quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

não há distâncias!

            Das coisas mais bacanas dessa vida blogueira, sem dúvida, é receber quantidade de mails carinhosos dos mais diversos cantos, literalmente, do mundo. Quando se fala em redes sociais, não há distâncias, não há limites! Há, sim, caminhos e uma união de pessoas que, em circunstâncias normais, jamais se encontrariam!

            Em meados de dezembro, recebi um mail de uma seguidora brasilieira que mora na Alemanha. Esse contato não se limitou ao "muito prazer, sou sua fã", e seguimos numa troca de ideias, experiências e começou uma amizade bem legal. Ciane morou em Colônia, onde há a mais famosa catedral alemã (DOM), considerada a segunda capital cultural alemã.  
             

              Recentemente, a família comprou uma antiga igreja, em Wermelskirchen (38 km de lá) que estão reformando. O salão virou um loft; moram na parte superior e seu ateliê fica no térreo, decorado no maior estilo Escandinávio (quem conhece as criações da norueguesa Tonne Finnager (Tilda), sabe a que me refiro)!
Aqui algumas fotos enviadas por ela:

(ateliê)


(vista da janela da cozinha)


                 Essa história toda aguçou minha curiosidade em acompanhar quem lê o blog LuGastal, e aí entrou o quesito surpresa: numa ferramenta disponibilizada pelo próprio blogger, há como acompanhar a estatística dos acessos, por semana, mês, e geral; de forma simples e rápida, sem rodeios!


                Bacanérrimo!!!!!!  Adorei saber que meu trabalho e meus posts inspiram crafteiras em tantos lugares diferentes e ultrapassam fronteiras (Eua, Alemanha, Japão, Chile, Portugal, Alemanha, Itália, Argentina, Reino Unido, Canadá).

                Mas por falar em Ciane, pedi que enviasse um breve relato sobre essa história toda, pois esse post não poderia ser escrito apenas por mim. Dessa forma, foi escrito a quatro mãos, com alguns (muitos) quilômetros de distância.

"Tudo comecou no Flickr… Quando comecei a entrar no mundo da arte com tecido, passava horas da noite na Net procurando trabalhos brasileiros. Queria comparar os estilos da Escandiávia, europeu e brasileiro. Assim também me tornaria mais pertinho das minhas raízes, dentro do momento que estava a se iniciar na minha vida: o mundo da costura.
Primeiro veio o Elo 7, onde nao me conformei apenas em olhar ou comprar trabalhos divinos, mas queria um contato, participar desse mundo das artesas quase “live”. Aí achei o Flickr. Nao parei de acompanhar dezenas de mulheres lindas, competentes, criativas e carinhosas. É incrível quando exponho novas fotos, a participacao das “amigas online”. É tao gratificante, que às vezes me pego feliz da vida pois alguma fez um comentário, mesmo que curto, nas minhas fotos. Daí veio a Lu Gastal.
Primeiro achei-a em outra lista de contato e pedi pra ser amiga no Flickr também. Encontrei o Blog que acompanho sempre. Percebi que havia uma sintonia no que ela fazia e essa idéia de reunir em um só lugar trabalhos de outras artesas, reforcou, ainda mais, a vontade que tinha de abrir um atelier.

Pensava muito em oferecer algo para as pessoas, mas como conseguiria tempo suficiente pra suprir minha producao para o meu atelier. Novamente a Lu Gastal me inspirou!

Me deparei com artesas brasileiras que moram na Alemanha e comecei a organizar feiras e convidá-las. Daí perguntei se elas gostariam de me apoiar, e assim divulgar os trabalhos delas no meu projeto que estava se iniciando.

Nao sou aquela que manda muitos recados nos Blogs e tento conservar meus contatos no Flickr sempre que posso. Sempre que lia o Blog da Lu, pensava, que aquele era o momento de escrever algo pra ela, mas nao escrevia. Até um dia resolvi mandar um e-mail.

Confessando minha admiracao pelo seu trabalho. Ela me respondeu com uma frase: “Tenha certeza que o flickr, os blogs e sobretudo, a internet, aproximam diversos lugares do mundo, e com eles podemos trocar experiências muito legais”. Novamente ela confirmou a minha intensao de viajar nesse mundo internauta. Depois descobrimos novos pontos em comum: Ela é descendente de alemao, tem 2 filhas, algumas fotinhas (lembra do fogao Lu?).

Tenho que confessar, com essa distância de algumas centenas de km do Brasil, fica menos saudosa quando abro meu computador e permito que pessoas especiais entrem na minha vida.

A Lu Gastal faz parte da minha lista dessas pessoas!" 


Vielen Dank für Ihre Freundlichkeit, Ciane!

(sou descendente de alemães; meus pais falam com fluência e eu estudei um pouquinho a língua no colégio, mas não falo - entendo alguma coisa. Ciane, inclusive, lembrou que meu sobrenome significa luta - Kaempf. Cultura sem fronteiras... risos!) 


 

19 comentários:

Patrícia disse...

