sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Alinhavamos as sugestões... agora é momento da escolha do tema!

Nesses três dias,  vários e-mails chegaram, com sugestões de seguidoras/leitoras espalhadas por vários e diferentes lugares. Isso prova que o conhecimento é algo a ser compartilhado, e que todas temos dúvidas e inseguranças, o que pode diminuir se dividirmos nossas experiências.

Alguns questionamentos se repetiram, por isso fiz questão de enumerá-los pela ordem de recebimento. Agora é o momento de escolha do tema!
Avaliem as perguntas, e apenas optem por um número, deixando comentário aqui no blog, até domingo ao meio dia.

Um agradecimento muito especial aos blogs SUPERZIPER  e BANANA CRAFT, que prontamente atenderam meu pedido de ajuda na divulgação!

1 - A importância de um bom atendimento;

2 - Inspirações diárias de quem vive e costura tecidos, pessoas e idéias;

3 - O que realmente cativa o cliente??? Bom atendimento, qualidade do produto, preço...

4 - Como manter um curso interessante para um aluno, ou seja, como administrar e ministrar um curso;

5 - Quando é o momento certo de investir tudo (dinheiro, tempo, disposição,etc.) e começar o negócio próprio?

6 - Como criar quando a Loja lugastal vai participar de uma feira, de um evento, com um grande número de pessoas? Quais os preparativos? Como e quando começam a surgir as idéias? De que forma ela pretende se sobressair? Qual o maior objetivo nestas ocasiões; vender ou promover o seu negócio?

7 - Como trazer clientes para perto de nós e como despertar em nós mesmos o interesse por nossos produtos?

8 - Marketing: como construir e divulgar a marca, os produtos, enfim se fazer conhecida?

9 - Você cuida das finanças, das compras, da reposição de mercadorias, da produção das peças? Como é isso?

10 - “Como administrar o tempo? O dia a dia de cuidar da loja, blog, etc.

11 - Divulgação: afinal para quem está começando é difícil saber onde deve investir para atrair clientes?

12 - A escolha dos fornecedores, tu vai até eles ou eles vão até você?

13 - Um assunto polêmico e delicado no mundo craft: a cópia. O que pode ser considerado cópia? O que é criação? Quais moldes podem ser reproduzidos? O que é ensinado numa oficina pode ser refeito e comercializado? E os livros? E os moldes que circulam de graça na web?

14 - Relacionamento com nossos leitores/clientes: como podemos nos tornar mais próximos, interagir de fato, conhecer as expectativas dos nossos leitores/clientes e ter um "fedback" instigante que nos ajude a produzir mais e melhor? Como desafios, sorteios, promoções, concursos e afins podem fortalecer esse relacionamento com nossos leitores/clientes? Enfim, como essas ferramentas podem ser legais para encantar, aproximar e trocar?

15 - Post nos contando um pouco mais sobre cada modelo Brother, numa linguagem que leigos possam entender e escolher qual o melhor modelo para cada caso.

16 - Formação de preços.

17 - Como separar o dinheiro da loja, com o lucro da loja, com o dinheiro pessoal? Como organizar o financeiro?

18- Vale ensinar minhas criações? Até que ponto eu devo "entregar" horas de pesquisa, investimento e cuidado a estas aulas e como cobrar por isso?

19 - Um hobby que vira trabalho.

20 - O frio na barriga de não saber se daria certo, se haveria aceitação tendo em vista que os trabalhos artesanais tem um valor merecidamente mais alto devido a fatores que não se é preciso citar.

21 - Como elaborar peças bem acabadas, capazes de seduzir quem as olha. E se desse, que você abordasse sobre embalagens.

22 - Como podemos valorizar nosso trabalho como artesã, sem decepcionar a cliente, afinal de contas sempre usamos uns tecidinhos importados , uns frufruzinhos nas peças

23 - Como passar de artesã por hobby para empresária?

24 - A dúvida na hora de montar um negócio em relação à família. Será que vou dar conta? Será que vou abandoná-los? 

