terça-feira, 24 de maio de 2011

eu costuro, tu costuras, elas costuram!

O dia começou triste, soube que a mãe de um amigo querido foi embora, e a saudade sempre bate nessas horas. Ainda bem que  minha mãe está pertinho essa semana, e me permiti aproveitar e passar a tarde inteirinha com ela - nada de trabalho!!! Chegando em casa, flores lindas no vaso, surpresa enviada pela tia Beatriz, acompanhadas de palavras muito carinhosas!!!!

Nesse meu momento sofá, chego no Superziper - o blog  bacanérrimo com dicas DoItYourself  , e encontro um post sobre AULAS DE COSTURA PARA COMEÇAR DO ZERO. (poxa, Andréa e Cláudia, muitíssimo obrigada pela referência!!!!)


As gurias do superziper indicaram lugares de costura criativa, e tenho o prazer de dizer que a Patrícia Casan, de sp, é uma crafteira de mão cheia, e tem um estilo de ser único!

Em relação às aulas e cursos lugastal, aproveito prá reafirmar: meu maior cuidado é trazer para dentro do ateliê professoras com bom astral e energia - esse quesito é indispensável. Depois, meu olhar é direcionado à criação e, sobretudo, paciência - aulas para iniciantes pedem, sobretudo, pressa zero.

 Em Porto Alegre há muitos cursos de costura  e patchwork, tantos que eu nem poderia listar. Tenho certeza de que cada um possui sua característica, seja ela preço, produto, localização, etc. Mas minha preocupação sempre é direcionada a atender a demanda das clientes, e é nelas que pensamos a cada aula que preparamos!

Quando inauguramos a loja, identifiquei a carência de aulas para iniciantes, voltada àquelas pessoas que nunca sentaram perto de uma máquina, e foi prá elas que começamos a desenvolver as oficinas craft - uma aula de apenas 3 horas, onde a aluna aprende o manejo básico da máquina, enquanto produz uma peça, e a finaliza nesse espaço de tempo. Logo, as oficinas craft viraram referência, e trouxeram até a Eudoro Berlink pessoas muito queridas, cada uma com sua história, sua busca  e sua necessidade.

Hoje o ateliê lugastal é composto por professoras com estilos completamente diferentes; cada uma cria-ensina peças de acordo com suas preferências, no que tange à cores e produtos. Essa que vos escreve (euzinha) ensina a produção de peças pequenas, geralmente as que estão disponíveis entre os presentes da loja (chaveiros, gatos, cachorros, pombinhas, etc). Gigi (serelepe) é a profe das peças descoladas e cheias de charme (bolsas, necessaires, "porta isso-porta aquilo"; Ana Débora dá aulas de patchwork, numa riqueza de detalhes e tons terrosos, aos quais chamamos carinhosamente "cor de nada"! Seu estilo é do patchwork tradicional, técnicas a mão e máquina, e suas aulas são oferecidas em curso-4 aulas/mês - e não há quem discord: Ana ensina com muita tranqüilidade... o que confere às suas aulas uma energia muito boa! Recentemente chegou por aqui a Mara Porto, uma costureira-fotógrafaira com ótimas ideias para decoração criativa de casa.

Deixo aqui umas fotos tiradas na última semana; (perdoem-me alunas queridas de sábado, pois nem fotografamos seus móbiles coloridos...)

(bolsas de mão - prof Gigi)

(jogo americano de maçã - Mara Porto)

E por falar nelas, as oficinas da Gigi essa semana já estão lotadas. Nesse sábado, como darei aula em SP no evento PatchTudo, o ateliê será ocupado pela Mara, que ensinará a charmosa almofada LOVE - na foto em anexo, publicada na revista Make. Nem precisa ter namorado prá querer uma dessas... é um presente perfeito para decorar o sofá nesse mês de junho - mês do amor!

Quem quiser agendar sua oficina craft, ligue 3333 22 93!
R$ 48,00 (com material incluído)




Prá quem busca o aprendizado de corte e costura, indico um espaço que ainda não conheço pessoalmente, mas ouço excelentes referências, a eskola de costura (com k, de Kátia!),

E , já que estamos falando em costura, cada vez mais a mulherada descolada tem buscado um momento "sossego com minha máquina de costura"! Acho que não há cobrança de serem exímias costureiras, e sim de sentir prazer ao produzir suas invenções artísticas em tecidos!


 (minha querida amiga Gis, e Paula, que lá em Pelotas começam a arte da costura,
 buscaram por aqui seus presentes no dia das mães!)


P.s: Somos parceiros da Celmáquinas, e vendemos (sob encomenda) toda linha de máquinas Brother, com excelentes preços, em 10 parcelas! Compradoras de máquinas de costura ganham um porta retrós lugastal cheio de charme!


8 comentários:

Kelli disse...

minha maquina eh janome

Rosane Castilhos disse...

Oi Lu!
Adorei seu blog, voltarei par olhar tudinho. Parabéns pelos lindos trabalhos.
Beijinhos
Te espero no meu Trésors

Ester disse...

Oi Lu, visito seu blog todos os dias, seu astral maravilhoso me contagia, um dia ainda visitarei sua loja!
beijo

bela silveira disse...

As oficinas, a cada semana, estão mais criativas e interessantes... adoro, pq sempre têm novidades encantadoras e, como referes, na postagem, a energia e alto astral estão estampadas em cada rosto, o que passa ser contagiante e dá vontade de está aí e fazer todas. Meu dia vai chegar!!!!
Bjos profe e boa sorte no PatchTudo!!!

Camila Barros disse...

se um dia for para o sul, com certeza visitarei sua loja.... adoro todo o seu estilo Lu!!!

um beijo

www.decorandoumlar.blogspot.com

Sonia disse...

Oi Lu, eu ainda não recebi os bottons do post "love bottons!"... será que extraviaram? :(
Bjs
Sonia

michele andrade disse...

Parabéns pelo blog, seu trabalho é magnífico.

www.atelierartedecor.blogspot.com

Claudia disse...

Oi, Lu!
Quem me dera seu ateliê fosse aqui em SP... eu não sairia de lá! rsrsrsr
Olha, passei pra avisar que recebi o meu kit-prêmio hoje e estou radiante!! Tudo tão lindo e cheiroso!! Só tenho que te dizer Obrigada!!
Um beijo!