quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ZH Moinhos

                                    

                                     

Na seção O Nome, Lu Gastal e seu “ateliê de manualidades”

Ela trocou os tribunais por linhas, botões e uma máquina de costura. Deixou o lago norte, em Brasília, para morar no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. Desde fevereiro, Luciana Kaempf Gastal - ou Lu Gastal, como é conhecida- vive com o marido, Claudio Leite Gastal, 42 anos, e com as filhas Laura e Luisa, 12 e 9 anos, na Marquês do Pombal.
Nascida em Cachoeira do Sul, morou oito anos no Distrito Federal, onde atuava como advogada em uma empresa de saúde suplementar. Não mantinha relação com Porto Alegre até ter de se mudar em função da profissão do marido, no começo deste ano. E foi nos limites do Auxiliadora com o Moinhos que ela teve coragem para realizar um sonho: abrir um negócio em que são vendidos objetos produzidos artesanalmente e ministrados cursos e oficinas de patchwok, de arte em tecido e de craft (costura para leigos). Uma "loja de manualidades", como ela descreve.
Filha de um pecuarista e de uma dona de casa, Lu é neta de alfaiate. Talvez daí venha a habilidade descoberta quase que por acaso, após o nascimento da primeira filha. Quando a menina fez dois anos, a mãe resolveu produzir bonecas de pano para decorar a festa de aniversário. De lá prá cá, participou de cursos e aprimorou a criatividade. Quando se mudou para Brasília, fez carteira de artesã e passou a expor em feiras. Hoje, orgulha-se de ter trabalhos em diferentes cantos do Brasil. Ainda no Distrito Federal, o hobby foi sendo encarado com trabalho, desempenhado nos feriados e finais de semana: "Eu não tinha coragem de largar o emprego. Aqui em Porto Alegre, a preocupação em deixar a carreira foi substituída. A gente tem de fazer o que realmente gosta. Esse é o segredo para viver bem".
A loja, na Eudoro Berlink, ajudou a conhecer gente nova. "A cliente vem uma vez, e quando vem a segunda já fica prá um papo e chimarrão" - diz.
Um exemplo é a artista plástica Sonia Bolduan, 50 anos, moradora da Zona Norte. Assídua frequentadora do ateliê, também se mostra uma fã:
- Leio tudo o que a Lu escreve - conta, referindo-se ao http://www.lugastal.com.br/.
Com tamanha receptividade, ficou fácil a adaptação. Hoje, Lu se diz apaixonada pela região que escolheu para morar e trabalhar. Na lista de elogios sobre o lugar, estão a arborização e as características que lembram o interior. Há casas com cadeiras de balanço nas varandas - comenta.
A família costuma fazer diferentes programas pela região - de piquenique no Parcão a cinema no Moinhos Shopping.
- "O ZH Moinhos foi uma referência, com dicas de restaurantes e um lugar legal para ir no final de semana".

10 comentários:

Carolina FPS disse...

Parabéns! Sua loja parecer ser mesmo um sonho(materializado é claro, graças a Deus). Ano que vem, quando eu for a POA, irei ver tudo de pertinho. Que Deus abençoe sempre seu trabalho.
Abraço
Carolina FPS

Luciana Casado disse...

Que máximo, Lu!! Parabéns!!!
Vou tentar catar o jornal no meu sogro para ler!! hehehe
Bjus, Lu

sonya disse...

To que nem lambari de sangua, pulando de faceira, participei da entrevista com a LU GASTAL na ZH.
Sou sua fã, adoro comprar presentes na tua loja e torço por vc.
bjus Sonia Correa Bolduan

sonya disse...

e/t - Lambari de sanga (entendeu)

Lu Gastal disse...

meninas, obrigada! sonya, é claro que eu sei o que é lambari de sanga! risos... nossa infância e parte da vida foi "prá fora", e nada mais refrescante do que molhar os pés na sanga!!!!!
que bom que participastes da entrevista! abração!

Tricia disse...

Lu, vc é um exemplo de determinação a ser seguido! Lutar por um sonho vale a pena. Vc merece a primeira página sempre! Beijocas. Tricia

Maria Boneca Ateliê disse...

Lu , parabéns!!!! É muito bom ver que espaços assim são abertos para divulgar o que é artesanal, simples e lindo!!!! Quando for a PoA vou conhecer esta maravilha de perto!!!
bjss
Carla

Laura Varga Levy disse...

Baby, Falei contigo duas vezes ontem e só vi o jornal de noite!
Parabéns, Lu!

Evelize disse...

Lu, vc ainda vai mais longe, tenho certeza. Parabéns por levar essa nossa "profissão-arte" de forma tão limpa, profissional e competente.
Grande beijo, da amiga virtual
Evelize

Aninha disse...

Oi Lu!Não sei se lembras de mim... sou irmã da Aline que foi tua colega no Direito... te achei e ao teu trabalho no blog da Gabi e foi bom te rever por aqui. Sucesso!!!Beijo grande!