domingo, 2 de janeiro de 2011

PEACE & LOVE!

Quando o final de 2010 se aproximava, o trânsito em Porto Alegre foi piorando a cada dia e estava implícito que a loucura pré festas já pairava pelo ar. A partir dali, me condicionei a não viver um fim de ano infernal, daqueles que tentamos resolver em 3 semanas tudo o que ficou pendente o ano todo; tentei deixar o carro na garagem sempre que possível, e não fiz aquela interminável listinha de pendências para serem resolvidas antes da virada - tirando as tradicionais apresentações e homenagens da escola, ballet, música, inglês, etc... nas quais tive 100% de presença, e enquanto minhas filhas curtirem qualquer programa desse estilo, eu lá estarei aplaudindo e torcendo, afinal, sou mãe coruja!

Tive o privilégio de um super apoio "familiar", e enquanto trabalhava e produzia as últimas peças prá loja, Didi e o marido tomaram conta de todos os preparativos que garantissem um delicioso feriado natalino. Mas, como há muito tempo não acontecia, não me preocupei em esperar Papai Noel com unhas perfeitas e mechas retocadas... longe disso, esse ano foi o mais rústico de todos em termos de cuidados pessoais! Não houve também preocupação com aeroporto, atraso de vôo, e meu lar estava há poucas quadras de distância. Simplesmente resolvi não me cobrar!!!!

Já na praia, curtindo os dias de pausa aos quais me propus, no maior estilo farofa/guarda-sol/cadeira/chimarrão que eu adoro, me presenteei com outro mimo - despertador desligado. O resultado não foi dos mais positivos: as meninas perderam o horário das aulas de surf (que há mais de 6 anos fazem parte da rotina no veraneio); pegamos praia mais tarde, e o filtro solar foi insuficiente para tamanha emoção. Mas nada que um hipoglós e um AS infantil não tenha resolvido. Ainda não fiz minhas corridas na praia de manhã cedo, e sigo meus dias-sem-horário, sem culpa e bem feliz!

Não sou a pessoa mais animada com virada de ano. Gosto de chegar na praia, pulo as ondinhas, vejo os fogos, brindo à saúde, ao ano que passou... tudo isso como uma pessoa normal, sem grandes emoções ou expectativas. Assim, enquanto toda turma se preparava para a ceia do reveillón, meu estômago avisou que algo não estava bem, confirmando que o traje da noite seria branco - um pijaminha velho e bom de usar! Se eu não fosse uma mulher precavida e na idade que estou, poderia desconfiar de uma possível gravidez, mas essa hipótese estava totalmente afastada. Assim, nada além do que ficar na cama, esperando o mau estar passar. A meia-noite chegou, e eu, sem forças prá dar boas vindas ao ano, fiquei quietinha, sem me mexer... e sem me culpar! Confesso, foi bem bom! A grande família curtiu, se divertiu, riu e a festa rolou até de manhã, quando me animei a levantar prá dar uma espiada e ver quem ainda encontraria acordado àquela hora, em que a chuva caí com muita energia. Assim, fraca e preguiçosa, da mesma forma com que levantei, tornei a deitar... e meu primeiro dia do ano foi de muito sono e recuperação, com direito à chá feito pela sogra, sopa do marido e mimos das crianças. Um dia  perfeito, eu diria!

Hoje foi um domingo chuvoso, ideal para devorar as novidades do jornal (prá não precisar dividir, transfiro minha assinatura prá praia). Entre tantas informações, flashes e detalhes da festa em Brasília,  a coluna da queridíssima Martha Medeiros (que sequer conheço, mas por momentos me sinto extremamente próxima!!!!)  falava justamente sobre o que tenho sentido: DEIXE-SE EM PAZ!

"Não se cobre por não ter realizado tudo o que pretendia, não se culpe por ter falhado em alguns momentos, não se torture por ter sido contraditório, não se puna por não ter sido perfeito. Vc fez o melhor que podia. ... Vá no seu ritmo, siga sendo quem é, não espere entrar numa cabine e sair de lá vestido de super-homem ou de super-mulher. Deixe de fantasias. Deixe-se em paz".

E assim estou, como 2011, novinha em folha, virose curada, e sem culpas. Retorno devagarinho ao trabalho e em alguns projetos do ano que chegou.
P.s: A loja será reaberta na próxima segunda-feira, dia 10, também com as energias renovadíssimas!


(Ilustro o post de hoje com esse panô muito bacana, exposto na última edição do Festival de Quilt e Patchwork de Gramado. Não é minha autoria, e infelizmente não identifiquei quem o costurou e quiltou, para deixar aqui os devidos créditos. De qualquer forma,  esse foi, sem dúvida, meu preferido em todos os quesitos!)

16 comentários:

Clau Atelier disse...

Feliz Ano Novo!!!!!
*Ü*
Bjs

Patrícia | Oh! Maria disse...

Que bacana seu post, Lu! Eu tbm ando assim, vivendo mais lentamente e aproveitando o que dá. Há uns dias fiquei pensando que há poucos anos eu vivia programando mil coisas e correndo mto pra que todas acontecessem e claro, me cobrando demais. Meu ritmo mudou sem eu perceber, mas lá atrás notei que não daria pra levar a vida daquele jeito =) Hoje sou mais feliz =)

tbm não rolaram super cuidados de beleza por aqui, o trabalho consumiu todos os dias que antecederam as tais festas, no Ano Novo fui dormir antes das 01:00 ahaahha. Estou qse senil rs!

