segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sonho grande !

              Em novembro do ano passado, comentei aqui que achei uma matéria muito bacana na revista Endeavor, falando sobre "As 5 regras do jogo".  Na época, falávamos sobre trabalhar com o coração, e a primeira regrinha básica era, justamente, o BRILHO NO OLHAR! Várias pessoas escrevem pedindo informações sobre essa matéria, e acho que a revista não é comum nas bancas. De qq forma, assim começava:

 "Não existe receita mágica para se tornar um empreendedor - ainda mais um de alto impacto, aquele com capacidade para revolucionar o mercado e até a economia do país com o lançamento de um novo produto, serviço ou tecnologia. Mas eles existem e são responsáveis pela criação e gestão de grandes corporações como Natura, Gerdau, Rede Globo, EBX e Pão de Açúcar, entre tantas outras.O que muita gente não percebe é que um dia essas companhias, que geram milhares de empregos e lideram seus segmentos, já foram pequenas. Elas nasceram do sonho de alguém que teve coragem, segurança e disposição para apostar nele. Muitas vezes arriscar tudo - dinheiro, emprego, tempo, reputação. Pessoas que, durante a caminhada, não se furtaram de ir para o tudo ou nada e, acima de tudo, acreditaram em si mesmas.O percurso trilhado por esses empreendedores é singular. Cada um enfrentou obstáculos próprios ao negócio e buscou as melhores soluções. Mas uma coisa têm em comum: seguiram uma cartilha de 5 valores que formam a essência do empreendedorismo de alto impacto. São eles: brilho nos olhos, sonho grande, inovação, botar prá fazer e ética. "

Pedro Luiz Passos, co-presidente do Conselho de Administração da Natura, comenta que "precisamos é de quem tenha esses valores essenciais, mais do que na cabeça, no coração e no estômago, adquiridos so longo de sua história, das opções que foram feitas na vida". Para Luiza Trajano - presidente da rede Magazine Luiza, os valores do empreendedorismo não são uma prática esporádica; "são valores que recebemos do berço e que só se concretizam no dia a dia em relações permeadas pela honestidade, transparência e verdade. É um exercício que deve ser feito o tempo todo, em casa, na rua, no trabalho, com amigos, clientes, fornecedores e desconhecidos", afirma ela.

                Então, hoje, Tia Linha nos trouxe o segundo valor: SONHO GRANDE!

 Além do brilho no olhar e da satisfação com o que fazem, os empreendedores de alto impacto estão sempre pensando grande. Sim, pois eles sabem que para crescer é preciso partir de um sonho enorme e sempre querer mais e melhor. Defina suas metas e aonde vc gostaria de chegar. E acredite: sonhar grande é muito mais divertido do que sonhar pequeno - e dá exatamente o mesmo trabalho. Quando se sonha grande, os obstáculos ficam pequenos.
 Ao sonhar grande, o empreendedor consegue enxergar oportunidades onde os outros só veem rotina. Mas atenção: sonhar grande não diz respeito a aspectos materiais, como destaca Pedro Passos. "Não se trata de sonhar em ser o maior em seu ramo de negócios, de bater a concorrência e alcançar liderança no mercado", diz o executivo da Natura. "É uma questão de encontrar um significado maior no que se faz, como realização pessoal e, também, como algo relevante para as pessoas que o rodeiam, para o país".

              Não é um texto bacana? O que tu achas de uma pausa na rotina pra refletir um pouquinho sobre isso? Que tal colocar em prática dicas de empreendedores de sucesso e líderes de mercado; afinal, como diz a própria matéria, eles também já foram pequenos!

              Na próxima segunda-feira, Tia Linha trará as dicas dos 3 últimos valores descritos nessa matéria: botar pra fazer, inovação e ética! Até lá!

15 comentários:

Erica Feitosa disse...

Nossa que matéria show...
Tia Linha voltando com força total.
Lu adoro seu blog, sua loja, seu cantinho...
Beijocas no coração!
Erica Feitosa.

Syspil disse...

É isso mesmo. O texto está mais que certo. Sonhar grande, brilho nos olhos, amor e entusiasmo pelo que se faz e muita vontade de crescer. Sempre! Obrigada pelo texto, um verdadeiro presente. Bjs.
www.sissy-atelier.blogspot.com

Caroline disse...

Muito inspirador!! Bjs

MÁRCIA MARINHO disse...

Adoro o assunto. E curto demais o Alinhavo & Gestão. Parabéns Lú. Muito bom...♥

Helck Souza disse...

Oi Lu!
Acredito muito nisso tudo. Fazer o que gosta, gostar do que faz e sonhar grande no sentido de fazer um mundo melhor. É assim que funciona, é esse o segredo. Então vamos todas juntas sonhar e realizar!!!!
Beijos,
Helck
arteandprosa.blogspot.com

Joana Joaninha disse...

Ai Tia Linha , você me deixou bem animada para um projeto novo !!!
Ele estava na cabeça e no coração e com Fé em Deus vai acontecer!

Beijão e vamos sonhar GRANDE!

Mariquita disse...

Mais uma vez,adorei o texto e que matéria bacana!!!
A frase final sintetiza tudo...ser empreenddor é muitas vezes tirar"água de pedra" mas desistir?nem pensar!!!!!
Beijos e obrigada!

Patrícia disse...

Tenho sonhado muito grande!
Mais alem de tudo isso, meu maior desafio hoje se chama CORAGEM.
De deixar um emprego estável e investir em um sonho que para quem olha de fora desse mundo parece brincar de costurar!
Eu sei que o momento certo vai chegar.
Esses insights ajudam a planejar e nao desistir!
Obrigada
Patipins.blogspot.com

bela silveira disse...

Nossa garota, sempre arrasando!!! Ter visão é uma das características do empreendedor, parabéns querida!!! Nós só temos a agradecer!!! Tive o prazer de ler essa matéria pq a revista acompanhou um das edições de Pequenas Empresas Grandes Negócios que meu filho assina, pois como tu falaste, não se encontra nas bancas. É uma matéria motivadora e como diz, não existe receita mágica para ser um empreendedor...
Algumas pessoas sonham... outras acreditam e apostam em seus sonhos!!!
Grande bjo!

Nárriman disse...

Esse é um ponto a ser considerado na "busca pela felicidade": trabalhar naquilo que gosta e se empenhar com amor!
Gostei muito do texto!

Tania Brandão disse...

Lu,
Aqui é Tania Brandão, de Sorocaba.
Acabei de receber meu presente e amei... é lindo demais, mais lindo ainda ao vivo e à cores e com certeza vou aproveitar muito.
Adorei tbem o carinho do cheirinho que o acompanhou... e só posso dizer PARABÉNS MESMO, pela artista que vc é!
Bjs.
Tania

Marias e Laços disse...

Adorei este texto, muito inspirador...
Bjos!

Raquel disse...

Simplesmente adorei a matéria.
Muito obrigada por compartilhar conosco Lu.

Melissa disse...

Obrigada por dividir tanto conhecimento e incentivar a todas nós a sonhar grande.
Um grande beijo!

Danny Barros | Borbolet's© disse...

Lu, maravilha esta postagem... adoro ler seu blog e ver a sua simpatia, e o seu total desprendimento em trazer e compartilhar informações com todas nós.

Parabéns e que Deus te abençoe cada vez mais...
abraços grandes...