmio  Sebrae Mulher de Negócios; inicialmente hesitei, mas diante da possibilidade de receber um consultor do Sebrae na lugastal e ter  um feedback sobre o andamento dos negócios me impulsionou a participar. Em tempo hábil enviei o texto, e logo no início de janeiro li no twitter que o Prêmio tivera recorde de participações no Rio Grande do Sul. Semanas depois, recebo com alegria a notícia informando que havia passado para a próxima fase; fui visitada, novamente avaliada, e, por último, foi necessário entregar uma série de documentos. 
Na última quinta-feira ocorreu a cerimônia de entrega do prêmio, e, com imensa alegria minha história foi escolhida entre as 9 finalistas do Rio Grande do Sul. 
No dia 8 de março, duas gaúchas concorrerão ao prêmio nacional, a psicóloga Cecília Machado, de Cachoeira do Sul, na categoria empreendedora individual, e a pelotense Maria Helena Jeske, de Pelotas, na categoria empreendedora coletiva, e, com certeza, representarão as 334 mulheres empreendedoras gaúchas que participaram da etapa estadual!
Meu agradecimento carinhoso à equipe lugastal, aos amigos queridos, leitores do blog, clientes e à minha paciente família - sem todos vocês minha história empreendedora não seria completa! (obrigada, tia Linha, que também me acompanha nessa trajetória!)

