segunda-feira, 19 de setembro de 2011

gauchices

Era um fim de tarde de primavera, talvez 1987. O verão se aproximava; as tardes já eram mais longas e tínhamos o costume de encerrar o dia tomando mate na frente de casa. Meu pai me chamou na cozinha, avisando que ia me ensinar a fazer chimarrão. Dei uma risada, questionando o  por quê, mas não lembro qual foi a resposta, minha memória daquela tardinha se encerra por  aqui. O que importa é que eu cresci (e como!) e o chimarrão passou a fazer parte da minha rotina. Quando morava em Brasília, diariamente carregava meu "kit" na mateira (uma espécie de bolsa onde a gauchada carrega a cuia, bomba e garrafa térmica), e aquele pequeno utensílio me era a garantia de um dia com muita disposição!



Muitos perguntam "mas que gosto tem o tal chimarrão", e minha resposta costuma ser um sorriso (quem provar, saberá!). Faço questão de oferecer à quem se dispõem experimentar...

No blog chimarrão.com tem uma explicação bacana: O chimarrão, segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Após estudos realizados sobre os efeitos fisiológicos exercidos pela erva-mate concluíram: O emprego da infusão aumenta as forças musculares, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão e determina uma sensação de bem estar e vigor no organismo, sem acarretar depressões ou qualquer efeito colateral no organismo, como a insônia, palpitações ou agitações nervosas provocadas por outras bebidas similares, permite como bom alimento (natural) que sejam suportadas as fadigas e a fome.

Há outras coisinhas bem legais no blog, como os 10 mandamentos do chimarrão (risos..., vale a pena, são dicas preciosas!).

E é com essas duas fotos, clicadas pelas fotógrafas queridíssimas Glau Quitandoca e Júnia Chaves - fotógrafas de mão cheia (ou olhares atentos e criativos??) em visita à lugastal, que começo a semana,



Amanhã é feriado no Rio Grande, nosso dia! Perfeito pra curtir o conforto do lar, pôr em ordem alguns projetos que logo mostrarei pra vcs, e, é claro, matear sem pressa!

AVISO ÀS VISITANTES E CLIENTES: hoje lojinha aberta em horário normal!


Tá servido???


9 comentários:

Patrícia Lara disse...

Oi Lu, cheguei agora a pouco nessa terra e estou em fase de admiração aos costumes e tradições do povo gaúcho. Feliz e muito bem acolhida!
Estou aprendendo a fazer o mate, falei isso ontem no blog, e já estou quase que viciada nessa bebida que me trouxe aconchego desde os primeiros dias de casa nova.
Bj grande
Patricia
Patipins.blogspot.com

Cantinho da Aracy disse...

Oi Lu querida
Amei a postagem, quando puder te visitar provo um tiquinho do seu chimarrão, ok?
Lembro de ter provado há uns 25 anos numa viagem ao sul, na hora achei muito amargo, mas quem sabe provando de novo eu curto.
Um lindo dia, bom feriado e uma semana produtiva.
beijos no coração

Cici Augusta disse...

Adoria provar!!!!
Parabéns tchê!
Aproveite bem o seu dia!
Bjs.

bela silveira disse...

Olá garota!!! Sempre nos dando informações bacanas...não sou adepta a medicamentos mas, com tantas vantagens, que desconhecia, vou continuar tomando, religiosamente, meu chima como se fosse...kkkkkkkk Adoreeeeiiiiiii!!!
Amanhã, vamos honrar a data e curtir nosso remedinho e aproveitar, é claro, pra dar uma relaxada básica!!!!!!!!!
Beijos e uma boa semana, com feriadinho!!!

Claudia Pech disse...

Chimarrear é bom demias né? aproxima as pessoas e anima uma boa conversa!!

bjos

boa semana e viva o Rio Grande!!

claudia pech

Anônimo disse...

Obrigado pelo chimarrão, este não gosto mas você esta linda nesta foto!
Valéria

Ateliê Basile disse...

Lembro bem de vc aqui em Brasília com sua inseparável cuia....

Vc ficou linda na foto da Junia Chaves.

lugastal disse...

patrícia, bem vinda aos pampas!
aracy queridona, quando virás provar novamente um mate? 25 anos é muito tempo!!!!
cici, eu adoro teu blog!
belinha, é sempre tão bom te ter aqui!
claudia, concordo contigo!
valéria, obrigada... ai que vergonha!
Vivi, saudadona de ti... tu lembras, né... eu andava sempre com meu mate a tiracolo!

catita disse...

Como disse a Claudia é muito bom chimarrear.
Bom feriado.
Bjs