25 - Primeiros passos, falo da parte financeira, como foi tua experiência, o dinheiro foi financiado? O que foi prioridade para você nos primeiros momentos, se era estoque, móveis, a parte gráfica (etiquetas, folders e etc).Algumas dicas de como "economizar" sendo criativa , e etc...

26 - Desejo de iniciar um negócio e a coragem de puxar a manga da camisa e dar o pontapé inicial.

27 - Mídia, divulgação (virtual e geral) e captação de clientela.

28 - Passar de simples "arteira caseira" a empresária..

29 - Como planejar a passagem do processo de produção individual para uma equipe de costureiras.

30 – Variedade de produtos

31 - Controle e gerenciamento de estoque

32 - Parcerias

33 - Localização e publico alvo, no caso de um ateliê. Um shopping seria uma boa pedida??? loja de bairro? Grandes centros?

34 - Como vender com bom preço para atacado.

35 - A importância da qualidade do material nos trabalhos manuais.

36 - De que maneira a criatividade está envolvida com o dia a dia da loja, da produção, das vendas, etc. Qual a importância da criatividade na gestão de uma loja (artesanal)?!

37 - Como contratar vendedor para uma loja de artesanato. A pessoa precisa ter conhecimento das técnicas, saber demonstrar os produtos, tem alguma técnica ou curso para aprimorar as vendas.
38 - Como criamos um nome (destes bem lindos), quem nos ajuda a criar a logo, aonde mandamos fazer os cartões, as etiquetas (lindonas) tanto as de tecido como as de papel, as embalagens e tudo mais que possa deixar nosso trabalho mais caprichado.

39 - um assunto que acho que passa na cabeça de todo mundo que é 'dono do seu próprio negócio': férias, como tirar e de que jeito tirar?

40 - Vitrine dia das crianças.

41 - Dando continuidade ao tema encantar, seria "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativa”, pois afinal quem encanta, cativa e cativando passamos a ser responsáveis por aquilo que geramos;

42 - Gostaria que você abordasse sobre como você começou no mercado, se contava com a colaboração de costureiras para dar conta das encomendas, sua clientela inicial.
43 - Como produzir peças lindas gastando pouco (usando matéria-prima reciclada, por exemplo).

44 - Peças consignadas: será que é bom para a loja? o estoque pode ser menor, muita coisa diferente...

45 - aprofundar mais sobre a prática dos preços para produtos artesanais e ateliês!

46 - Por onde começar um negócio?

47 - Como montar um "cardápio" de trabalhos. Não consigo direcionar para um projeto específico. Como avaliar, como programar e organizar para que tenha uma quantidade de modelos. Acho que não estou conseguindo me expressar. Vou tentar explicar... Eu conheci você pelas suas frutas. Como você escolhia e classificava o que fazer e colocar na sua "lojinha"??

48 - Capital de giro.

49 - Vitrine de matrioskas

50 - Como vender na internet? etsy, blog, mercado livre etc ...

51 - Como decorar um atelier dentro da sua própria casa, ou seja, num terraço, num puxadinho num espaço qualquer que você tenha disponível.

52 - Peças que marcaram sua história, artesanatos que te fazem lembrar de fatos importantes da sua vida (filhas, viagens, família, amigos...).

53 - Quero sugerir o tema de compra e venda pela net... Comprei um caderno que pensei que fosse grande, pelo tamanho da foto, quando chegou, era uma caderneta...

54 - Gosto de costurar, faço algumas coisinhas pra minha filha, como lancheira, por exemplo, e os colegas da escola também querem, mas não sei por preço nas coisas que faço, não sei como calcular,

55 - Como otimizar os materiais, de forma que não haja desperdício, nem falta de matéria prima na hora da execução das manualidades.

56 - Fluxo de caixa, de como analisá-lo e planejamentos?

