terça-feira, 16 de agosto de 2011

páre por apenas 7 minutos!

Hoje não escreverei sobre viagem, tecidos, loja, gestão, tendências! Ando numa fase bastante reflexiva, e nesses momentos “eu e meus botões”, todas as conclusões e avaliações podem ser precipitadas (risos...), porém, necessárias. Talvez um “balanço geral”, hora de contabilizar tudo o que há no estoque e o que precisa ser adquirido para completar a prateleira dos sentimentos e atitudes. Tinha total razão o poeta Fernando Pessoa – “navegar é preciso, viver não é preciso!”.

Ok... não se trata de nenhuma crise de identidade, como falei, é uma verdadeira contagem do que há dentro de mim! Repensar sempre é bom, reavaliar idem; o tempo não perdoa e passa com pressa. Agosto  anda rapidamente, e como diz uma prima, “quando ele chega os sinos começam a rebimbar”! Pura verdade, logo será natal, férias escolares, recomeço de ano, blá blá blá, tudo de novo, seguimos o ciclo de nossa vida, cada um no seu caminho. Esse caminho é escolhido por nós, somente nós; ninguém pode ou deve interferir nossas escolhas, elas são nossa propriedade - embora não estejam listadas em nenhum formulário de imposto de renda, nem (aleluia), nos incorra qualquer taxa ou imposto. Mas, como tudo na vida, as escolhas também têm seus ônus e bônus, e devem sempre serem vistas dessa maneira, como débito e crédito na nossa contagem de estoque. Às vezes fazemos as escolhas certas, noutras não temos o mesmo êxito; o que importa é essa avaliação.

Viajei né... também acho! Quero aproveitar pra dizer  que o blog hoje é um canal com as pessoas com quem tenho afinidade ou, por outro motivo, me lêem diariamente. Há infinitos blogs, editoriais, textos legais, mas por algum motivo minhas divagações são lidas por vocês. Thank you!!!! Gosto de acompanhar as estatística; quem me lê, aonde moram, o que procuram. Mesmo falhas, essas informações me situam e mostram um caminho a seguir.

Ainda ontem li um comentário bem curioso da atriz Fernanda Paes Leme, comentando que não entende por quê tanta gente a segue no twitter, e afirmando que não faz sorteios nem premia quem a seguir; sem o glamour dos atores, ela relata ser a atriz mais “seguida” com certa diversão. Outro dia, nesse mesmo sentido, a queridíssima Martha Medeiros (que ainda não tive o privilégio de conhecer pessoalmente, mas de quem sou íntima, pois há muitos anos acompanho semanalmente) escreveu uma crônica bem bacana sobre o assunto, quem quiser ler tem lá no blog  Martheando.Tá todo mundo nessa neura de conjugar o verbo seguir “eu te sigo, tu me segues”. A velha e boa perguntinha “quantos seguidores tu tens” começa a soar de forma meio inconsistente – como se precisássemos ter um milhão de seguidores para alcançarmos a felicidade ou o reconhecimento do nosso trabalho. Que tal deixarmos essa cifra para o querido rei Roberto??? Este, sim,  talvez seja o único mortal que tenha verdadeiramente 1.000.000 de amigos (sou um deles).

É claro que já vibrei a cada dezena extra de seguidores no blog, mas o tempo e a maturidade vão mostrando que de nada vale ter um milhão de amigos se os relacionamentos forem vazios! Assim, abro meu coração: sou feliz em tê-los por perto, seguindo meu blog ou não; o que realmente me importa é a energia que chega pelos e-mails, telefonemas, recados, comentários, e, por quê não dizer,  visualizações diárias – muito muito obrigada, vcs não imaginam o quanto esse carinho faz bem! (diariamente também visito vários blogs, sem sequer deixar rastreio, e nem por isso deixo de estar conectada à quem li e prestigiei).

Bem, é tarde e amanhã o galo cantará cedo! Assisti esse vídeo em 2003, num evento sobre motivação, e sempre que “fecho para balanço” o assisto para redobrar as energias. Momento ideal para reflexões e agradecimento pelo que somos, por quem temos conosco, e pelo que buscamos! Dizem que foi um discurso de formatura, não sei se é verdade, o que sei é que a música, as imagens, os sentimentos e o texto tocam o fundo do meu coração!

