domingo, 28 de novembro de 2010

Mulheres trabalhando com o coração!


(Tia Linha - criação e ilustração Hyali barros)

               Reservei a manhã desse domingo, contando com a paciência da família, prá mostrar aqui um pedacinho de cada história e emoção que recebi nessa semana. Não pensem que só quem trabalha com artesanato participou dessa promoção; pelo contrário.. É de arrepiar... Não consegui transcrever todas as histórias, mas publico também algumas fotos bacanas (todos publicados aleatoriamente, as fotos não acompanham necessariamente os textos em sua ordem). São uma mostra de que há muita gente fazendo trabalhos diferentes e bacanas, e, sobretudo, com muito amor!

               Amanhã publicarei o e-mail da vencedora, na íntegra! Um bom domingo e boa leitura!

"Todo ser humano nasce com um dom( ou varios), uma habilidade!!! Tem gente que tem e nem descobriu ainda...Há tambem o esforçado, ah, isso tem! Não leva jeito com certas habilidades, mas está sempre ali, tentando, tentando...Há os que tem de sobra, mas não usam pra nada, e por aí vai!
Bom, falando um pouquinho de mim agora, eu não sabia que me "entenderia"com uma máquina de costura. Ver minha mãe, tias e avó, fazendo aquilo funcionar, era muuuito estranho para mim! Mas o dia de eu descobrir esta minha habilidade chegou, coloquei a mão na massa, e deixei o coração falar mais alto!! Como? Em forma de carinho, dedicação, alegria, perseverança, autoconfiança, sinceridade e muito mais! Isto tudo vem do coração!! Tem que haver sentimento em tudo que realizamos, então a felicidade e o sucesso, estão garantidos!E os sentimentos, brotam sim do coração, que é o centro da vida ."  
 
"Há anos tento me encaixar numa profissão que me traga retorno emocianal, ou seja, que eu trabalhe com o coração (como seu tema no blog). E por falar nisso, tentei escrever sobre o tema. Mas sabe o que percebi? Ainda não trabalho com o coração. A Loja é da família há anos (uns 50), vim para cá para largar o Direito, que não gostava de trabalhar de jeito nenhum. Financeiramente a loja é rentavel, as clientes são muito queridas, massss vender roupa não mexe com meu coração. Já identifiquei que criar, cores, tecidos, linhas, botões, caixas, santos mexem comigo. Mas sem me prolongar mais, saiba que o tema que escolheu para fazer o sorteio no blog não vai fazer eu concorrer as lindas almofadas, mas serviu para dar uma sacudida aqui nesse coração e fazer eu me dedicar mais àquilo que hoje faz meus olhos brilharem mais e meu coração bater mais forte, o Patchwork e toda arte em tecido.


"Quando menina sempre via minha avó grudadinha nas suas linhas e agulhas, fazendo de tudo um pouco, ou seja, coisas para embelezar a casa e outras para deixar suas netas mais lindas e encantadoras. Cada mimo que ganhávamos, eu e minhas primas, era motivo de muita alegria, e no outro dia íamos para a escola exibidas e coloridas.Aquilo me encantava, era mágico ver surgir daquelas mãozinhas tantas coisas lindas, e por este motivo não me contive, entrei para aquele mundo cheinho de cores e possibilidades.Dali para os bordadinhos em ponto cruz, foi um pulo, a menina foi crescendo, descobrindo a vida e sempre alinhavando seus sonhos em pedacinhos de pano. As perdas, as conquistas, os desafios, sempre estiveram entrelaçados em alguns pontinhos.Isto fez com que eu desse mais valor aos momentos em família,fez com que eu me sentisse mais segura, equilibrada e capaz de superar desafios. Às vezes penso que nasci na época errada, pois acredito que nos dias de hoje falte magia, não aquela que vemos nos filmes e desenhos através das telas de televisão, cinema , computador....Não sou contra estas modernidades, pelo contrário, através de uma
delas estou aqui me comunicando com você. Mas não podemos privar esta nova geração de passar por estes momentos doces e mágicos, de poder ver nascer de pedaços de panos lindas bonecas, de ver surgir de pedacinhos de madeira lindos carrinhos...falta resgatar o lúdico aliado à simplicidade...que de simples não tem nada. Vemos muitos profissionais infelizes com as escolhas das suas profissões, eu mesma passei por duas faculdades, conluí uma, tranquei a outra, mas tive opções de escolhas, conheci outros caminhos que merealizam e me fazem feliz, e isto faz toda a diferença. Talvez o segredo do sucesso esteja aí, em ter a oportunidade de conhecer , experimentar e poder escolher fazer o que se gosta.Sou adepta de uma frase: FAÇA O QUE AMA E O RESTO ACONTECE!'


