quarta-feira, 2 de março de 2011

Tia Linha para Banana Craft

Hoje a coluna Alinhavos & Gestão traz um pouco da história de Tia Linha!
Tá lá no Banana Craft, o blog  de manualidades mais colorido dos pampas gaúchos!



A entrevistada de hoje é a tia Linha, uma personagem que nasceu da intenção da Lu Gastal de criar uma coluna em seu blog que falasse de negócios. Para dar forma a essa personagem, entrou em cena a ilustradora Hyali Barros, da Phabrica de Coisas – responsável pelo visual da palpiteira mais famosa do mundo da costura. Com vocês, um pouquinho mais sobre a tia Linha.

Nome: Tia Linha

Lugar onde mora: Vivo num espaço imaginário, coração da Lu Gastal.

Profissão: Ah, eu sou crafter e “palpiteira”!

-Conte um pouco da sua história de vida.
Eu nasci de e-mails trocados entre duas profissionais – dentista e advogada, que alinhavavam idéias sobre artes e criações manuais. Os 1490 kms que as separam não foram impedimento para a união dos trabalhos de Hyali Barros e Lu Gastal. A Lu pediu uma ilustração de um personagem masculino para a coluna “Alinhavos & Gestão”, e Hyali, antenadíssima em ilustrações criativas, pensou em mim, afinal, o “mundo feito a mão” é 80% feminino! Ela insistiu com Lu, e quando mandou meu “rascunho”, foi paixão pura! É claro que existem homens muito criativos e habilidosos, mas as mulheres se permitem essa imersão com mais facilidade, talvez até pelo papel que têm no lar, ou pelo perfil de fazerem várias coisas concomitantes – cuidados pessoais, amigos, filhos, marido, supermercado, sonhos, realizações, trabalho.

-Como você começou a sua experiência com gestão no mundo craft?
Minha experiência nasceu das buscas que a Lu faz, atrás de matérias, novidades e textos ligados à gestão. Por trás de sua marca, existe uma união constante de esforços, e Lu tem o auxílio de dois representantes do mundo masculino. Ambos trabalham junto à iniciativa pública e privada, com projetos ligados à gestão e competitividade. Dessa forma, o “trio” reúne-se semanalmente, em busca de pequenas atitudes que resultam em excelentes resultados.

- Qual sua expectativa com a coluna no blog?
A coluna nasceu por sugestão do marido da Lu. Diariamente discutiam assuntos do novo negócio, quando ele palpitou que ela escrevesse, partilhasse, dividisse as experiências empreendedoras. Quando foi ao ar, digo, “à web”, as visitas diárias do blog aumentaram visivelmente, e em pouco tempo a coluna Alinhavos & Gestão passou a ser esperada por crafters de vários lugares diferentes. Recentemente, ficamos quase 2 meses sem publicá-la, e não foi uma nem duas reclamações que chegaram pedindo o retorno da tia Linha (ai ai ai… fiquei tão feliz!). Uma amiga da Lu mandou um torpedo no seu celular – “inha inha inha, queremos Tia Linha”!!!!

Sua experiência como crafter é importante para o seu trabalho em gestão de empresas?
Penso que sim! Na verdade, como sou um “pedacinho da Lu”, consigo identificar as dificuldades de quem trabalha com no mundo artesanal, em inúmeras situações que podem ser úteis à outras artesãs ou empreendedoras.

-De onde vem a inspiração para o seu trabalho?
Do infinito e criativo universo artesanal e empreendedor – blogs, sites, revistas, fotos, e-mails.

-Como começou a sua parceria com a LuGastal?
Como já contei, não sou parceira da Lu, e sim, um pedacinho dela! Primeiramente, eu seria a “cara” da coluna Alinhavos & Gestão, mas não há jeito de fracionar essa parceria!

-Você e a Lu são muito parecidas fisicamente. No que mais vocês se parecem?
Nos desejos, na busca por novidades, por fugir do “lugar comum”. Somos batalhadoras, empreendemos e seguimos a máxima de Martin Lutero – de trabalho não há quem morra!

-O que você gosta mais de fazer: manualidades ou administração?
Sem dúvida, prefiro as manualidades, mas sem a administração não é possível identificar se o negócio é rentável e próspero. E negócios que só dão prejuízos não são negócios, e sim, “furadas”! Assim, faço um mix entre o perfil crafter/empreendedor da Lu, e gestor/competitivo dos “meninos”, que são tímidos e não querem seus nomes aqui divulgados (ai que chatos! Hehehe!).

-Como é o seu ritmo de trabalho?
Árduo, deliciosamente incerto e sem rotina!

-Se não fosse uma mulher de negócios, o que você seria?
Ah, eu não sou uma business woman… sou uma mulher normal, batalho pelo que busco, tropeço, caio, levanto e sigo em frente! Tenho TPM, momentos de desânimo e dificuldades como tantas outras, minha casinha para cuidar, a vida pessoal para administrar!

-Qual o seu momento mais importante e que rendeu mais frutos?
Dani, prá mim não há nada mais importante do que saber que as pessoas acompanham e lêem o que escrevo! É o que move esse esforço todo, impulsionando os projetos LuGastal e incentivando tantas pessoas espalhadas pelo mundo. Embora muitos não saibam, o blog LuGastal é feito essencialmente por ela; às vezes com auxílio de pessoas que escrevem mails e enviam sugestões e pedidos de pautas específicas, e isso o torna “real”. É acompanhado por mulheres com diferentes perfis, classe social e profissões, e talvez, por trazer a bandeira de toda mulher comum, que vive com as dificuldades e alegrias inerentes do mundo. O blog é escrito pela Lu, ninguém é contratado para escrever em seu nome, embora as participações voluntárias sejam sempre bem vindas! Tem alma e essência, de forma verdadeira e sincera; isso, sem dúvida alguma, o torna especial

7 comentários:

Katima disse...

Tia Linha tá podendo!!Adoro suas dicas.Beijos Kátima.

Katima disse...

Tinha Linha tá podendo! Adoro suas dicas.Beijos Kátima

bela silveira disse...

Hoje o meu comentário fica assim: "Tem alma e essência, de forma verdadeira e sincera; isso, sem dúvida alguma, a torna especial"
Um bjo garota que tu mereces!!!

Ticiana Pinzon - Joias Artesanais disse...

Tia Linha é o máximo!!!

Ticiana Pinzon - Joias Artesanais disse...

Tia Linha é o máximo!!! bj

Cris Nagawa disse...

Adoro quando tem Tia Linha no Lu Gastal, além é claro das postagens da Lu.
Bjs

calma que estou com pressa disse...

oiLu
além de craft excelente - escreves super bem- a tia Lu ficou linda- com carinha de tia que faz bolachinha pra gente, que tem paciência em explicar até o simples alinhavo , mas ela tb tem que escrever sobre a parte de empreendedorismo, adoro estas invencionices, tu cabeça deve ser sempre a mil-
ah tu tem TPM - tem maior carinha de gente calma- bom saber que atrás desta muher poderosa tem a lu que passa por tudo que passamos -
bj
lu