segunda-feira, 21 de novembro de 2011

tem lugastal na Magazine Anne!!!



Porto Alegre guarda tantos cantinhos especiais que viver aqui é estar sempre descobrindo. Pois numa casinha, lá no bairro Auxiliadora há quem exercite a felicidade. Sim, porque o sorriso de satisfação da advogada Luciana Gastal, que largou a profissão e voltou à terra denuncia as várias possilidades que temos de buscar o que nos dá prazer.

Luciana realizou a lugastal, uma loja para quem gosta, quer aprender ou trabalha com a arte da costura, crafts para uns, ou artesãos para os mais românticos. Patchwork é o que comanda por lá, mas não é só isso. A arte de juntar retalhos e fazer uma história com tecidos, linha e agulha foi além. A loja tem um pouco mais de um ano, e já está pequena para tanta atividade, se bem que a Lu reforçou a ideia de que a proposta é essa mesma, um lugar pequeno mas com uma imensidão de possiblidades.

Lá não é nada arrumadinho, olha para um lado e encontra uma infinidade de padronagens, olha para o outro e vê uma cortina de fuxicos, olha para cima e vê passarinhos de pano em gaiolas; caminha mais um pouquinho e esbarra numa máquina de costura antigo. Enche os olhos e o coração!

Aliás, Luciana herdou o gosto pela costura, pois seu avô Rodolfo Carlos Neumann era alfaiate lá no interior de Santa Cruz do Sul - Sinimbú. Motivo de orgulho é o balcão onde corta os tecidos, que era da alfaiataria do seu avô. A família está presente em tudo; trabalha com a irmã, que faz a parte administrativa, tem duas filhas e faz de seu trabalho um ponto de encontro de amizades. Ela não pára, enquanto conversávamos, preparou um chimarrão, combinou pelo telefone a ida da filha para uma atividade escolar, atendeu clientes, recebeu alunas e flores! Sim, uma cliente buzinou e pela janela do carro entregou um bouquet de orquídeas - simples assim, que ela imediatamente colocou na vitrine como decoração.

Sabe a música da Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo? "De uma caixa de costura, pano, linha e agulha, nasceu uma menina valente, Emília, a boneca gente". Se encaixa direitinho no perfil de Luciana.

Além do material de costura, ainda há cursos e atividades pela loja, como o Clube do Pano, que é uma espécie de clube virtual, onde a associação vale um kit de tecidos por mês, depois são expostos trabalhos feitos na internet através de fotos; também tem sorteios e trocas de informações. O clube está no blog, que também é uma atividade efusiva da marca Lu Gastal (www.lugastal.com.br).

É um mundo de criatividade! No blog também têm textos sobre gestão de negócios, ilustrado por Tia Linha, uma personagem do imaginário de Lu, que fala sobre negócios, empreendimentos e marketing. Muito legal! Mas o que mais chama atenção no trabalho de Luciana é a valorização do artesanato, do feito a mão, da criatividade, das possibilidades do ser humano, das trocas e do afeto, ter paixão pelo que faz.

Os cursos acontecem com horários marcados, na parte de cima da loja, e tem vários, basta acompanhar o blog e escolher por onde você quer começar ou continuar no mundo da costura. Uma tradição milenar, passada de mães para filhas e que nunca vai terminar! Ah, se você for lá, visite o banheiro, tem um aquário inusitado lá... o mais lindo que já vi!!!!

10 comentários:

Helck Souza disse...

Adorei Lu!
Faz tempo que não passo por aqui, mas a saudade apertou e vim espiar. Lindo o texto da revista, quem o fez está de parabéns, por mostrar muito bem a essência, a proposta de sua loja. Parabéns!!!

MÁRCIA MARINHO disse...

Que texto lindo!!! Parabéns Lú. Alías o texto é só um complemento do que os nossos olhos e almas enxergam. Bjs

Katima disse...

Parabéns, Lu.
Seu sucesso é fruto do seu carinho com que faz as peças, e trata as pessoas.
Beijos,Kátima.

Katia Bonfadini disse...

Que legal, Lu, parabéns! Você é especial, tem uma energia boa e contagiante! O texto revela isso muito bem e seu talento e carisma são inquestionáveis! Um beijão!

♥ Luciana Casado ^-^ disse...

Lindo texto, Lu! Tu merece cada palavrinha que está ali! :D
Bjus, Lu

Dicas Femininas disse...

Olá flor passando pra conhece seu blog , e adorei tudo vc esta de parabéns estou seguindo vou adora ter vc no meu blog beijos flor..

http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

bela silveira disse...

...patchwork é o que comanda por lá, mas não é só isso. A arte de juntar retalhos e fazer uma história com tecidos, linha e agulha foi além... lá, naquele cantinho especial, a arte de juntar retalhos tem um ingrediente a mais...o amor...que por certo muda um pouco a definição literal de patchwork!!!
Parabéns minha amiga, continuo orgulhosa de você!!!
Bjinho!

Marta Basteiro disse...

Lu que maravilha de texto!!!
Sucesso sempre!
bjos

Carla Lima disse...

Parabéns Lu! Você merece tudo de bom que houver nesta vida.

Andréa Pecine - ATELIER DOCE MIMO disse...

Parabéns Lu. realmente quando fazemos o que gostamos é muito maia gratificante. Sucesso para vc.
Deus te abençoe
Andréa