domingo, 14 de novembro de 2010

Alinhavos & Gestão - Trabalhar com o coração.

                    Essa semana a loja LuGastal completou 5 meses. Pode parecer pouco tempo, mas prá mim,  é um caminho bem longo! Quando páro e olho prá trás, consigo visualizar erros, acertos, tentativas que ainda não saíram do papel, e outras situações que vou experimentando semana a semana. Posso dizer que é uma deliciosa "rotina sem rotina", e quase alcançando meus 40 anos (uiiii...) consegui, finalmente, encontrar um trabalho sem cara de trabalho. Fui confusa, eu sei... mas tentarei explicar!

                    Pela primeira vez em minha trajetória profissional, desenvolvo atividades que me preenchem o coração. Quem pensar que a vida é fácil, estará enganado; nunca trabalhei tanto! Nada de glamour em ser "dona de loja" ou empresária, com alguns se referem. Hoje eu sou comerciante, e quem trabalha com comércio sabe que uma porta aberta é um compromisso diário, que não admite vários dias de pausa, pelo menos no meu caso, por enquanto. Somos na loja uma pequena equipe, mas não posso creditar à Lisi e Gigi responsabilidades que são exlusivamente minhas.

                      Prá tentar resolver tudo o que quero, tento seguir uma pequena rotina diária. Logo cedo, abro a loja, prá entrar ar puro e arejar; ascendo todas as luzes, ligo computador, música, ar condicionado, dou uma limpezinha geral com direito à perfume de lavanda;  coloco a mesa na rua, preferencialmente com um vaso de flores, e a placa que avisa em letras escritas à giz, as novidades da semana. Aí é hora de fazer um mate, ler os mails, que separo entre os que respondo na hora, e os que responderei depois, com mais calma. Separo as vendas que serão despachadas para longe, e daí prá frente não há mais rotina... chega cliente, sai cliente, e entre uma pessoa e outra, vou produzindo o que conseguir, num sobe e desce das escadas (estreitas e mimosas, forradas com tecido). Entre saídas rápidas, tento passar o maior tempo possível lá dentro, o que me faz bem! Nesse novo horário de verão, adoro chegar na porta e ver o fim de tarde, com raios de sol que chegam ali num ângulo completamente diferente do inverno. São cores lindas (quando temos sol, é claro!). E quando o relógio avisa que já é hora (na verdade, não há hora), saio de lá sem vontade de sair, ou talvez, com muita vontade de voltar!

                  Recebo muitos mails  que faço questão de responder, muitas vezes com atraso, mas respondo, um a um. E sempre que escrevem um elogio ao trabalho, à loja ou à decoração, digo, com imensa alegria, que em tudo, absolutamente tudo o que faço lá dentro, há muito AMOR e DEDICAÇÃO!  Não quero ser piegas e dizer que a vida é cor de rosa; há dias em que fico extremamente cansada ou desanimada, com acontecimentos ou atitudes que me fogem do alcance, mas se tudo fosse sempre 100%  não teria graça alguma!

               Mas  o que TRABALHAR COM O CORAÇÃO tem a ver com GESTÃO? Na minha opinião, absolutamente tudo, e é isso que move meus dias!!!!!!!!!!!!!                E, de coração, apresento TIA LINHA -criação e produção da Phábrica de Coisas!



                 
                 Como a coluna Alinhavos & Gestão já tem um público fiel, com quem divido um pouquinho das minhas experiências empreendedoras, pensei que ela mereceria um "plus" no layout. Foi aí que entrou o trabalho da ilustradora Hyali Barros, com quem fiz uma parceria na criação dos cookbooks-  livros de receita infantis ilustrados, que são um sucesso total na loja. Encomendei à ela  uma ilustração de um personagem masculino, que será consultor (com verdadeira experiência na área de gestão) e convidado esporádico da coluna. Mas num domingo de manhã, Hyali me escreveu, dizendo que não conseguia criar um personagem masculino, e sugerindo o nascimento de TIA LINHA, uma espécie de apresentadora da coluna. E por aí essa história começou!

                Sem o trabalho de Hayli, Tia Linha não estaria aqui hoje. Assim, penso que seja importante a gente fazer um "ZIG ZAG" com ela!