" Para escolher sua profissão, pense em algo que goste de trabalhar e que te faça feliz mesmo que em 80% das vezes as coisas dêem errado. Você saberá que fez a escolha certa se aqueles 20% restantes compensarem os 80% de dor de cabeça", uma professora minha me disse, há alguns anos. E eu ficava pensando: "como raios é possível?", pois parecia - para a minha mentalidade "aborrecente" - bem absurdo a proporção de desastres para a quantidade de realizações....Algum tempo depois, eu parei para fazer as contas e ver a proporção entre o tempo de trabalheira e o tempo de satisfação: os resultados não ficavam tão longe dos 80/20 que a minha professora havia me dito. Acho que trabalhar com o coração, entre outras coisas, é isso. É trabalhar em algo e ser feliz com isso, mesmo com todas as incomodações, descabelamentos e solavancos que existem pelo caminho. É se divertir indo atrás de um objetivo. É ficar satisfeito com o resultado, mesmo que o caminho seja difícil. É se alegrar com um resultado ruim, só pela quantidade de conhecimento que adquiriu durante o percurso. É estar feliz consigo mesmo."
 
"Trabalhar com Coração? Sou uma apaixonada por arte e artesanato, mas no momento que li o tema me veio meu outro lado, o de pedagoga. Eu realizei um sonho de infância, o de ser professora. Nessa trajetória já lecionei para ensino superior, fundamental e educação infantil, já coordenei, mas quando me perguntam: sua profissão? Afirmo: sou ALFABETIZADORA. Sim, já tive meu momento alfabetizadora em com dose reforçada de alegria, adultos.Dona Ana.... Ela não me sai da memória. Suas lágrimas rolando pelo rosto marcado pelo tempo “professora eu consigo ler!” . Suas mãos trêmulas buscando desenhar cada letrinha e, com capricho, registrar uma vitória pertencente somente a ela com sua dedicação e persistência. Foi para escola como uma promessa que fez ao seu filho que desencarnou após um acidente de trânsito. Filho único se preocupava com a mãe vivendo em uma cidade grande sem nem mesmo saber escrever o próprio nome. Dona Ana, era a primeira a chegar e como nos filmes, sempre deixava uma maçã sobre minha mesa “-É bom para a garganta e você não pode ficar doente e nos deixar aqui sozinhos, professora. “ Sozinhos? Eu é que não podia viver sem ela e aquela turma mais que especial. Eram, ela e seus companheiros, cada um com sua história de vida, que alimentavam minha alma e meu coração. Ao ouvir “professora” vindo de pessoas tão especiais, eu garanto a energia necessária para abastecer o orgulho da minha profissão, dos meus incansáveis estudos, dos meus pais que me apoiaram e mais ainda de todas as dona Ana e Aninhas que estiveram e estarão ao meu lado me proporcionando a alegria de estrelinhas brilhando (vejo e sinto o calor) ao realizar um trabalho com coração."
"Eu vos agradeço por toda essa beleza, Senhor. Por essa paciente obra de arte. Quando pego minha agulha e bordo, sinto-me imensamente perto de vós !!!"

"Sempre quando ouvimos a palavra trabalhar,logo pensamos em uma remuneração,ou um esforço físico,nunca no coração.Para mim trabalhar com o coração,é tudo o que eu faço.Desde a hora de levantar,cuidar da casa,do marido,dos filhos,dos cachorros,e das artes,quando sobra um tempinho,e sempre sobra.Quem não trabalha com o coração,não tem tempo para nada,vive na correria do trabalho.Esquece das coisa boas da vida.Esquece do seu próprio coração.Já quem trabalha com o coração,tem a sua maior remuneração,porque pode expor seus sentimentos,suas idéias,seus sonhos,suas realizações...Pois é feliz no que faz.Não adianta toda tecnologia para trabalhar,se a sua própria máquina, (que é o coração) não trabalha.Somos todos uma máquina, dirigida pelo coração.E se é ele quem nos dirige,porque não trabalhamos por ele?E o que está relacionado com o nosso coração?-É amor,muito amor..."

