domingo, 3 de julho de 2011

mega (encontro) artesanal

Prá quem acompanha o blog, sumi do mapa! Fui de mala, casaco e cachecol para SP (lá também fez frio, mais ameno do que no sul, obviamente), garimpar as novidades do mercado artesanal. Acompanhar as tendências é fundamental, e aqui partilho o que vi com vcs.  Pretendia contar algumas novidades em tempo real; por onde andei fotografei vários detalhes (como blogueira tive o privilégio de acesso às salas de imprensa), mas o tempo era sempre curto e o cansaço no final do dia era intenso. Bem... aqui estou de volta, depois de 5 dias longe da família, do lar, da loja e do blog, que são minha rotina e dos quais senti muita falta!

Começo a semana com as novidades da feira Mega Artesanal (impossível contar tudo), e nos próximos dias dividirei também momentos da Semana de Patchwork do Senac e da São Paulo Patchwork Design.

O pavilhão do Centro de exposições Imigrantes reuniu o que de há de tendências no mercado artesanal. Artesãos, fornecedores, profissionais do mercado craft e um público enorme fizeram desse evento mais uma  edição de sucesso. Nos diversos corredores da feira, uma vasta opção de produtos a serem vistos e testados, de tintas a papéis, de tecidos a máquinas para corte de madeira em laser. Nesses eventos cada expositor busca, sem duvida, mostrar o que de melhor produz no seu segmento. Havia artesanatos e insumos para, literalmente, todos os gostos e bolsos!

O evento era bem afastado da cidade, mas quem teve a oportunidade de pegar o metrô contou com o auxílio de vans disponibilizadas pela feira, que faziam o vai e vem da mulherada... Sim, esse é um evento com predomínio do público feminino, mas não há duvida de que os homens participam a cada edição com maior intensidade. Por ser muito grande, o espaço não gerava aquela sensação de esmagamento que se vê em eventos similares, mas o público tinha de ter paciência, pois embora os corredores fossem espaçosos, havia momentos de aperto devido à quantidade de pessoas. A estrutura de banheiros e alimentação ainda deixam muito a desejar - a espera nas filas era um verdadeiro teste de paciência.
Juntamente com Peter Paiva, eu e Cris Botallo tivemos o privilégio de participar do estande da revista MAKE, da amiga Rita Paiva. Há mais de um mês Rita coordenava por mails e telefonemas a montagem de cada pedacinho da decoração, e a nós coube a deliciosa tarefa em auxiliá-la na concretização do espaço LOVE MAKE. Como parceira e admiradora da revista desde suas edições iniciais, foi, sem dúvida, um grande prazer acompanhá-la na recepção de suas convidadas, vindas dos diversos cantos do país. Foi também uma oportunidade de levar para a capital paulista um pouco do colorido lugastal, com almofadas variadas e super românticas - letras LOVE em 3 d (exclusividade lugastal); o LOVE criado por Mara Porto, publicado na Make em 2009,  além da "caixa de explicações" nas cores vermelho-marrom, que será apresentado na próxima edição.

  



 Muita gente querida e animada - clientes, amigas e leitoras, passaram por lá para levar sorrisos e abraços carinhosos!

(clique no mosaico para aumentar a imagem)

Difícil a tarefa de citar todos os expositores bacanas que se encontravam por lá, até porque o que é interessante pra quem faz patchwork pode não ser para as adeptas do scrapbooking, e assim por diante. Mas não tenho duvidas em dizer que havia um espaço simplesmente fantástico chamado Circus - o mundo mágico artesanal de Peter Paiva; uma grande estrutura repleta de cores e idéias capazes de encantar qualquer pessoa que estivesse por perto. Pode ser que a pessoa nem se interesse por aromas e sabonetes, mas era impossível passar despercebido ao cuidado e excelência no pensar daquele espaço circense. Peter é a simpatia ao vivo, e, assim como seus funcionários, vestiu-se a caráter para receber o respeitável publico. Lá, não só era possível fotografar as ideias, como adquirir produtos prontos e insumos para produção de sabonetes - eu e 99,98 % do público adoramos os mini sabonetes em formato de pipoca! Outro estande que chamava a atenção pelo bom gosto e, sobretudo, pelos produtos super criativos, era assinado pelo meu amigo Samir Zavitoski , mais conhecido como Professor Sassá, que faz o maior sucesso com a criançada ensinando a reciclar materiais, e, sobretudo, pensamentos e atitudes. Mais um destaque para a linda Denise Meneguelo e suas criações em feltragem. A imprensa que leva aos nossos lares um pouco do artesanato brasileiro também estavam presentes, passeavam pelos corredores os simpáticos Dotan Mayo, Rogério Chiavarelli e Marcelo Darghan, alem de outros inúmeros expositores de grandes marcas, pequenos e médios ateliês, que garantiram a diversidade e beleza dos estandes.