Conheci  o  empreendedorismo aos 9 anos, quando fazia pulseiras e as vendia nas férias. Anos depois, vivendo o pragmático mundo jurídico, redescobri o artesanato, e, em seguida, comecei ensaios empreendedores; atenta ao prestígio do artesanato com a comunidade de Brasília (onde morava),  passei a participar de feiras mensais nos fins-de-semana. O valor do espaço era alto, mas as vendas me incentivavam a prosseguir. Assim nasceu meu ateliê, e me descobri cada vez mais imersa no mundo empreendedor. Chegou a hora de investir em conhecimento, e em 2006 aproveitei férias do trabalho para cursar o Empretec. Não me sentia apta a empreender, mas seguia meus projetos com afinco. Ainda exercendo advocacia, conheci as redes sociais antes delas se tornarem famosas, comecei a blogar e a lugastal começou a ser conhecida (o blog hoje tem mais de 2000 seguidores, com média de 45.000 acessos mês).
Em 2010 mudamos para Porto Alegre; hora de organizar o novo lar, adaptar filhas na escola e enquanto a recolocação profissional no mercado jurídico era difícil, a marca lugastal se solidificava no mercado artesanal, através de referências jornalísticas de blogs e revistas. Aquele era o momento de deixar os medos de lado! Com apoio das pessoas importantes na minha vida, esboçava o plano de negócios, folheava classificados e caminhava em busca do lugar ideal que se adequasse à minhas necessidades – localização e custo. Visitei lojas com diferentes propostas; percorri e analisei o comércio, para, então, desenhar um negócio pequeno, único e inovador no mercado do patchwork, e assim idealizei a lugastal, um misto de loja com ateliê. 
Enquanto reformava o imóvel pequeno e muito antigo, costurava sem parar e produzia mercadorias para começar o negócio. Com auxílios financeiros familiares e intermináveis horas de trabalho, a loja foi inaugurada em junho de 2010. Dias depois recebo um concorrente “de peso”: a Copa do Mundo, e disputar com o futebol “não há quem possa”! Questionava a força de um comércio de bairro; poucas pessoas andavam na rua, possivelmente  assistindo jogos em suas TVs; aquela era hora de batalhar!
Como lojas do segmento fechavam aos sábados e ofereciam cursos de costura mensais, propus à clientela dias especiais divulgados no blog, como o Cupcake Day, além oficinas avulsas de costura para iniciantes, e outras idéias que trouxessem o público feminino para dentro do meu pequeno comércio (sábados chuvosos passaram a ser nossos melhores dias de venda).
Artesãos parceiros foram fundamentais; peças eram garimpadas conforme o estilo e proposta lugastal – inovação, profusão de cores e originalidade.  Quando já tínhamos clientes, produtos e vendas, nos faltava um detalhe importantíssimo: planejamento. As dificuldades, acertos e erros eram partilhados no blog em posts semanais, dando início à coluna Alinhavos&Gestão. Futuros empreendedores acompanhavam os textos com assiduidade, garantindo ao blog recordes nos acessos semanais e fortalecendo a marca. Hoje recebo relatos frequentes de pessoas que empreenderam motivadas pelos textos e sugestões da coluna, o que me dá a certeza de que partilhar experiências é fundamental.
Como os recursos financeiros eram escassos, conquistar clientes com simplicidade e criatividade foi a fórmula encontrada.  Não tínhamos capital de giro; se comprávamos tecidos, tínhamos de vender para pagá-lo. Aos poucos a loja caiu no gosto da clientela, a divulgação “boca a boca” funcionava bem, enquanto  escrevia pequenas notas e enviava para jornalistas. Essa foi uma excelente e econômica forma de mostrar a lugastal; aproveitando textos e fotos de qualidade postados no blog. Pequenas ações são sempre pensadas para as clientes; sorteios mensais e atendimento personalizado. Busco motivá-las sempre, pois além de oferecer produtos e matéria prima, a lugastal oferece inspiração!
Os meses seguintes à abertura da loja foram de crescimento discreto; muitos erros, alguns acertos. Passamos a vender produtos pelo blog; a loja virtual entrou no ar, mas não tive estrutura para mantê-la, as horas eram insuficientes e eu não sabia delegar. Essa, aliás, é minha maior dificuldade - nesse primeiro ano participei de todos os processos de criação/ execução dos produtos, sobrecarregando meu tempo.
Em 2011 nasceu o primeiro projeto paralelo à loja, o Clube do Pano. Atenta à dificuldade das pessoas em comporem estampas, propus a artesãs o  envio de um kit com  tecidos organizados em cores, através de  pagamento fixo mensal.  Hoje o Clube do Pano representa 10% do faturamento mensal, e em novembro teve crescimento de 60% em número de associadas pagantes, distribuídas em diversos estados brasileiros.
Outra forma de aumentar o faturamento e prospectar novos clientes é participar de feiras do segmento, hoje escolhidas de acordo com as estratégias da lugastal.
No nosso pequeno negócio, todas as sobras de produção são reutilizadas; retalhos médios são unidos na produção de pequenas peças; os pequenos viram flores em galhos secos. A idéia agrada o público, cada vez mais atento à preservação e reutilização.
Com um ano de funcionamento, a ansiedade e a sensação de que os dias eram insuficientes me fizeram procurar auxílio, era hora de implantarmos gestão em nossos processos. Com apoio de consultores, começamos o trabalho determinando rotinas (antes executadas desordenadamente). Atualmente estudamos os valores, missão, visão, e planejamento estratégico para 2012.
O capital de giro continua pequeno e as despesas são criteriosamente pagas.  Me apoio constantemente em textos empreendedores; negocio preços e prazos e  busco a solidificação da marca no mercado artesanal! Em julho de 2012 será lançada nacionalmente a linha de tecidos lugastal, em parceria firmada com a empresa líder no mercado têxtil para patchwork. Hoje trabalho quase 14 horas-dia; geramos três empregos diretos, sete indiretos, e os resultados aumentam discretamente – de dezembro (2010) a novembro o lucro líquido, no acumulado, cresceu 21%.  Financeiramente, vivo um dos momentos mais “apertados” da vida profissional -  o sorriso é proporcional aos planos! Os dias têm sido uma gostosa “rotina sem rotina”, e aos  40 anos, consegui, finalmente, encontrar um trabalho sem cara de trabalho. Pieguices à parte, sem esconder que há dias em que me sinto exausta e desanimada, digo sempre: em tudo, absolutamente tudo o que faço, há muito amor e dedicação! 


30 comentários:

Tamires Selle disse...