Beijo grande, bom descanso e volte. E essa kombi tá pra lá de linda!
Pat

Santa Carambola disse...

Olá Lu,
Feliz 2011!!!
Espero que já esteja melhor.
Adorei o seu texto. Chega de cobrança, né?
Que este ano lhe traga mais inspirações para trabalhos futuros.
Amo tudo o que você faz!
Bjs, Magda

Santa Carambola disse...

Olá Lu,
Feliz 2011!!!
Espero que esteja melhor.
Adorei o seu texto. Chega de cobrança,né?
Que este anos lhe traga mais inspirações para novos trabalhos.
Amo tudo que você faz!
Bjs,Magda

bela silveira disse...

Um bom dia especial e de fato para 2011 que entra em sua rotina normal!!!
Fico na expectativa do fim da festança, comilança... parece não ter fim... porque comer tanto nesta época, totalmente diferente da rotina do ano todo. Hoje a tortura foi grande na academia... mas vamos lá, lembremos dos bons momentos e vamos abraçar mais um ano com muita alegria!!!
Lu querida, espero que estejas bem recuperada. A referencia pela abertura da loja deixa claro tua expectativa em retornar e com certeza nos brindar com coisas lindas em mais um ano!!!
Espero que curtas bem o final das tuas férias e aguardamos com ansiedade as novidades!!!
Um bjo garota e todo sucesso do mundo!!!

bela silveira disse...

Um bom dia especial e de fato para 2011 que entra em sua rotina normal!!!
Fico na expectativa do fim da festança, comilança... parece não ter fim... porque comer tanto nesta época, totalmente diferente da rotina do ano todo. Hoje a tortura foi grande na academia... mas vamos lá, lembremos dos bons momentos e vamos abraçar mais um ano com muita alegria!!!
Lu querida, espero que estejas bem recuperada. A referencia pela abertura da loja deixa claro tua expectativa em retornar e com certeza nos brindar com coisas lindas em mais um ano!!!
Espero que curtas bem o final das tuas férias e aguardamos com ansiedade as novidades!!!
Um bjo garota e tdo sucesso do mundo

Marion disse...

Ah! eu lembro desse Quilt - mas tb não sei quem foi o autor. Mas achei essa combi azul muito linda (aliás, vindo para a praia esse dias passei por uma assim, conservadíssima!). Esse festival foi inspirador - me inspirou para um porta-retrato de patchwork...

Acho Chic disse...

Olha só... adorei o seu blog e já estou te seguindo!!! Depois dá um pulinho lá no meu!!!

www.achochicc.blogspot.com

beijinhos!!!!!

susiquilts disse...

Oi Lu,obrigada. Feliz 2011 cheio de criatividade.Abraços

Cristiane Carvalho disse...

Oi lindona, passei pra deixar um carinho e pra não perder o costume rsrs, espero passar por aqui mais vezes este ano, daremos início a construção da nossa casa e com certeza terei muitas idéias por aqui e espero seu pitaco lá no blog será muito bem vindo, bjs e uma semana doce e abençoada...Cris

Falk Brito disse...

Gostei do texto. Tenha uma excelente semana. Bom descanso. Aguardo você em outras notas. Beijos dobrados.

Keila Rocha disse...

Oi Lu!!! Concordo em gênero, número e grau com vc....sempre fui ligada no 220w, mas agora to tentando desacelerar e cobrar menos do meu próprio ser, rsrsrsrrss....vamo q vamo em 2011!!! Seja FELIZ!!!! É isso que te desejo nesse novo ano...
Bjo queridaaaaaaa...

calma que estou com pressa disse...

oi Lu!
aproveita bem a praia aí do nosso sul- toma chimarrão com areia, curti as crianças
sabe que eu também sou assim, sem neurose, de comprar um vestido todo ano, me enfeitar,cansei desta neurose de fim de ano, gosto do simples, da familia, dos amigos chegados, e uma praia então é comigo mesmo-
e a Martha Medeiros -sempre falo - esta mulher escaneia meu cerebro,tudo que ela escreve é o que gostaria de ter escrito também-
boas férias prá ti
bj
lu

Regina Trilho Otero Xavier disse...

Oi Lu!

Como é bom (e bonito!!!) ler o que escreves!

Beijão para ti, Claudio, para as meninas e para a Didi.

Um Feliz 2011!
Regina

laurab disse...

Oi Lu,
Depois de espantar a preguiça, comecei hoje mais uma fase da vida.Encarar algumas mudanças.
Na 1ª semana do ano comecei a "limpeza" da minha loja,colocando algumas peças em promoção e comprando tecidos para iniciar a nova decoração.Hoje para definitivamente começar bem o ano,abri seu blog e já me sinto mais confiante de que 2011 será um ano especial.As boas idéias estão brotando e isto já e sinal de que estou preparada para o novo ano.Adoro seus posts.O mais recente também me lembrou as avós que desde pequena me incentivaram a criar e descobrir minhas habilidades manuais.Espero que as minhas e a sua estejam sempre presentes em nossas vidas nos mandando sua bençãos e nos inspirando.
Beijos e ótimo 2011 com muita boas iéias!

Lu Gastal disse...

meninas, obrigada pelo carinho e feliz ano novo prá todas vocês! e vamos adiante, sem tanta cobrança e com muiiita energia!
beijão a todas!