segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alinhavos & Gestão - como viabilizar um projeto?

           Semana passada lançamos nosso primeiro produto paralelo à loja LuGastal, o CLUBE DO PANO!
Nele venho pensando desde meados de novembro; as mini férias na praia foram perfeitas para rascunhá-lo, e iniciar um  plano de negócios. 

           O próximo passo foi  discutir com a equipe a viabilidade do mesmo; cada um de nós tem uma visão diferente, Maíra e Gigi têm o olhar crafter, Zé Alfredo e Lisi pensaram na operacionalização, Claudio  foi o responsável pelo olhar constantemente crítico! E eu ... bem, eu sou aquela-que-inventa-e-azucrina-os-dias-de-todos-eles!!!!! (gostaram da minha descrição?!?!). Brincadeiras à parte, depois de discutir cada ítem, chegou o momento de negociar prazo e preços com representantes de tecidos.

           Para o Clube, foram adquiridos tecidos nacionais e importados, sendo que esses não estão à venda na loja, são um produto exclusivo das associadas. Confesso que adquirir tecidos importados implica num certo risco, em decorrência do alto custo. Porém, eles trazem um plus no quesito inovação e diferenciação dos demais. Sou super fã da linha de produção têxtil de algodão nacional, acho que ela deu um salto em qualidade nos últimos dois anos, mas no que tange ao patchwork, sabemos que não há o que se compare aos tecidos dos "vizinhos internacionais". Ao meu (modesto) gosto, os panos nacionais compõem com perfeição aos importados, formando um casamento perfeito e com custo menor.

          Tecidos comprados, as discussões seguiram: fazer ou não um blog paralelo; um livro contábil diverso da loja; projeção de custos diversos; qual público atingir. Nossa maior dificuldade foi, sem dúvida,  encontrar uma equação que apresentasse vantagens para as associadas! De que forma cativar crafters e artesãs que produzem diversas técnicas com a utilização de tecidos???

         A maior vantagem é o conforto de receber em casa, toda primeira semana do mês, um composê de tecidos (importados e nacionais), proporcionando a facilidade à associadas que não têm acesso fácil à lojas especializadas. Mas não só de facildades e glamour viveria o Clube do Pano; as dificuldades eram maiores! O maior  empecilho foi, indiscutivelmente, o custo com o envio, que beirava 28,7% do preço final (salgadíssimo, não?). Como fazer com que essa mercadoria chegue até as diferentes cidades brasileiras de forma menos onerosa? Como chegar num ponto de equilíbrio em relação a valores, com encomendas enviadas, por exemplo,  para Santa Catarina e para o Acre???

         Visitei inúmeras vezes a agência dos Correios.  As taxas foram minuciosamente discutidas; 4 pacotes "modelos" foram embalados, pesados, medidos, e os (salgados) preços debatidos com o gerente; porém, tratando-se de empresa estatal, as tabelas praticadas são bastante engessadas, o que dificulta a possiblidade de qq redução nas tarifas. Esse quesito foi o maior óbice de nosso projeto. Uma alternativa que tornou-se mais viável foi celebrar um contrato com uma agência franqueadora dos Correios; nela conseguimos uma taxa similar à do franqueado, porém algumas facilidades como coleta de pacotes e pagamentos quinzenais agendados.

         Assim, de forma extremamente "apertada", conseguimos chegar no valor, para então, partirmos aos próximos passos: montagem  dos kits,  layout, textos e arremates de todas as informações pertinentes.

         Quinta e sexta-feira unimos todos os esforços e energias para, finalmente, lançar na web o Clube do Pano, e nas primeiras 24hs tivemos mais de 3.000 acessos (já contei aqui que acompanho diariamente as estatísticas do blog: quantidade de acessos, links e países de origem, post mais aceitos - acho uma ferramenta muito positiva, faz a gente ter uma visão rápida do público que nos lê!).


           O "craft clube" está no ar e a adesão supera nossa expectativa! Quem ainda não se cadastrou ou busca mais informações, acesse o blog ou escreva para clubedopano@lugastal.com.br.


           Ah, não posso deixar de agradecer pela confiança de nossas já associadas! Tenham certeza de que esse é o início de uma história cheia de cores, alegria, fotos e ideias bacanas a serem partilhadas!!!!

          

           

7 comentários:

Laurina disse...

Mais uma boa idéia, né, Lu??
Parabéns, que tenhas muito sucesso!

bela silveira disse...

Olá batalhadora!!! As alemoas são fogo!!! risos
Lu, nós só curtimos o resultado final, mas sei que a rapadura é doce mas não é mole não... montar um projeto não é tão simples assim, são muitos aspectos a serem analisados e avaliados, mas pra quem tem uma veia e que veia empreendedora, isso não é problema.
Bjo garota e sucesso!!!

Patricia Villeroy disse...

Bom dia Lu. Há muito tempo te procurei na web e sua página estava em construção, mas eu guardei nos meus favoritos. Agora, dando uma olhada, cliquei e tive a grata surpresa de ver a página bombando. Maior surpresa, foi saber que vc é de Porto Alegre e está com a loja lá. Sou de POA tmb, mas acho que vi sobre teu trabalho em BSB,(morei muitoa anos em BSB) na verdade nem lembro mais, o que importa foi que gostei. Acabei de voltar de POA e estou morando em Luis Eduardo Magalhães agora. Nada satisfeita de sair da minha querida cidade, mas volto toda hora e com certeza vou visitar tua loja. Parabéns

Caroline disse...

BUÁÁÁÁÁÁ!!!
Argentina não está inclusa neste pacote! Td bem... nem sempre temos o que queremos! Vou comer um alfajor para me conformar :-)

Kátia C. Silva disse...

Já me associei e estou ansiosa pra chegar meu pacotinho...que venha primeira semana de março!!rs
Bjs, boa sorte no proeto paralelo!

Limonartes disse...

Oi Lu!

Achei muito legal a idéia!
Futuramente vou aderir ao clube... mas enquanto isso, dá uma olhadinha no meu blog...

Com muito medo, estou entrando no mundo das costurinhas!

Tua loja me inspirou!

Bjão

" MY ACCESSORY " disse...

Olá! Adoro seu blog! Trabalho com bijueria, fornecendo para lojas. Suas dicas para cada vez mais nos profissionalizarmos mais no trabalho manual são incríveis! Parabéns.
Acabo de começar meu blog, estou na luta para divulgá-lo, juntamente com meus trabalhos.
Dê uma passadinha por lá! Será um prazer!
bjos
Claudia
www.meusacessorios.blogspot.com