quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A hora do mate na semana da saudade!

Começando bem o feriado dessa quinta-feira; para os desavisados - o dia de Nossa Senhora de Navegantes é lembrado em todo país, e, geralmente, festejado com feriado nas cidades banhadas por rio ou mar - como é o caso de Porto Alegre. Gaúcho que se preze adora começar o dia tomando um mate quente, mesmo sob as temperaturas elevadas da época, e é isso que faço nesse momento!

Pegando uma carona no assunto... não perdi esse hábito durante os anos em que moramos em Brasília; o chimarrão era diário, quando não tomado duas vezes por dia - pela manhã e à tardinha. Por onde ia, levava minha mateira - uma espécie de sacola onde se carrega o kit - garrafa térmica, cuia, bomba, e, é claro, a erva mate! Aliás, esse único ingrediente era comprado com "ágio" em escassos estabelecimentos comerciais, ou levado na mala - encomenda certa sempre solicitada às visitas amigas! 

Há tempos combinei um post pro blog Quitandoca, com uma "receitinha básica" do simples e bom chimarrão. Dias atrás, numa passada rápida pela cidade, levara meus apetrechos pra matear no fim do dia - e a tarde de jogar conversa fora com a amiga Glau foi perfeita para as fotos. A big lousa onde ela anota as receitas recebeu, dessa vez, algumas lições rápidas de como se fazer o verde amargo, embora as linhas tenham se perdido no decorrer da escrita! (quer ver a "receita" inteira? tá AQUI!)


  (hábito, vício ou tradição? não importa...a hora do mate equilibra o dia!)



Eis que recebemos a companhia da Ruby - que provou, não sei se gostou (deixou claro o quanto achou quente), e registrou o making off da diversão! "De quebra" fui recebida com arroz de leite - delícia que me faz lembrar os áureos tempos em Cachoeira do Sul!




A tarde seguiu com um café no maior estilo mineiro, mas sobre isso a Ruby contou lá no Meu Canto Minha Prosa!  



Foram dias de poucos encontros... dificilmente quando viajo consigo ver todos que gostaria - nesses momentos o tempo não corre a meu favor, e na hora de voltar sempre dá aquele aperto no coração. Pra matar a saudade antecipada, uma volta pela Esplanada dos Ministérios - sem dúvida o visual que mais aguça minha lembrança - e a promessa que sempre faço à mim mesma de voltar em breve! E na semana em que começamos lembrando a SAUDADE, nada melhor do que recordar o que foi bom!


- fotos dos blogs Quitandoca e Meu Canto Minha Prosa, a última clicada pela motorista em tarde nostálgica de trânsito zero. A hora do mate é o nome do programa da Rádio Rural, apresentado pelo amigo Ernesto Fagundes - e  O dia da Saudade é uma crônica escrita pela jornalista Sibele Negromonte, no Correio Braziliense da última semana. (adoro o mundo globalizado!!!)

- tem uma matéria bem legal  na Zero de hoje - A festa de Nossa Senhora dos Navegantes existe desde 1871 e é reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Alegre. Com o passar dos anos, a devoção católica misturou-se com as religiões afrobrasileiras, criando um "sincronismo religioso" entre Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá Iemanjá.



9 comentários:

Luzes de Fadas disse...

Tem coisa melhor que um mate com amigos/as?
bjs

Cariana Costureira disse...

Adorei o post, já vi nos 3 blog... Confesso que como a Ruby achava muito quente e tbem amargo e de solteira não tomava... Mas quando casei me mudei pra Alegrete/ RS onde estava meu marido ; ai não teve jeito aprendi a gostar do mate, hoje as vezes até me dá vontade de tomar sozinha se não tenho companhia, rsrsrsrs
bjs
ps.: dá uma espiadinha no meu blog http://costurinhaseafins.blogspot.com/

Cecilia e Helena disse...

Lindo post, Lu! E que encontro mais agradável. Fotos lindas!
Beijo,
Helena

Luiza Mallmann disse...

Que delícia este vosso encontro! Não é que estou com a cuia na mão tb, apesar do calorzão que já faz agora! Gaúcho que se preza não larga a cuia nunca, né? rs.. a minha é lembrança de uma viagem à Montevidéu! ENquanto mateio, repasso na mente os bons momentos vividos lá!

Beijos, querida, ótimo feriado!!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Lola disse...

E eu aqui, acabei de acordar e fazer um chimas, dar aquela fuxicada nos blogs e agora vou lá ficar com a família! Bom Dia!
http://antonellaesuaboneca.blogspot.com/

Thais Seba Sampaio Leal disse...

Brasília é um bom lugar pra se viver, olhar me faz ter saudades de 1999, 11 anos de vontade e medo de voltar...mas ainda há saudade...

Ruby Fernandes disse...

hehehe, essas três ainda vão ter muita história para contar...
bjo lindona =)

Glau disse...

hahaha a Ruby é engraçada
Ai que tarde boa!

Grasi disse...

Mais que coisa gostosa, não ah nada melhor que um mate amargo, compartilhado com bons amigos(as).
BJosss