"No feriadão de 15 de novembro, resolvi "trabalhar fora". Os dias ensolarados fizeram o convite e não pensei duas vezes para transferir mesa, tintas, vidros e mais uma dúzia de materiais para a área da frente da casa. Bem acomodada, enquanto pintava minhas mandalas feliz da vida pelo privilégio de ter tempo, passarinhos e borboletas dançando ao alcance dos meus olhos e entusiasmo com a empreitada de produzir muito para o bazar que se aproxima, me peguei cantarolando Beatles, no embalo da visita de Paul a Porto Alegre...Já no pátio do vizinho bem próximo, outros dois optaram por pôr a mão na massa no feriado. Seu José e seu Jesus, que honram o nome que têm, erguiam paredes em total harmonia, sincronizando tarefas e assobios numa melodia alegre.No final da tarde, no balanço do dia, pude reconhecer uma aura de satisfação entre nós, trabalhadores do feriadão. A dupla de pedreiros olhava orgulhosa o crescimento da obra. Vicente, depois de horas na frente do fogão, dava os últimos toques no jantar e continuava no embalo de Paul. "

                                                             

 "Não sei e muito menos imagino como seja trabalhar sem o meu coração pulando, cantando, correndo, chorando!Nem ao menos sei se existe um trabalho que não exija trabalhar com o coração." 

"Seja Feliz, feliz, simplesmente, feliz assim.....“.... com um simples beijo roubado, entendi que a vida, precisa ser vivida intensamente.E o destino dita suas regras. Mostra seu caminho.Percorrê-lo ou não é uma escolha livre. Arque com as conseqüências de seus atos e de suas escolhas.Mas VIVA, viva intensamente tudo o que a vida te proporciona:Beije na boca, e faça amor, não apenas sexo.Corra de madrugada de mãos dadas, no meio na rua,Coma cachorro-quente sentado no meio fio da calçada,Suba num pé de goiaba e coma até passar mal,Viaje, viaje MUITO, vá ao Chile de moto e mochila e a Grécia conhecer seus ancestrais .Percorra o caminho de Santiago de Compostela a pé.ore.deguste novos sabores. Sinta novos cheiros,Tenha um amigo imaginário.Ame os filhos que o papai do céu te deu, eles provavelmente cuidarão de vc quando envelhecer.me seus pais, onde eles estiverem.Tenha planos. Reais, realizáveis. E corra atrás.
Ame. Muito, amar acalenta o coração."

"ser professora é uma profissão difícil e muitos a minha volta sempre me disseram que eu era louca – “Ganhar a vida limpando bumbum de criança! Credo!” – Há milhões de opções por ai, mas desde os meus 10 anos de idade decidi que era isso que eu queria fazer.Trabalhar com o coração é o que me faz levantar da cama todos os dias e enfrentar uma turma cheia de crianças. São elas que me fazem querer aprender mais, buscar coisas novas e gastar, gastar muito, é o sorriso estampado no rosto de cada uma que me traz satisfação de estar fazendo o certo e a todo momento me pego pensando neles e em coisas que os farão felizes." 
"Então vejo muitas pessoas com cargos fortes e posições no mercado que tem pessoas envolvidas e empresas com visão de lucros... Eh! Muitas dessas pessoas são amargas e não tem a realização profissional perfeita. Conheço uma serie delas e simplesmente tem pessoas que euzinha admiro, pois largar anos de trabalhos e correr para fazer o que gosta é um ato de trabalhar com o coração. Ter amor para fazer as coisas com carinho. Acho super bacana e sou fã, mais um dia vou também me libertar das garras da carteiras assinada e dos chefes sem coração e virar uma verdadeira heroína, pois são assim as pessoas que vejo quando tomam esse tipo de atitude."


