terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

tempos de carnaval...


Como a vida da gente muda...há (muiiiitos) anos atrás, eu esperava ansiosamente pelos dias de folia. Em cidade do interior não tem nada melhor do que pular 5 noites de baile, daqueles em que "toda cidade" participava, no clube.
Prá recuperar as energias depois de horas de sono, minhã mãe deixava em cima do fogão uma panela com comidinha boa, e quem acordasse aquecia a sua, cada irmã no seu tempo.
A folia começava na sexta, num "pré baile" que chamávamos de pré carnaval. Acabava a meia noite. No ´sábado, baile da meia-noite às sete da manhã. Domingo, segunda e terça-feira, ídem. E, o detalhe, dançávamos em ´círculo no salão a noite todinha... Era muito bom e divertido. E antes dos bailes tinham os "aquecimentos" na casa de algum amigo animado, geralmente em casa onde os pais viajavam (e a bagunça era grande).
Como se não bastasse, fazíamos marcação de presença (aos frangalhos da exaustão) nos bailes infantis, no domingo e terça à tarde. Totalizando, eram 7 bailes. Depois de tanta festa, era momento de um regime de engorde, pois perdíamos calorias de tanto pular e dançar.
Veeeeelhos tempos... mas, a o cenário muda; a idade, os interesses.
Hoje perder quilos dançando já não é nada fácil. Ainda gosto de carnaval, mais precisamente sou adepta do "bloco do pijama". Adoro colocar um pijama bem velho e assistir um pouquinho dos desfiles das escolas do rio... e depois dormir "exausta" com a folia alheia.
Hoje gosto de ficar em casa, curtir as crianças, e me permito a, no máximo, participar do bailinho da escola delas, que sempre rola no sábado seguinte ao feriado, com direito a bandinha e músicas das antigas.
Esse ano, pensei que meu carnaval se resumisse a um momento "over colors", quando preparei para minha queridíssima Ana uma fantasia (to Craudinha), numa tentativa de honrar minha promessa de que em 2009 farei roupinhas de boneca bem legais. Quem mexe com craft deve entender esse sentimento: depois que fazemos algo ficamos admirando e rindo sozinha diante da peça pronta. E tem também a alegria de enviar um pedacinho de carinho pelos correios, prá alegrar o dia de alguém a quem queremos muitíssimo bem.

Mas o carnaval não se resumiu à fantasia de Craudinha (que Donna não resistiu e, mortinha de inveja, vestiu também...). Como moradoras de Brasília, e pelo fato de, mais animado do que aqui, só o carnaval do Vaticano, marcamos um encontro de marmanjas com suas blythes aqui em casa. Pouca gente, é claro! Comidinhas boas e a tranquilidade do lar. Nada de axé, samba tampouco marchinhas! Embora sem música alguma, vozes femininas em excesso se encarregam de preencher o momento!

A brincadeira era que cada participante tivesse uma doll vestida de "mini me". Na véspera, arrumei algumas dolls pensando na personalidade das "mamães". Prá Laurinha encontrei uma cartola de papelão rosa (e aí a tarefa árdua de reproduzir uma pequena prá doll), Lulu usou uma fantasia de bailarina (heranças das apresentações de ballet), Didi seria uma anjinha (sim, pq prá aguentar a grande família tem de ter uma paciência angelical)...
Como aqui em casa sempre têm as amigas das crianças... descolamos uma branca de neve, uma princesa... e a duas horas antes do encontro queimei neurônios prá pensar quem seria eu... fui palhaça, obviamente.
Bem, as "convidadas" também se puxaram na criatividade!

A tarde transcorreu na mais gostosa paz, distante daqueles carnavais lá dos tempos de Cachoeira...
Além das bonequeiras, uma mãe de bonequeira (que não entendia nada...), marido e um amigo (que riram muito, mas adoraram as comidinhas, e uma "amiga normal" que se encarregou em registrar os momentos, e, é claro, riu muito também!

Os anos se passam e continuo animada. Não tenho mais aquela disposição de bailar toda madrugada, mas curto as cores e estar com quem gosto!

Para alegrar a chuvosa e fria terça-feira de carnaval, recebo o presente de ver Claudinha vestida de tia Lu!
http://www.flickr.com/photos/acpmonteiro/3306077377/


e mais fotos no flickr!

4 comentários:

Pimenta nos olhos dos outros.... disse...

porque eh carnaval...
porque amo vcs...
porque... oras.. chega de porque!!!

Jack Badaró disse...

Iniciamos nossa idéia de expor os produtos de fabricação própria através do Blog Atelier do Ferro http://atelierdoferro.blogspot.com, sendo nosso grande diferencial o conceito e a criatividade na criação de nossos produtos sendo como principal matéria prima o ferro.
Vamos interagir e trocar idéias, adoraria ter seu site fazendo parte da nossa história
Email – Jack.badaro@gmail.com

Céres disse...

Lu - a palhaça amiga mais linda de todo o carnaval!!!!!!!!!!!!!!!
beijos
muitos!

Anakoelho disse...

Ler sobre seu carnaval no interior...,me fez voltar no tempo .O meu também foi semelhante,carnaval de clube,a volta c/pratos a nossa espera...,bons tempos!
Parabéns pelo blog,bom fim de semana.

Ana.