quarta-feira, 9 de junho de 2010

Lu Gastal inaugura espaço de arte na capital gaúcha

Depois de oito anos em Brasília, a designer Lu Gastal desembarca seu talento em Porto Alegre. O novo espaço de criatividade tem happy hour de inauguração a partir das 18h30 de quarta-feira(9), na Eudoro Berlink, 434, em Porto Alegre. O charmoso ambiente foi cuidadosamente preparado pela proprietária, com peças que remetem a sua trajetória de vida com o mesmo charme e requinte que inspiraram a artista até hoje. Um exemplo é o balcão de alfaiate de seu avô, que ocupa lugar de destaque no espaço e se mistura a objetos antigos e peças contemporâneas. A casa foi decorada recriando memórias e usando a criatividade característica da artista. O local abriga as ferramentas necessárias para transformar matéria prima em arte, no espaço onde serão ministradas oficinas e cursos de patchwork, além de outras manualidades.

A cachoeirense Luciana Kaempf Gastal é advogada por profissão e designer por convicção. Em Brasília deixou sua marca impressa, através da participação em diversas feiras e eventos da área. É também proprietária da Casa Quilt, loja que divide com mais duas sócias. Ela conta que após estudos com grupo de designers - entre eles o gaúcho radicado em Brasília, Luis Galvão - as peças desenvolvidas por sua grife ganharam ares de requinte, sem perder a simplicidade e o excelente acabamento. Aliando boas ideias à preservação ambiental, foi convidada a participar no ano passado do Capital Fashion Week. O desafio era criar os ambientes de circulação para um dos principais eventos de moda do país. Lu desenvolveu um trabalho todo feito de material reciclado. Foram montados sofás e pufes em material 100% reaproveitado e paredes de flores confeccionadas em garrafas pets.

A criatividade da gaúcha encantou jornalistas e editores de moda internacionais que se renderam ao duo simplicidade e sustentabilidade. Nos últimos cinco anos a participação em eventos ligados à arte e artesanato consolidou seu trabalho na área. Entre eles o Festival de Quilt & Patchwork de Gramado, Semana SENAC de Patchwork em São Paulo, Brazil Patchwork Show, Paralela Gift,Mega Artesanal e Feira Botânica de Brasília.

Recém chegada a Porto Alegre, Lu Gastal traz ao público gaúcho um espaço onde podem ser adquiridas peças singulares, confeccionadas com arte e o predomínio do tecido, além de produtos criados por designers de São Paulo e Brasília. O local abriga um ateliê, preparado para receber alunos em cursos de patchwork ministrado por Maria Fernanda Camardelli, com máquinas de costura da linha Brother, oficinas e outras manualidades. A loja também dispõe de moldes e apostilas, que são enviadas ateliês de todos os cantos do Brasil e expositores

A memória da casa

Cada detalhe foi cuidadosamente escolhido pela proprietária, que elegeu uma charmosa casa na rua Eudoro Berlinck, no bairro Auxiliadora, como cenário do seu novo espaço criativo. A rua arborizada abriga um imóvel antigo, com todos requisitos necessários para Lu dar seu toque de personalidade. “Busquei um imóvel antigo que remetesse às lembranças gostosas de casa da vó”, explica. O projeto de decoração foi carinhosamente executado por ela, em um ambiente que recria símbolos pessoais, imersos em meio a objetos contemporâneos.

Durante a reforma foi feito um resgate da beleza original do imóvel. O piso de carpete foi retirado e fez renascer ladrilhos hidráulicos e um parquet com desenhos geométricos, pisos originais da histórica morada. Com pé direito alto, o espaço ganhou um ar “retrô”, complementado pela mobília pessoal da designer.

Cada peça tem parte importante na história de vida de Luciana. São móveis e objetos que contém um pedacinho da história familiar de Luciana Kaempf Gastal. A começar pelo balcão da loja e a máquina de costura, que pertenciam à alfaiataria do seu avô Rodolfo. Os dotes da costura certamente têm raízes em Sinimbú, cidade localizada no interior de Santa Cruz do Sul, onde há algumas décadas os olhos de Lu certamente brilharam pela primeira vez em contato com tecidos e linhas.

Com dicas da decoradora Ana Trindade, a designer designou um espaço para abrigar a decoração de casa, com um arranjo de ladrilhos hidráulicos sob um fogão a lenha que acompanha a família há vários. Os ladrilhos são da Fábrica de Ladrilhos de Pelotas, e remetem a sua ligação com a cidade que a abrigou durante a vida acadêmica e onde formou sua família, ao lado de um conterrâneo, da terra das charqueadas.

Para a escolha das cores da loja, Lu buscou inspiração em retalhos de tecido comprados no interior de Nova York, guardados por ela para serem usados em momento especial. Os mesmos tecidos foram utilizados para decoração dos ambientes, com destaque para a pantalha do banheiro.

Produtos criativos

As cores são a alma do seu trabalho. Com a preocupação de buscar a inovação dos produtos, Lu Gastal desenvolve um”patchwork contemporâneo”, como define. A idéia é sempre criar novidades que sirvam de inspiração para outras artesãs, especialmente das que fazem de sua costura um reforço no orçamento doméstico.