Todos nós sabemos que, se conselhos fossem bons, seriam vendidos... mas vale a pena curtir o vídeo e a energia que ele nos dá! (são apenas 7 minutinhos, mas nos deixam com vontade de abraçar, sorrir, chorar, beijar, caminhar sob a chuva, refletir, se permitir, ou, simplesmente, viver!!! (por que não dizer, um excelente momento pra dar "bom dia" a um desconhecido logo de manhã, ligar para alguém querido e dizer um simples "como gosto de você" ou apenas sorrir para si mesmo!). Vamos tentar?




 Que tal completarmos a semana partilhando emoção?
Mande uma foto que lhe seja especial para luciana.gastal@terra.com.br

26 comentários:

Simples Assim disse...

Oi Lú, amei o post assim como muitas coisas que vc escreve. Concordo com tudo e assino embaixo!
Bjo no coração!

MÁRCIA MARINHO disse...

Sabe aquela boa e repetida frase: "Faço minha as tuas palavras", é assim...ontem mesmo foi um desses dias em que vendo os seguidores do blog em mudança de layout me fiz essa tal pergunta do seguir (rs), pq quase nada vou além de reflexões aleatórias vez ou outra, um pap perdido e na verdade acabo mais falando e publicando os meus trabalhos.
"A essencial arte de parar" é de praxe por aqui, gosto de parar, refletir, recarregar, acertar, corrigr e seguir adiante.
Esse vídeo tbm adoro o vejo sempre que me vem em mente, o tenho no mp3 gosto da energia...
Beijos Lú...e desculpa o texto em cima do seu texto...gosto de reflexões.

Lenita Vidal disse...

Bom dia Flor do dia!
Adoro passear por aqui, então quero dizer que "Gosto muito de você"!
Esses momentos de reflexão, são deliciosos, pois nos conecta com a nossa alma, que as vezes fica um tanto esquecida pela correria.
Você tem razão, já recebo encomendas para o Natal que se anuncia e muito próximo. Agosto é prenuncio de festas...
Filtro solar é tudo de bom, na pele e na música linda deste vídeo.
Beijos, tenha um dia colorido
Lenita Vidal (Um dia colorido)

Marta Basteiro disse...

Adoro esse vídeo e como já te disse outras vezes também adoro ler teus posts!!!
E como estamos parafrasenado...
Desta vida só se leva a vida que se leva!
Uma maravilhosa semana!
bjosssssssssss

JORNAL DO ARTESANATO disse...

É bem por ai, não é Lu ...
Um beijo no teu coração.

Nathalia disse...

Oi Lu! Engraçado que tenho sentido o tom dos seus textos diferentes mesmo nos últimos posts... talvez seja reflexo dessa "penseira", hehehe. Mas concordo com você: tem a hora de andar correndo e a hora de parar para pensar.

Agora, achei super estranho quando li seu email: "luciana gastal"? Seu nome já deixou de ser esse há muito tempo, Lu! Agora você é a queridíssima LuGastal (assim, tudo junto mesmo! heheheh).

Beijo!

Marianne Junqueira disse...

Amei o texto que vc escreveu!! Muito legal!!

Beijos,
Mari

atelierinbox.com.br

bere disse...

Lu,isso faz parte da maturidade.
Amei o texto.
Bjo.
Berenice

Anônimo disse...

Lu,
Obrigada pela oportunidade de compartilhar este fantástico video.
Um abraço e muito sucesso.
Ivete M. Stelmaszczyk

Ju Padilha disse...

ai Lu querida,
afasta aí, que vou deitar junto no divã! kkkk
sempre bom estas reflexões e a conclusão que cheguei nestes dias é que estou em fase de aprendizagem, quero interiorizar muitas coisas e encher a bagagem!
por hora nada de grandes decisões ou mudanças...
quero apenas lapidações!
muito querida vc!
beijinhos!

Sílvia Rosa disse...

