domingo, 24 de julho de 2011

três dias de arte, bonecas Tilda e encontros

Os salões da Sogipa certamente viveram momentos diferentes dos bailes e festas que geralmente acontecem por  lá. Não havia conjunto musical ou pessoas dançando, mas um conjunto de lojistas e artesãos mostrando tendências e novidades do mercado artesanal ao público que certamente se divertia, como num baile de clube. O fotógrafo contratado também deu lugar às centenas de máquinas digitais, que garantiam à suas proprietárias o registro de momentos a serem lembrados.

O evento gaúcho de médio porte consolida-se à agenda de encontros de patchwork nacionais, trazendo não só conterrâneas como visitantes, mas um significativo público vindo de outros estados, inclusive do distante Pará (público essencialmente feminino, com exceção de pacientes maridos e amigos que também arriscavam uma passadinha pelos estandes)! Além do patchwork, paralelo ao evento aconteceu o encontro de tendências artesanais, e a exposição do pelotense e criativo Madu Lopes, que vocês já conhecem aqui no blog - sou super admiradora do seu criativo trabalho, que mescla cores e bom gosto em peças de porongo e telas que nos levam ao mundo feminino dos sonhos e da costura.

Foram três dias de muita arte, encontros, abraços, buscas e descobertas de peças e lançamentos dos mais variados estilos e técnicas. Pra mim, foram mais de 20 dias de trabalho intenso, e hoje escrevo com a maior alegria pra contar que senti a maior sensação de missão cumprida, mas explico melhor: ao decidir participar do evento, pensava incessantemente em apresentar algo diferente do que costumo levar aos eventos, um cenário talvez... não tinha muita ideia.  Num certo momento de pensamentos em meio ao frio dos pampas, as ideias viajaram aos livros  da norueguesa Tonne Finnanger, criadora da linha de bonecas e acessórios Tilda - queridinhos entre 99 de 100 crafteiras em todo o mundo, e esse "mundo Tilda" foi minha inspiração.

A dificuldade em adquirir os produtos originais me fizeram garimpar peças e ideias com outras amantes do tema. Numa união de trabalhos em diferentes técnicas, foram importados tecidos da Alemanha, reproduzidas bonecas com perfeição de cores, e produzidas outras com estilo mais brasileiro - cada uma com sua graça! Havia uma verdadeira mistura de culturas, com matéria prima assinada pela norueguesa, adaptados à peças nacionais, o que garantiu um gracioso casamento (é claro que eu me apaixonei por tudo, afinal, fiquei quase um mês respirando o mundo cor de rosa e outras cores bebê, que todos aqui sabem que não são meu forte!!!). O importante foi mostrar que podemos utilizar moldes e ideias internacionais, com toques bem brasileiros, sem perder a graça ou a qualidade (a bandeira do divino é um exemplo).

Peças do meu "mobiliário familiar" foram levadas, como a máquina da minha bisa, e acessórios de costura que herdei das minhas avós. Ainda no intuito de montar meu "tilda cenário", veio de Cachoeira do Sul um aparador que era do bisavô paterno, além da estande de pátina gentilmente cedida pela Patrícia Bernardon - loja Segredos da Casa (quem não conhece, vale a pena visitar)!. Ainda contei com peças de histórias alheias, como a escada de 4 degraus que pertenceu à avó da Laurina, além de outros detalhes especialmente preparados para o espaço que nos recebeu nos dias do evento. Uma parede de lambri deu um toque mais "casinha" ao estande, que teve também as paredes laterais forradas com tecidos, deixando-o mais  acolhedor.

E por falar na minha cidade natal, recebi com muita alegria a visita do Rogério Chiavarelli - programa Arte Brasil,  e soube que no dia seguinte o evento foi mostrado em toda zona rural do país, em especial  na vizinhança da casa dos meus pais!













É claro que esse trabalho foi feito à muitas mãos, e perdoem-me se esquecer de alguém, mas não posso deixar de agradecer à incansável equipe lugastal;  à amiga Andrea Bernardo, que veio de SP pra auxiliar no atendimento, e ainda aprendeu a fazer um bom chimarrão; ao Ricardo, que ajudou na montagem, s.Raimundo, que transportou o material; ao Eduardo, craque na marcenaria rápida e simples; à Rejane - donna bloom, Mimidolls, Ana Christina & Tetê - maloca da arte; Ricardo, que trama peças em arame com precisão; à Didi, que me dá uma baita força nas invenções artesanais na hora da novela; às filhas e marido, que entenderam e foram pacientes diante de minhas intermináveis horas de trabalho, enrolando arames com missangas ao redor de pequenos vidros, e à todas as clientes e amigos que prestigiaram esse meu devaneio em tons bebê, se fazendo presente, ou mandando boas energias de onde estavam!
 

