terça-feira, 29 de novembro de 2011

Alinhavos & Gestão


Post para quem é ligado em tendências empreendedores - a revista Veja dessa semana trouxe uma matéria muito bacana (capa), assinada por Ana Luiz Daltro e Érico Oyama;  AS LIÇÕES DOS VENCEDORES.

Em oito páginas, a matéria versa sem rodeios sobre a realidade brasileira - a cada semana são abertas 10.000 empresas - destas, apenas metade completa o quarto ano de vida. Além de dados estatísticos, outras informações bem interessantes pontuam o texto, como o "mapa da mina" de toda empresa bem-sucedida, de uma pizzaria de bairro a uma grande multinacional.  Pra quem, como eu, curte ouvir histórias de sucesso e dificuldades dos mais diversos segmentos, há relatos de empreendedores, que  dividem experiências criativas com algumas dicas preciosas:

1. Não tenha medo de assumir riscos;
2. não tente fazer tudo sozinho;
3. inovação, sem gestão, não garante o sucesso;
4. pesquise a fundo a concorrência;
5. fique atento às novidades do mercado;
6. não se prenda a uma única ideia;
7. planeje para voar mais alto;
8. trace metas e seja competitivo;
9. descubra uma necessidade - e saiba preenchê-la;
10. fazer direito vale a pena.

A revista está nas bancas... e tia Linha curtiu!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

tia Linha por aqui!



Esse post é pra quem manda emails e pede os textos de tia Linha -  hoje ela chega por aqui, fazendo alguns "rabiscos" sobre pequenos segredinhos do dia-a-dia.

Outro dia assisti um empreendedor numa entrevista muito bacana. Curto escutar relatos e situações alheias; penso que, independente do tamanho do nosso negócio, saber que o próximo pode passar pelas mesmas dificuldades que a gente é bem interessante, e move nosso desejo em prosperar.

O que acontece é que o cara saiu literalmente do nada, montou seu pequeno negócio e hoje é um case de super sucesso! Obviamente que nada caiu no seu colo de presente, o que me faz pensar que houve muita "ralação" nessa trajetória profissional. E sabe quais são as três palavras-chave de seu dia a dia? humildade, curiosidade e disciplina. Isso mesmo, gente, três simples e poderosas palavrinhas regem sua vida!

O interessante é que são palavras necessárias a qq tipo de negócio, seja um comércio,  um pequeno ateliê, ou (talvez o mais importante) sua vida e seus relacionamentos!

Humildade não é, como muitos pensam, uma tarefa fácil. Aliada à gratidão, talvez se enquadre nas atitudes mais escassas do mundo moderno. Seja  uma pessoa simples e tenha certeza - o mundo conspira a seu favor! (vai dizer que não é encantador se relacionar com quem exala simplicidade de maneira espontânea?

Curiosidade é um sentimento que nos move, empurra nossos dias adiante. Toda e qq situação de comodidade não é proveitosa em  processos criativos, o que não significa que vc tenha de sair "patrolando" tudo e todos que vê pela frente, ignorando simples regrinhas de caráter, entre elas  o bom senso. Seja curioso; leia,  pesquise, procure, troque ideias, discuta e usufrua de consequências positivas!

Disciplina é, sem dúvida, uma palavra tão importante quanto as demais. Atire a primeira pedra quem, num dia exaustivo, não pensa em deixar as tarefas pendentes para depois! A procrastinação é encantadora nesses casos, e, sinceramente, admiro os disciplinados que fazem de suas  regras corriqueiras uma forma de viver melhor.  Aqui vale o exercício de uma simples listinha de "tarefas a fazer", e seguí-las à risca pode estar entre suas metas diárias, o que facilitará sua vida a médio e longo prazo!

Que tal "refletirmos sobre" ???? Tia Linha curtiu!

(atenção leitores e leitoras de plantão, escreva para tia Linha,  partilhe suas experiências, ou sugira temas para futuros posts; suas ideias serão sempre bem vindas!)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

tem lugastal na Magazine Anne!!!