             


Destaco também a criativa Casa Mega, com ambientes desenvolvidos por artesãos  paulistas, que estavam repletos de cores e dicas. 


  
Pra quem quiser ver mais fotos legais do evento, vale passear pelo facebook, ou pelos blogs de quem também esteve lá, como Claudia e Andrea - SuperZiper, Ma Stump, Mara Porto e Iara Paserotti, além de outras blogueiras que certamente partilharão conosco esse (mega) evento.


Eu adorei participar e mostrar prá vcs um pouquinho de cada detalhe. Até 2012!


p.s: Os bottons o Clube do Pano lugastal também foram destaque por lá, mas isso falarei mais adiante!
(têm mais fotos lá no flickr)







20 comentários:

andrea comin pecine disse...

Que delicia, fiquei lambendo os dedos daqui só imaginando.
Quanta gente bonita e coisas ainda mais.
Muito bom tudo isto e bom retorno a você.
bjs e um ótimo dia.
Andréa

bela silveira disse...

Oi Lu, que delícia esses encontros, essa interação é tudo de bom... Tanta coisa linda, novas idéias, inspirações, materiais... ai meu Deus!!!
O que foi o espaço da Make!!! Garooooota... a próxima revista promete, não vejo a hora de colocar a mão kkkkkk
Bjo querida, boa semana e sucesso sempre!!!

Bia Jubiart disse...

Oi Lu!

Estou querendo me planejar p/ 2012, visitar esta Mega Feira...

Imagino a quantos coisas criativas vc viu...

Uma ótima semana p/ vc!

Beijosssssssss

Claudia disse...

Que lindo!!
O espaço da Lu Gaastal estava um luxo. Que coisinhas fofas!
Imagino a loucura que deve ser, não se quer perder nada, né?
E tudo tão criativo. A cabeça deve vir cheia de idéias.

Abraços

Danielle Alves/Suzano disse...

OI LU, EU TIVE O PRAZE DE CONHECER O SEU ESPAÇÕ LÁ NA MEGA. PENA QUE NÃO TE CONHECI, MAS NA HORA EM QUE ESTAVA LÁ PUDE CONHECER O MARCELO DARGAN, LINDO E SIMPÁTICO. A MEGA REALMENTE É MEGA.AMEI TUDO E SE DEUS PERMITIR IREI SEMPRE.BJUS E PARABÉNS

REJANE disse...

Oi Lu,

Eu tive o prazer de falar "oi" para você, fiquei tão emocionada.... É engraçado pois leio o que vc escreve todos os dias então pra mim vc já é uma velha amiga, mas qdo te vi pessoalmente fiquei morrendo de vergonha.
Beijinhos no coração
Rejane

Carla Brenes disse...

Oi Lu querida!
Fico pensando no quanto a Internet aproximou as pessoas e compartilhou sonhos e ideias.
Eu conheço vc virtualmente desde 2009 e adoro o seu blog, sou professora do ensino fundamental, e amo esse mundo de tecidos e fotos e papéis maravilhosos que agora temos o prazer de conhecer!
Estive ontem na Mega e claro que fui até o estande para ver de perto! E timidamente perguntei "A Lu ainda esta por aqui?!!"
Como reposta um sorriso: Hoje não, ela já voltou para casa.
Amei os bottons...queria o cor de rosa...acabou...mas comprei o meu "Love Make e seu nome".
Continue sempre nutrindo nosso olhos com tanto amor, porque o seu trabalho revela isso: "amor!"
E quem sabe no próximo ano tenho o prazer de conhececê-la pessoalmente.
Super beijo com muito frio aqui
de Sâo Paulo.

Amanda disse...

Oi Lu!!!

Adorei o blog.
Mas rolou uma mega dúvida!! rs

Essa foto no espelho que você tirou lá no estande da eva e eva, você subiu em algum banquinho ou você é alta assim mesmo?? kkkk

Desculpa a pergunta, mas que eu adorei o espelho quando fui e tbm tirei uma foto mas a minha foto ficou de baixo para cima!!! =)

Obrigada
beijos

Entre Feltros e Tecidos disse...