As peças da designer são muitas. Desde enxovais de bebê em cores nada convencionais, animais em tecido, chaveiros, bolsas, nécessaires, estojos, porta documentos, porta chaves, bonecas criativas, móbiles, até uma vasta lista de porta trecos, que toda mulher adora. Para as datas simbólicas ela cria as tradicionais linhas Páscoa e Natal Lu Gastal.

Com tamanha criatividade, suas obras já ganharam as páginas das revistas Crescer, Ateliê na TV, Faça Fácil, Faça & Venda, Patch & Afins, Casa Claudia, Casa & Jardim, Make, esta com direito a matéria de capa exclusiva.

Criatividade nos pampas

O novo espaço Lu Gastal inova com produtos inéditos e dá destaque à tradicional linha de frutas & vegetais, que recentemente recebeu uma releitura do método, com aplicação de design e matéria prima diferenciada.

Com predileção para materiais reutilizados, ela busca usar nas criações uma composição de peças em tecido com material reciclado, que garimpa por onde anda. Entre as peças inéditas do novo espaço, ela apresenta galhos secos (flores do cerrado brasileiro) forradas com mini retalhos de tecido, em vasos de vidro reciclado. A idéia nesse caso, foi o reaproveitamento de mínimos pedaços de tecido. Assim a designer criou uma técnica de colagem que dá um visual alegre e colorido ao ambiente.

Além das peças produzidas por ela, Lu Gastal apresenta produtos de diversos estilos e preços, criados por artesãos e designers de todo Brasil. Nomes como Ana Sinhana, Fabi Sehnem, Madu Lopes, Oficina do Fuxico, Gigi Serelepe, Mara Porto, Dani Barreras, Hélio Farias, Luis Galvão, Ana Leyla Ferreira e Juliana Sato.

Gabriela Mazza
jornalista - MtB: 9838
SATOLEP PRESS
(53) 9983.2398

18 comentários:

Kelly Reis disse...

Texto muito bom, super detalhado e fiel às características.
Depois de ler tudo isso, tô é muito curiosa pra ver tudo.
Mostra logo, vai!
Boa sorte na inauguração hoje!
bjs

eleonora disse...

Olá Lu
que bacana a tua iniciativa, tenho acompanhado o teu blog e o nascimento do teu espaço, Lendo o release, descobri que és nascida em Cachoeira, minha cidade também, mas creio que nunca nos encontramos, mudei para POa em 1976, faz um bom tempo! Pretendo, assim que puder, visitar o teu espaço. Um grande abraço e muito bom início!

Lisi disse...

hicOi Lu, tô louca pra te visitar, me aguarde. Bjcs

Érica Rocha disse...

Parabéns! E muito, muito mais sucesso pra você! Seu trabalho é inspirador. Felicidade!

Si disse...

Oi Lu, parabéns e muitas felicidades por ai. Ai que saudade da terrinha! Carol manda beijos para Luísa...
Bjs Simone Botelho

Silvia disse...

Sucesso, sucesso, sucesso!!
Estou curiosa pra conhecer cada cantinho!!
Bjs

harumi disse...

uau! muito $uce$$o nesta nova fase, Lu!

Andressa disse...

prabéns lu!
já te disse antes e repito agora: te desejo muito sucesso nesta nova caminhada!
não poderei te dar meu abraço pessoalmente hoje, mas na minha próxima ida à POA, seu cantinho será parada obrigatória...
Felicidades!!!
beijinhos...

Karine Chagas disse...

está quase =)
boa sorte amiga!

Edir Fátima disse...

Lu, boa sorte prá vc nessa nova casa!!
Qdo eu for a Porto Alegre quero visitar teu espaço, deve estar lindo!!

bjs
Edir

Fabiana disse...

Lu, te desejo muito sucesso nessa nova fase. Queria muito ter ido até POA te dar um abraço.

Bjos,

Fabi

ana paula disse...

Parabéns.....
vc merece este texto perfeito!!!!
ainda aguardo ansiosamente as apostilas de frutas e legumes
!!!!!
grande beijos e SUCESSO.....

Karina Sensales disse...

Boa sorte e que Deus lhe ilumine nessa nova etapa!
Beijos

Andrea Zakarewicz disse...

Fico daqui imaginando que lugar lindo e acolhedor deve ser a nova loja! Parabéns, muito mais sucesso e muita inspiração!!!!

Fabiana disse...

Oi! Lu, como foi? Imagino que tenha sido tudo perfeito, lindo e com certeza o sucesso! Mostra fotos da inauguração, estou anciosa! Bjs

Guria Arteira disse...

Parabéns, Lú!!
Boas energias e muito sucesso!!
Beijo!

Vanessa Maurer disse...

Eu não tenho outras palavras para te dizer, senão: Parabéns!

Tua casa ficou linda... vi as fotos no Flickr da Gigi... me emocionei!

Essa matéria deu um reprise do teu trajeto, de forma profissional e muito, muito graciosa...

Sucesso querida... sucesso sempre!

Beijos

Van

Cynara Arnt disse...

Oi Lu,
Que bom reencontrá-la aqui (o google é demais!)Com certeza você trouxe inspirações aos profissionais de Brasília. Saudades da minha futura parceira.
Desejo sucesso na nova atividade!
Parabéns pelo lindo trabalho!
Beijos Cynara Arnt
asuafestaperfeita.blogspot.com