Falou e disse...
Você sempre escreve muito bem, concordo com tudo. Mais uma coisa em comum: a adminração pela Martha, aliás, acho bom que ela se cuide, pois Lu Gastal está no mesmo caminho...rsrsrsrs
Beijinhos e ótimo dia!!!

Retalho de Lua disse...

Adorei. Obrigada.

Anônimo disse...

Oi Lú,

Bom dia minha linda!
Desculpe-me a ousadia e intimidade de chamá-la assim, mas é como a vejo - linda por fora e DENTRO - com muita energia boa saindo por cada poro de seu corpo e inundando nosso mundo com mais cor.
Leio teu blog diariamente; te conheci através do Flickr e acabei no Blog do qual fiquei fã, não somente pelo artesanato em si ( que amo), mas pela empatia de alma pra alma ( pode acontecer isso sem nunca ter visto, falado e etc e tal com a pessoa em carne e osso????.....rsrsrsrsrsrs), pois é...comigo aconteceu assim....fiquei amiga da Lu Gastal sem ela me conhecer....kkkkkk.
Hoje em especial teu Blog falou ao meu coração como nunca....estou passando por um momento de grande turbulência emocional ( para não dizer terremoto!)...perdida em tantos pensamentos..." o que realmente importa?, o que fiz de minha vida foi certo? o que estou buscando pro meu futuro?....porque o medo"?....etc,etc,etc...." é um pouco dramático eu sei"....acho que são meus hormônios "40eanos" que não estão ajudando....ENFIM...tuas palavras me fizeram parar 7 minutos e refletir!
Obrigada por compartilhar conosco "teus" sentimentos e pensamentos tão preciosos, e através deles nos mostrar que há sempre um recomeço ....basta apenas acreditar!
Beijo enorme pra você e todos os teus.
Com carinho.
Adriana

Andrea Comin Pecine disse...

Olá Lu, eu já conhecia este video e ele realmente é sensacional.
fazi tempo que não o revia, e veio na hora certa para reflexão;
Eu sou sua fã mesmo sem te conehcer, pois descobri você fuçando na Internet como sempre faço, e adoro segui-la diariamente, já faz parte da minha rotina, coloquei em meus favoritos e todos os dias abro para ver o que temos para hoje e assim me considero fã e seguidora Lu Gastal e ainda vou conhece-la pessoalmente.
É sempre muito bom pararmos para recarregar e refletir sobre nosso dia a dia.
Obrigada pelo "click" desta reflexão.
bjs no coração
Andréa

SONHO DE CRAFT disse...

OI LU,O QUE DIZER DESSES PENSAMENTOS SINCEROS QUE TOCAM NOSSO CORAÇÃO?MUITO OBRIGADO POR COMPARTILHAR SEMPRE COM TAMANHA SABEDORIA.SÃO ALGUNS DIAS QUE CHEGAM PARA TODAS NÓS COM UM AR SE MATURIDADE SEM DEIXAR A MENINA ARTEIRA QUE SEMPRE CHEGA NOS NOSSOS DIAS.
BJÃO NO CORAÇÃO E VAMOS VIVER O AGORA.
ADRIANA.

SONHO DE CRAFT disse...

OI LU,O QUE DIZER DESSES PENSAMENTOS SINCEROS QUE TOCAM NOSSO CORAÇÃO?MUITO OBRIGADO POR COMPARTILHAR SEMPRE COM TAMANHA SABEDORIA.SÃO ALGUNS DIAS QUE CHEGAM PARA TODAS NÓS COM UM AR SE MATURIDADE SEM DEIXAR A MENINA ARTEIRA QUE SEMPRE CHEGA NOS NOSSOS DIAS.
BJÃO NO CORAÇÃO E VAMOS VIVER O AGORA.
ADRIANA.

Ju Almeida disse...

Ai Lu, correu suquinho dos olhos lendo seu post e assistindo o vídeo, primeiro pq realmente suas palavras tocam nossa alma e pq momentos assim fazem parte da vida das mulheres e eu estou nele fazem alguns dias... e segundo pq hoje é um dia especial em minha vida (de meu marido e meu filho - te contarei no sábado)então imagina só a tubulência no coração da pessoa... eu adoro esse vídeo que te envio o link: http://www.youtube.com/watch?v=1pD3TkQq7zI
bjs Ju

Márcia Martins Maguetas disse...

