domingo, 6 de março de 2011

tea fabric

      Tá a fim de ocupar o domingão e não sabe com o quê. Que tal tingir paninhos?

     Costumo aproveitar os domingos prá inventar algo que venha a ser útil em alguma produção futura. Hoje resolvi tingir com chá pedaços de algodão cru, que dão um toque "tudo de bom" nas produções de Páscoa (sim, estou mesmo falando na Páscoa, afinal, é carnaval, e 40 dias passam muito rápido). Gosto também de tingir pano com café, assar no forno, etc... mas hoje, por aqui, é mesmo o dia de tea fabric.

     Prá começar as atividades, separo uma panela (grande) com água fervente. Uso umas 5 colheres de sopa, com chá preto (não importa a marca, chá preto é forte em qq lugar!)!

       Depois de uns 15 minutos de infusão, passo o chá prá outra panela, coando bem prá não grudar folhinhas no tecido.


           Em seguida, é hora de "afogar" o tecido (que costumo cortar em pedaços de 0,50 X 0,50), mexendo com a colher prá não queimar as mãos, por uns 10 minutos.


Tampo a panela e deixo o pano ali até ferver completamente. 


Depois, tiro da panela, torço bem e aí é só colocar na corda e esperar secar!!!


Dica preciosa: prá quem não gosta de manchar as unhas, é aconselhável o uso de charmosas luvinhas plásticas!

   
                     Depois de secos, passo bem os tecidos, com ferro a vapor, prá tirar os amassados maiores (amassinhos leves ficam um charme no pano tingido com chá!)

16 comentários:

mArCeLe disse...

Bom projeto, Lú! Obg pela dica! =)

Luciana Brito disse...

Boa dica, Lu, também adoro tingir paninhos!
Boa semana.
Bjo
Lu

Driks Barreto disse...

Nossa que barbaro esse tingimento!!!!quero fazer por aqui amei a dica!bjs

Arteliê disse...

Receita fácil. O resulatado é maravilhoso!
Grande abraço!

Arteliê disse...

Prático e fácil! O resultado é maravilhoso!
Grande abraço!

Regina Diniz Outeiro disse...

Amei esta idéia!!
Lu, estive em Porto Alegre nos dias 22 e 23 de fevereiro. Fomos levar nossa filha pra assistir ao show do Paramore (uma banda americana). Aproveitei e fui na sua loja. Pena que você não estava, mas por um motivo justo: havia ido almoçar com as filhas. Amei sua loja. Quem sabe da próxima!
Beijos
Ah, moro em Campo Grande/MS

Claudia Schneider disse...

Já tinha ouvido falar deste tipo de tingimento, mas nunca tentei fazer. Acho que deve ficar legal em algodão mais grosso para fazer eco bags né?!
Vou tentar...

beijão

bela silveira disse...

Oi Lu!!! Acabei de chegar, queria ter te dado este oi pessoalmente. Estive aí este findi, passei pela loja, sabia que estaria fechada, foi pra mostrar pro marido que em abril vai começar um curso e pra saber onde me largar.
Que coincidência, sexta fiz toda essa manobra. Só que marinheira de primeira viagem fica um pouco atrapalhada... enfim, que deu certo!!! Fervi no chá preto, depois assei no forno...meus filhos perguntaram se eu estava louca...risos, Depois do resultado, até entenderam, mas foi uma gozação. Achei ótimo fazer, agora estou louca pra usar!!!
Lu um ótimo restante de feriado e belas inspirações!!!
Bjos!!!

Hyali disse...

Oi LU, aprendi que para que a cor não saia do tecido após lavar, você tem que mergulhar em água gelada com vinagre. O choque térmico é importante antes de secar, assim o tingimento dura por mais tempo.
Fica muito legal fazer com café também!

NEGAMADA disse...

Oi Lu, tenho acompanhado sua trajetória desde o ínicio, a reforma da casa, o nascimento da Tia Linha, estou aprendendo muito com vc e também me inspirando para correr atrás dos meus sonhos, obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Continue com garra e muita fé. Bjs, Madalena.

Cici Augusta disse...

Oba!!!!!
Adoro suas dicas!
Bjus Lu.

caoaoao disse...

E com chá de frutos vermelho também deve ficar o máximo!Adorei a dica!

Juciara disse...

olá,, desculpa perguntas mas pra q serve pano tingido com chá? achei bem fácil de fazer mas sinceramente não entendi bem o q fazer com eles. agradeço se puder informar, não tenho blog então pode responder por aqui q volto pra ver a resposta, obrigado, Juciara

Marilda Blauth disse...

Lu, vai descansar mulher!!!
Eu fiz tbém , deu tri certo!!Grata pela dica!!
Bjs

Lucia disse...

Oi Lú, tudo bom?
Parabéns pela dica ela é ótima, super fácil é um charme a mais ao trabalho realizado dando um toque rústico envelhecido. Há, eu ainda ponho canela em pau que dá um cheirinho delicioso a peça. Em um ano e meio de aulas de patchwork aprendi e descobrí maravilhas, fiz um panô com essa técnica e lápis de cera, está no meu flick, eu amei fazer..dá uma olhadinha:
http://www.flickr.com/photos/lucinha-lh/5130111744/

Bjkssssss, parabéns pelo blog tá lindo!!!

Cupcakes Fairy Cake disse...

Ola td bem? gostaria de fazer uma pergunta que nao tem nada a ver com o assunto,rsrs amei a sua panelaa Lu, qual o material dela? adorei seu blog,beijos. Flavia