# De que forma Hyali Barros e Lu Gastal cruzaram seus caminhos, morando há 1500 km de distância?
  • Há uns anos eu decidi interromper minhas atividades profissionais como cirurgiã dentista para poder me dedicar as artes, acreditando que minha satisfação de vida seria muito maior em meio a tintas, pincéis, ilustrações e crafts. Foi quando conheci pela internet a saga de Luciana Gastal, que seguiu rumos diferentes da área de direito e apostou no mundo mágico do patchwork recheado de bonequinhas, tecidos, linhas e muito mais. Surge então uma parceria entre a artista plástica e a empresária artesã!
# O que levou vc a mudar a proposta inicial, de criar um personagem masculino, que dará dicas de gestão?
  • Um belo dia Luciana encomendou um pesonagem, a princípio masculino para apresentar as postagens "alinhavos e gestão", ele seria o responsável por dar ao blog as noticias e reportagens nessa sessão. Eu tento então dar forma ao Sr. Alfinete, mas infelizmente não consegui fazer a imagem dele se identificar com a marca Lugastal, pois esse empreendimento tem alma feminina, tem a força de uma mulher que sabe costurar, cuidar da família, cuidar da loja, das vendas e inventar mil coisas ao mesmo tempo. Surge então a Tia Linha, uma personagem que tem algo em comum com Luciana, com a marca Lugastal e com todas as mulheres espalhadas por esse mundo que tem a mesma garra de trabalhar em algo que ama e colocar o coração em tudo que fazem.
# De que forma vc idealizou “tia Linha”, em detalhes e composições de figurino e cenário?
  • Para criar a Tia Linha, imaginei que ela poderia ser uma caricatura suave de Luciana Gastal; criei roupas, aventais e acessórios interessantes ao cenário (serão lançados ao longo dos próximos meses, aguardem!). Preferi desenhos a mão livre e em preto e branco pois seria uma forma mais simples e artesanal de montar cenário. Na verdade todo esse projeto se tornou em uma grande diversão, montar o cenário de Tia Linha foi como brincar de casinha! Me lembro de minha mãe dizendo: "Minha filha, vem pra dentro! Já está na hora de parar de brincar!". Quando era criança pegava uma caixa de sapato e caixinhas de fósforo, pedaços de cartolina e montava as casinhas das minhas amigas "fofoletes". Tenho certeza que várias das leitoras já fizeram o mesmo. Juntei essa lembrança a técnica artesanal de montagem de vídeo em stopmotion e surgiu o primeiro filme de estréia de tia Linha.
# Como as ilustrações fazem parte de processos criativos?
  • Tudo começa com uma idéia básica e lápis na mão, daí por diante é uma avalanche de idéias que vão surgindo e vou rabiscando no papel. As experiências que ja tive, objetos, pessoas, lembranças, imagens na internet, livros, tudo isso são fontes de inspiração. Revezo entre ilustrações, pinturas em quadros, desenhos digitais, costuras, bordados e um monte de coisas que estão lá na "Phábrica de Coisas", blog que montei para mostrar os minhas criações.
                                 




E para o lançamento dessa personagem tão especial, essa semana teremos uma promoção bem bacana, preparada para todas as seguidoras do blog.
Vc ainda não segue lugastal.com.br? No problem... sempre é tempo! Logo logo postarei o presente e o sorteio!
Beijão e bom domingo!

29 comentários:

Rosana Becker disse...

LU,
Amei... de coração , rsrsrs
Parabéns por esse lindo começo !!!
Bjs saudosos from desert !!! :o)

melcomarteequilts disse...

LU, adorei....é realmente de coração, senti que apesar de tudo ter um preço,neste mundo material em que vivemos o fazer de coração tem muito mais valor....muito sucesso...bjs

rosane.mortensen disse...

Lu, que delícia ler sua coluna , e agora conhecer a Tia Linha, já estou adorando cada linha..bjs

Caroline Krieger disse...

Oi Lu, adorei conhecer sua loja. Muito linda. Em janeiro voltarei para o RS e pretendo passar uns dias aí em Porto. Gigi é uma simpatia!
Bjs

Céres disse...

tia Linha é adorável! parabéns por mais uma "invenção" maravilhosa. teu blog é uma lufada de ar fresco e perfumado no meu dia!
mil beijos

Eva disse...

Adorei a tia linha! O trabalho ficou belíssimo!

Simone Arrais disse...

Lu, acho sensacional manter a coerência e o foco com a proposta da loja e do blog. Sucesso sempre para vocês! Bjs!

bela silveira disse...

Lu!!!
A sensibilidade e percepção de quem lida com a arte é impressionante... a Hyali conseguiu, através do vídeo, expressar exatamente o que é a alma e coração da marca ( pessoa ) Lu Gastal.
Não foram necessárias palavras, ele falou por si...
Tenho certeza que a Tia Linha vai nos brindar com ótimas postagens...
Bjo!!!

Rosana Sperotto disse...

Lu, é muito legal ver que quando fazemos acontecer movidos por essa energia (poderosa) do coração, as situações e pessoas certas se agregam numa roda de infinitas possibilidades, né? Tia Linha é a prova disso, tal e qual sua "musa inspiradora". Admiro demais teu jeito autêntico e original de "gestar" os projetos, sempre nos entusiasmando a irmos em busca dos nossos. Beijão!

Clau Atelier disse...

Lu, adorei isso.
Criativo, como tudo que tu faz!!!!!
Bjs e bom domingo

martha tavares disse...

amada! adoro teu texto! como bem disse a Ceres, é uma lufada de frescor no dia da gente! de novidade, de alegria, de animo!
amei a Tia Linha! (te alinha, tchê! ahahah!)
tudo de bão!
parabens, Lu, força e prosperidade sempre!
martha

Catelini disse...