Porto Alegre guarda tantos cantinhos especiais que viver aqui é estar sempre descobrindo. Pois numa casinha, lá no bairro Auxiliadora há quem exercite a felicidade. Sim, porque o sorriso de satisfação da advogada Luciana Gastal, que largou a profissão e voltou à terra denuncia as várias possilidades que temos de buscar o que nos dá prazer.

Luciana realizou a lugastal, uma loja para quem gosta, quer aprender ou trabalha com a arte da costura, crafts para uns, ou artesãos para os mais românticos. Patchwork é o que comanda por lá, mas não é só isso. A arte de juntar retalhos e fazer uma história com tecidos, linha e agulha foi além. A loja tem um pouco mais de um ano, e já está pequena para tanta atividade, se bem que a Lu reforçou a ideia de que a proposta é essa mesma, um lugar pequeno mas com uma imensidão de possiblidades.

Lá não é nada arrumadinho, olha para um lado e encontra uma infinidade de padronagens, olha para o outro e vê uma cortina de fuxicos, olha para cima e vê passarinhos de pano em gaiolas; caminha mais um pouquinho e esbarra numa máquina de costura antigo. Enche os olhos e o coração!

Aliás, Luciana herdou o gosto pela costura, pois seu avô Rodolfo Carlos Neumann era alfaiate lá no interior de Santa Cruz do Sul - Sinimbú. Motivo de orgulho é o balcão onde corta os tecidos, que era da alfaiataria do seu avô. A família está presente em tudo; trabalha com a irmã, que faz a parte administrativa, tem duas filhas e faz de seu trabalho um ponto de encontro de amizades. Ela não pára, enquanto conversávamos, preparou um chimarrão, combinou pelo telefone a ida da filha para uma atividade escolar, atendeu clientes, recebeu alunas e flores! Sim, uma cliente buzinou e pela janela do carro entregou um bouquet de orquídeas - simples assim, que ela imediatamente colocou na vitrine como decoração.

Sabe a música da Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo? "De uma caixa de costura, pano, linha e agulha, nasceu uma menina valente, Emília, a boneca gente". Se encaixa direitinho no perfil de Luciana.

Além do material de costura, ainda há cursos e atividades pela loja, como o Clube do Pano, que é uma espécie de clube virtual, onde a associação vale um kit de tecidos por mês, depois são expostos trabalhos feitos na internet através de fotos; também tem sorteios e trocas de informações. O clube está no blog, que também é uma atividade efusiva da marca Lu Gastal (www.lugastal.com.br).

É um mundo de criatividade! No blog também têm textos sobre gestão de negócios, ilustrado por Tia Linha, uma personagem do imaginário de Lu, que fala sobre negócios, empreendimentos e marketing. Muito legal! Mas o que mais chama atenção no trabalho de Luciana é a valorização do artesanato, do feito a mão, da criatividade, das possibilidades do ser humano, das trocas e do afeto, ter paixão pelo que faz.

Os cursos acontecem com horários marcados, na parte de cima da loja, e tem vários, basta acompanhar o blog e escolher por onde você quer começar ou continuar no mundo da costura. Uma tradição milenar, passada de mães para filhas e que nunca vai terminar! Ah, se você for lá, visite o banheiro, tem um aquário inusitado lá... o mais lindo que já vi!!!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

os riscos divertidos de Loralie Designs


Seus desenhos são extremamente divertidos, repletos de traços criativamente coloridos, fazendo menção à caricatas figuras e seus mundos. Com diversas coleções inspirados em variados ambientes (linha praia, verão, costureiras, mulheres "frutas", combate ao câncer de mama, profissionais de saúde, cozinheiros, etc), Loralie é, sem dúvida, um ícone de inovação, materializando seus projetos em tecidos, programas para bordados, impressos, carimbos. Um trabalho admiravelmente não convencional!

Não é de hoje que aprecio seus riscos; em 2009 fiz um grande painel em quilt com mulheres fantasiadas de maçã, pera, banana, laranja, uva... uma verdadeira e divertida salada de frutas, que até hoje decora o ateliê da Casa Quilt, em Brasília. Já postei gravuras no flickr, e desde o início de 2011 as clientes lugastal têm acesso aos diversos tecidos, vendidos em pedaços que medem 0,30 X 050 ou em pequenos blocos para aplicação em bolsas, necessaires e onde mais sua imaginação permitir.