Parabéns, sua história e palavras são muito incentivadoras! beijocass

Liza disse...

Lu querida! Parabéns e muito, mas muito obrigada por ser tão generosa e compartilhar tuas batalhas e conquistas. És inspiração pra mim também. Acredito muito que ainda vou ter o meu trabalho feito de suor e coração. Isso sim é gratificante demais e motivador para cruzarmos as pedras do caminho. Um beijo e sucesso, sempre!
Liza

blogsue disse...

Parabens!!!
Eh lindo ver uma rpfossional como voce.
Bjs

Vy disse...

Querida Lu! Vejo o peso do seu empreendimento a partir dos e-mails que antes eram respondidos com maior frequência! Mas o trabalho diário nos tira, eu diria, muito do tempo que dispensávamos na frente da telinha. Queria te parabenizar, pois também não dispondo de tempo físico, sempre que estou blogando (meu bloguinho ainda tímido!...) passo por aqui pra conhecer as novidades e sempre atenta à gestão que interessa muito à todas as artesãs e crafters com sede de crescimento. Capital de giro, não tenho nenhum, fiz alguns cursos on line do Sebrae que me ajudaram a perceber detalhes que antes passavam batido. Hoje, vivo às voltas com agulhas e linhas praticamente meu dia todo, já são mais de 10 anos na tentativa de um lugar ao sol, e são vários os dias em que também me pego exausta e desanimada. A cidade onde moro não ajuda pelo tamanho e desinteresse total de seus habitantes, o que torna meu trabalho ainda mais difícil. Mas, devo deixar aqui comentado o quanto é importante compartilhar experiências, erros e acertos. Acompanho você desde o Folk Bazaar, qdo ainda era um Fotoblog. Meu entusiasmo foi ao auge qdo vi o vídeo maravilhoso que postou em sua viagem ao Texas ao lado do Dotan! Pode acreditar, é um sentimento compartilhado! Torço pelas colegas, porque é o que almejo com tanto carinho pra mim mesma. Estou muito contente pelo seu Prêmio! É mais que merecido pelo seu esforço, dedicação, mas acima de tudo, pelo seu talento! Receba um grande abraço e todo meu carinho e minha alegria em saber que conquistou mais um degrau na escala da evolução artesanal fabricando seu próprio tecido. Nossa, que maravilha! Beijo enorme pra ti Lu! E sonho um dia poder visitar sua loja e conhecê-la pessoalmente! Gratidão! Vy
http://retalhinhochic.blogspot.com

Artes da Mel disse...

Parabéns Lu! Prêmio muito merecido! Sucesso sempre! Beijos

Sueli disse...

Parabéns! Lu, super merecido!!! Sucesso sempre!!!

Linda semana para ti!!

beijos
Sueli

NIRA disse...

sua historia soma-se a muitas de nós brasileiras guerreiras ,que levanta a saia,arregaça as mangas e correm atraz de seus sonhos ,,parabéns lemre-se você é unica e exemplo de empreededorismo e simpatia e bondade,....e por ai vai ...
beijokas
grata ...Lenira

Márcia Lima Palamim disse...

Lu Gastal, tantantan, Lu Gastal, tantantan, Lu gastal!!!!
É assim que eu gosto de me aproximnar de você... sempre batendo palmas pelo seu trabalho. Sua determinação e criatividade são a sua marca registrada. Adorei ler seu texto e saber um pouquinho mais dessa deliciosa odisséia empreendedora. O mais legal é que a história ainda terá muitos e muitos capítulos para serem compartilhados com a gente. Meus olhinhos brilharam ao saber da notícia de que me breve teremos paninhos LuGastal!!!!! Nossa, muito boa notícia!!!!
Mais uma vez: meus parabéns!!!!!!!!!!
Beijokas e ótima semana pra ti.

Coração da Nena disse...

Lu querida,
Super parabéns à vc!
Bjs carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

bela silveira disse...