Oi Lu querida! Parabéns! Ficou demais esse video! A Tia Linha é muito fofa e tem realmente tudo a ver com o seu negócio e esse mundo craft que também amo de montão. Quando crescer quero ser que nem vc hehe! Meu marido é consultor de empresas e tem foco principal do trabalho em vendas e atendimento. Se quiser posso pedir a ele algumas dicas para as postagens do Alinhavos & Gestão. Beijos!

observatorioim disse...

Lindona,
Estrelando mais um sucesso, hein?
Parabéns!
Torço muito pelas tuas conquistas!
Beijos!
Laurina

Lu Gastal disse...

meninas! tudo é uma conquista a várias mãos, acho que essa é a parte mais bacana da história!!!! obrigada pelo carinho!

Vanessa Maurer disse...

Lu, que vídeo irritantemente fofolete! Amei guria, bah!

artbiatelie disse...

Que delícia Lu, ler as suas histórias de empreendedora =)
Amei!!
Beijoss e uma ótima semana

Falk Brito disse...

Lu, adorei o texto, o vídeo... Nossa, muito bonito. Parabéns a todos pelo excelente trabalho. Tenha uma excelente semana. Beijos dobrados.

Leila Coelho disse...

Lu, já te sigo a algum tempo, não tenho blog e estou começando agora com patchwork e adoro o seu blog e tudo q escreve e apresenta. Essa idéia da Tia Linha foi ótima e acho que veio acrescentar muito o seu trabalho. Deu a coluna alinhavos e gestão que tem uma proposta mais séria no blog uma levesa sem igual. Parabéns pela idéia e pela parceria (desenhos lindos e criativos)e com certeza terá muito mais frutos.
Bjs
Leila

Márcia Palamim disse...

Lu, adorei a Tia Linha e a animação, simples mas super delicada e dentro do contexto do que você faz. Sabe o que mais me admira no seu trabalho? Essas parcerias super produtivas que você conquista. Com certeza, essa com a Phabrica de Coisas, foi sensacional! Beijos e parabéns mais uma vez!!!!

MÁRCIA MARINHO disse...

...Se não tivesse AMOR nada seria.
Tudo lindo, impecável...
Quando vemos o resultado final e sua alegria, nos esquecemos do trabalho que tivemos no percurso.
Beijossssssssssssss

Rachel disse...

oi Lu, nossa, esse foi o melhor de todos os post do alinhavos e gestão... emocionante.
Parabéns pra Hayli, que arteira fantástica, [ sim uso muito o termo arteira, em vez de artesã, faço arte no bom sentido heheh então nada mais sou que arteira. bem cada louco com sua mania não é mesmo. hehehe]
amei a Tia Linha, e me fez voltar no tempo de criança onde brinquei muito de casinha de papel, com minha bonequinhas de papel, umas até do tempo que minha Mãe brincava. são doces lembranças, e tenho mnha caixinha com minhas bonequinhas e roupinhas guardadas até hj, são meus tesouros, guardados no meu "guarda-roupa de narnia", junto com outras lembranças de uma infância deliciosa dos anos 80.

enfim, desejo sucesso mais nova integrante da equipe LuGastal tia Linha.. =D

beijinhosss
Kel

Micheline matos disse...

acho incrivel tudo por aqui!beijos,MICHELINE

cynthia disse...

Lúuu querida, parabéns pelo seu trabalho, acompanho diariamente as novidades de "LuGastal", e torço muito por vc......Vou correr para particopar do seu sorteio.....

EntreRetalhos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EntreRetalhos disse...

Lu querida, adorreiiiii!
To doida pra ver o próximo capítulo e o que Tia Linha vai ter pra nos contar, nos mostrar e nos ensinar...
Showwww, Suce$$o sempre!

bjins carinhosos
Keizy Ostrowski

Fazendo Arte - Dani e Nadia disse...

Aaaaaaaadorei!!! Muito legal... Tbém achei a Tia Linha, parecidíssima com Lu Gastal...rsrsrs... Já estou esperando os próximos episódios...Parabénse muito $uce$$o... bjus

Fazendo Arte - Dani e Nadia disse...

Aaaaaaaaaaaaadorei!!! Muito show... Tbém achei a Tia Linha, parecidíssima com Lu Gastal....Parabéns Lu, fico esperando o próximo episódio... bjus...

Senhora Baruch disse...

Parabéns pelo teu trabalho e mais ainda pela sinceridade que passa em cada palavrinha que escreves e divide conosco, acho show Lu Gastal.

Abraço.

by Maris disse...

Me identifiquei muito com este post.Hoje é exatamente o que estou tentando fazer, trabalhar com o coração.Sei que não é fácil, mas vou correr atrás disso.
Teu trabalho é lindo e muito inspirador!!!
Parabéns!!!
Beijo grande
Maris