Lu super bacana esse post!
Eu acredito muito nessa troca de experiências! Nao existe criatividade sem inspiração.
E o apoio de pessoas que participam desse mundo acaba tornando tudo mais real!
Eu trabalho no mercado financeiro, quando as pessoas descobrem que eu costuro ficam um pouco perplexas!
Estar aqui na " blogsfera" permite dividir essas experiências e fazer amigas que sabem do que a gente esta falando!
Show!
Bj
Patricia
Patipins.blogspot.com

CRAFtando disse...

A-D-O-R-E-I!!!
Tb sou brasileira ex-patriada na terra de Goethe e super me identifiquei com a Ciane.
Quero o contato!
Bjokas e viva a internet, que aproxima as pessoas! :=)

MÁRCIA MARINHO disse...

Lú que post lindo!!!
Ficam até vagas as palavras querendo ver qual primeira vem para ser expressa.
Amei a história da Ciane.
Mais uma que se uniu a corrente da amizade, do bem, do eliminar distâncias...
...mais uma que caiu nesse imã chamado :Lú Gastal...
Beijosssssssssssssss...♥

disse...

Muito Legal mesmo Lu!!!
Seu trabalho inspira a todas nós!!
Bjokas!!

meninabaiana disse...

Lu, PERFECT! SUPER GEMACHT!
Adorei e espero que seja o inicio de uma grande caminhada nas nossas vidas!
Beijos carinhosos

bela silveira disse...

Oi garota!!!
Como estão as férias, curtindo bastante????
Realmente Lu, esse mundo maravilhoso da net faz milagres, nos permite relações que jamais poderíamos imaginar em ter.
Essa interação nos dá uma mega possibilidades de trocas... em todos sentidos. Ist wunderbar!!!(sou alemã analfabeta, mas para que existe a net??? hihihihi)
Parabéns pela estatística, teu trabalho merece essa divulgação pelo mundo a fora.
Beijos!!!

Vanessa Maurer disse...

Já tem um tempinho que venho acompanhando a Ciane... acho-a super receptiva e bacana... bom saber que vocês estão estreitando uma amizade... e é mais ou menos por aí mesmo... a net interpondo as barreias geográficas!
Beijocas flor...

PS: A Carol apareceu por aí?

Beatriz - Jubiart disse...

Lú, sou baby na área blogeira, mas tenho sentido muito forte as relações de afeto... tenho conhecido pessoas fantásticas do outro lado do hemisfério... E a histórias...São demais... Estou assimilando esse mundo aos poucos e estou amando.

Post 10!

Beijos.

Márcia Basílio disse...

É por isso que o mundo virtual é fascinante e a blogosfera uma experiência impar.
Bjs,

Arte da Luluzinha disse...

Ainda bem que a net existe, só assim me sinto mais próxima do Brasil.
Adorei o post. beijinhos as duas.

Luciana disse...

Me emocionei!! Ver Ciane criando o universo dela assim, alegrandro o mundo!!! Parabéns pelo texto... lindo!

Ana Christina S. & Tetê disse...

Adorei!
Muito lindo o post!

Ahhh se o todos fossem iguais a você!

Bjooooo

Mônica Suñer disse...

Muito legal saber que sua criatividade não tem linite de fronteiras. Bjs

Ana Paula Cavalari disse...

Feliz Ano Novo, Lu
Que esse ano sej a repleto de lutas boas e muita criatividade e tempo!!!
Tb descobri esse mundo, da falta de distância, nesse ano que passou e sou mais feliz por isso. Descobri pessoas e amizades. Descobri você! obrigada pela amizade e companherismo. Parabéns pelo ano que realizou e aposto que esse ano não tem tamanho para LUGastal. Enfin, que venha 2011 para muitos relacionamentos, trabalho, amizades, aprendizados, inspirações e felcidade. Neste ano eu desejo te dar um abraço no mundo real. beijos

Fernanda disse...

Que linda história :) um beijo

ilana disse...

Esse mundão é bem pequeno mesmo, Lu! A Ciane é dinda do Rapha, um lindo alemãozinho filho da minha melhor amiga, Fabi. Eu sou seguidora assídua do teu blog, já fui na tua loja, sou amiga do Claudio, colega de amigas tuas de Pelotas e por aí vai...Estamos todos conectados em Rede, cada vez mais. Nem o Atlântico quebra essa corrente. Adorei o post.

ilana disse...

Adorei o post!
A Ciane é dinda do Rapha, um alemãozinho filho de brasileira,a Fabi. A Fabi é minha melhor amiga. Eu sou seguidora do teu blog, amiga do Cláudio e amigas tuas de Pelotas. Estamos todos conectados na mesma rede.

Lu Gastal disse...

gurias,obrigada pelo carinho e comentários!realmente esses encontros virtuais são bacanas demais!
ilana, realmente esse mundão é pequeno, ontem falei com o claudio e ele disse que tu trabalha com a catiúcia e aline! tens que nos visitar aqui na loja!

Stefane serra disse...

Ameii a historiia de Ciane muitooo lindaaa...