terça-feira, 9 de junho de 2009

e porque junho é mês de São João...





Um "passo a passo " prá quem curte a brincadeira!

Eu usei retalhos de tecidos (sobras de toalhas de mesa), mas também vale usar folhas de revista coloridas, ou jornal.

1. pegue os retalhos e passe o ferro, para ficaram lisos;
2. faça um molde em papelão do tamanho que quiser fazer as bandeirinhas;
3. desenhe o molde das bandeiras no tecido ou jornal, e corte duas a duas;
4. passe uma camada fina de cola branca;
5. dobre, deixando um intervalo entre as bandeirinhas
p.s: se quiser secar rapidamente, passe o ferro quente nas bandeiras de tecido, onde vc passou a cola
6. por último, amarre retalhos de tecido ou fitas coloridas, e pendure onde desejar!

No meu caso, eu utilizei na colagem mão de obra infantil! Particularmente, é perfeito! Mas cuidado com o ministério do trabalho!!!! Vc pode incorrer em crime de exploração de mão de obra infantil! (brincadeira...)
Aproveite e deixe a criançada fazer suas bandeirinhas e e se divertir no São João!

E para as moças que ainda não casaram, fica aqui uma simpatia "preciosa" - diiiiiiiiiiiizem que funciona prá valer!!!!!

Simpatia Santo Antônio:
"na véspera do dia de Santo Antônio, ompre um copo branco e, à meia noite, coloque água dentro. Quebre um ovo dentro do copo, não arrebentando a gema. Deixe ao relento toda a noite. No outro dia, antes do sol nascer, pegue no copo e observe-o. Se estiver coberto por´uma névoa branca, você se casará antes do dia de Santo antônio do próximo ano. "
p.s: Senão... paciência! Cuide-se e vá à luta!!!!!!!!!!!


São João, ascende a fogueira do meu coração!!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Parabéns Make - Rita Paiva!




Não escondo meu carinho por Rita Paiva. Primeiro pq é uma baita profissional, criativa como poucos e produtora de editoriais craft super elaborados! Segundo porque Rita foi a primeira pessoa que acreditou no meu trabalho, e em 2006 publicou na Faça&venda (ed. Abril) minhas frutas. Foi aí que tudo começou...

Hoje, a Faça&Venda foi extinta, e nasceu a MAKE Rita Paiva. Trimestral, leva às leitoras as novidades do mundo craft, através de fotos suuuuper elaboradas e coloridas!

E com alegria participo da festa de aniversário da revista! A MAKE faz 2 anos! A gente parabeniza toda equipe, e agradece pelas produções que nos são presenteadas a cada três meses!

Em março Rita me escreveu pedindo que preparasse algo prá festa, e que tinha pensado em doces. Logo pensei num bolo em tecido com docinhos - porta alfinetes.
Sempre vejo esses alfineteiros em blogs, flickrs e revistas importadas. Cada um com seu estilo e material. Particularmente, me apaixonei por eles no ano passado, quando ganhei um "docinho porta alfinetes" da Laura - Laranja Limão(http://www.flickr.com/photos/11837176@N08). Em pelúcia marrom, o docinho de Laura tinha até uma cerejinha!
E pegando carona nessa idéia, recriei o meu docinho, só que em tecido.
Em relação ao bolo, fiz duas caixas de costura. Numa, para guardar coisas grandes (novelos de lã, pedaços de tecido), e na menor um porta linhas e agulhas.

Prá quem tiver oportunidade de ver a revista, o doce abre a matéria "boas idéias" e nela há fotos e homenagens de vários artesãos que fizeram, cada um a seu modo, um pedacinho da festa de aniversário da revista!

Parabéns Make!
Adorei participar dessa festa!

p.s: e como junho é mês de outra festa... logo logo terei mais docinhos para oferecer...
Aguardem!

terça-feira, 2 de junho de 2009


Sempre tive vontade de bordar. No ano passado, prometi que em 2009 aprenderia novas técnicas... e tão logo o calendário mudou, procurei um cartão que havia guardado há muito tempo.
Foi assim que conheci o grupo "bonequeiras da estrutural", formado por mulheres carentes que foram capacitadas por uma pessoa muito especial, a Ivone Baptista.
Rápida e carinhosamente Ivone me recebeu em seu simples e aconchegante ateliê, na cidade vizinha de Taguatinga. Portuguesa, Ivone divide, com paciência e carinho, os pontos que aprendeu quando era criança.
Semanas depois, Ivone mudou-se para São Tomé e Príncipe, onde hoje ensina às mulheres daquele local a arte do bordado.

Agora, é hora de somar esforços e pontos de bordados! Lu Gastal & Bonequeiras da Estrutural. Bordados & patchwork, num misto de cores que eu, particularmente, estou adorando!

http://acao.globo.com/Acao/0,23167,GTS0-3776-332942,00.html