(eu também levei minha câmera!!)

Mais fotos no facebook e flickr!

19 comentários:

Lia disse...

Lu querida, é muito legal que você compartilhe conosco os bastidores e o esforço que vocês (você e sua equipe fofa) encaram pra conseguir executar tanta coisa linda...

Parabéns e muitos beijos!!

Jaqueline Köhn disse...

Que lindo seu cenário, parabéns!

Anônimo disse...

Surpreendente,encantadora!!!
Como sempre!
Bj
Rosane Rombaldi

Cris Nagawa disse...

Lu....
Maravilhoso seu trabalho...amo ler esse blog, suas palavras são o máximo....Sucesso sempre....

Katima disse...

Oi, Lu.
Depois que descobri os bonecos com você sempre faço mais um bichinho.
Parabéns pelo sucesso que cada dia você seja mais recompensada pelo seu talento.
Beijos,Kátima.

Sandra disse...

Lu, parabéns! Até onde te acompanho, seu sucesso é justo e merecido. Parabéns a todos que colaboraram com este evento.
Grande abraço

Ana Christina S. & Tetê disse...

Lindooo! Parabéns pelo sucesso!!!
Beijos, boa semana!

bela silveira disse...

Boa noite amiga!!!
Pra quem não pode estar no Encontro, tem o previlégio de ter uma bela narrativa do que foi o evento, além dos detalhes fotográficos do que foi o encantamento da tua produção!!! Concordo plenamente com a sensação de dever cumprido...estava estampado em cada rosto a satisfação em ter este presente e poder apreciar a beleza de um trabalho feito com amor!!!
Bjo e uma ótima semana!!!

Márcia Lima Palamim disse...

Querida Lu Gastal!
Amei cada foto, cada detalhe e quase morri de catapora.... que baita vontade de ver tudo isso ap vivo e a cores, buuuuuaaahhhhhh!!!!!!
Quem sabe um dia, né?
Vaelu pelo esforço e pela recompensa ultramerecidas. Parabéns para toda sua equipe.
Que todos continuem sendo muito iluminados.
Beijokas e...

... agora qual será a próxima aventura dessa mente incansável?????

Giovanna Patchwork disse...

Super parabéns Lu!
Tua stand era uma das mais lindas e criativas!
Eu conferi de perto, tirei foto, fiz comprinhas, amei!
Beijocas!

Fabiana disse...

Que demais Lú!

As fotos estão lindas e seu "Tilda Cenário" ficou o máximo!

Eu ADORO as bonecas Tilda e tenho todos os livros da autora.

Já fiz algumas Tildas e vários projetos...

Queria muito ter visto tudo isso pessoalmente.

PARABÉNS!

Um grande beijo

Aline disse...

Olá!!
O espaço Lu Gastal estava lindo!
Estive lá(eu estava de Gorro Rosa...rsrsrss)].
Fiquei encantada com os trabalhos e quero participar de algumas oficinas para aprender mais!
Parabéns!

Bjs
Aline Borges

Claudia disse...

Oi Lu,

Como disse no post anterior o stand estava lindo.
Fiquei com vergonha de te pedir pra tirar uma for, rsrs.
Mas tem uma fotinho tua no blog, pois não poderia deixar passar em branco.
Adoro teu blog e de teu trabalho.
bjs.
bordandoeinformando.blogspot.com

Atelie Arte na Praia disse...

Olá Lú, acho bacana, você sendo artesã, ter essa senssibilidade incrível para a decoração, tudo simples e de bom gosto, parabéns.
Abraços Salete.

Atelie Arte na Praia disse...

Lú achei o trabalho com o Divino lindo! Também gosto de trabalhar com o Divino, aquí em Itanhaém a tradição da Festa do Divino é secular...
Abraços, Salete.

Empório Artesanal disse...

Lu, moro em uma cidade onde tenho muitas vezes que comprar coisas pela internet e estou fazendo as bonecas Tilda. Gostaria de saber que lã vc usa nos cabelos... obrigada e se quiser conhecer meu trabalho:
mimopatchworkmoderno.blogspot.com

SoArt's disse...

Amo pasear virtualmente na sua loja.Bjos e uma semana de saúde epaz.

Patrícia disse...

Nossa, não acredito que perdi este evento, eu adoro!

Nilceli Gonçalves disse...

Talvez seja a primeira vez que venho aqui, ou já vim, mas não me lembro, visito muitos blogs...
Amei tudo aqui, o livro que ganhou, da Singer,os agradecimentos que fez às pessoas que colaboram com você, as Tildas, os vidrinhos, a casinha dos paninhos,tudo,tudo,tudo...
Parabéns pelo sucesso, merecido!

Um abraço, Lu....