 "A Lu costura com as linhas, tecidos e com a alma; eu, na minha atividade, costuro as linhas imaginárias das emoções e das relações entre as pessoas, que na maior parte das vezes, aparecem num emaranhado sem tamanho! Não vejo como fazer isso sem uma boa dose de coração. O emaranhado não termina sem dedicação. Também é amor quando a resposta que vem do coração é o não: não trabalhar tanto, não trabalhar em determinada atividade, em determinado local. Respeitar as nossas necessidades e desejos resulta uma atitude responsável com o outro, em geral objeto do nosso trabalho, e por isso é uma resposta amorosa. Mesmo que não se tenha uma atividade na área humana, tudo toca às pessoas, direta ou indiretamente, todo ato é um ato que incie sobre uma ou mais pessoas. Daí a importância dessa consciência de responsabilidade do fazer com amor.Portanto, ter impulso não basta, saber não basta, trabalhar não basta. Todas essas palavras soltas são uma caixa de retalhos com imenso potencial de beleza, que ainda não foram devidamente costurados. O amor, a dedicação, o afeto é a linha que une, o tempero que dá gosto, colorido, e constitui a beleza da vida, das coisas e das pessoas. "

 
"quando via minha Querida Mãe fazer vestidinhos pras minha bonecas com retalhos de suas roupas que não usava mais, ou se era quando via ela costurando na sua pretinha minhas saias de babado, com estampas de coraçõezinhos que me lembro até hoje,  minhas primeiras investidas no mundo craft foram meio desastrosas, a pretinha da minha Mãe que o diga, mais tarde depois de algum tempo, o artesanato falou mais alto dentro de mim, e hoje  é dele e exclusivamente dele que faço meus rendimentos, amoo muito o que faço, e creio que a frase que se vê muito por ai se aplica perfeitamente a mim, "faça o que ama, o resto aconteçe." 
 

"Começo com o casalzinho de gêmeos, estão com 4 anos e meio, chamam-se Bruno e Malu, engraçados demais, felizes, espoletas, amorosos ao extremo, posso dizer que são filhos perfeitos em tudo o que fazem, sentem e pelo que são!!!!! Tenho outro filho, este um filho especial, ele já está com com 17 anos (eu tenho 34 anos), ele entrou em minha vida e posso dizer que graças a ele sou forte, sigo em frente, persisto, pesquiso, busco, sonho.......Ele me ajudou a comprar meu primeiro carro, me ajudou a pagar minha faculdade, me ajuda hoje a pagar a escola dos meus gêmeos amados e maravilhosos.....Ele mantém meu casamento vivo (sim pq ele me faz feliz e com  isso, faço meu marido feliz com minha alegria e prazer), e recentemente ele abriu meus olhos para que eu pudesse perceber que não existe trabalho melhor , que aquele que é feito com o coração!!! Este meu filho chama-se Artesanato........Amo o que faço, trabalho diariamente criando minhas peças com amor, com o coração....Dedico a cada peça um pedaço do meu coração, coração de mãe(que sabemos ter o maior amor que possa existir)......Assim  sou feliz porque trabalho com o coração! "

"Era uma vez uma menina muito pequenina... Ela era tão pequenina que sempre estava na frente da fila na escola.Essa pequenina não tinha privilégios materiais e financeiros. Pelo contrário, tudo era muito difícil e restrito em sua casa.Mas ela tinha um "tesouro" que para ela era muito mais valioso do que tudo nessa sua vida simples.Esse tesouro era uma simples caixinha de sapato, sua "caixinha de artes" como ela mesma denominava."

"Pessoas trabalhando com muito amor. Enfermeiros, Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Costureira e Funcionários Administrativos no geral. Pessoas que preparam festas, passam natal, ano novo e outras festividades, que poderiam passar com a família, fazem questão de dar um pouco de carinho a esses pacientes que muitas vezes são abandonados e esquecidos na Instituição. Pessoas que fazem do trabalho árduo um motivo pra dar a esses pacientes o mínimio de dignidade e integração social. Pessoas descriminadas pela sociedade, uma melhor condiçao de vida. Uma solidariedade e amor ao que faz e ao próximo imensa. "

"O Prof. DeRose descreve a alegria da seguinte forma “a alegria é saudável e nos predispõe a uma vida longa e feliz. Esculpe a nossa fisionomia para que denote mais juventude e simpatia. A alegria cativa e abre portas, que sem ela, nos custariam mais esforço. A alegria pode conquistar amigos sinceros e preservar as amizades
antigas. Pode até salvar relacionamentos”.

"Alinhavo as idéias com muita imaginaçao coloco o mundo lá fora num pedaço de tecido faço bordados e enfeites para que o carinho das minhas mãos nunca seje esquecido!"