Parabéns minha amiga querida e guerreira!!! Acompanho essa caminhada empreendedora e vejo o amor, a dedicação e o empenho com que desempenhas essa tarefa... o prêmio é apenas a recompensa, mais do que merecido!!!
Bjo, garota e uma ótima semana!!!

Patch & Poá disse...

Lu, vc. realmente é uma mulher de negócios e esse sucesso todo é muito merecido. Fico aqui sempre na torcida pois me identifico muito com suas palavras. Muito sucesso sempre
Simone

Carmen Ferreira disse...

ah querida, parabéns
com certeza você mereceu. tudo que plantamos, nós colhemos. e agora você está colhendo frutos de um trabalho árduo e dedicação.
achei linda sua história...

bjos e bençãos pra ti.

Marilia Baunilha e Patch disse...

Parabéns, Lu! Reconhecimento ao esforço que vemos você diariamente despender é o mínimo que você pode receber.

Eneida

Ana Kroetz disse...

Parabéns! Homenagem super merecida pela sua trajetória...
Bjs,Ana

♥ Luciana Casado ^-^ disse...

Parabéns, Lu!! Tu super merece esse prêmio!! :D

Sílvia Rosa disse...

Parabéns Lú! desde que conhecí seu blog, sua loja, grudei...rsrsrs você têm um "quê" especial que encanta e inspira!
Sempre bom saber mais da tua estória e comemorar junto com você, cada degrau rumo ao sucesso e reconhecimento. Saiba que torço muito por você e me orgulho também.
Imenso abraço, com carinho.

lugastal disse...

pessoal, muito obrigada pelo carinho! eu realmente fiquei muito feliz, tenho certeza que todo esforço tem seus resultados, no momento certo!
um beijão e boa semana pra todos!

Ana Braga disse...

Parabéns Lu!!! Prêmio mais que merecido!!!
Ana Braga

Rejane disse...

Oi, Lu!!! Parabéns pelo prêmio, quem conhece a Lugastal sabe que em cada centímetro tem muita dedicação!

Cemisa disse...

Lu,vc tem sido minha inspiração nos negócios...frequentemente tenho passado por aqui no seu blog e tem me motivado muito as suas histórias e palavras.Trabalho com decoração de bebê e tenho buscado muito ler sobre empreendedorismo e posso dizer que com suas palavras e experiencias relatadas aqui no blog tem me ajudado muito.
Parabéns vc merece tudo isso.
bjs.
Michelle.

Claudia Pech disse...

parabéns Lu! sua história é inspiradora...


bjo

Ana Carolina disse...

Lu,
Parabens pelo merecido premio! Vc não tem noção de como vc me inspira, sua historia só me enche de coragem para fazer a mudança profissional que tanto temo fazer na minha vida.
bjs, em muito mais sucesso pra vc.

Luiza Mallmann disse...

Que gostoso ler sua história! Parabéns pela trajetória!!

Beijos!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Mara Rejane. disse...

Parabéns!!
Foi super merecido, seu trabalho é maravilhoso!! Sou sua fã número 1
Bjos.

Erica disse...

Lu, sua história com certeza nos ensina muito! Com a frase final mostra o motivo da Lugastal ser o que é e crescer cada vez mais! Parabéns por batalhar e acreditar! Serves de exemplo pra muitos de nós.
Bjs

Ingrid Normando disse...

Sua Historia é linda!
Parabéns pelo sucesso!

http://dicasdeingrid.blogspot.com/

vida disse...

Você merece querida uma pessoa como vc que nos ensina o seu melhor, não guarda nada para vc, reparte tudo,bjs e parabéns que muitos outros venham,bjssss

Silvia disse...

Parabéns Lu!
Você merece esse prêmio e todos os mais que virão!
Nunca desanime, pois sempre tem alguém torcendo muito por você.
Bjs!!

lugastal disse...

pessoal, tantas mensagens queridas! muito obrigada por tamanho carinho!

Dryka manualidades disse...

Oi Lu parabéns pelo prêmio,com certeza tu merece.Com carinho Dryka