Ai que demais Lu...foi uma pena que não deu p eu ir...o único dia q dava p eu ir meu irmãozinho ia dançar e prometi que ia vê-lo... :( fica p ano q vem...
Bjks e uma ótima semana.
Marília

Rosangela disse...

Lu as fotos estão lindas e a feira estava uma lindeza,quero te agradecer pela delicadeza de me receber , amei te conhecer pessoalmnte você é muito queridaa n0ossa foto ficou linda obrigado!!!
sou sua fã bjs.

Janaina disse...

Olá Lu,

Você pessoalmente é muito linda! eu ia te cumprimentar, mas na hora travei,rsrs.
O stand da make ficou maravilhoso.
Adorei!
A feira foi maravilhosa, já estou com saudades...agora esperar para o ano que vem...
Beijão!

Handmade with love... disse...

Lú, muito obrigada pelo seu carinho eterno comigo... Grande beijo e parabéns pela postagem, está muito bacana! Da amiga Iara

Patrícia Medeiros disse...

Oi Lu, simplesmente D+ a Mega deste ano! Mas confesso que precisaria de no mínimo três dias para participar com tranquilidade, papeando e encontrando pessoas que são muito queridas no mundo virtual. Assim como muitas das suas leitoras e seguidoras amei te conhecer pessoalmente. Para mim foi realmente o ponto alto da feira. Seu lindo sorriso era só alegria! Só que fiquei tão emocionada que travei ao seu lado, rsrsrs.... Afinal não é todo dia que podemos encontrar de pertinho quem admiramos, não é mesmo? Ainda mais aqui em Sampa. Mas prometo que da próxima vez darei uma paradinha a mais para prosearmos.
Beijão grande pra ti.

Daniela disse...

Oi Lu... estive na Mega !!! Fui com 2 amigas aq de Santa Maria, viajamos no mesmo voo q tu para São Paulo. Uma das gurias disse: olha aquela com uma bolsa linda, deve estar indo para feira. Eu falei: ah!é a Lu...!!! (tri íntima!!!rsrsrs)Gostei muito de te ver... mas não nos encontramos na feira , fica para a próxima. Tb amei o circo do Peter Paiva, voltei com sacola de feira listrada e td. E a Casa achei o máximo... a gente volta cheia de ideias...!!! bj... bom trabalho
Daniela

lugastal disse...

oi meninas... quantos comentários bacanas! cada um com uma história carinhosa! responderei apenas à dúvida da Amanda... não subi no banquinho, eu sou grandona mesmo! risos...
beijão andrea e bela (saudade de vcs por aqui), bia, claudia, danielle, rejane, carla, amanda, rosângela, janaína, iara, patrícia, daniela (da próxima vez que viajarmos juntas, me chame)!!!! Boa semana prá todas!

Pat Coutinho disse...

Lu, depois que comecei a acessar o seu blog me identifiquei totalmente com a sua trajetória.Tomei coragem e, também, criei um blog e um flickr... a cada vez que leio suas postagens vejo que o meu sonho de divulgar o meu trabalho é palpável. Parabéns pelo trabalho e por sua simpatia e bom gosto.
Ah! Passe no meu blog, realizarei um sorteio em comemoração ao seu novo visual: www.patcoutinho.com.br
Bjs

Amanda disse...

Obrigada Lu!

E que invejinha!!! Rs

Beijos

Pontos com Arte disse...

Oi Lu
Foi ótima sua descrição da Mega...relamente estava completa...só faltou citar a Mostra das Releituras de Portinari que aconteceu lá também. Uma oportunidade de ver trabalhos lindos baseados nas obras deste tão renomado artista.
Bjs e sucesso !!!!

Ma Stump disse...

Luu, que post bonito recheado de pessoas queridas! :) Adorei te ver e fazer parte! O que é essa foto mandando beijo com a fantoche? hahaha Ri sozinha!

Como sempre, muito carinhosa você!

Um beijo bem grande e bom frrrrio! Amei esse conjuntinho bonito de gorro e luva, tá linda!

Ma

Marina Pimentel disse...

Oi Lu! Tava uma delícia mesmo! Um colírio para os olhos e um gás de inspiração!
Fiquei feliz em te reencontrar!
Beijinhos!