quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009



Identidade

Todo mundo tem. A carteira de identidade é nossa referência na vida todinha. Objeto de primeiríssima necessidade, tipo escova de dentes.
Há alguns meses venho pensando em mudar minha identidade visual, mais precisamente do ateliê. Tarefa difícil e complicada!!!!!
Fazendo um retrocesso: entrei no mundo craft não lembro quando. Acho que lá pelos 9 anos fiz umas pulseirinhas com fio de bordar, vendia e comprava uns picolés. Depois, roupinhas de Susi (essas para consumo próprio - ninguém se arriscaria a adquirir!). Na época do colégio, não lembro de grandes habilidades manuais, tampouco me achava criativa. Aliás, adorava copiar minha irmã mais velha, como sempre o ícone de toda irmã chata menor!
Já adulta, eu e ela resolvemos fazer uns panos de prato natalinos, prá vender. Acho que já contei essa história. Bordamos ponto de cruz por vários meses, e os paninhos ficaram lindos! Com a minha parte das vendas, comprei um aparelho de ar condicionado, e foi um fim de ano bem feliz, onde eu e Claudio ficávamos dia e noite no quarto geladinho, em pleno verão escaldante pelotense.
Bem, voltando ao craft... Grávida de Laurinha bordei muito também. E aí surgiram as primeiras festinhas de aniversário. Sempre diferentes e criativas, era meu momento de abusar das cores e das idéias.
Lulu também chegou, os sobrinhos, e as manualidades foram aumentando.
Já em Brasília, descobri que realmente eu "levava jeito prá alguma coisa craft". Testei várias coisas: da tinta à costura. Primeiro fiz enfeites de Natal, depois de Páscoa, depois datas comemorativas, até que, em 2006, fiquei desempregada e resolvi pôr a mão na massa (nos tecidos, prá falar melhor). Meu desejo era ter um produto que fosse "a minha cara", que tivesse minha identidade.
E surgiram as frutas e os legumes. Os primeiros meio feiosos, foram aos poucos sendo aperfeiçoados e padronizados. Foi quando tive a alegria e oportunidade de mostrá-los ao Brasil todo, através de uma matéria publicada na extinta revista da ed. Abril, Faça&Venda, à época produzida pela Rita Paiva (hoje editora da revista Make).
As frutas e legumes são feitas por muita gente, cada um com seu estilo. Mas as minhas viraram a minha marca.
Precisando de uma logo, pedi à Suzana Rossi que fizesse uma logo, com maçã ou abóbora. Na época, optamos pela maçã, e essa logo usei nos últimos 3 anos. Embora ainda ame as maçãs, e mesmo não sendo Branca de Neve, entrei num surto por uma logo nova, dessa vez no estilo gata borralheira, pois adoro as abóboras, morangas & afins, e não aguento fazer nada decente depois da meia noite!
Depois de alguns contratempos chatos e que deixaram marcas, pedi à Ana Sinhana que pensasse em algo prá mim. Com abóboras. Juntas, num encontro em Campinas, conversamos e "rabiscamos" a idéia... e uns dois meses depois a logo foi finalizada.
Agora, num momento profissional extremamente difícil e delicado, apresento a nova identidade do ateliê.
Criada pela minha amiga Sinhana, o material gráfico foi executado pela Mariana, da SetDesing (www.set.etc.br).

Já tinha apresentado a logo, deixo agora os primeiros rabiscos da nova identidade do ateliê Lu Gastal!
Que surjam muitas abobrinhas a partir dessa idéia!

7 comentários:

luciane disse...

Lindo!!!
Gostei muito mesmo.Parabéns
Lu

Céres disse...

gosto muito da nova logo. e os produtos que estão sendo produzidos estão ficando ótimos. adoro teu entusiasmo e alegria com a vida Lu!!!!! muitos beijos e a certeza de que continuarás com sucesso neste novo momento!!!

ana sinhana disse...

Lu, construção da identidade é algo muito importante mesmo. E eu adorei fazer parte da sua!
Adorei rabiscar, adorei conversar, mudar, repensar e adorei os resultados finais!
Que as abobrinhas te tragam um fôlego diferente nesse momento de renovação da tua vida!!!!
Beijo e obrigada,
Ana

Carla Pianchão disse...

Lu... sua estória... é linda...e a nova logo também... e eu que tive o prazer de conhecer você e sua família pessoalmente... tenho certeza que sua abóbora junto com este seu sorriso... tem tudo pra dar certo... e vai dar...
Bjs com muitas saudades...
P.S.: estou resolvendo uns pequenos probleminhas... mas não me esqueci do meu compromisso... vamos nos falar... muito em breve...
Carla Pianchão

Lya Astrid disse...

Achei muito linda a nova marca!
Ficou a cara de Lu Gastal. Leve, criativa e elegante.

Bjinho

Lia disse...

Lu, esse seu logo tá que nem carruagem... Levando a Cinderela pro baile! (e fica tranquila, que apesar dela perder o sapatinho, consegue um baita final feliz...)

Beijos, querida!

Marianna Frossard disse...

Oi Lu!
Eu fiquei apaixonada por essas etiquetas... Como publicitária e adoradora de logos, achei que vc mandou muito bem na sua marquinha!
Um beijo grande,
Marianna / Bsb