quinta-feira, 20 de outubro de 2011

arroz de leite

Aos 17 anos de idade, fui "coroada" rainha do arroz. Sim, acreditem, é verdade! Atire a primeira pedra quem não tem uma breve história no estilo "meu-passado-me-condena" pra contar aos filhos! Pois eu tenho  várias!! De 4 em 4 anos, Cachoeira do Sul elegia a sua rainha e princesas, que representariam a cidade até a próxima edição. Havia dois bailes, um da escolha das "soberanas" (ai que termo mais antigo), e dali 6 meses, o baile de coroação. Festas divertidas e glamourosas, frequentadas por filhos, pais, avós, e  quem já tinha ido embora da cidade para estudar fora sempre dava um jeitinho voltar para prestigiar - diversão garantida. Naquele período viajamos muito, em todos os lugares por onde passamos sempre fomos recebidas com muito carinho, desde famílias mais simples nas cidades que visitamos, até locais e eventos mais formais. Mas há uma peculiaridade que trago na memória: a sobremesa oferecida era sempre arroz de leite (ou arroz doce, como chamam em vários estados brasileiros).

A química resultante do arroz fervido no leite, servido com canela em pó, me era verdadeiramente gostosa desde a infância, mas com o passar do tempo ficou enjoativa (talvez até entenda o motivo!!!).

Algum tempo atrás li uma receita de arroz doce no blog Quitandoca, e, rindo sozinha, contei à Glau o espisódio da adolescência. Ela, além de dar risadas,  pediu pra ver fotos. É claro que  não mostrei (em comum com aquele tempo só o cabelo curto, pois a pele de menina também já é passado), mas mesmo assim ganhei um presente especial num de nossos encontros: um potinho com arroz de leite! Estávamos num dia de trabalho, quando lá pelas tantas fugi uns minutos para apreciar meu presente!!!! 


Os anos passam e precisamos entender as mudanças que nos são impostas! Os concursos de modelo tomaram o glamour dos demais; o cabelo pede tinta, os olhos pedem creme anti-rugas; além do resgate de lembranças que nos foram importantes. Hoje voltei a gostar de arroz de leite, e confesso que curti meu presente bem quietinha, pra não precisar dividir com ninguém! risos... (além dos amigos queridos que trago daquela época, tenho vestido exposto no museu municipal da cidade, para risadas e  diversão geral das minhas filhas, quando por lá passam!!!)

(saudade da Renata, Cerê, Silvana e Magda - minhas parceiras naquela aventura!)

 

p.s: hoje li novamente uma receitinha de arroz doce lá no Quitandoca, e lembrei dessas fotos que, junto com a sobremesa, ganhei da Glau! (dispensados comentários sobre efeitos da ação do tempo!!!!)


8 comentários:

Ana Paula disse...

Oi, Lu! Eu quero agradecer pela tua visita lá no blog, fiquei muito feliz, mesmo! Seja sempre bem vinda! Olha, lá também tem uma receita de arroz doce de antigamente, que a minha mãe fazia - excelente. Se quiseres provar...tenho certeza de que vais gostar muito.Um abraço.

Sílvia Rosa disse...

lembranças...coisa boa! bonita estória.
Eu amo arroz de leite e modéstia à parte, faço um muito gostoso. Tanto que de tempos em tempos atendo à pedidos de colegas do trabalho e também família... é tão gostoso!
Beijinhos e sucesso em Sampa.
Abençoado final de semana prá você!

eleonora disse...

Lu!!!! foste rainha da Fenarroz! que passado...bem legal. as tuas meninas brincam contigo mas devem achar muito legal o "passado" da mãe! beijos!

Guria's disse...

Oi Lú!
Ainda bem que moravas em Cachoeira e não em São Vicente do Sul,imagina só,serias coroada a Rainha da Batata Doce!hahahaha...eu quase fui!
Mas brincadeiras à parte,teus posts sempre mexem com minhas mais profundas lembranças da infância...o arroz de leite da minha vózinha Vera,de Quaraí,era o melhor do mundo,ela colocava sempre mais canela no meu potinho,rs...Obrigada por compartilhar tuas experiências dessa forma tão simples e tocante.
Grande bj
Sucesso em Limeira

Renata Sperb disse...

Lu minha Rainha!!!! Quantas recordações em suas palavras... Só nós que vivemos tudo aqui podemos realmente dizer o quanto foi importante em nossas vidas a FENARROZ... E a oportunidade de conviver com vocês. Sensacional!!!
... estou com saudade de comer ARROZ DE LEITE... uhhhhhhhhh fiquei com água na boca...beijos

Marta Basteiro disse...

Ui, ui me emocionei com este post...talvez tenha tido um pequeno momento nostalgia.
Mas tu continuas linda!
bjos

Ruby Fernandes disse...

hummm, que delícia Lu! Deu vontade, hahaha.
Aqui em Bsb, tá um frio atípico, propício para essa receitinha né?
E vc, trabalhando muito na exposição?
Bjo =)


P.S: Tá lindona nas fotos!!!

Camila Flores disse...

Luu nao sabia que tinha sidos Rainha da Fenarroz, que legal, minha irmã Suelen Hertz Flores está concorrendo este ano.. e o termo "soberanas" continua hehehe..
o concurso sera no dia 19 de novembro se tiver oportunidade de vir a Cachoeira estás convidada..
Beijos