Loralie, tal qual seus desenhos, é a tradução da simpatia!



Os blocos desse painel, com figuras de costureiras e seus diversos estilos, estão disponíveis na loja!
 Escreva para lugastal@lugastal.com.br e adquira os seus!


p.s: vcs já curtiram o festival de Houston no post Craft, patchwork & Texas?

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

crafts, patchwork & christmas in Texas!





Foi, sem em dúvida, uma primeira vez memorável; depois de conferir várias vezes se os documentos estavam ok, saí cedinho com a mala numa mão e passaporte na outra. De coração apertado, bati a porta sem olhar para trás, a vontade de levar alguém da família comigo era enorme! Algumas horas e a certeza de que essa seria, sim, minha primeira viagem internacional “em minha companhia”!

Em São Paulo, um encontro marcado de um grupo com o mesmo intuito – viajar até Houston – Texas, para conferir de perto o que há de melhor no mundo do patchwork americano. Se houvesse turbulência no vôo, nenhuma mão familiar para ser segurada, éramos apenas conhecidos, mas logo os relacionamentos se estreitaram! Do desembarque no imenso aeroporto até o breakfast numa parada a caminho do hotel –  ali formalmente nos apresentamos uns aos outros, com muita expectativa e a certeza de que os próximos dias seriam intensos!

Dias ensolarados, de vento e temperatura gostosa foram ideais para nossas descobertas na terra dos cowboys; passeios rápidos em outlets, shoppings, lojas especializadas em artesanato e um dia inteiro dedicado à vizinha Old Town Spring, cidade de estilo vitoriano e visual pitoresco, cheia de pequenas lojas com mercadorias nada comuns, restaurantes, cafés, galerias de arte. A sensação era extremamente nostálgica, remetendo à arquitetura de quase dois séculos atrás, além de avisos de que o Natal literalmente já chegara por lá! Mas o propósito da “craft expedição” era o International Quilt Festival, sem dúvida dos maiores eventos do patchwork em território americano.

Mais de 900 expositores dividiram o imenso centro de convenções em compridos corredores, devidamente numerados e organizados. Para não se perder, bastava um bloquinho de anotações, caneta e disposição em apreciar a diversidade de propostas que lá foram apresentadas. Cores, estilos e sugestões para, literalmente, todos os gostos!

Já ouvira falar que fotos não eram desejadas entre os expositores, e evitando correr o risco de não conseguir dividir com vocês aqueles momentos, preparei um breve press kit lugastal (informações detalhadas de postagens, origem de tráfego, público, etc, além de matérias publicadas), o que me garantiu um media credential, possibilitando fotos consentidas e sem estress do que vi de mais bacana por lá. A estrutura de apoio para revistas e blogs contava ainda com um café quentinho e biscoitos calóricos e gostosos, que davam ânimo no decorrer de tantas horas caminhadas entre os corredores. A partir dali nosso grupo se fracionou; cada um seguia seu próprio caminho conforme seus interesses, mas à noite sempre achávamos uma forma de nos reunirmos ao redor de uma mesa para lanchar e partilhar as novidades!

Obrigada ao grupo com quem dividi a viagem, à equipe Ateliê com vc (valeu, Dotan, pela constante paciência num grupo predominantemente feminino!!!) e às brasileiras conterrâneas que encontrei por lá, pelos abraços recebidos e certeza de que valia a pena toda a saudade de casa! Um agradecimento também à minha compreensiva família e aos amigos queridos que torceram para que a viagem desse super certo!

O vídeo, preparado com muitíssimo carinho, ao som de Adele (valeu Ju, adorei o cd!!!), convida leitores lugastal a passearem um pouquinho conosco! E um último detalhe a ser comentado: nossos festivais nacionais também são muito bacanas!!!



(pra não acharem que não pensei em vocês, trouxe um presentinho muito “Houston patchwork” para sortear entre quem comentar no blog e facebook... até 20 de novembro. Tá valendo!)