Oi, adoro ler o que vc escreve.
Vc é uma grande inspiração.
Este vídeo caiu como uma luva para mim. Já tinha visto há alguns anos, mas hoje , em especial, época de mudanças, de tomar decisões, me gerou certa insegurança, mas resolvi passar pelo seu blog para ver o que estava acontecendo por aí, de repente , parecia que vc tinha advinhado o que eu estava precisando.
obrigada por compartilhar conosco!
Um Beijo Enorme!
Márcia Martins Maguetas

bela silveira disse...

Oi amiga, sensível teu post...já enxuguei as lágrimas e agora vamos lá... infelizmente, não viemos com bula, seria tão mais fácil, ou não...acho que essas angústias são inerentes a nossa trajetória, a necessidade de avaliar as atitudes, ver o que estamos fazendo, se como estamos vivendo é o que realmente queremos...como tu mesmo colocas, a vida não passa, ela voa e o tempo não volta atrás... e esses momentos de reflexão, de balanço, nos ajudam a continuar ou redirecionar nossa caminha!!!
Um bjo no coração!!!

elenara disse...

Oi Lu querida....viu como tenho razão - tu és ILUMINADA ,teu texto fez marejar meus olhos de lágrimas e no vídeo me debulhei em lágrimas !!!!!!!!! Amanhã vamos brindar a VIDA !!! BJS e boa noite.

Flávia disse...

Oi Lú, boa noite!
sabe que quando começou o som do vídeo, pensei, xiii, lá vem o pedro biau de novo !! mas bastaram 3 segundos pra descobrir esta lindeza, obrigada por partilhar.vi que no final é uma peça da dm9 evddb, empresa grande de propaganda e marketing de sampa, coisa fina !

Sempre que posso passo aqui pra ver o que andas aprontando, rsrs, outro dia li o post da lojinha, mas fiquei sem tempo de te mandar um recadinho, ia te puxar a orelha, lojinha sim !! e bem bunitinha e charmosa, coisa fofa !!
mas tb já vi que aceitou o diminutivo fofis né ?!

Tirei de lição deste post: não esquente a cabeça e dance !! pra mim já é tudo !!

beijos, fique com Deus e continue sempre inspirada pra postar coisas lindas !!
Flávia

Ana Christina S. e Tetê disse...

Lindo o vídeo, já conhecia, mas nem lembrava mais!! Belas palavras!
Beijos!

Ester disse...

Lu, passo por aqui todos os dias, sinto como se você fosse uma grande amiga!
Meu marido vai prá Porto Alegre em setembro, fiquei com vontade de ir junto prá conhecer você, afinal sou gaúcha e não conheço a capital, é uma injustiça né
beijo

Rita de Cassia disse...

Lu eu assistí o vídeo e somente depois lí o post. Maravilha né?! A primeira vez que tomei conhecimento deste texto foi com o Pedro Bial no fantástico e sempre que me deparo com ele uma sensação boa me envolve... até deixo de lado meus medinhos por alguns segundos.
Então, vim pra te dizer que passo por aqui TODOS os dias, pelo menos os de feira. Que amo tua loja e que você me inspira MUUUUUITO!!!!
um bejo

brigadeiro de papel disse...

Lu,
amei esse post convidando a repensar na vida.
Acham um horror eu não possuir twitter, facebook ou orkut. Não me fazem falta e acho que minha privacidade fica reservada.
Mas as pessoas se assustam, engraçado não é? É como se fosse um movimento involuntário seguir e ser seguido.

Com relação ao vídeo sempre que me sinto meio pra baixo procuro por ele.

A vida aqui nessa terrinha (bsb) me parece um tanto quanto solitária e as vezes preciso de um animo extra.

enfim.... adoro seu blog e suas postagens... Fico imaginando você e Martha Medeiros juntas, eita... que texto hein...

Anônimo disse...

Boa Tarde Lu, Paz e Bem!!!

Texto fantástico, vídeo ótima escolha para nossa reflexão sobre a arte do bem viver....

beijs na alma
Ana Cristina Lourenço