"Quando nos transformamos, tudo ao nosso redor se transforma. É o velho ditado “colhemos o que plantamos”. Se cultivarmos amor e respeito, nada mais natural que recebamos isto. Ser feliz é uma atividade diária, exige paciência, observação, silêncio e especialmente alegria. "

"Tenho 27 anos e sou mãe de 3 filhos, com 21 anos resolvi junto com meu namorado na época que eu iria parar de trabalhar e ajuda lo com seus 2 filhos, 1 de 5 anos e outro de 7 anos, então descobri o que era trabalhar de verdade, com o passar do tempo o artesanato que aprendi no passado com minha mãe e avós voltou a fazer parte da minha vida, com ele decorava minha casa, o quarto dos pequenos, presenteava amigos e tudo mais, por problemas pessoais fui parando e deixando ele de lado, e os problemas não queriam deixar meu lar, um dia um abençoado medico me deu 2 noticias, a boa é que eu estava gravida e a ruim que meu problema poderia afetar a gestação. Mas alguém lá de cima olhou  e cuidou de mim, e nos deu de presente a rosinha que faltava em nosso jardim, depois disso a família estava completa 2 meninos e 1 linda bonequinha, mas alguma coisa ainda faltava em meu coração, algo que eu não sabia o que, mas meu marido viu e entendeu, cuidou de trazer de volta meu laser da forma mais carinhosa de todas, no meu aniverssario me deu de presente tecidos, aviamentos e uma maquina de costura. A mudança foi tão intensa, que criei animo pra levantar de manha cuidar das crianças da casa da escola dos pequenos e de ir para o meu cantinho que agora pode até ser chamado Atelier"


"Trabalhar com o coração, é se envolver, se apaixonar, é deixar a criatividade falar É amar o caminho, mas mesmo assim se apaixonar pelo resultado final."
"Trabalhar com o coração é fazer do seu dom um prazer,uma fonte de libertação, de procura,de achados, de ensejos e desejos.é  fazer das perdas um meio de inspiração.É transformar dias cansativos em produtivos.É fazer do seu dom um meio de conhecer pessoas maravilhosas que tem o mesmo dom que você."

"O prazer de entregar uma peça única depois de muitas horas trabalhando de madrugada, é o que me move, é o que faz meu coração bater mais forte, é o que enche minha vida de poesia e leveza.Meu grande sonho é conseguir transformar meu hobbie em atividade principal, e é por isso que trabalho com muito amor todos os dias.
"meu trabalho é uma benção ....ser o dom da criação pra min é um privilegio ....agradeço todos dias por poder fazer aquilo que amo ...."

"Trabalhar com o coração é o que me move, que me motiva há seguir em frente e não desistir nunca,porque um dia conseguirei me dedicar integralmente a esse mundo craft que tanto amo"


"Mas em 2010 decidi que iria me conhecer a fundo... Assim poderia tomar uma decisão fruto daquilo que verdadeiramente sou e não do que a sociedade dita...Sem medos...NA verdade agente até já sabe o que o coração deseja ... MAs falta a coragem, então fui ao encontro daquilo que me faltava...fiz um curso de auto conhecimento fantástico que me permitiu chegar a minha essência, uma experiência de amor...E não poderia ser diferente, chegando lá tudo se confirmou... Sou a Nayara fotógrafa, design de festas.... Criadora!A servidora pública, advogada foi apenas um equívoco..rsrssr!Meu contrato com o estado vence em 31.12.2010 E a partir do dia 1° de janeiro de 2011 estou livre!meu coração falou mais alto...Portanto, eu trabalho com todo o meu coração!"

"Quando perguntam minha profissão ou se tenho que preencher algum formulário com esta informação coloco MÃE, pois foi esta a minha escolha e faço sempre com muiiiiito amor, posso até garantir.... EXAGERADO AMORRRRRRRRR!!"

"Podemos trabalhar por amor a um resultado (que pode ser “só” o salário) e não necessariamente sentir prazer com o que se está fazendo. Acho que muitas pessoas estão nesta categoria...Podemos trabalhar com amor e o resultado pode até não ser o ideal, mas o cuidado com todo o processo dá uma diferença enorme para quem executa! É... acho que isto é trabalhar com o coração! O produto sempre tem emoção associada. Sentimento bom!Trabalhar com o coração é algo que purifica mente e alma. E se este trabalho for algo bonito, como música, patchwork, pintura ou qualquer outra expressão de arte, trará prazer, ânimo e leveza."