57 - Qual é o momento de largar o trabalho e entrar de cabeça na empreitada? Vale a pena? As pessoas que fizeram isso conseguem dar conta sozinhas do recado ou precisam de ajuda? E o investimento? Algumas artesãs

58 - Como viver só de artesanato?

59 - Quais desejos levam alguém a se dedicar unicamente aos crafts como meio de vida. O que é idealizado e o que acontece na prática, no dia-a-dia da vida do crafter?

60 - Fale sobre divulgação.

61 - Como será que fazes a escolha dos produtos a serem desenvolvidos (variedade de produtos), pois acredito que tens fortes aliados na tua inspiração. Mas como consegues escolher entre um produto e outro a acreditar que vai dar certo?

62 - A escolha das peças, tanto as que faz quanto as que "garimpa" é fácil ou difícil lidar com a subjetividade dos gostos....??

63- A burocracia para abrir uma loja, lidar com contas, planilhas etc... (coisas difíceis de se fazer sobretudo para que tem alma de artista, colocar preço nas nossa peças é bem difícil)

64 - O frio na barriga, de não saber se daria certo, se haveria aceitação tendo em vista que os trabalhos artesanais tem um valor merecidamente mais alto devido a fatores que não se é preciso citar.


49 comentários:

Vanessa Biali disse...

Oi, Lu!
Nossa, quantas ideias legais!
Mas, eu voto na minha sugestão porque estou realmente interessada em saber mais sobre o assunto. ;-)
Voto no número 14.
Beijos,
Vanessa

Drica Menezes disse...

Adorei várias das sugestões, mas meu voto vai para o número 23 e todas as relacionadas a iniciar um negócio próprio! bjks!!! :)

Hyali disse...

27 - Mídia, divulgação (virtual e geral) e captação de clientela.
Abraços
Hyali

Isadora disse...

14 - gostei, interessante para quem comercializa seus produtos!

Heloiza disse...

Voto no número 13, pois sempre fico em dúvida do que é cópia ou não.

Jackie Sotero disse...

Eu voto na sugestão 14

Dulci Rodrigues disse...

Lu...
As idéias são todas legais mas, eu fico com a 14 tá?

Beijos

Rosana Sperotto disse...

Fico com a 29, que tem um pouco a ver com a minha sugestão que não encontrei aqui, Lu! (buá!...rsrs): mão-de-obra terceirizada, usas desse recurso e como administras? Beijo

Caroline Krieger disse...

Mas esses temas estão chique demais!
Muitos temas bons e vai ser difícil escolher.
Vou dar mais uma pensadinha e aí escolho.
bjs

Sissamar disse...

São todas belissimas ideias mas voto na nº 14
Beijos
Silvia

Carolina FPS disse...

Olá Lu!
Quantas idéias interessantes, tenho certeza que poderá utilizar todas elas pra fazer ótimas matérias pra coluna.
Meu voto é na 55, a mais parecida com uma das minhas sugestões.
Uma abençoada Sexta-feira

Caroline Krieger disse...

Voltei e voto no número 6!
bjs

Lilás - Mania de Tecido by Naná disse...

olá

57 na cabeça!!!!

bjs

Iara J.P. disse...

Olá para todas as colegas.
Temos várias sugestões bem interessantes,mas escolho a num.14,que me parece englobar algumas das melhores sugestões.
Grande abraço.
Iara

bela silveira disse...

Nossa Lu, quanta sugestão... vais ter assunto por um longo tempo.
Apesar do interesse em saber a tua opinião com relação a minha sugestão, acho que o nº 14 tem um enfoque bastante abrangente e não deixa de incluir o meu assunto.
Bjo e boa sorte!!!

Pizinha Artesanatos disse...

Olá,

Eu voto no nº 14.
Bjs,

Joyce

Sissi Terra disse...

Bom, parece que a 14 está ganhando, mas vou votar a Número 11.
Bjs!!

Pri Rebicki Prestes disse...

23

Caroline disse...

Hola!
Voto na 2 - Inspirações diárias de quem vive e costura tecidos, pessoas e idéias.

abraços e parabéns pela iniciativa!
Caro.

