domingo, 7 de agosto de 2011

detalhes (nem tão pequenos) - parte III

Presentes, heranças, lembranças; na loja há vários pedacinhos da minha história,
e isso me faz feliz!

Finalizo hoje a publicação das fotos que estão na revista Make desse bimestre, mostrando um pouquinho do estilo lugastal, que mescla o retrô com uma proposta contemporânea de criações em tecido.
















E por falar em retrô, vale a pena dar uma olhadinha no caderno Donna (Zero desse domingo), onde Patrícia Roca linkou de maneira muito interessante esse resgate pela nostalgia:

" De todas as previsões de futurólogos para o século 21, algo impensável se cumpriu: o passado jamais esteve tão presente. Mas não na possibilidade de viajar no tempo, assim como quem vai à praia, como imaginaram alguns escritores de ficção científica. O passado é hoje cenário, moda e estilo de vida; está no meio da cozinha, na geladeira arredondada e colorida igual à da revista de decoração. Desfila nas ruas, em carros zero quilômetro feitos à imagem e semelhança de clássicos de outras épocas. Toma forma nas passarelas, onde diferentes décadas se cruzam na mesma estação. Faz-se ouvir nos discos de vinil tinindo de novos.
Eis a onda retrô... veio para ficar. Prova disso é que, bem além das peças originais disponíveis em antiquários e brechós, o passado ganha força como inspiração de uma infinidade de novos produtos. Até no que há de mais moderno o passado aparece: o que você acha de proteger seu iPhone com uma capa bordada em ponto-cruz?

Sua casa, sua história: eis a senha da decoração retrô: a possibilidade de conjugar humor, cores e formas marcantes com um bem-vindo toque pessoal, como sublima o arquiteto Rogério Pandolfo, conhecido pelos ambientes vintage para as mostras Casa Cor e Casa&Cia: a casa tem que ter informação, dizer algo de você e da sua história. Esta é a sacada do retrô: ser diferente e contar algo da gente, da nossa infância, e ainda dar um toque lúdico. "

12 comentários:

Novideas disse...

Lu,
AMEI cada detalhe!!!
E pela primeira vez comprei a revista, e já adorei! Postei a dica no meu blog tb.
Bacana o texto.
bjs,
Déa

Rosangela disse...

Lu que post lindo, eu amo esta onda retrô que esta invandindo nossas casas , amei estes detalhes maravilhosos bjs.

Vy disse...

Oi LU, sempre passeio por aqui porque me dá paz e sempre me tira um sorriso dos lábios! O retrô é tudo de bom, eu também adoro! Perguntei num outro post, mas você não respondeu. Sabe me dizer qual a diferença pra você entre "artesanato e craft?"
Boa semana pra você! Beijo grande! Vy

Déia disse...

Oi Lu
Queria tanto conhecer a loja, acho que dá vontade morar dentro, rss
Tava olhando os posts antigos e vi que vc é super fã das Blythe, sou louca pra ter uma pra mim, vc tem alguma indicação onde posso comprar, só vi no mercado livre, mas não sei se posso confiar, o que acha?
Ahhh, eu abri a lojinha e muitos ítens não está mostrando produtos, tá normal assim, ou eu que estou com problemas?
beijos

Vanessa disse...

Oi, Lu!! Nem preciso falar q seu trablho é lindo e sua loja idem né!!!
Tudo maravilhoso como esse fogão que tá na foto, se vc quiser mandar pra cá junto com o anjinho eu aceito de bom agrado tá.....heheheheh
Que caruda né, nem te conheço e já tá pedindo, mas falando sério A-M-E-I esse fogão assim como adoro tudo q é vintage e dá ser ar ao ambiente.
Bjsss

Claudia disse...

Oi, Lu!
Queria te contar que comprei minha primeira revista Make e adorei ver suas ideias por lá! Tudo muito lindo e de bom gosto, como sempre! (já falei o qto adoraria que sua loja fosse aqui,em SP, né?! rsrsr...)
O que me deixa triste é que revistas como essa recebam tão pouca atenção: pra vc ter uma ideia, eu nunca tinha visto em nenhuma banca e qdo achei numa, logo perguntei qtas edições tinha, pois queria mais. A vendedora me disse que só tinha aquela, a última, pq eles recolhem. Até aí tudo bem. Qdo cheguei em casa, percebi que era a edição de dezembro!! pode?! mas tudo bem, pq aproveitei-a do mesmo jeito! Agora o jeito é comprar pelo site as anteriores.
beijos!

lugastal disse...

claudia, escreva para ritapaiva@edminuano.com.br e peça as edições anteriores, elas ainda são comercializadas direto na produção da revista!
abração a todos, boa semana!

Silvia disse...

O estilo lugastal é absolutamente lindo. Por isso que a LOJINHA é a mais fofa da rua. De muuuitas ruas...bjsss...

Raquel Miranda disse...

Boa tarde LU!

Estava eu lendo seu blog como de costume, e me deparei com o teu comentário sobre a matéria da Donna de zero hora, pois é, e a foto da capa foi tirada no meu apto, nós realmente adoramos objetos antigos e saimos a garimpar seguidamente. E o arquiteto Rogério Pandolfo que projetou varias coisas aqui em casa que nos indicou! Eu curto muito o teu estilo e consequentemente o da loja. Que inclusive eu e meu esposo estivemos na tua loja no sabado, eu queria muito que ele conhecesse a loja. E nós adquirimos uma garrafinha de grapette para compor com as de coca e pepsi que temos! Grande abraço

Raquel Miranda

lugastal disse...

poxa Raquel, adorei saber disso! eu amei as fotos, a geladeira amarela é linda, e as cadeiras de cinema eu muito sentei (com um cobertor no colo), quando morávamos em pelotas, e o cinema era gélido! o piso da casa, curti cada detalhe!
vou adorar conhecê-la pessoalmente (dê um toque quando vieres), sábado eu estava passeando no centro de bogotá (olhando as antiguidades bacanas, obviamente!)
abração!

Teresa Aparecida de Aquino Soranso disse...

Olá, Lu, amei a matéria! Ficou muito linda e vc merece pois faz um trabalho muito lindo. Eu adoro seu blog e acompanho desde que abri meu blog. Amo a Make, acho que é a melhor revista de arte - design - artesanato - craft. Muito sucesso pra vc!
Bjs e uma semana abençoada. Queria morar mais perto só pra ir fazer o elefantinho Tilda.

Thalita Cunha disse...

Cada coisa linda!!! Dá vontade de tudo hehehehe


Beijo carinhoso,

Thalita Cunha
www.asbriselas.blogspot.com
Curitiba/PR