"É com o coração que consigo encontrar tempo para trabalhar com tudo o que me dá prazer e é com o coração que passo meu trabalho para quem precisa."


"Tenho muito amor por tudo que faço. Para mim, o artesanato é minha religião, minha forma de me comunicar com Deus e com o universo.Me sinto conectada com uma energia que, sinceramente, nem sei como explicar. Fico emocionada quando finalizado um trabalho, quando entrego alguma encomenda, quando vejo minha energia em forma de arte.E, sempre uso uma frase que diz "Faça o que for, faça com amor."

"Sou do Lar e vivo feliz, ainda que tudo mundo tente me vender o contrario....."

"Faz alguns dias que descobrí que tenho um câncer de mama, minha vida desabou....fui na igreja(sou católica mas não praticante), chorei muito, tentei entender o pq desse problema comigo, e percebí que Deus me confortou me dando a certeza de que ficarei curada logo, dia 3 de dezembro começo a batalha contra esse carcinoma, foi um presente de Natal que pegou todos de surpresa mesmo, mas posso perceber que isso aconteceu pra me fortalecer e pra me ensinar a valorizar ainda mais o que eu ja valorizava. Td nessa vida tem um motivo, um começo, um meio e um fim. Espero que o meu seja um "final feliz".Chega de lamentações e só quero acrescentar que agora o artesanato tem um significado ainda maior, será minha terapia, meu consolo. Esse anjinho que fiz pra enfeitar minha árvore, já tem um outro significado, e pode perceber nele mesmo a expressão de aconchego e de carinho, fiz depois de que peguei o meu resultado do exame. Parece que ele tem um olhar de esperança e de que dias melhores virão... então sem frases feitas e nem com intenção de impressionar, fica aqui a minha contribuição de que realmente qdo a gente trabalha com o coração os olhos da alma se afloram em nossos trabalhos, simplesmente por amor, não por obrigação... "
 
"Então agora quando penso em trabalhar com o coração o que me vem à mente é “imitar a Lu Gastal quando organiza e prepara sua loja "
 
"Quando eu era pequena, acho que estava na 5ª série, lembro do dia em que uma de minhas professoras passou para ver nossos cadernos... Uma rápida sondada para ver quem estava com o conteúdo em dia. Eu sempre gostei de enfeitar meus cadernos, deixar os conteúdos separados por bimestres... Ao ver meu caderno ela elogiou e disse que nosso caderno era nosso espelho, ele mostrava quem realmente quem éramos. Essa frase norteia meu trabalho e por esse motivo trabalho com o coração, tentando mostrar quem eu realmente sou para qualquer pessoa que tem contato com qualquer coisa que eu faça "
 
"Te escrevo deitada na minha cama, com uma pneumonia que tenho por mim que foi causada por stress... O que a gente faz da vida, hein? Ela tão preciosa, tão intensa, tão mágica... e a gente corre tanto que nem dá a atenção que ela merece (e que nós precisamos)... O pouco que sei da sua história me inspira a fazer essa mudança em busca da emoção, de redescobrir a vontade de fazer algo que seja por prazer (e que dê pra pagar as contas, afinal, vivemos no mundo real, né?)"

"Depois de dias difíceis de desemprego, descobri o artesanato. Abriram-se as portas do mundo dos tecidos e iniciei uma nova vida cheia de possibilidades de mostrar minha criatividade. Com muito trabalho, capricho e amor, dedico-me totalmente à arte encantadora de unir retalhos, inovando, criando e reciclando peças diferentes a cada dia..."

"Na realidade quando trabalhamos com o coração, tudo torna-se mais leve, pois a alegria de fazer o que gostamos, não tem preço. Às vezes as contas a pagar parecem maiores dos que as vendas durante o mês, mas o fato de viver criando novidades me dá uma energia extra para enfrentar o lado chato do dia a dia. Quando termino um projeto a satisfação é imensa e ela é completa quando uma cliente ou amiga entra na loja e a gente escuta um elogio sincero e entusiamado. Nada me dá mais prazer na vida do que ver meu trabalho que é feito com tanta emoção ser reconhecido ."