Laura Varga Levy disse...

Lu,
Quanta coisa!
E tudo muito importante!
nem sei qual escolher!

Ana Carolina disse...

oi Lu, todos os temas me interessam, mas no momento vou votar no numero 13.
bjs
Ana Carolina

Aline Portela disse...

Lu, voto em qq um sobre início de negócio próprio. Acho bem inspirador.
bjs

Julia Maria Cogliatti disse...

Voto na 56, pois é um assunto que estou querendo muito aprender!!!!
Beijoss

Julia

Luciana F. Damiano disse...

Olá!!
Voto na numero 14!!

beijos

Dedéia arte em feltro disse...

Eu voto na 14 e na 17 pode???

Eliane disse...

Oi Lu!
Adorei sua iniciativa, li muita coisa bacana, mas a idéia da Vanessa a 14 para mim sintetiza todo esse mundo virtual e craft que é a troca.
Bjs, Eliane.

Adriana disse...

Oi, Lu!
São muitos temas interessantes. Fico com o 14 também.
Beijos,
Dri

Tricia disse...

Oi Lu, fico com a 27! Bjs. Tricia

Izabel Biali disse...

Oi Lu,

Meu voto vai para o número 14.
Acho uma ótima sugestão.

Juliana Melo disse...

Meu voto vai pra sugestão de n° 14.
Bjs,
Juliana

♥ Carine Calé ♥ disse...

Olá, meu voto vai para o número 14.

bjsss
Carine

Priscila Rodrigues Bittencourt disse...

Olá Lu
Meu voto vai pra 14!
Beijos e bom fim de semana!

Susana Beatriz disse...

Olá!
Voto na 14. O tema é muito interessante!
Beijos

sandra disse...

Oi Lu!
Todas as sugestões são ótimas, mas fico com número 4

Mariquita disse...

A de número 21 é muito importante!

So artes disse...

Meu voto vai para o numero 14
bjus

Evelize disse...

Lu, eu achei todas as propostas muito interessantes. Faria o seguinte - falaria sobre cada um dos temas, um por semana.
Isso vai tornar seu blog uma espécie de "curso à distância".
Vou amar se isso acontecer!
Beijos, bom final de semana.

Arteliê disse...

Estou com a Evelize, cada item deveria se tornar uma pauta por semana. Acho que uma pergunta complementa a outra, isso irá fazer com que todas sejam respondidas. Parabéns pela iniciativa.
Beijos!
Rosanne Faria

A Cigarra e a Casca disse...

vou de 14.

KARINA PINTA E BORDA disse...

Olá, Lu!
Apesar de tantos temas importantes, voto no número 14. Um beijo, Karina.

Wind Zackie disse...

14!

bjos, até =D

Haline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Haline disse...

Você poderia separar por temas e abordar todos eles em posts diferentes. Foram muitas perguntas interessantes.
Voto 23!
bjos

Daniela Bettini Moreira disse...

Oi Lu,
Voto na 13 apesar de achar todas as questões muuuuuito relevantes....e ficar um pouco aliviada de saber que não sou a única cheia de dúvidas.

abraço

Catswhiskers disse...

meu voto vai para a sug 14!
Gostei
Ginasuadi

Sandra disse...

Tem muita idéia boa por aí, mas meu voto vau para a 14.
Beijos

~♥~ Fuxicos e Retalhos ~♥~ disse...

Todas perguntas interessantes que merecem respostas..rsr

fico nesse momento com a 14

bjus

♥¸.•*´¯)Fuxicos e Retalhos/Renata Arruda
http://www.fuxicosretalhos.blogspot.com/

Fabi disse...

Lú, meu voto vai para 57.

Um beijo, Fabi

Valéria Silveira de Miranda disse...

SIMPLESMENTE AMEI! VOCÊ NAO IMAGINA O QUANTO SUAS SUGESTÕES ESTÃO ME AJUDANDO!! BEIJOSS VALÉRIA