"Hoje sou mais feliz ainda porque tive a oportunidade de conhecer pessoas impares e que levarei para o resto da minha vida, seja ela uma amiga ou uma professora.Tenho plena certeza de que quando eu ficar bem velhinha me lembrarei dessa tragetória, das costuras, das amizades, das feiras, das aulas, dos acertos, dos erros, tudo isso estará trancado no meu coração a 7 chaves para que ninguém ou qualquer outra coisa possa apagar."

"Um trabalho meu feito com todo o meu coração, foi a realização de uma colcha feita todinha a mão, presente emocionado... realizado durante uns bons meses, cheio de boas intenções para uma menina de olhos de jabuticaba chamada Olívia"
"Sou uma bióloga que se descobriu professora quando precisou ganhar seu dinheirinho e descobriu nessa profissão uma grande vocação. O trabalho diário, cansativo e exigente com as crianças e adolescentes é imensamente recompensado com cada sorriso e cada Bom Dia amoroso que eu recebo, cada gesto de carinho, abraço e pedido de conselhos, cada olhar atento ávido por conhecimento, cada exclamação satisfeita de: "Finalmente entendi essa matéria!",

Escolher cores, estampas. Esta ou aquela?Tocar nos tecidos e sentir texturas, é demais!Os botõezinhos, que dúvida, são tantos. Sem falar em pedacinhos de tecidos que muitas vezes valem ouro...Recortar, costurar, bordar, montar parte por parte, ensinar.Ver o trabalho pronto. Que lindo!

"Trabalhar com o coração não é necessariamente ter uma remuneração financeira no momento, mas fazer o seu melhor hoje para ter bons resultados no amanhã. É descobrir que tudo que se faz com amor e dedicação melhora o ser como pessoa humana e que mesmo dentre tantas possibilidades e limites, poder dizer no final: "Eu lutei, superei e sou mais feliz."



"Certa vez, recebi uma menina de 7 anos, filha de catadores de lixo. Ela estava suja, despentiada, vestia roupas grandes e seu sorriso era triste... Então, me propus devolver, mais que dentes saudáveis, um sorriso alegre e melhorar a auto-estima daquela criança.Procurei saber como era a estrutura familiar e a infraestrutura da residência, porque não adiantaria motivá-la fora da realidade e das possibildades dela, né?!Muitas conversas sobre higiene pessoal, motivação para cuidar dos cabelos e unhas, dentes, e muito mais. Alguns meses depois, a mocinha apareceu com uma linda trança no cabelo (feita por ela mesma), roupas usadas, mas limpas e ela havia se enfeitado como podia. Ela me olhou e sorriu largo, verdadeiro, esparançosa! Trouxe um espelho e mostrei-lhe como era linda! Um abraço apertado e um sentimento de orgulho e paz invadiu meu coração!"

"Começar como comecei... sonhar como sonhei... juntando tecidinhos aos poucos e de mansinho. Olhando todos empilhadinhos e pensando em que iriam se transformar... Não vejo mais coração que isto, não vejo maior emoção!"


"Quando a gente encontra um trabalho que ama consegue entender o que disse Confúcio: “Encontre um trabalho que você goste e nunca mais você terá que trabalhar”.

"Alguma coisa mudou. Faz mais ou menos um ano que perdi meu emprego. Isso acontece com muita gente. Eu sei. Com isso vieram todos aqueles sentimentos de perda, medo, ansiedade e esperança de um novo recomeço.. Hoje não tenho um trabalho com carteira assinada, plano de carreira. Tenho um outro. Aprender a trabalhar com paixão. Foi navegando na internet que encontrei você e tantas outras mulheres que se encontraram nos “trabalhos manuais”. E dá para sentir como se sentem felizes em criar. Não sei se vou conseguir comercializar meus trabalhos. Vou ganhar a vida com isso? Não importa. O mais importante foi essa descoberta de algo que amo fazer. Dessa confirmação que às vezes acabamos esquecendo. Parece clichê. Não é. Sou artesã da minha vida. "










17 comentários:

Sinara Maria disse...

Tudo isso é muito bonito... e comprova que sempre há espaço para histórias verdadeiras, motivadoras das coisas boas que existem dentro de cada um.
Lú... tens um coração imenso... obrigada por abri-lo para nós...
Todas nós já ganhamos muito por trabalharmos com o coração...
Bjs
Sinara.
ps. a torcida será grande!

Valquiria disse...

Noooooossa,estou com um nó na garganta,obrigada por compartilhar essas lindas histórias,e com certeza todas são vencedoras.Isso prova que boa parte da humanidade ainda tem coração,e podemos por alguns minutos esquecer toda violência e maldade que existe no mundo.Beijos e boa sorte a todas,Val.

bela silveira disse...

Que lindo Lu!!! Cada história com sua particularidade, mas todas movidas de emoção e, principalmente, mto amor!!! Não vais acreditar, umas três xs sentei pra escrever minha história, sempre alguma coisa me tirava da minha investida. Como sou mãe de todos e amor no coração... lá ia eu resolver problema de marido, filho n° 1, nº2, nº3, nº4, mãe, empregada etc, etc, etc,... passou o prazo...
Mudando de assunto, senti falta da abelha rainha em Pelotas, mas amiga..., a princesa fez a honras da casa com perfeição!!! A Gi é uma graça.
Bjo garota!!!

Jaque Boff disse...

Me arrepiei com tudo que li aqui, acho que cada qual busca a sua forma única de trabalhar com o coração seja de que forma for, mas sempre com o coração...bjkas e Bom Domingo

Priscila Sant'Anna: disse...

Lú!

Adorei a promoção, a ideia do sortei, mas o que mais gostei é saber que tanta gente linda com tanta história bacana escrevendo!

Cada texto lindo, ual!

E já me sinto vencedora por ter um trechinho do meu texto aí no post.

Beijos
Priscila - mãe da Beatriz

Evelize disse...

Lu,
estou emocionada ao ler tantas coisas bacanas. Me identifiquei com tudo que foi escrito.
Obrigada por nos permitir exteriorizar este amor, através das palavras.
Um beijo.

Arte Sana Sonia disse...

ahhh que legallll!
Adorei.
http://artesanadesonia.blogspot.com/
Bjs

PatchJoana disse...

Quando a gente faz um trabalho com amor , ele sempre sai perfeito.
Beijo

Micheline matos disse...

passou a data e nem tive tempo de mandar a minha!quem sabe na proxima.Lu apareça la no blog da Samariquinha.Lancei a poucos dias!bjs

Arte de Casa disse...

Que lindo, obrigada por essas lindas histórias, já me sinto vencedora ao ver a foto dos meu amores, e do meu grande amor que me deu tanta felicidade em minha vida!!! Tudo Tudo Tudo maravilhoso!! Sem palavras

nilda disse...

SEU BLOG É MUITO LINDO!
Tenha uma boa semana.
Beijoca Nilda
http://meucantin5.blogspot.com/

Carol disse...

É realmente muito bom trabalhar com o coração.
Beijos

Pri disse...

Ai, Lu! Que ansiedade! Já dei uns 20 "F5" aqui! =)

Leila Coelho disse...

Cada um com a sua experiência e vivênia. Todas as histórias emocionantes e lindas, merecedoras da premiação. Com o momento conturbado do Rio e no Brasil em geral é que vejo e tenho esperanças que existem muito mais pessoas boas de bom coração do que pessoas ruins. Obrigada lu por compartilhar todas essas histórias. Bjs
Leila Coelho / Rio de Janeiro.

Hericka Zogbi J Dias, Dra. Me. disse...

Puxa, quanta coisa linda!que honra estar no meio de tanta sensibilidade e amor!!mais uma vez parabéns pal iniciativa!!!!

Marta disse...

"Quem inventa aguenta"!
Amiga tô com peninha de ti!
Como escolher um entre tantos depoimentos emocionantes???
Acredito que todas somos vencedoras, pois cada uma deu um pouquinho de si, compartilhando e distribuindo amor!
Parabéns linda iniciativa!
bjos

JÉSSICA CAMILA disse...

Todas essas histórias são emocionantes! Me fez refletir sobre a minha vida, sou secretária, pois foi o que surgiu pra mim. Mas seria mágico trabalhar com coração, deixar esse transito, esse barulho de carros, deixar esses papéis e contas de lado e fazer algo que me emocione, algo que eu possa sentir imensa felicidade!
Quem sabe ano que vem?!!!
Bjs